Antologia macabra

Jack Ketchum

Resenhas - Touch

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Coisas de Mineira 13/05/2020

Antologia Macabra é um livro de contos reunidos por Hans-Åke Lilja. Esse cara simplesmente tem um daqueles sites super completos, sobre toda obra, do nosso querido Stephen King. A ideia dessa antologia surgiu em comemoração pelos 20 anos de “vida” do site que fundou: o Lilja’s Library. Foram reunidos 12 contos e 13 autores para compor essa obra de ode ao terror. Obviamente, entre eles, temos 1 conto do King, assim como outros autores referência desse gênero literário tão aclamado.

Os contos geralmente ou são inéditos, ou resgatados (como esse do King). Também temos um dos meus contos preferidos de Edgar Allan Poe para finalizar com chave de ouro esse livro. Uma homenagem mais do que merecida àquele autor que veio ser grande inspiração para muitos atuais autores de terror das gerações atuais.

Antologia Macabra é um dos 3 livros que a editora DarkSide publicou recentemente pelo selo Macabra, em parceria com a Macabra Filmes. Ou seja, o pacto sangrento foi fidelizado! Sabemos que essa parceria não pode (e não vai) parar por aí, uma vez que essa primeira experiência foi de arrasar. Todos os fãs da caveirinha, bem como do gênero terror, entraram numa espécie de êxtase com a qualidade das obras, desde capa, acabamentos em geral, ilustrações e conteúdo!

Os autores que fazem parte do Antologia Macabra são: Ben Vincent, Brian James Freeman, Brian Keene, Clive Barker, Edgar Allan Poe, Jack Ketchum, John Ajvide Lindqvist, Kevin Quigley, Ramsey Campbell, Richard Chizmar, Stephen King e Stewart O’Nan. São 12 contos que, ao todo, me fizeram atribuir nota máxima à coletânea. Eu não conseguia parar de ler… E infelizmente li o livro todo em apenas um dia. Todavia, queria mais, pois suas 240 páginas passaram voando.

E algo que gostei nessa coletânea, foi que o “apanhado” de contos e de autores, não foi algo misto. Daquela forma que existem vários contos ‘mais ou menos’, e no meio uns 3 ou 4 contos muito bons… Aqui o balanço geral fica positivo. Eu realmente me diverti com o ritmo das histórias curtas que foram selecionadas. Alguns dos contos atribuiria nota 10/10, mas a nenhum eu concederia menos do que uma nota 5/10.

Outro ponto positivo foi a introdução pelo próprio Hans-Åke Lilja, onde ele fala sobre sua dedicação às obras de King, e de todo seu entusiasmo em montar algo assim tão especial para a comemoração dos 20 anos de seu site. Ele fala um pouco sobre alguns autores e a felicidade de contar com a participação dos mesmos.

Isso tudo deu um toque muito intimista à edição. Ah, ressalto que essa é uma coleção destinada àqueles que são fãs do mestre do horror, Stephen King. Imagino o tamanho da realização desse sujeito (Hans-Åke Lilja). É sonho da vida de um grande fã do terror se concretizando! Fangirl de King assumida senti-me realizada ao contemplar o Antologia Macabra, o “filho” de um fã de King bem maior do que eu um dia serei…

Entre essas histórias originais, eu gostaria de falar pelo menos sobre duas. Começo com o fantástico John Ajvide Lindqvist, e seu conto inédito “O Companheiro do Guardião”. Com total inspiração em outro etéreo mestre do horror, H. P. Lovecraft, iremos reviver um período que muitos ‘jovens crescidos’ devem relembrar com saudosismo. É que o conto nos leva àqueles encontros dos adolescentes, nos porões de suas casas, para jogar RPG. Especificamente, eles se aprofundam nos mistérios de Call of Cthulhu (O Chamado do Cthulhu). O brilhantismo do autor é muito perceptível, pois o conto é todo uma aventura fantástica, com aquele toque de terror sempre espreitando no canto. As vezes ele é visível, as vezes não. Porém pra você entender melhor, você vai ter que ler! Se jogue.

Finalizando, para não deixar de fora o homenageando da própria “festa”, temos um Stephen King jovem e seu “O Compressor de Ar Azul”. No início dos anos 70, anteriormente à publicação de Carrie, Steve escreve esse conto sobre as inseguranças de um, adivinhem? De um escritor! Pois bem. Como já conhecemos King, o tom do conto tende ao bizarro ou sombrio. Entretanto, o autor usa uma técnica que pouco fez uso durante essa sua longa (graças a Deus! e vida longa ao Rei!!!) carreira literária. Em alguns momentos, ele quebra a quarta parede e conversa com seu público, dando o devido valor a quem de direito: os que estão lendo. Não é um conto maravilhoso, mas em nada desabona, igualmente, ter sido o escolhido para figurar a presença do mestre nessa Antologia Macabra.

Concluindo, a edição da editora DarkSide veio em capa dura (com aquele acabamento maravilhoso e de qualidade que você JÁ conhece!), com ilustrações tanto da capa, quanto internas, obras do francês Odilon Redon, “um dos mais importantes do simbolismo, que transpôs em tela seus sonhos e pesadelos” (Dark Blog). Afinal, pelo conjunto da obra, eu registrei nota máxima lá no Skoob.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/antologia-macabra/

Fabilorah 24/04/2020

No meu ponto de vista, antologia macabra deixou a desejar. São 12 contos e apenas 2 achei interessante. Os outros achei que deveria ter explorado mais a criatividade. Mas enfim, vale a pena ler e ter conhecimento. O que não foi bom pra mim pode ser bom pra vc! só acho que pelo título deveria ter histórias mais aterrorizantes que prendesse mais a atenção do leitor.

Blogdarary 20/04/2020

#ResenhadaRary | @blogdarary
Bom, quando recebi esse presentão já fiquei encantada com a estética primorosa dele e assim que eu o abri para começar a ler, minhas expectativas estavam lá em cima, porém, no decorrer da leitura foram caindo. De 12 contos que contemplam esse livro, só gostei de 4, que inclusive trouxe uma chamadinha de cada.
?????????
Os contos não tem absolutamente nada de macabro ou assustador. Quem não curte terror conseguiria ler tudo numa boa. O VHS é implacavelmente mais pesado. Na real nem tem como comparar ?
Vamos aos contos ??
?????????
1. A rede: através de um chat, duas pessoas se conhecem e logo se apaixonam, mas o resultado desse amor pode ser brutal ao se conhecerem pessoalmente.
?????????
2. O coração delator: um homem fica completamente paranóico com os olhos azuis de um velho. Matá-lo é a solução, mas quem o entregará: sua loucura ou o coração delator? (Tu dum tis)
?????????
3. Amor de mãe: um filho desesperado e uma mãe prestes a falecer devido ao câncer. Será que o amor por sua mãe é o suficiente para fazer o que é necessário?
?????????
4. O companheiro do guardião: em uma partida de RPG, uma criatura surge das trevas para acompanhar Albert. Mas o étnica que fica é: ela é uma alma amiga ou assassina?
Considerações ?
?? Todos os contos - tirando um - são super fáceis de entender e possuem a leitura bem fluida. Nada de escrita chata!
?? Autores com obras super conhecidas estão presentes nesse compilado.
?? Os contos são bem diferentes um do outro, assim como a escrita.
?? Tem um conto que foi escrito no formato de e-mail e entrevista. Achei topissimo! É o primeiro da lista.
NOTA: ??????

Lores 24/03/2020

O título talvez tenha me deixado levar a acreditar que os contos eram mesmo macabros. Eu não diria macabros, mas são muito bons.
Terminei a leitura bem rápido.

Carol Nery 23/03/2020

Vale a pena a experiência
Dificilmente um livro de contos me ganha em praticamente todos os contos.
Obviamente que uns menos, outros mais... Porém não desgostei de nenhum!
Adorei a experiência e em breve falo um pouco mais sobre Antologia Macabra em uma resenha completa no Coisas de Mineira.

Déia Madden 20/03/2020

Interessante
Essa antologia em homenagem a S. King tem contos bons e outros nem tanto.
Mas é possível perceber as sutilezas nos contos que remetem ao King e à H. P. Lovecraft que o inspirou.
Vale a leitura, porém devo dizer que esperava um pouco mais de alguns contos.
Legal o pôster que veio junto. Gostei

Wicca 11/03/2020

Contos Macabros
Nem todos os contos são extremamente macabros, mas são todos bons, e alguns são muito muito bons. Alguns contos me fizeram ficar pensando no que li um tempo, alguns me fizeram prender a respiração de tão macabros e uns 3 me fizeram arrepender de ler antes de dormir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6