Mindhunter

Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

JessChandler 04/06/2024

Ler Mindhunter foi uma experiência maravilhosa. John Douglas relata suas experiências e explica as descobertas de forma clara, simples e didática sem se tornar repetitivo. Vou ler mais dele.

Taci 30/05/2024

O livro Mindhunter me prendeu atenção pela frase "O primeiro caçador de serial killers americano", inicialmente, pensei que seria um serial killer matando outros serial killers, pois nunca tinha ouvido falar nem da série na Netflix e quando soube do que realmente se tratava - um estudo sobre essas pessoas - fiquei ainda mais empolgada com o assunto.
Eu gostei bastante do livro, é muito interessante a trajetória da carreira de John Douglas, partindo de um lugar onde as pessoas não levavam a área de analista de perfis a sério para um importante agente que viajava o país oferecendo ajuda para lidar com os mais diferentes e perigosos assassinos.

"Eu sabia como esses caras agiam; já tinha visto mil vezes. Eles sentiam a necessidade de manipular e dominar suas presas. Gostavam de poder decidir se suas vítimas viveriam ou morreriam, ou como morreriam." É loucura saber que pra tudo existe uma explicação, cada passo, o porquê, vivências, tudo isso contribuí para que uma pessoa se torne um assassino e explica os motivos pelo qual ela faz o que faz. É muito louco pensar que existe um padrão de pessoas até para cometer assassinatos, por exemplo: quando uma idosa é morta em seu lar, geralmente é uma pessoa jovem desajustada que nunca cometeu um assassinato anteriormente.

"Em suma, Mindhunter é um vislumbre claro de como a mente dos assassinos pensa, vive e consequentemente age sobre suas vítimas, mas também é um retrato real de como se constrói um serial killer e a importância de estuda-los e posteriormente caçá-los."

"Às vezes, a única maneira de capturá-los é aprendendo a pensar como eles." John admite que seu trabalho sempre foi sua prioridade, consequentemente perdeu momentos, sua família e quase sua vida por conta dele. O preço por esse tipo de conhecimento pode ser caro demais.

"Nós humanos, temos o histórico extenso de ferir as pessoas que amamos ou deveríamos amar. Inclusive, durante a primeira entrevista de Alan Burgess para a TV como diretor da Unidade de Ciência Comportamental, ele afirmou: "A violência ocorre há muitas gerações, desde os tempos da Bíblia, quando Caim atirou em Abel." Felizmente, os repórteres não pareceram notar sua reinterpretação da primeira arma letal do mundo."

karla.jamily 30/05/2024

?Assassinos em série fazem um jogo muito perigoso?.
O livro é praticamente uma autobiografia sobre o John Douglas e como ele se tornou o primeiro ?caçador? de serial killers. É muito interessante, apesar de angustiante, todos os detalhes e o quanto o John estudou para confrontar e entender essas mentes tendo em vista que antigamente não existia esta nomenclatura de serial killers e nem modus operandi, então ele foi o pioneiro em desenvolver um método de análise comportamental para achar esses criminosos sexuais.

EuCaio 29/05/2024

Mindhunter
É um livro Ok. Nos faz conhecer diversos casos de Serial Killers e como são a sua atuação. Também é interessante por nos mostrar um pouco dos bastidores do FBI.

Entretanto tem alguns pontos que não gostei. Um é o Ego do John. Algumas vezes me pareceu que ele se acha a última bolacha do pacote e consequentemente você sente uma pequena raiva dele. Outro ponto é que em alguns casos não se é falado o porque se é chegado naquela conclusão, fazendo você ficar perdido, mas não é algo que atrapalhe muito no final.

No mais, gostei do livro e com certeza assistirei a série

leah7 28/05/2024

Tô pensativa sobre a nota...
O livro é muito bom no que se propõe a fazer: contar a vida do cara e como ele chegou no FBI.
Mas, pros desavisados (como eu), ele pode ser um pouco chato até chegar na parte dos crimes. Chegando na parte dos crimes: eu gosto muito de como ele analisa e conta o que aconteceu, mas, de alguma forma, o John da uma emendada nas histórias pra chegar em um ponto específico e eu, pelo menos, fiquei confusa e confundi muitas histórias. Enfim, acho que esse livro é pra quem assistiu a série da Netflix e queria conhecer mais sobre o John Douglas. Eu tava lá pelos crimes... Mas no fim, valeu a pena pelas análises, são bem interessantes.

Mstie 25/05/2024

Dividida entre as críticas?
O início não me prendeu tanto quanto eu esperava, por gostar deste tipo de leitura confesso que esperava mais. Demorei muito tempo pra terminar - 3 meses!
Não é ruim, mas não fez meu tipo.

Nina Pina 23/05/2024

Serial Killers
O agente especial do FBI, John Douglas, reuniu em um livro toda a sua trajetória e investigação sobre os mais sádicos assassinos em série do seu país.
John interrogou vários assassinos por duas décadas. O oficial foi responsável, ainda, por confrontar dezenas de serial killers, entre eles Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein. Seu intuito era traçar, analisar o perfil dos envolvidos nos casos e reconstituir as ações, compreendendo hábitos e, principalmente, os próximos passos do assassino, facilitando a captura do mesmo.

Uma brilhante obra de investigação.

null 12/05/2024

Livro finalizado, minha opinião
Eu gostei desse livro, é um livro q intriga muito, mas é um pouco longo os capítulos, a história em si é muito boa.

Gabi.Costa 01/05/2024

Delicinha
O livro é muito fácil de ler, o jeito que eles fazem a narrativa mesmo tratando de assuntos pesados faz ser divertido de ler.
Tem vários momentos estado unidense sendo estado unidense mas não tem o que fazer né.

lelis 29/04/2024

"monstros precisavam ser criaturas sobrenaturais"
Eu amo muito esse tema! se eu não fizer um curso ou qualquer coisa relacionado a psicologia comportamental, eu não me chamo mais leticia baggio!!!!!
a descrição dos casos, a análise por trás de cada decisão.... é monstruoso pensar que TODO passo de um criminoso tem "explicação", tem motivo

p.s: todo autor que escreve sobre serial killers sempre fala que existe muitas poucas serial killers mulheres e isso me faz pensar, sei la, acho um fato interessante

vinizambianco 26/04/2024

[sobre seriais killers, psicologia e criação de perfis]

Depois de mais ou menos um mês de pura procrastinação e confusão por causa do #coronavirus, finalmente terminei o incrível #mindhunter, não só essas duas preocupações me deixaram a flor da pele, mas também o fato de muitas passagens do livro serem fortes.

Mindhunter tem como foco os anos em que John Douglas passou no FBI, mais precisamente quando ele fundou e chefiou a Unidade de Apoio Investigativo, ali ele ajudou a estabelecer a pratica de analise de perfis para a resolução dos casos mais tenebrosos envolvendo serial killers nos EUA. O livro não segue uma narrativa linear, apesar dos primeiros capítulos contarem sobre o começo da carreira de Douglas, os outros capítulos seguem mais ou menos um tema e os casos mais ou menos vem e vão no tempo, o que torna o livro intrigante e instigante.

Os casos são contados de forma bem cruas e viscerais, muitas vezes de forma clara e de fácil assimilação. Um dos pontos mais positivos do livro é a maneira como o autor consegue falar de temas tão complicados como psicologia e a criação dos perfis de uma maneira muito didática e interessante. Creio que o único ponto negativo na minha opinião, é o fato de que alguns casos são colocados de maneira muito ?avulsas?, muitas vezes o caso é interessantíssimo, mas é usado brevemente no livro, porém pensando bem, se cada caso apresentado fosse ter um capítulo, o livro teria umas mil páginas. Outro ponto incrível, é o modo como Douglas pensa e o modo como ele cria os perfis, é soberbo ver isso nas páginas do livro.

Em suma, Mindhunter é um vislumbre claro de como a mente dos assassinos pensa, vive e consequentemente age sobre suas vítimas, mas também é um retrato real de como se constrói um serial killer e a importância de estuda-los e posteriormente caçá-los. Um daqueles livros para se ler de manhã com a luz acessa.

PS ? Melhores/Piores Casos ? O Assassinato de Francine Elveson, Ed Kemper e Os Assassinatos de Atlanta

PS2 ? Quero ver a série da #netflix

Robert 26/04/2024

O Crime é um problema Moral
Depois de assistir a serie tive interesse pelo livro e os dois são bons(uma pena a série ter sido cancelada)

O livro retrata toda à construção da Unidade de apoio investigativo do FBI pela ótica do autor, mas além disso é formado por relatos de diversos casos e como ocorreram a análise dos perfis por meio das cenas dos crimes o que gera curiosidade ao ler.

Assim como em muitos âmbitos sociais o livro mostra em como a psicologia comportamental pode ser de extrema utilidade em todas as áreas de atuação.

As últimas reflexões sobre a criminologia mostram como o autor mesmo vendo uma série de casos bárbaros consegue fazer uma análise geral de como os criminosos são construídos social e moralmente.

Bia Maria 24/04/2024

O livro em si é bem interessante, com as histórias da pra começar a entender os padrões e como eles chegam em uma identidade. Mas é bem datado e o autor passa o livro inteiro tentando nos fazer aceitar a pena de morte como algo incrível.
É uma leitura densa

Talita 24/04/2024

Bom pra quem gosta de true crime
Inicialmente conta a vida de John Douglas, que ajudou a fundar a parte de perfil criminal do FBI, demorou um pouco a me interessar justamente por iniciar pela vida pessoal de John, a medida que ele começa a contar os casos criminais fica interessante, em nenhum momento ele passa pano pros serial Killers, os casos são conhecidos por sua brutalidade. John para entender e perfilar melhor começa a visitar prisões e entrevistar os assassinos. Pra quem gosta do assunto é um bom livro.

Missiele O 23/04/2024

Um bom conteúdo truecrime
O livro não é de todo fluido, até porque não tem muitos diálogos, é mais o autor contando seu cotidiano sendo agente da unidade de apoio do FBI, como surgiu, como que eles notaram os padrões, etc.

A narração consiste em ele dar vários exemplos de casos ao longe de todo livro, voltando em alguns e comparando com o evolucao das análises. Eu achei muito legal, porque como já conhecia vários casos desses, consegui me envolver com a história.

Mas eu não aguentava mais ouvir crimes contra mulher, mds, toda hora a palavra estup aparecia, tive que parar um pouco. E achei importante as colocações deles de que o problema do est não é o órgão, não adianta castrar, est é crime de ódio.
E que talvez um bom começo seja as pessoas reconhecerem ao redor a violência de pessoas próximas e não passar pano.

O livro retrata os anos 70 pra frente, então é lógico que tem muita reprodução machista, racista, misógina. E tem muito ego envolvido também né ? Dá pra perceber como o autor quase sempre faz o trabalho dele ser o melhor, como ele era requisitado, como tal coisa ajudou pegou tal criminoso, achei aqueles papo de coach tentando vender seu produto kkkkkk
Eu sei que a análise comportamental foi extremamente importante pra diversos casos, mas teve um aumento de ego aí sim. Ele poderia se aprofundar um pouco mais nos casos, ao invés de contar do dia a dia. Seria mais interessante abordar mais dos casos em si.
Por fim eu gostei muito do livro, amei entrar novamente nesse universo e pretendo ler os próximos.