Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Vitorcfab 22/01/2022

Matilda
Matilda é uma garotinha de 5 anos apaixonada por livros e com uma mente muito avançada para a idade, por isso se sente uma completa estranha perante os demais membros de sua família, que são praticamente o oposto. Porém, a oportunidade de começar a estudar em uma nova escola parece a solução para todos os seus problemas...mas não será.

Na escola, deve lidar com uma diretora cruel e que odeia crianças, principalmente jovens inteligentes como ela. Mas a amizade com uma professora e a descoberta de poderes telecinéticos podem trazer as soluções que ela precisava, ainda mais quando combinados com sua inteligência.

Matilda é o típico livro infantil leve e divertido para agradar as crianças, e com várias qualidades extras para agradar também aos adultos, principalmente por trazer, ainda que de forma óbvia e direta, algumas discussões interessantes.

A escrita do autor é simplesmente perfeita. Mesmo sendo um livro infantil, a escrita é inteligente, cheia de um bom humor sagaz, classudo e com pitadas de críticas. O tipo de livro que não subestima em nada o leitor, mesmo que o público alvo sejam crianças.

Essa história é praticamente uma carta de amor aos amantes de livros, com várias referências a grandes clássicos, principalmente às obras de Charles Dickens. Inclusive, vemos muita influência de Dickens na escrita, com um narrador em terceira pessoa que interage com o leitor, principalmente para fazer piadas mais críticas e dar sua opinião, algo que lembra (muito) a escrita em Oliver Twist, um dos meus livros favoritos de Dickens.

Os personagens são estereótipos exagerados de adultos, principalmente os estereótipos negativos, onde mais ficam claras as críticas do autor. Já Matilda, é uma personagem encantadora, com mais camadas do que eu esperava e com uma personalidade fantástica, foi maravilhoso acompanhar sua história.

Ainda que eu goste muito da ideia por traz de cada personagem e saiba que esse é um livro infantil, não consegui deixar de pensar que poderíamos ter mais desenvolvimento para vários deles, pois já vi (vários) outros livros infantis que investem com força no desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, e aqui em "Matilda" havia muito potencial.

Como já mencionei, podemos ver vários comentários sociais, que tornam o livro ainda mais rico. Alguns dos que mais me chamaram atenção:

1 - Os benefícios de uma educação mais centrada em diálogos, encorajamento e incentivo ao estudo, ao invés de uma educação violenta e voltada ao reforço negativo. Vemos também como isso pode afetar o desenvolvimento de um indivíduo, resultando em uma pessoa com dificuldades sociais, submissa e com dificuldades para tomar decisões frente a situações problemáticas, seja por medo ou por terem normalizado alguns comportamentos tóxicos.

2 - A forma como adultos podem limitam a criatividade e desenvolvimento completo de uma criança, principalmente quando impõe suas próprias ideias como uma verdade absoluta e inquestionável.

3 - Vários comentários de empoderamento feminino, uma vez que Matilda é constantemente engrandecida por seu intelecto superior, capaz de superar inclusive o pai, que é extremamente machista em diversos momentos.

4 - A forma como adultos muitas vezes punem crianças sem que haja uma real vontade de ensinar uma lição, mas sim a vontade de se vingar ou descontar alguma frustração pessoal.

A história é uma delícia, e o ritmo de leitura flui muito bem durante a maior parte do livro. Porém, a história também me pareceu mais simples do que eu esperava, mesmo para um livro infantil. As vezes parecia que faltava mais substância, principalmente na reta final, onde o ritmo também fica muito mais acelerado do que eu gostaria, resultando em um final completamente abrupto.

Felizmente, o filme corrigiu esses problemas, então considero o filme um pouco melhor que o livro.... É, acontece.

Agora, uma pequena reflexão. A diretora, Sra.Trunchbull, é retratada como uma senhora gorda e "feia". Recentemente parei para refletir sobre isso, e é triste que durante tanto tempo tenhamos normalizado a representação de pessoas fora do padrão como sinônimo de algo ruim, ou, como é nesse livro, algo maligno. O que vocês pensam sobre isso?

--- Os Personagens ---

Matilda. Uma garotinha inteligente, independente, que não espera nada de ninguém, e vive de forma solitária, mas feliz com sua própria companhia (e de seus livros). Mesmo que os pais não ofereçam apoio em absolutamente nada, ela aprende a se conformar com isso, e passa a se adaptar facilmente a situações adversas. Tem um caráter muito bom, aprecia honestidade e gosta das coisas feitas de forma correta. Dificilmente chora ou se desespera, pois aprendeu que isso pouco (ou nada) ajuda. Compensa seu tamanho pequeno e fragilidade com muita inteligência. Dá para ver nela até um certo gosto por vingança ou de provar que está certa, algo que pode ser um defeito, mas além de ajudar na história, deixa a personagem mais humana.

Sr Wormwood. Pai de Matilda, um homem mal educado, grosseiro, que se acha inteligente e superior, que engana as pessoas, principalmente seus clientes, fazendo diversas coisas ilegais. Tem diversos confrontos com Matilda, onde expressa seus pensamentos machistas.

Sra. Wormwood. Mãe de Matilda, uma mulher alienada, que só se preocupa com sua aparência ou outras coisas fúteis.

Sra Honey. Professora de Matilda. Uma mulher doce, maternal, atenciosa, que gosta de ajudar, sempre vê claramente o potencial das crianças e é muito dedicada a seu trabalho. Ainda que seja um amor de pessoa, também é submissa e se deixa controlar pelo medo, por conta da forma como foi criada. Ela se aproxima de Matilda aos poucos e de forma bela, sendo praticamente a figura materna e atenciosa que ela nunca teve. Junto de Matilda, são as personagens mais profundas e com mais desenvolvimento.

Sra.Trunchbull. A diretora da escola. Se parece muito com o pai de Matilda, sendo uma mulher horrível, que impõe suas opiniões e gostos, enxerga a todos como subordinados, se considera mais inteligente que todos e sente prazer em distribuir punições, até mesmo sem motivos, pensando em formas diabólicas de punir as crianças para se satisfazer.

Luiza | @itsluizayall 15/09/2023

Matilda
Matilda sempre foi uma personagem muito especial para mim porque durante muito tempo me vi um pouco como ela, uma criança um pouco solitária cuja única companhia eram os livros. Quando era mais nova sonhava em um dia ter um pouco da inteligência e da coragem dela.

Nem sei quantas vezes já assisti o filme de 1996, já assisti o musical algumas vezes também, e pela primeira vez li o livro.

Foi uma leitura bem rapidinha, me diverti em algumas partes, fiquei com o coração apertado em outras. Foi realmente muito nostálgico rever essa história em mais um formato diferente. Eu gostei bastante. Acho que é uma história que pode inspirar muitas crianças ainda como foi comigo um dia.

maracci 20/03/2020

Incrível
Livro com gosto de infância, muito bom.

Dudallira 11/09/2022

Simplemente perfeito!
Matilda é meu filme favorito e amei poder ler esse clássico.
O filme é bem fiel ao livro muda só algumas pouquíssimas coisas então pra quem já assistiu o filme é meio chato porque já sabe o que vai acontecer. Mas mesmo sabendo essa história de cor,foi uma sensação maravilhosa ler esse livro .
Com toda certeza esse em um dos meu livros de conforto que não importa como eu esteja quando lê-lo sempre vou sentir que é a primeira vez que o estou lendo.

Jessi 27/03/2022

A primeira mutante!!!
Matilda é uma menina geniosa, incrível essa menina que ama ler, que é super inteligente que tem poderes mágicos!! Realmente é um livro lindo demais, só em alguns pontaria que não concordo com as atitudes de Matilda, mas a história dela é linda, um lindo final feliz!!!

Karol Garnier 13/12/2023

Igualzinho ao filme
Já vi o filme incontáveis vezes, mas sempre quis ler o livro porque a história é muito legal. E a leitura foi deliciosa. Fácil, encantadora, empolgante. Um livrinho excelente pra sair de uma ressaca literária e ler sem ter que pensar muito.

Barbara.Teodoro 07/07/2020

Genial como Matilda
Matilda é aquele tipo de história que nos marca para sempre. Roald Dahl consegue ter uma sensibilidade nas suas histórias que as tornam incomparáveis.
Matilda é aquela menina que não conseguiremos jamais esquecer, como se guardássemos um pouco de sua magia conosco.
Sem dúvidas, uma das maiores histórias para crianças (e adultos!) já escritas.

sttets 11/02/2024

Incrível!
Uma leitura tranquila e gostosa. Não tem como não se apaixonar por Matilda e não se surpreender pela forma que ela leva a vidinha dela.

Maria.Guimaraes 17/09/2020

Muito legal
O filme é um clássico da Sessão da Tarde mas não me recordo de quase nada... Adorei conhecer a história da Matilda dessa forma e pretendo reassistir o filme para ter outra visão. Recomendo!!!

Esther 01/03/2023

Lindo
E perfeito! achei melhor do que o filme, é muito mais mágico quando lemos tudo que acontece com a srta. Mel e a Matilda, amo essa dupla!

queria ter lido quando criança, mas ainda sou grata por ter lido por agora. o musical é lindo mas é uma adaptação, então tem muita diferença da história original (mas continua lindo, me apaixonei)

Fabricio.Macedo 12/08/2022

O primeiro contato que tive com a história de Dahl foi assistindo ao filme. Que divertido! Depois soube do livro e logo quis lê-lo, o que só aconteceu agora. O texto nos leva a refletir sobre infâncias, educação infantil, escola e relações de adultos com crianças. Embora seja um texto do ano 1988 ainda reflete nossa realidade, infelizmente.

Nath 04/02/2021

Maravilhoso!
Um livro encantador. Eu sempre amei o filme, e agora finalmente pude ler o livro, e ambos são perfeitos, sou completamente apaixonada por essa história.

"Talvez sua raiva tenha aumentado por ver a filha desfrutando de alguma coisa que ele não alcançava."

"Se você quiser fazer alguma coisa e sair impune, nunca faça pela metade. Exorbite. Vá até o fim. Faça as coisas de um jeito maluco, inacreditável."