Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Jessi 27/03/2022

A primeira mutante!!!
Matilda é uma menina geniosa, incrível essa menina que ama ler, que é super inteligente que tem poderes mágicos!! Realmente é um livro lindo demais, só em alguns pontaria que não concordo com as atitudes de Matilda, mas a história dela é linda, um lindo final feliz!!!

Vallery 28/08/2022

Esse livro é para todas as idades, mas receio que seja apenas pra maiores de 10 anos pra não dá susto nas crianças ( no caso da senhora taurino, até hoje tenho medo dela) uma leitura fluida, leve e engraçada até.
Não imaginava que iria gostar tanto desse livro como esperava, dá pra ler ele em um dia !

Geovanna 01/09/2022

vou sentir saudades
muito fofo! li ele rapidamente e passei muita raiva e também fiquei muito?? enquanto lia
só não gostei do final porque foi muito vago :/
espero nunca esquecer desse livro porque ele é bom e me marcou bastante

Michelle.Justulin 23/05/2021

Matilda, amor antigo!
Já conhecia essa história de cor e salteado de tanto que já assisti o filme. E como meu filho também já assistiu incontáveis vezes, decidi adquirir o livro e ler com ele um capítulo ou dois toda noite antes de dormir. ?
E claro! Nós amamos!!! ?
Comparando a história com o filme, há pouquíssimas diferenças. Amo as duas versões e o final quentinho que ela proporciona ao nosso coração. ?

Anne 05/09/2022

Muito Nostálgico
Esse livro me mostrou que as crianças podem ser mais espertas que os adultos, e que uma garotinha pode fazer coisas incríveis. Devo acrescentar que a adaptação para filme foi muito bem feita passando muito bem o que o livro quis trazer para os telespectadores.

DAN LIMA 24/02/2018

Um livro que só veio constatar o que foi o filme: emblemático e
lúdico.
O filme foi fiel à obra literária. O que me deixou satisfeito
e apaixonado ainda mais pelo livro.
Durante a leitura, encontra-se referências bibliográficas, indicadas
pelos próprios personagens. Achei esse detalhe, um diferencial.
Uma história que nos prende do início ao fim, faz a gente refletir
bastante sobre à vida, à amizade, nossas atitudes para com os amigos, à família,
às pessoas que amamos, entre outros assuntos abordados na temática.
É um tipo de aquisição que você pode PRESENTEAR para qualquer pessoa,
independentemente, da idade. É garantia de uma leitura: prazerosa, instigante,
envolvente e marcante. Literalmente, é tudo de bom.
Recomendo. E mais, deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Nos agrega muito
conhecimento e nos revela o valor imensurável que a leitura pode proporcionar para
toda a vida.
Mila.Mesquita 27/02/2018minha estante
Sou louca para ler esse livro. Qdo criança via o filme milhares de vezes....
; )

DAN LIMA 27/02/2018minha estante
Idem. Bem, o filme foi fiel ao livro. Por tanto, Mila, você vai amar a leitura. ;-) Leia sem medo. ;-)

Mila.Mesquita 01/03/2018minha estante
Adoro esses livros infantis. Sempre me fazem sorrir. E essa história então. Acho q nunca vi tanto um filme como matilda. Minto acho q vi mais q ele só a bela e a fera( o desenho) e o mágico de oz.
Cheguei até a pocar a fita de vhs qdo mais nova... hauahua

DAN LIMA 01/03/2018minha estante
Mila, Matilda é um filme diferenciado. Há muitas nuanças que nos proporcionam refletir bastante. E é um aprendizado enriquecedor. Não conheço nenhum leitor que não tenha gostado do filme: Matilda. ;-)

Mila.Mesquita 01/03/2018minha estante
Vdd ; )

Bia 06/03/2023

Matilda
O livro conta a história de Matilda, uma menina de apenas 5 anos, porém muito inteligente. Mesmo assim, seus pais não ligam muito pra ela. Então, quando ela começa a ir à escola, coisas surpreendentes acabam acontecendo, ela conhece srta Mel, a professora, a sra Taurino, a diretora, e descobre que tem super poderes.

Eu achei o livro bem legalzinho, bom pra sair da ressaca literária e pra ler bem sem compromisso mesmo. Achei meio ruim que não tinha um intervalo tão grande entre o final do capítulo e o começo do outro, era como se fosse só um ponto mesmo.

JoiceCoutinho 06/02/2022

Lindo, completamente encantador!
Esse livro é daqueles que a gente pode ler várias vezes sem enjoar. Matilda é uma história já conhecida, mas o livro surpreende na sutileza e fluidez. Muito bom!

Jin 15/06/2023

Fantástico!
Matilda é uma personagem maravilhosa que marcou a infância de todo mundo. Fato inegável!
Matilda é maravilhosa porque apesar da pouca idade apresenta reflexões profundas e traz questionamentos valiosos para a vida da gente, como pautas sobre o feminismo, o capitalismo exacerbado, a corrupção, a violência psicológica, a desigualdade social e entre outros! Tudo isso sendo abordado de uma maneira gentil, leve e espontânea (assim como as crianças são). Há diversas lições que podemos aprender com Matilda. O legal é que cada um terá uma interpretação subjetiva e poderá fazer reflexões pessoais acerca desse livro, de acordo com sua vivência!

Adorei conhecer a escrita desse livro, mesmo depois de assistir ao filme infinitas vezes desde minha infância. Há diversos trechos que tiveram de ser adaptados, um exemolo breve é a casa da Senhorita Mel. No livro, a casa ressalta a pobreza e fome vivenciada pela professora; já no filme, apenas é transmitida a ideia de simplificade (sem exageros). Outro ponto também é que no filme exploraram bastante o poder de Matilda e souberam aproveitar esse aspecto. No livro, o poder é apresentado em breves momentos.

Realmente é uma leitura proveitosa (e nostálgica) que se pode ler em pouco tempo de tão boa que é!

Fabricio.Macedo 12/08/2022

O primeiro contato que tive com a história de Dahl foi assistindo ao filme. Que divertido! Depois soube do livro e logo quis lê-lo, o que só aconteceu agora. O texto nos leva a refletir sobre infâncias, educação infantil, escola e relações de adultos com crianças. Embora seja um texto do ano 1988 ainda reflete nossa realidade, infelizmente.

Barbara.Teodoro 07/07/2020

Genial como Matilda
Matilda é aquele tipo de história que nos marca para sempre. Roald Dahl consegue ter uma sensibilidade nas suas histórias que as tornam incomparáveis.
Matilda é aquela menina que não conseguiremos jamais esquecer, como se guardássemos um pouco de sua magia conosco.
Sem dúvidas, uma das maiores histórias para crianças (e adultos!) já escritas.

Giovana.Rovero 29/06/2023

Mais um clássico
Nota-se, mais uma vez, a criatividade de Roald. Matilda ja vive em um ambiente, por assim dizer, "pesado" na qual é insignificante perante os quais a rodeiam mas ainda assim, Roald a coloca em um lugar pior: a escola haha
É interessante ver as peculiaridades de cada personagem, a distinção de caracteristicas,maneirismos e personalidade. Um livro um pouquinho mais longo, visto por ser infantil, mas é uma incrivel e inesquecível obra.

Maria.Guimaraes 17/09/2020

Muito legal
O filme é um clássico da Sessão da Tarde mas não me recordo de quase nada... Adorei conhecer a história da Matilda dessa forma e pretendo reassistir o filme para ter outra visão. Recomendo!!!