Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Cristiane 22/10/2022

O filme é melhor, fato!
Eu gostei bastante do livro, nunca havia lido, e confesso que a quantidade de diferenças do mesmo para o filme, me surpreendeu.
E essa é uma das raras vezes em que prefiro o filme ao invés do livro.
O filme, para mim, é perfeito. Não existe absolutamente nada que eu mudaria nele!? É tudo muito significativo e especial.
Já o livro, algumas coisas eu estranhei na hora da leitura, mas ainda assim, a essência de tudo está lá, e não deixa de ser muito especial também.
Eu amo o modo como o autor escreve, tanto é que muitos outros títulos dele fizeram parte de minha infância, e acredito que muitos já devem ter lido ao menos uma obra.
A história é cativante, divertida e emocionante, tornando todo o universo de Matilda uma realidade semelhante em muitos aspectos de nossas vidas.
Os conflitos com os pais, as amizades verdadeiras, o primeiro ano na escola, a descoberta da magia dos livros, autoridades que nos dão medo, como a diretora... e uma infinidade de outras coisas. Sem contar o amor especial e a admiração por uma professora que acredita no nosso potencial... são coisas que muitos já passaram por isso.
Essa história é linda e vale muito a pena ser lida. Recomendo!?

Sula 16/02/2020

Matilda
Livro fluido e gostoso de ler. Relembra em cenas reais o filme que assisti ainda criança.

Luly 29/10/2022

Matilda ??
Passei a minha infância, adolescência e até hoje amando o filme. Até hoje é o meu favorito da vida. Sempre assisti com uma paixão e encanto que não consigo explicar. Mas, somente agora tive o prazer de ler essa história incrível. Como eu amo a história da Matilda e da professora Mel. Foi com sorriso no rosto e o coração quente que li cada página maravilhada. Recomendo muito a leitura desse livro tão encantador. ???????

Nanna 14/01/2024

O favorito da infância
A adaptação de Matilda sempre foi o meu top 1 da infância e eu tava bem ansiosa pra ler o livro.

Não me decepcionei! Um típico livro infantil, com leitura fluida mas não pense que é uma leitura rasa. Não é!

Matilda com apenas 4 anos tem uma inteligência absurda e uma percepção de vida tão aguçada, apesar da ingenuidade da infância.
E o livro traz de forma leve e num linguajar fácil vários assuntos importantes.

No final, o que fica é a vontade de rever o filme.

Amandinha 03/06/2022

Matilda
O livro foi escrito por Roald Dahl. Conta a história de uma garotinha de apenas quatro anos de idade que adora ler. Ela passava horas na biblioteca lendo um livro atrás do outro e aprendendo cada vez mais. Porém, em casa, a realidade da menina era outra: a família toda só pensava nos seus próprios interesses e em assistir televisão, não davam nenhuma atenção para Matilda e achavam muito estranho uma criança gostar tanto de ler.
O pai de Matilda vendia carros usados de forma ilegal, a mãe saia todos os dias pra jogar bingo e o irmão mais velho também não lhe dava a menor atenção. A única compainha que Matilda tinha eram os livros, ela lia de tudo, desde livros infantis até clássicos literários e livros dos mais variados assuntos. O sonho dela era ir para a escola. Até que finalmente os pais fazem algo de bom pela filha e ela começa a estudar.
No entanto a escola era bem diferente do que Matilda imaginava. A diretora, a senhora Taurino, era uma mulher enorme que odiava crianças, fazia maldades absurdas com os alunos e dizia que Matilda era uma fingida, metida a inteligente.
Por outro lado, a professora de Matilda, a senhorita Mel, era uma jovem bonita, doce, amava todas as crianças e criou uma amizade muito especial com Matilda. Ela ficava impressionada com a inteligência daquela menininha tão pequena. O que Matilda jamais poderia imaginar era que aquela moça tão alegre escondia uma história de vida inacreditável.
A história é narrada em terceira pessoa, de uma forma super simples de entender. Acredito que a principal mensagem que o autor quis passar seja o amor pela literatura, mas o livro também mostra outros temas, como a importância da educação, de valorizarmos e entenrdemos mais as crianças, pois elas podem nos surpreender de muitas maneiras, basta prestarmos mais atenção nelas.
Matilda é um livro que recomendo tanto para crianças quanto para adultos. Ainda mais para aquelas pessoas que se sentem sozinhas ou incompreendidos pelo mundo ao seu redor. A história de Matilda poderia ser triste, mas Roald Dahl conta tudo de um jeito exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras que acaba ficando muito divertido de ler.

Iago.Santiago 02/04/2020

Um livro infantil incrível
Esse livro vai contar a história de uma menina chamada Matilda que aprendeu a conviver com a grosseria dos seus pais onde eles não lhe davam atenção.

Matilda possuía uma grande habilidade de fazer contas de cabeça além de ter lido uma quantidade enorme de livros (pois ela ela lera todos os livros infantis da biblioteca e alguns clássicos) além de o livro ter referências de clássicos como por exemplo "Grandes esperanças", "Orgulho e preconceito", " O som e a fúria" entre outros.

Toda a inteligência de Matilda impressiona uma professora, a senhorita Mel, que inclusive no final do livro ela a adota por que seus pais decidem se mudar para outro país para fugir da polícia por causa do trabalho desonesto do pai. Na escola Matilda e seus colegas precisam enfrentar as atitudes de uma diretora, uma mulher parecida com um gigante e que é muito rígida com as crianças.

Eu gostei muito da leitura, o livro tem ilustrações e é recomendável nem só para crianças mas tmb para adolescentes e adultos. A adaptação em sua maior parte é fiel ao livro, mas no livro tem detalhes que não mostra no filme. O filme marcou a minha infância o qual eu assistia na sessão da tarde, nem sabia que tinha o livro até que agora eu li.

Deivis Telehen 10/02/2024

MATILDA | RESENHA
Absolutamente delicioso. Eu realmente gostaria de ter lido isso quando era criança, eu teria me identificado e amado muito mais Matilda! Gosto que este seja um livro para crianças. O enredo era emocionante, os personagens divertidos e os temas interessantes.
Sempre gostei de assistir o filme, mas nunca soube que era baseado em um livro. Descobri quando estava na livraria e me deparei com este livro. Minha cabeça explodiu na hora!

Vicioouss 06/05/2020

Matilda
Lindo e leve como o filme, uma história bonita independente da idade

maria 20/06/2022

Maravilhoso
Uma leitura super curta e bem fluída. A história é muito linda e apesar de ser um livro infantil me prendeu. O filme é bem fiel ao livro, então caso você tenha gostado do filme, provavelmente vai gostar do livro também.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ana 28/05/2020

Já era apaixonada pelo filme. Amei o livro. Impossível não ficar encantada com Matilda.

Gabriel 27/08/2020

Meu primeiro livro grande
Terminei de ler Matilda e gostei. Tenho 8 anos e gostei muito desse livro. Quase chorei no final. Recomendo minha tia ler e também meu amigo Igor.

Por enquanto é isso que quero dizer.

DAN LIMA 24/02/2018

Um livro que só veio constatar o que foi o filme: emblemático e
lúdico.
O filme foi fiel à obra literária. O que me deixou satisfeito
e apaixonado ainda mais pelo livro.
Durante a leitura, encontra-se referências bibliográficas, indicadas
pelos próprios personagens. Achei esse detalhe, um diferencial.
Uma história que nos prende do início ao fim, faz a gente refletir
bastante sobre à vida, à amizade, nossas atitudes para com os amigos, à família,
às pessoas que amamos, entre outros assuntos abordados na temática.
É um tipo de aquisição que você pode PRESENTEAR para qualquer pessoa,
independentemente, da idade. É garantia de uma leitura: prazerosa, instigante,
envolvente e marcante. Literalmente, é tudo de bom.
Recomendo. E mais, deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Nos agrega muito
conhecimento e nos revela o valor imensurável que a leitura pode proporcionar para
toda a vida.
Mila.Mesquita 27/02/2018minha estante
Sou louca para ler esse livro. Qdo criança via o filme milhares de vezes....
; )

DAN LIMA 27/02/2018minha estante
Idem. Bem, o filme foi fiel ao livro. Por tanto, Mila, você vai amar a leitura. ;-) Leia sem medo. ;-)

Mila.Mesquita 01/03/2018minha estante
Adoro esses livros infantis. Sempre me fazem sorrir. E essa história então. Acho q nunca vi tanto um filme como matilda. Minto acho q vi mais q ele só a bela e a fera( o desenho) e o mágico de oz.
Cheguei até a pocar a fita de vhs qdo mais nova... hauahua

DAN LIMA 01/03/2018minha estante
Mila, Matilda é um filme diferenciado. Há muitas nuanças que nos proporcionam refletir bastante. E é um aprendizado enriquecedor. Não conheço nenhum leitor que não tenha gostado do filme: Matilda. ;-)

Mila.Mesquita 01/03/2018minha estante
Vdd ; )

Michelle.Justulin 23/05/2021

Matilda, amor antigo!
Já conhecia essa história de cor e salteado de tanto que já assisti o filme. E como meu filho também já assistiu incontáveis vezes, decidi adquirir o livro e ler com ele um capítulo ou dois toda noite antes de dormir. ?
E claro! Nós amamos!!! ?
Comparando a história com o filme, há pouquíssimas diferenças. Amo as duas versões e o final quentinho que ela proporciona ao nosso coração. ?

Victória 21/07/2022

Matilda
Eu amava o filme quando era criança, mas não sabia que era baseado em livro . Quando vi essa edição lindíssima sabia que tinha que comprar. As histórias são muito parecidas, mas consegui ficar com mais dó ainda da Matilda por conta desses pais horrorosos rs
É um livro infantil com leitura bem leve e rápida.

bella.leitora 10/07/2022

aahhh gente, amo esse livro!! Não gosto do filme, mas o livro me alegrou muito, a história é tão fofa ? recomendo muito para leitores iniciantes