Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Vitor.Benvindo 08/03/2023

Mais do mesmo
Eu gosto bastante dos livros do escritor Dan Brown, tinha recebido ótimas críticas sobre esse livro dele e resolvi ler, e me deparo com mais do mesmo, sempre esse assunto recorrente de religião versus ciência, já está ficando muito maçante.
Teve uma leve surpresa ao final sobre o avanço tecnológico e como as pessoas estão cada vez mais sendo abduzidas pelas tecnologias, mas não passou disso. E senti em alguns momentos o texto muito confuso e técnico demais, ao ponto deu precisar reler alguns trechos, e olha que eu gosto de ciências. Enfim é um livro que não me trouxe muitas emoções, li até o final porque não sou de abandonar nenhuma leitura. Por isso demorei um pouco para terminar ele, espero que os próximos livros abordem outras situações sem ser religião versus ciência.

Alynne Scott 06/03/2023

Isso é tão black mirror
Há alguns bons anos não lia nada do Dan Brown e estava morrendo de saudade da enxurrada de fatos e anedotas que só uma leitura dele consegue trazer e, sem dúvidas, esse livro é a melhor coletânea neste sentido.
Toda a aventura de Langdon acontece num cenário rico em história, arte e tecnologia, o que é não apenas um dos auges do livro, mas também motivo de eu ter tirado 1 ponto da avaliação. Muitas vezes o ápice de uma cena era cortado por uma imensidão de descrição e fatos que poderiam ser rearranjados em outra parte da história. Essa é também a razão de o livro ter ficado um tanto quanto repetitivo em alguns assuntos.
Mas falando da história em si, o autor conseguiu me deixar no escuro durante todo o livro, a revelação do livro é ao mesmo tempo inocente, simples e extremamente comovente, além, é claro, de dar muito o que conversar. Toda a discussão entre nosso futuro, tecnologia e a evolução da humanidade é riquíssimo e poderia ter sido mais explorada se o restante do livro tivesse sido mais enxuto. Achei o final corrido, largado e com algumas pontas soltas muito óbvias. Mas, no geral, uma excelente experiência.

ErikaGonAalvesFigu 02/03/2023

Impossível não dar 5?.
Ler Dan Brown é enxergar dedicação e esforço em cada página do livro. Sempre me surpreendo com a quantidade incrível de referência, fatos e conceitos reais que posso conhecer nessas leituras.
A vontade que surge, do nada, de parar e ir pesquisar; conhecer um pouco do mundo através de palavras. Cidades, museus, igrejas, obras, poemas, nomes... Uma infinidade de informações que despertam um interesse súbito de abrir o Google e buscar, se aprofundar.
Para mim é simplemente perfeito!
Não queria falar da história em si porque não quero dar spoilers mas não poderia deixar de aproveitar meu êxtase pós leitura para escrever algo.

Samanta 01/03/2023

Ciência x religião
Ciência x religião, descoberta científica, de onde viemos e para onde vamos...

E sim no final contam qual eh a descoberta

Vania 27/02/2023

RESENHA LIVRO ORIGEM DAN BROWN
RESENHA LIVRO ORIGEM DAN BROWN

Com características de Indiana Jones, como sempre, Dan Brown nos envolve nessa narrativa do nosso aventureiro Roberto Langdon , sobre Religião , Arte , e agora Tecnologia, este é o terceiro livro do escritor que leio, e nesse ele acrescentou algo novo, sobe um ponto de vista que eu , confesso, não tinha analisando, comparado , a guerra entre religião e ciência – tecnologia ( A.I) , o quanto podemos e devemos avançar nesse campo, até que ´ponto devemos lhes dá a liberdade , que outra hora era só nossa , seremos dominados , ou seremos os dominantes ?
Mesmo que usando a tão polêmica “receita de bolo”, que sempre dá certo e torna as tramas do autor ricas em detalhes históricos, com narrativas muito bem escritas, fatos que nos fazem querer embarcar nessa viagem, não na mente, mas na realidade, pegar um avião e ir em cada lugar, ver cada pista se realmente existe, e isso é uma delícia.
Nessa obra o autor explora as duas grandes perguntas da humanidade “De onde viemos? ““ Para onde iremos”, através do desenrolar da figura de um cientista futurologista EDMOND KIRSCH e WINSTON (uma inteligência artificial, um computador de altíssima capacidade – tão avançado que só existe aqui)
Para mim, o ponto interessante aqui são as questões levantadas sobre religião, e avanço tecnológico, é fato que a Tecnologia avança a passos largos e a religião está perdendo poder a cada momento... há no livro o seguinte parágrafo:
"— Estamos num momento singular da história — continuou Edmond. — Um tempo em que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo, e nada é exatamente como imaginávamos. Mas a incerteza é sempre a precursora da mudança radical; a transformação é sempre precedida pela revolta e pelo medo. Peço que tenham fé na capacidade humana para a criatividade e o amor, porque essas duas forças, quando combinadas, têm o poder de iluminar as trevas."
O que seria o amor, e o que seria as trevas para o autor ... bem a ignorância dos fatos, o desconhecido sobre a nossa origem, sobre crê sem ver, confiar ou mesmo os sacrifícios religiosos , tudo isso é algo que o autor aborda aqui como sendo a pobreza do intelecto humano, e a ciência como sendo a solução , a clareza, a luz para essas trevas, algo que ao me ver só aumenta o conflito entre esses grupos, porém no livro a “ grande revelação “ do futurologista é que esses grupos se tornaram um só, e toda a inteligência artificial ,e a espécie humana se uniram dando início a um novo mundo
“Que nossas filosofias sigam no mesmo passo das nossas tecnologias. Que nossa compaixão siga no mesmo passo dos nossos poderes. E que o amor, e não o medo, seja o motor da mudança.”

Assim desejo.

sem dúvida é um livro excelente e que traz reflexões muito pertinentes, sobre fé, religião e, principalmente, o avanço tecnológico e até onde isso pode nos afetar quanto espécie. Até que ponto pode ser benéfica ou não é sempre um assunto que deve ser avaliado com cautela.
Estou Feliz da forma como o autor, novamente, abordou temas de extrema relevância para nossa sociedade. Confesso que a grande descoberta de Kirsch não foi exatamente a surpresa espantosa que eu esperava, mas com certeza foi capaz de me fazer refletir sobre várias coisas.

Finalizo aqui com o grande pensamento do WINSTON CHURCHILL:
“O preço da grandeza...é a responsabilidade ...”

Mab 27/02/2023

Li quando tava no começo do ensino médio então não lembro de quase nada. Mas a experiência de leitura foi incrível e é um livro que pretendo reler

Melissa 24/02/2023

Final do mistério
Me senti estúpida por não ter descoberto antes o assassino do Kirsch, de forma que não desconfie até a última página. Adorei o modo como o autor prende nós leitores nesse mistério, e também na tal descoberta científica.

Alberto Heleno 17/02/2023

101% recomendado para todos os povos, credos e religiões.
Em nada diminuiu minha fé, somente acrescentou. Admito que sempre pensei de uma forma diferente e por isso me acrescentou conhecimento. Simplesmente recomendo e deixo que cada leitor tenha sua experiência pessoal. A minha é: amei!

Alan.Moura 16/02/2023

Maravilhoso
Perder tempo tentando explicar o inexplicável, se torna chato, os livros do Dan Brown, são sempre excelentes, e esse é mais um dessas obras primas!!!

Eduarda.7 11/02/2023

Infelizmente só é melhor que O Símbolo Perdido
O começo desse livro é muito bom e o final tbm, mas o meio foi um pouco cansativo, é muito suspense mas é só correria, de todos (tirando símbolo perdido) foi o mais chatinho, pq se vc resumir o meio do livro caberia 150 páginas em 50! É muito "simples" o que tem que acontecer e eu senti mt enrolação p/ encher linguiça.
(Os outros livros, inferno, código da Vinci e anjos e demônios foram MUIIITO melhores, são Perfeitos!)
A solução final do livro embora muito boa é meio previsível, eu pelo menos já tinha sacado muitas coisas, e se faz um gigantesco suspense na "grande revelação" q vai "abalar o mundo como conhecemos" e no final se vc resumir é algo óbvio e simples.
Enfim, o livro é bom? É! Mas é maravilhoso? Aí, não. Como disse os outros 3 livros são espetaculares e por isso elevei minhas expectativas muito altas daí me decepcionei ?????.
Nota: 6,5/10.

Máx 10/02/2023

Mais do mesmo?
A premissa inicial é a mesma de todos os livros de Dan Brown, e achei isso decepcionante. Esperava que houvesse algo diferente... A premissa é tão similar q o suspense/riscos de morte não tiveram o efeito q deveria. Foi totalmente previsível todo o desenrolar da história.

Porém o tema abordado era interessante demais, e saber as conclusões e consequências na humanidade qdo as perguntas fossem elucidadas era o q me segurava e me instigava a continuar.

É inegável tbm o quanto a escrita do Dan Brown nos prende e nos estimula a continuar, deixando tudo muito fluido, até nas partes mais complexas.

AGORA TERA UM POUCO DE SPOILER PORÉM NÃO MUITO KKKK
Achei q a reação dos três religiosos (só tô lembrando do bispo agora) muito exageradas... Afinal o Edmund fez uma previsão utilizando dados numa realidade virtual. Apesar dele colocar tudo como uma certeza não quer dizer q é uma certeza. E a reação deles colocando tudo como o fim da 'igreja' foi demais, por uma informação ok e já existente.
Acho ainda q a relação do bispo com o rei poderia ter sido um pouco mais explícita tbm. Mas no geral foi bom ter deixado as claras (pq eu já desconfiava mesmo, mas na minha desconfiança não era só platônico).
Achei interessante a conclusão final d uma ideia de religião trabalhando com a ciência sem uma anular 100% a outra

Natally 09/02/2023

De onde viemos? Para onde vamos?
Vamos ao que interessa.

A premissa da história é bem interessante e bem desenvolvida, os personagens foram bem elaborados e o desenvolvimento deles foram bons. A escrita é muito clara.

O enredo gira em torno das perguntas "De onde viemos?" e "Para onde vamos?", o que me deixou na curiosidade do desenrolar da história, em como iria ser tratado o assunto e como seriam respondidas, através das hipóteses elaboradas pelo futurólogo Edmond Kirsch, ex-aluno do simbologista Robert Langdon que tem a ajuda de Ambra Vidal para solucionar um mistério.

Demorei muito tempo lendo esse livro, tinham momentos que eu não tinha uma vontade se quer de ler e tiveram momentos que me deixaram bem curiosa, o que me impulsionava para continuar. Não estou dizendo que o livro é ruim, mas algo não me prendeu tanto a ele.

Carol 08/02/2023

Simplesmente Dan Brown
Como a maioria das resenhas, tenho que admitir que a descrição às vezes se torna massante, mas, entendo que realmente é difícil descrever um local real com tamanha precisão para que você possa induzir imersão na leitura. No geral, achei que o livro deu uma enrolada braba, visto que lá pelo capítulo 70 não tinha nem indício de nada. Depois, mais pro final, eu lembrei o porquê de ter começado a ler. A resposta de "De onde viemos?" é realmente um "hummm interessante... ok" e "para onde vamos?" ao mesmo tempo que é previsível, não é observável (não é bem essa palavra mas não achei outra). Enfim, todos os plots do final sobre o Rei e o Winston eu fiquei surpresa, não esperava nenhum deles pra ser sincera e gostei ??.
Gosto muito que ler Dan Brown nunca é só "ler Dan Brown" e sim ler sobre várias perspectivas de vários artistas diferentes. Iniciei a leitura sendo uma pessoa e, definitivamente, terminei sendo outra. Por exemplo, uma diferença notável: Agora conheço Blake.

marygoore 07/02/2023

Até ia fazer piada na resenha mais não consigo
Em mais uma aventura de Robert Langdon, agora ele está na Espanha para acompanhar a apresentação no museu de Guggenheim de Edmond Kirsch sobre a resolução de duas perguntas fundamentais

De onde viemos? Para onde vamos

E por uma reviravolta do destino, Langdon junto com a curadora do museu, Ambra Vidal, precisa descobrir como salvar a descoberta de seu ex-aluno.

Olha eu não sei como vou começar a falar disso, porque o contexto que o livro fala sobre IA pode até ser diferente, mas também muito atual, já que podemos tê-la criado para um objetivo... mas até que ponto essa inteligência está disposta a chegar até lá?

Mas o ponto mais forte foi com certeza foi esse embate entre ciência e religião, são áreas tão diferentes mas que precisam entrar em um consenso.

P.S. vocês também viram o símbolo em FedEx?

Gabriela2968 04/02/2023

Envolvente e comedido?
A premissa do livro é realmente muito intrigante. Achei o personagem do visionário Edmond Kirsch interessantíssimo embora um pouco intenso demais em alguns aspectos. Adorei a escolha corajosa de tema geral para a narrativa (origem da vida, tecnologia e ciência versus religião), assim como o local onde se passa (Espanha) com sua respectiva arquitetura. O cenário artístico foi o que mais me conquistou dentre todos os livros do Dan Brown.

O desenrolar do meio da estória fluiu bem e conseguiu me envolver, mas o final acabou deixando um pouco a desejar, tanto pelo aparecimento de uma série de conceitos errôneos sobre evolução numa determinada parte do livro, quanto por todas as questões terem sido resolvidas muito facilmente para absolutamente todos os envolvidos e ter tido uma margem de previsibilidade bem grande do plot final.

Ademais, senti uma certa insistência em se apegar a religião ao final da narrativa, o que na minha opinião, tira a grandeza de todo o cerne do livro, dado que ele se baseia numa postulação de algo que simplesmente abalaria todas as crenças. Acho que esse apego inclusive torna a obra em si um pouquinho mais covarde e comedida demais, embora possa ser que a ideia final realmente reflita a visão do autor ou seja apenas uma tentativa de tornar tudo mais palatável para o público. Neste ínterim, deixo ainda registrado que embora eu tenha adorado e achado muito criativa a retomada de um experimento antigo para explicar o surgimento da vida, acabei por me decepcionar (só um pouco) com a previsão do futuro mostrada pelo cientista, mas acho que isso só aconteceu por causa da expectativa que a própria estória traz a respeito dessa questão.

Dentre as abordagens errôneas do conceito de evolução, gostaria de destacar que, ao contrário do que o livro faz parecer, a evolução não tem um direcionamento, as capacidades cognitivas não são linearmente aprimoradas nas espécies mais recentes e o processo todo não está seguindo nenhum tipo de diretriz de otimização.

No fim, apesar de alguns pequenos equívocos, é possível sentir ao longo da narrativa o quanto o autor pesquisou para produzir essa obra, e achei todas as escolhas temáticas e artísticas muito diferente dos livros anteriores. Com certeza valeu a pena a leitura! Recomendo com essas pequenas ressalvas aqui apontadas.