Fantasma

Fantasma Jason Reynolds
Jason Reynolds

Resenhas - Fantasmas

DAbora311 24/12/2023

A vontade é de guardar o fantasma em um potinho, a narrativa faz com que você sinta todas as dores do personagem, seus traumas, medos, raiva e inseguranças. Mesmo o livro sendo curto, os personagens foram muito bem desenvolvidos, eu amei conhecer os outros atletas do time e suas histórias. O livro nos mostra como o esporte pode ser libertador e dar chances para pessoas em situação de vulnerabilidade, saber que existe várias pessoas como o treinador que deu a chance pro fantasma, gosto de ler sobre histórias com essa temática, que são necessárias e pouco abordadas. Quando você passou por uma infância difícil e de pobreza, a dor do fantasma é a sua dor.
25/12/2023minha estante
Gosto dos livros do Jason, pena que a intrinseca ñ publicou os outros livros da série.

DAbora311 25/12/2023minha estante
Também gosto muito dos livros dele, queria mais.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 17/04/2018

"O problema é que não dá para fugir de nós mesmos. Infelizmente, ninguém consegue correr tão rápido."
Título: Fantasma
Autor: Jason Reynolds
Classificação: 4,25/5

Fantasma é um garoto que sempre sonhou em ser jogador de basquete, apesar de as circunstâncias não colaborarem. Ele mora em Glass Manor, um bairro de subúrbio, e apesar de ter dois amigos na escola, ele sofre muita implicância de seus colegas - seja por sua cor, cabelo, roupas, etc.

"Fico meio mal quando perguntam onde eu moro, porque as pessoas sempre me tratam de um jeito esquisito quando descobrem que eu moro em um certo tipo de bairro. Mas eu estava acostumado com as pessoas me tratando de um jeito esquisito." (p.33)

Até que um dia, ao passar em frente a pista do parque, ele disputa corrida contra um dos melhores atletas que está treinando. E vence. O treinador insiste que ele entre pra equipe, que se chama "Os defensores". Apesar de hesitar no início, Fantasma entra e resolve ver o que esse novo desafio vai propor.

"Foi bom me sentir parte de uma equipe. Foi como se eu tivesse realmente lá, de verdade, como eu mesmo, mas sem tantos gritos dentro de mim." (p.155)

Talento é o que não falta no garoto, mas seu passado cheio de sombras e sua raiva parecem ser coisas que o atrapalham diariamente de seguir por um novo caminho. Essas coisas exercem sobre ele uma força nada saudável sobre ele, uma força que pode impedí-lo de dominar seu dom e recomeçar.

Nesse livro, Jason Reynolds aborda diversas dificuldades que as pessoas sofrem apenas por serem diferentes -seja em aparência ou níveis sociais- e em como uma pequena ajuda ou incentivo pode ampliar os horizontes de alguém que se vê em um túnel sem saída.

"Fantasma" é um livro incrivelmente bem escrito e inspirador, ele mostra que absolutamente NINGUÉM é perfeito, e apesar de muitas vezes nós acharmos que o nosso problema nos domina, ele não domina. E pessoas que aparentam ter uma vida incrível, no fundo podem possuir cicatrizes tão profundas quanto ou até mais do que as nossas.

É sobre encontrar seu lugar no mundo, é sobre não desistir mesmo quando suas forças aparentemente estiverem esgotadas, é sobre falhar, é sobre consertar, é sobre RECOMEÇAR.

"Você não pode fugir de quem você é, mas pode correr na direção de quem quer ser." (p.176)
Kah Lima 23/04/2018minha estante
Meu amorzinho ?

Kennia Santos | @LendoDePijamas 23/04/2018minha estante
Demaissss s222

Ly 08/10/2020

Livro excelente, envolvente e rápido
Achei o livro perfeito para novos leitores ( jovens E adultos), pois dei uma pesquisada e vi que o Jason é envolvido em estimular mais crianças a lerem, e acho esse o o livro perfeito pra isso. É envolvente e trata de assuntos relevantes e realistas, trazendo boas reflexões sobre nossa sociedade, e ainda assim consegue ser leve e ter exemplos positivos.
Me lembrou como a leitura é fundamental para realmente entender o que os outros passam e o mundo como ele é.
Muito gostoso também ler sobre a importância que os esportes podem ter na vida das crianças !
O livro é bem fluido e deixa um gostinho de quero mais haha
Recomendo muito e já quero ler a continuação com os outros corredores :))
Rafael.Prearo 08/10/2020minha estante
Também tive o gosto de quero maiss hahaha

Ly 08/10/2020minha estante
Hahah e não é? Por mim podia ser um livro só com a história dos quatro personagens juntos

Jessé 04/07/2020

Não dá para fugir de nós mesmos
Castle (ou Fantasma, como gosta de ser chamado) é um garoto do 7º ano que enfrenta problemas grande demais para alguém de sua idade. Seu pai está preso porque tentou atirar nele e na sua mãe e, desde então, a vida da família virou de ponta cabeça. As contas apertaram, os traumas dilaceraram a alma e o mundo ficou bem mais hostil.

As coisas começam a mudar quando, em uma de suas perambulanças pela cidade, Castle se depara com uma equipe estudantil de atletismo treinando no parque. Ele resolve mostrar para aquelas pessoas que também pode correr e, ali, entra de vez para o time. O que eles não sabem é que desde que o seu pai tentou atirou em sua direção, correr tornou-se uma fuga. Mas ninguém consegue correr tão rápido a ponto de fugir de si mesmo.

Com uma narrativa simples e que emula muito bem a mente de um pré-adolescente, Jason Reynolds consegue contar uma história densa e coerente, abordando problemáticas sociais e indicando caminhos que podem ajudar os Castles do mundo real. Muito bom.
@aprendilendo_ 04/07/2020minha estante
Bem interessante, conheci Jason Reynolds por uma história dele de Miles Morales, um dos homens aranha da Marvel e eu adorei. Gostei de saber que o autor tem outros livros nessa mesma pegada de adolescência e traumas. Boa resenha.

Jessé 04/07/2020minha estante
Obrigado, mano! O cara manda bem mesmo.

M. Elizabeth 10/01/2018

O livro chamou minha atenção na hora em que li a sinopse por um simples motivo, ele fala sobre atletismo, mais especificamente sobre corrida. De cara me identifiquei, já fiz atletismo e amava correr!

A história me prendeu, é uma leitura gostosa e fácil, apesar de tratar temas sérios.

Castle é um garoto negro e pobre que mora em um bairro com uma fama nada boa e com uma carga pesada, um trauma com o qual tenta lidar. O livro retrata a superação do personagem que encontra no esporte uma forma de canalizar os sentimentos e tomar um rumo diferente do que seria o corriqueiro. É através da corrida que ele faz amigos e percebe que pode ser melhor para si mesmo e para os outros. Uma oportunidade é o que o treinador Brody dá ao Fantasma, uma oportunidade de descobrir seu potencial.

Jason Reynolds consegue com esse livro trazer a realidade de muitos jovens, que sem rumo acabam cruzando o caminho de alguém que lhe estende a mão e lhes dão uma direção, lhes mostra uma nova perspectiva, de uma forma leve passa uma mensagem que talvez quem esteja lendo ainda não tenha recebido: "você tem uma chance!"
Bento 28/01/2018minha estante
Terminei de ler recentemente. Achei um bom livro mesmo que muito previsível.

Rosangela Max 30/09/2023

Leitura gostosa.
Iniciei esta leitura porque eu precisava urgentemente de uma história que fosse fluida e recebi mais do que eu esperava.
Adorei a forma como o autor abordou temas tão sensíveis como violência doméstica e bullying, entre outros. Ele fez de um jeito leve e produtivo, sem precisar estender o drama.
Os personagens são incríveis! Todos tem algo bacana para ensinar, além de serem exemplos de superação.
O final deixou um gostinho de quero mais.
Recomendo.
Livia Barini 02/10/2023minha estante
Também gostei muito deste livro. Curtinho e muito bacana

Erika Toretto 26/01/2021

Um livro para ler correndo
Não quero dizer muito e estragar, mas favoritei por ser diferente do que eu esperava. ?
Nicolle Feita de Livros 07/11/2022minha estante
Um livro que me fez refletir muito mas também me divertir. E foi esse livro que acendeu a chama da leitura em mim

Rafa 09/09/2017

QUE LIVRO!
Que livro, senhores leitores!

As expectativas estavam altíssimas, principalmente depois de tanto um amigo falar sobre outro livro do Reynolds, que ainda não foi lançado no Brasil.

Não posso negar que fui ler esperando uma coisa e foi me entregue outro, mas tudo isso por desatenção minha mesmo sobre a história e por ter comprado o livro da euforia de uma promoção.

Com a chegada de livros com a mesma temática, ou seja, com a representatividade negra, tanto de seus escritores, quando de seus personagens (como o ódio que você semeia e O Vendido), eu fui direto nesse também.

Fantasma trás assuntos pesados, mas com um toque infantil! Reynolds conversa com crianças, crianças que talvez estejam passando por isso! Mesmo chegando aos meus 23 anos a história de Castle me predeu muito, sua forma de falar, suas escolhas são tão inocentes, mas ao mesmo tempo carregados de uma pesada carga,

Os coadjuvante então, nem tenho que dizer, tão bem trabalhados e como já sabemos que vai ter a continuação com a história dos outros personagens, deixa tudo mais encaminhado. Nos EUA o segundo livro, Patina, acaba de se tornar Bestseller e eu estou louca para ler a história dessa incrível personagem.

É uma leitura leve, em uma tarde é possível ler. Contudo, isso não tira sua importância, então leia com atenção!

Carol Costa 14/01/2018

Corra, Fantasma, corra!
" Mostrar que você não pode fugir de quem você é, mas pode correr na direção de quem quer ser. "

A leitura é simplesmente maravilhosa. Te prende do começo ao fim e flui muito bem. Fantasma é só uma criança e com esse toque de inocência retrata a história de uma forma leve.

Traumatizado pelo passado que sempre está ao seu lado, Fantasma vive com sua mãe que mesmo em poucas condições não nega coisas ao seu filho se necessário. Mesmo seu passado o importunando, ele também serve como gatilho para coisas boas, como a corrida. É nela que Fantasma recebe uma oportunidade para mudar sua vida. Segue se esforçando apesar das dificuldades e começa a gostar realmente do esporte.

Fantasma se mostrou um jovem cheio de potencial e mostra que se quisermos e nos esforçarmos podemos alcançar o mundo, ou melhor, podemos ganhar a corrida das nossas vidas.

O livro mostra como não podemos julgar pela aparência e que cada pessoa luta uma batalha da qual não sabemos a respeito.

O livro traz também uma importante representatividade negra e assuntos como bullying o que só torna a história mais fascinante.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 07/05/2018

Correr para fugir de si mesmo
O personagem principal desse livro é Castle Cranshaw, autoapelidado de Fantasma, por conta de um episódio traumatizante em sua vida, três anos antes do tempo atual da narrativa. Por estar no sétimo ano na escola, o leitor pode depreender que Fantasma está com treze anos.
Ganhou do sr. Charles, um senhor que tem uma loja na qual Fantasma compra sementes de girassol, que é viciado, um livro do "Guinness World Records", em que ele aprende vários recordes. O interessante é que os capítulos do livro, com exceção do último, são intitulados como se fizessem parte do Guinness.

Um dia, Fantasma vai observar um treino de corrida porque acha intrigante que outras pessoas treinem para fazer algo que ele faz naturalmente. Nesse dia, cansado de ver como as pessoas elogiavam um dos meninos, Lu, por ele ser o insuperável e mais rápido, Fantasma decide mostrar que corre tanto quanto Lu e que isso não é nada demais. O treinador e todos que presenciaram a cena ficam boquiabertos. Com isso, Fantasma é convidado para participar da equipe de corrida Defensores, ao que ele diz não porque seu esporte de interesse é o basquete. Brody, o treinador, consegue convencê-lo com o argumento de que ser bom em corrida o faria melhor no basquete. Com a permissão da mãe, sob a condição de Fantasma ficar longe de desentendimentos na escola e fazer as lições, o menino entra para a equipe de corrida. Mas vai ser um desafio ficar longe de desentendimentos quando na escola se tem Brandon Simmons, "Um idiota com fome de poder e o cara mais irritante do sétimo ano", que faz de tudo para tirar Fantasma do sério e não perde nenhuma oportunidade de fazê-lo sentir-se mal por conta do bairro onde mora, das roupas que veste, do tênis que usa e até do corte de cabelo. Brandon é o maior responsável por Fantasma sentir-se como se tivesse "Muitos gritos por dentro".

As noites de Fantasma são passadas assistindo filmes românticos com a mãe, que trabalha no refeitório de um hospital e faz aulas on-line para ver se consegue ter um diploma de enfermeira.

A narrativa em primeira pessoa apresenta passagens que nos fazem rir e nos sensibilizar com a forma como o protagonista lida com seus problemas, de um modo inocente e lógico. Por mais que algumas de suas atitudes sejam reprováveis, podemos ver que não há maldade em seu coração. Fantasma vai aprender a pensar melhor em suas ações, vai aprender o significado de fazer parte de uma equipe e descobrir na corrida algo que não imaginava.

Além de ser uma história leve, mesmo com pais que apresentam problemas com álcool e a carga psicológica que situações como essas provocam, o livro também permite que o leitor aprenda alguns termos técnicos relacionados a esportes como basquete e corrida.

A capa amarela, simples, mas bonita, dialoga com a simplicidade da história e sua ilustração é de uma cena de fácil identificação no livro. Já por ela, é possível perceber que o personagem principal é negro. Ainda que as questões raciais não sejam o destaque do livro, se fazem presentes nas descrições das personagens e deixam evidente o protagonismo negro nos dois esportes citados, de modo que um leitor mais jovem, negro, pode se sentir inspirado e capaz de realizar os mesmos feitos dos atletas.
Então, é um livro ótimo para quem está à procura de uma leitura rápida, leve e engraçada, mas com alguma profundidade psicológica e uma dose de representatividade negra.

site: https://www.impressoesdemaria.com.br/2017/12/fantasma-jason-reynolds.html

Willsp 05/06/2024

Recorde mundial

Nesse aqui temos trauma, mas também perseverança e crescimento pessoal. Estava com esse livro baixado faz um tantão de tempo e resolvi ler esses dias. Quando percebi que tinha atletismo no meio, mergulhei nas páginas prontinho e torcendo para ser atraído pela narrativa. E fui. Fantasma é aquele protagonista com quem muitos jovens podem se identificar. Ele carrega as cicatrizes de uma infância marcada pela violência doméstica e vive com a mãe, que luta para proporcionar uma vida melhor para eles. A dor e a raiva que Fantasma sente são palpáveis, mas também é evidente seu desejo de encontrar um caminho positivo.

Para mim, a melhor parte do livro começa com o ponto de virada na vida de Fantasma, que é quando ele entra para a equipe de atletismo do treinador Otis. A dinâmica entre Fantasma e o treinador é, de longe, um dos aspectos mais comoventes do livro. O treinador não apenas ensina a importância do esporte, mas também proporciona a Fantasma uma figura paterna que ele nunca teve (tô emocionado escrevendo isso).

A escrita de Reynolds é direta, mas cheia de nuances. Ele aborda temas pesados com sensibilidade e realismo. Foi tão bom ler e acompanhar a evolução do Fantasma ao longo do livro, sabe? Visualizar através da leitura aquele garoto perdido e zangado se transformar em alguém que encontra força e propósito no esporte foi tão inspirador. Outro ponto que amo em um livro é quando os personagens secundários são igualmente bem desenvolvidos, onde cada um traz suas próprias histórias e desafios. A narrativa enriquece de um jeito que fico ansioso para visualizar as diferentes perspectivas dos personagens.

Foi lido em um dia, mas esse é daqueles livros que fica com você por um bom tempo após ser finalizado. É uma leitura obrigatória para qualquer jovem que enfrenta suas próprias batalhas e para qualquer adulto que deseja entender melhor as complexidades da adolescência moderna. Perfeito.

Helder 24/08/2019

Corra para ler este livro!
Uma noite sua mãe o acordou desesperada: - Levante, vamos embora!
Ele saiu de sua cama, abriram a porta e correram.

E ele ouviu o tiro !!

E isso fez com que ele corresse muito, e muito mais rápido. Precisavam fugir.

O atirador era seu pai. Bêbado como sempre, mas que desta vez passara dos limites.

Esta lembrança não sai da cabeça de Castle Cranshaw, ou Fantasma, como ele gosta de ser chamado. Um garoto que deve ter uns 13 anos. E que por causa disso ele sabe que em uma coisa ele é bom: Correr.
Após o acontecimento, seu pai foi preso, condenado a 10 anos de prisão, e hoje ele vive com sua mãe, que trabalha em um hospital como cozinheira, mas busca realizar seu sonho de ser enfermeira, fazendo um curso on line todas as noites quando chega em casa.
Castle sabe sua realidade. Ele é pobre. Sua mãe compra roupas sempre um ou dois números maiores para que durem mais. Seu jantar costuma ser comida que a mãe traz do hospital. E todos conhecem a fama do bairro onde ele mora. E seu único hobby é ler o livro Guinness onde decora os recordes mais absurdos e inúteis que encontra.
Tudo o que sua mãe deseja é que ele estude e não se envolva em “desentendimentos” na escola, o que é difícil, pois ele não consegue ficar quieto quando tentam ofende-lo.
Um dia, ao voltar da escola ele vê um grupo de garotos treinando corrida em um parque.
Como ele “sabe o que é correr”, e é ousado, ele interrompe o treino, com a intenção de mostrar que correr é fácil e acaba realmente se sobressaindo.
Ali ele conhece o treinador, que vê potencial naquele menino e tenta convence-lo a fazer parte da equipe de corrida.
Ele não leva aquilo muito a sério, afinal de contas correr é fácil, né,? Mas acaba aceitando a proposta do treinador.
Desta maneira, Jason Reynolds em um texto curto e ágil, consegue nos contar uma bela estória de esperança, onde discute bullying, alcoolismo, racismo e a falta de opções que atingem muitas pessoas. E que o esporte pode ser a grande receita para diminuir as diferenças e ser um caminho para a inclusão social.
Fantasma percebe que pode ser alguém, e o mais importante: Ele pode fazer parte de um grupo.
Mas nem tudo é fácil. Os treinos são pesados, mas a vida ainda traz obstáculos mais difíceis de superar.
A estória se passa nos EUA, mas podia ser ali num bairro da periferia de sua cidade.
Com certeza ali existem muitos Castles, e com sorte alguns encontram um Treinador, para lhes mostrar que “você não pode fugir de quem você é, mas pode correr na direção de quem quer ser”.
O ambiente não faz o seu destino. A vida pode lhe trazer oportunidades, e se você agarra-las pode conseguir mudar muita coisa em sua vida.
Leitura rápida e com uma grande mensagem.
Corra para conhecer Fantasma!

tray 19/02/2020

Oportunidade
Uma história que mostra o valor de uma oportunidade!

Bia Mazzucchelli 25/03/2020

Emocionante e realista
Uma lição de vida para os jovens e adultos