Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

esquadroz 01/02/2024

Essa é minha história favorita desde que sou criança. Amo o livro, amo o filme, amo a forma como a história é contada em ambas as versões.
Matilda sempre será a minha maior distração ?

Ota Fumiga 30/01/2024

Eu amo tanto
Essa história poderia ser no formato de bula e eu ainda estaria lendo. Ela é incrível em toda mídia que é adaptada
Simplesmente atemporal

Priscyla.Silva 30/01/2024

Matilda menina adulta
O livro é cheio de coisas engraçadas, mas também traz mágoas e assuntos legais. Amei a amizade da profa Mel e da Matilda. Eu gostei, mas tem partes que não consegui levar mt a sério, acredito que foi proposital kkkk

Ricardo 28/01/2024minha estante
??

Ricardo 28/01/2024minha estante
??

Tigronna 27/01/2024

Não tem muito o que falar, acredito que todo mundo já conhece a história da menina que amava ler e tinha o poder de mover objetos com a força da mente. Eu nunca tinha lido o livro, mas assisti ao filme inúmeras vezes, desde criancinha, e sempre quis ser ela, não rolou, mas também não posso reclamar de mim não haha.
Sou filha de professora e como sempre fui muito curiosa, aprendi a ler e escrever com 4 anos, destaco isso não para me exibir, mas para contextualizar e contar uma experiencia ruim que tive na infância.
Eu tinha 7 anos, estava na 1ª série e minha mãe não conseguiu vaga pra mim na escola que ela lecionava, o que me levou a estudar numa escola que não era tão longe, mas também não era perto, no fim, eu ficava uns 40, 50 minutos esperando minha mãe me buscar. Minha mãe me conhecia muito bem, então ficou combinado que eu ficaria esperando na biblioteca da escola, que era enorme e tinha uma salinha infantil, com mesinhas e uns livrinhos que com o tempo ficaram chatos.
Um dia eu pensei: vou andar pela biblioteca e ver se tem mais livros interessantes. No meio das prateleiras eu cruzei com uma bibliotecária, pedi ajuda pra encontrar algum livro legal e a resposta que recebi foi: “Os livrinhos de figuras ficam naquela sala, essa parte da biblioteca não é pra crianças.”
Eu voltei pra salinha sem discutir, mas me invoquei, eu sabia que a turma da 3ª série pegava livros que eram maiores, com mais textos, mas sem besteira, livro que pra uma criança que tinha 7 anos e lia desde os 3 anos, seriam interessantes... Minha mãe também se invocou, mas como eu ia mudar de escola, ela nem se estressou, porém na escola nova, ela conversou com a minha professora sobre o ocorrido e disse que não gostaria que me desmotivassem. No fim, deu tudo certo, a minha nova professora me apoiava, levava livrinhos, gibis, jogos, e etc pra sala de aula e sempre que a gente acabava a lição podíamos pegar pra matar o tempo.
Eu sempre fui muito estimulada a aprender e foi isso que fez de mim, a leitora, escritora, universitária e profissional que sou hoje. Mas e se eu não mudasse de escola? E se eu fosse filha de pais como os da Matilda? O fato de eu ter sido “barrada” pela mulher da biblioteca, podia me levar a ser alguém super desinteressada nos estudos...
Há quem dia que não se deve alfabetizar uma criança antes da hora, porém a minha interpretação a respeito disso é que não se deve forçar a criança a aprender o que não está na idade, mas se ela ver o irmão mais velho estudando, ficar rodiando, perguntando e demonstrar interesse, acho muito válido ensinar. Isso vale pra leitura, escrita, matemática, esportes, tarefas de casa, tudo! porque quando uma criança quer aprender, ela quer! E não incentivar pode trazer malefícios ao futuro dela.

Mari 26/01/2024

Queria ter uma filha como a Matilda ??
Ler ?Matilda? era uma meta desde que conheci a famosa adaptação protagonizada pela Mara Wilson e minhas expectativas foram todas atendidas.

O filme de 1996 é bem fiel ao livro, com poucas diferenças. Foi maravilhoso ler as falas como se estivesse lendo o roteiro.

Mesmo eu não sendo parte do público-alvo da obra, fiquei encantada com a escrita de Roald Dahl. A obra me envolveu rapidamente em uma narrativa fluida e recheada de sarcasmos sutis. Entrou direto para os meus favoritos.

Sobre a protagonista, ela é realmente especial e querida. Amei a atenção do autor ao fato de que, apesar de muito inteligente, a menina se mantinha humilde, o que é tão raro em pessoas com capacidade intelectual muito acima da média.

Um aspecto que sempre me deixa indignada é ver como os pais dela não davam valor a uma filha tão excepcional. Mas se tem uma personagem com quem me identifico é a Srta. Mel, porque eu também adotaria a Matilda se pudesse.

vicniro 25/01/2024

Cheirinho de infância
Eu amei esse livro! Conforme eu ia lendo, ia vindo na minha cabeça as cenas do filme que me acompanhou durante a infância.

Madu Veiga 24/01/2024

Gostinho de infância <3
Eu cresci vendo o filme da Matilda e era
apaixonada. A leitura é fascinante e envolvente
Li o livro em algumas horas de tão deliciosa que é a leitura. Amei!!!

Karen581 23/01/2024

A menina adulta
Matilda já nasceu adulta, no livro a gente tem mais essa impressão.
Na minha percepção, o filme dos anos 90 conseguiu captar a história mais do que o próprio livro.
Divertido, mas triste, e a gente precisa abstrair muito porque eu não consegui comprar a história em alguns momentos, coisa que o livro consegue muito bem.

Nati Sampaio 20/01/2024

Li esse livro para (e com) meu filho de 6 anos. Ele adora o filme (o antigo) e eu sabia que ele adoraria o livro. Bom, adorou - ou melhor, adoramos! Matilda é uma criança incrível. Adoro como Roald Dahl escreve sobre adultos problemáticos que odeiam crianças de uma forma super sucinta como se fosse a coisa mais normal do mundo, hahaha. Mas enfim,
a escrita, como sempre, é maravilhosa, leitura super gostosa e rápida. Livro para todas as idades! Vale a pena!

fernanda3505 19/01/2024

Maravilhoso
Matilda é lindo, é uma pena ser tão curto. Livro extremamente leve mesmo com uma visão as vezes tão pesada levando em consideração a falta de afeto e as negligências por parte dos pais da Matilda (coisas que você percebe página a página).
Sra. Honey traz o amor materno que Matilda precisava e isso complementa (assim como no clássico filme) o que faltava.

Nanna 14/01/2024

O favorito da infância
A adaptação de Matilda sempre foi o meu top 1 da infância e eu tava bem ansiosa pra ler o livro.

Não me decepcionei! Um típico livro infantil, com leitura fluida mas não pense que é uma leitura rasa. Não é!

Matilda com apenas 4 anos tem uma inteligência absurda e uma percepção de vida tão aguçada, apesar da ingenuidade da infância.
E o livro traz de forma leve e num linguajar fácil vários assuntos importantes.

No final, o que fica é a vontade de rever o filme.

Dani Gazaniga 13/01/2024

Matilda
Sendo um clássico da literatura infantil, adaptada também para o cinema, a obra conquista a leitores de todas as idades.

Enquanto Sr Losna faz negócios de forma desonesta revendendo carros usados, a Sra Losna passa tardes no bingo em outra cidade, obrigando a pequena Matilda a ficar solitária em casa.

Matilda vive com seus pais, e seu irmão Michael em uma casa grande e bonita, com televisão liberada e comida congelada. Sentindo-se como um incomodo para a família, e sendo tratada como lixo, a menina que tem apenas cinco anos de idade, possui postura e maturidade para lidar com as piores situações de sua rotina.

Sem livros em casa e sem incentivo à leitura, Matilda busca refúgio na biblioteca municipal da cidade. Com apoio da Sra Felps, tem a oportunidade e o prazer de ler todos os livros infantis disponíveis, partindo para leituras de clássicos mais densos.

Ao ser matriculada na escola, Matilda encanta a sua professora, Srta Mel pela inteligência precoce. A menina que aprendeu a ler desde cedo sozinha e faz cálculos facilmente, tem a admiração dos colegas de sua classe.

Certamente uma leitura repleta de reflexões inspiradoras, que aborda um novo e diferente ângulo da vida, em sua totalidade.

"O que ela mais fazia era chocolate quente; primeiro colocava o leite numa panela, esquentava-o no fogão e depois misturava o chocolate. Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quentinha, durante a tarde, na casa vazia."
"Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para a África com Ernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo sentada em seu quartinho numa cidadezinha inglesa."
Insta: @estante.dezenove

Vick.Silva 09/01/2024

Que leitura gostosa e e-book maravilhoso de se ler!
Senti saudades e vontade de assistir o filme de novo! A Matilda é tão inteligente, não parece ter só 4 anos! Os pais não se importa com ela, a mesma vai a rua sozinha e ficava em casa sozinha também! O pai é um 71, o irmão quase não tem fala e a mãe só pensa no bingo que vai 5x na semana!
A conversa da professora com a Matilda na pequena casa da professora foi tão comovente, uma conversa madura e triste!