A MULHER V

A MULHER V CRISTIANE CARDOSO

Resenhas - A MULHER V

Carla.Parreira 16/11/2023

A mulher V: Moderna, à moda antiga
Eis algumas partes que mais gostei da leitura: ?...Certamente, muitas pessoas vão dizer que as mulheres do passado não tinham a maioria das coisas que temos hoje, e elas estão certas; mas uma coisa que elas tinham que nos falta hoje é valor. Elas eram valorizadas. Podemos até ter conquistado muita coisa nas últimas décadas, mas também perdemos muito. E nos sentimos como um objeto que perdeu o valor, e se tornou barato, comum e sem importância. As mulheres perderam a sua essência feminina, a beleza que era vista até no jeito como andavam. Por alguma razão, agora os padrões de beleza são completamente diferentes; o que importa é a aparência?O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do valor físico; gosto de chamá-la de ?a Mulher V?? O que é verdadeiramente raro nos dias de hoje? Mulheres que são felizes consigo mesmas e, consequentemente, são bem casadas e valorizadas por suas próprias famílias? A Mulher V poupa dinheiro. Ela tem uma poupança e, embora gaste consigo mesma, sempre deixa uma parte rendendo juros. E nem sempre o faz porque deseja comprar algo, mas porque um dia pode precisar desse dinheiro. Se houver uma emergência, sua família não ficará desamparada. Mais uma vez, somente pessoas que pensam adiante fazem isso - maturidade é uma necessidade, não um luxo? Quanto mais velhas ficamos, menos erros cometemos e mais sábias e mais dignas de confiança nos tornamos? É tão mais fácil lidar com as pessoas ao nosso redor quando nos colocamos no lugar delas. O que gostaríamos que as pessoas fizessem ou dissessem? Como gostaríamos que elas se comportassem? Então é exatamente isso o que devemos fazer!... Muitas pessoas fazem bem aos outros com a intenção de receber algo em troca. Se fazem o bem para serem reconhecidas ou para receberem algum tipo de recompensa, na verdade não estão fazendo bem a ninguém, mas sim visando os próprios interesses. A Mulher V faz bem porque se importa com os outros, não consigo mesma? Enquanto eu me concentrava na minha necessidade de ser apreciada por ele, não percebia as necessidades dele. E pior: o criticava por isso! Não é de espantar que tenhamos enfrentado tantos problemas nos primeiros anos de nosso casamento. Só éramos um casal feliz quando as coisas eram feitas do meu jeito - nós mulheres somos mestras nisso. Se as coisas estão do jeito que queremos, estamos felizes. Se não estão, ficamos rabugentas e queremos que todo o mundo saiba. Enquanto isso, os maridos simplesmente toleram, se rendem, ou então se fecham completamente. Meu marido se fechava. Ele me dava o tratamento do silêncio? Não espere que seu marido ou sua mãe, pai, filho ou chefe mude para que você possa mudar. Torne-se uma pessoa melhor, trate-os do jeito que você gostaria que eles a tratassem. Faça-lhes bem todos os dias, não apenas por uma ou duas semanas. No início, talvez achem suas atitudes suspeitas, e até duvidem de suas verdadeiras intenções, mas depois que perceberem que você mudou mesmo, não terão outra escolha a não ser mudar também? Aqui vão umas dicas que poderão ajudá-la a começar: ? Ponha-se no lugar da outra pessoa e você saberá exatamente o que ela quer de você. ? Não demore para fazer pelos outros o que você pode facilmente fazer hoje. ? Se o que você vai dizer não for necessário ou vai machucar o coração de alguém, ou abalar a sua fé, então não diga. ? Se você tem algo de que não precisa e conhece alguém que está realmente precisando, então dê. ? Você não precisa ter sempre uma palavra para dizer, mas você deve ter sempre ouvidos para ouvir. ? Faça o que aquela pessoa quer de você, e não o que você sente vontade de fazer por ela? A Mulher V é disciplinada. Ela sabe que se não organizar o seu tempo adequadamente, as coisas vão ficar por fazer... Quando uma mulher é disciplinada, ela sabe o que é importante em sua vida. Nada vem antes de suas prioridades... A mulher dinâmica faz o que tem de ser feito. Ela odeia deixar as coisas para depois. Tem-se algo para fazer, vai achar tempo para fazer, ou então vai acabar perdendo o sono. A mulher é eficiente. Dê a ela uma responsabilidade, e ela cumprirá o prazo e fará o trabalho melhor do que você esperava? Mas a Mulher V sabe o que vem em primeiro lugar. Ela é disciplinada e sabe que se sua vida espiritual não estiver em seu devido lugar, ela não será absolutamente ninguém, não vai fazer nada certo e nunca chegará a lugar algum? Viver é mudar, é se tornar melhor, é fazer melhor, é crescer. A vida é cheia de oportunidades, não importa de onde você venha, onde more, quem você seja ou quem tenha sido. O futuro depende de nós, do que fazemos hoje. Se não fizermos algo diferente, o futuro provavelmente será pior... A preguiça é um sentimento, e se você tem o hábito de viver pelo que sente, você tem um problema. Talvez até queira conquistar algo, mas não sente vontade de trabalhar duro para que isso aconteça, e se o seu coração é quem dita às regras, você vai acabar se rendendo à preguiça? Pessoas trabalhadoras tomam iniciativa. Elas não gostam de esperar, gostam de fazer as coisas acontecerem? As mulheres tendem a esquecer o que realmente as torna admiráveis. Elas investem tanto na aparência quando, na realidade, sempre haverá mais mulheres bonitas lá fora. Os homens não se impressionam apenas com a beleza - isso é o que mais tem por aí. Os homens admiram mulheres que confiam o bastante em si mesmas e em sua capacidade de fazer mais? Todo milagre e toda oração respondida começa em nós... Deus vai ao encontro daquelas que vão ao encontro d?Ele. Elas não precisam ser perfeitas, só precisam tomar iniciativa... Quando você não acredita em si mesma, é certo que vai falhar em tudo o que fizer. Todo mundo sabe disso. ?Acredite em si mesmo? é uma das máximas mais conhecidas, mas uma das raras praticadas. E a razão mais comum de uma pessoa não acreditar em si mesma é simples: ela tem uma mente fraca? Ter fé em Deus é a maneira mais eficiente de se viver uma vida plena e feliz. Você nunca vai encontrar uma pessoa realizada que não tenha uma fé ativa em Deus. Você pode encontrar pessoas ricas e famosas sem essa força em particular, e por isso sempre lhes faltará algo para que se sintam completas. É triste saber que o sorriso delas é apenas uma fachada, pois fingem uma satisfação que na verdade gostariam de ter? A Mulher V aprecia o que tem... Você só pode começar a apreciar alguma coisa quando entende o seu significado e conhece o seu valor? Quando começar a se apreciar, logo vai passar a apreciar as pessoas à sua volta também. E o seu comportamento vai mostrar isso claramente, não porque você esteja sendo forçada, mas porque você quer. Sabe o que acontece quando você começa a apreciar as outras pessoas? Elas começam a apreciar você? Aqui está uma das minhas descobertas favoritas acerca da Mulher V: ela reconhece o seu talento doméstico!... Nós decidimos praticamente tudo em nossas vidas. Se decidirmos que não podemos fazer algo, não o faremos. Não importa o quanto tentemos, é inútil, pois insistimos em provar que estamos certas ao pensar que não podemos. Aí está o nosso pior inimigo? Muitas pessoas pensam que ser dona de casa diminui a mulher. Mas eu acho que se trata de um grande talento que se tornou muito depreciado e desvalorizado. Todo mundo precisa de um lugar para viver, todo mundo precisa vestir algo, todo mundo precisa comer algo, todo mundo precisa se sentir confortável em algum lugar. Se você consegue criar uma atmosfera perfeita para as necessidades básicas de qualquer ser humano, por que deixaria de enxergar a importância delas? Por que alguém deveria considerar o seu papel degradante?... Se você acha que não tem talento algum, então saiba que você tem pelo menos um, que é o mesmo que todas as mulheres do mundo têm - você é uma talentosa dona de casa. Se vai desenvolver ou não esse talento vai depender de você, mas ele é gratuitamente seu. E se você se aplicar, vai ver que excelente dona de casa você é... Todas as vezes que você planeja, o seu futuro pode ser moldado da maneira que você quiser... Deus é quem mais apoia os nossos sonhos. Ele nos diz que podemos alcançar o que quisermos. Provavelmente, foi Ele quem colocou dentro de você esse sonho que você tem. Como qualquer bom pai, Deus quer sempre que sejamos o melhor. Os Seus planos para nós são muito melhores do que possamos imaginar, mas existe uma coisa que pode impedi-Lo de realizálos: a nossa descrença. Quando cremos em algo, nós conseguimos enxergá-lo. Mesmo que as circunstâncias à nossa volta nos digam ?não tem jeito?, continuamos a crer. É uma imagem clara daquilo que queremos e de onde queremos chegar? Quanto pior a vida, mais significativo será o sucesso dela. Essa pessoa decidiu usar o seu passado para mudar o seu futuro, planejar um futuro completamente diferente para si? Tenho observado o seguinte: quanto mais potencial você tem, maior é o preço a pagar na vida. Se você está indo mais longe, é óbvio que enfrentará mais obstáculos do que se não tivesse indo a lugar algum? As pessoas que são de Deus quase sempre sobressaem em meio à multidão. Elas são diferentes das demais; é uma diferença que não pode ser descrita com meras palavras? A beleza vem de dentro. As pessoas que amamos podem parecer simplesmente lindas ou extremamente bonitas, e nem sempre é devido à aparência delas, mas devido ao que significam para nós. Contudo, isso não quer dizer que a beleza deve ficar escondida dentro de nós. Ela deve ser mostrada e admirada? Tudo o que Deus criou é perfeito - inclusive o fato de sermos tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão atraídos um pelo outro. Um homem pode até escolher ficar solteirão, mas o que ele realmente está vivendo é uma vida de renúncia. Está magoado e pensa que a melhor maneira de lidar com a decepção do passado é não assumir compromissos. Uma mulher pode trabalhar duro para se tornar independente e autossuficiente, e ainda assim se sentir privada de alguma coisa. O que ela realmente quer é o cuidado e a proteção de um homem; ela deseja completar um homem, mesmo que isso esteja muito bem escondido no baú do seu subconsciente... A mulher que é criativa também é ousada e, às vezes, pode até parecer um pouco extravagante, sem que essa seja a sua intenção. Ela é criativa em tudo o que faz? A Mulher V é divertida e nunca chata. Ela está sempre evoluindo, sempre em busca de coisas novas e excitantes; por causa disso, as pessoas se sentem atraídas por ela. É aquele tipo de amiga que lhe dá um empurrãozinho para se tornar corajosa e diferente, e fica feliz por fazer isso? Eu me sentia útil - e você sabe como isso é extraordinário. Quanto mais você dá aos outros, mais recebe de Deus. E a beleza disso é que, uma vez que você começa a ser criativa, não para mais. Você passa a gostar; é uma sensação de produtividade, vida, alegria e excitação? Uma mulher respeitável está sempre a favor do que é certo. Não há a menor dúvida de que ela vai sempre dizer a verdade e ser honesta. O caráter dela é tal que não há lugar para mentiras em sua vida. Ela sempre diz a verdade e sempre honra a sua palavra? Para que uma pessoa seja respeitada e honrada, ela precisa ser humilde. Humilde para mudar, humilde para fazer o que é certo, humilde para reconhecer os próprios erros, e humilde até para usar a fé como ela é. Esse definitivamente não é o tipo de humildade que aceita os problemas. Você não é honrada quando está sendo massacrada pela pobreza, pelas doenças, ou por quaisquer outros problemas. Você é humilde quando está disposta a mudar, quando o seu ego não é a coisa mais importante no mundo para você, quando não tem de ser a pessoa que vai dar a última palavra numa discussão ou quando não insiste em provar o seu ponto de vista? Uma mulher orgulhosa pode ser respeitada pelo que ela faz, mas nunca pelo que ela é... A Mulher V é sábia, mas a sua sabedoria não faz ninguém se sentir mal, pois ela também é gentil? As pessoas tristes estão sempre olhando os outros de maneira triste. Elas estão tão frustradas com suas próprias vidas, que a única maneira de se sentirem melhor é olhar para as pessoas que estão indo bem e criticá-las, odiá-las e colocá-las para baixo. Tudo é motivo de crítica aos olhos daqueles que estão infelizes consigo mesmos? Se você já se sentiu incomodada por uma torneira pingando, então tem uma ideia de como é irritante quando uma mãe não para de reclamar com os filhos sobre o desempenho deles na escola, por exemplo; ou de como um marido se sente quando, ao chegar a casa do trabalho, a sua esposa começa a reclamar das contas a pagar, ou do fato de ela ser a única a fazer as coisas dentro de casa, e por aí em diante. Isto não significa que ela não tenha motivos para reclamar; o problema é que ela soa como um gotejar contínuo. Ninguém quer ouvi-la; ninguém quer prestar atenção às suas necessidades. A família faz até questão de evitá-la... Eu costumava sonhar acordada e sei exatamente como essas imagens falsas podem fazer uma jovem se sentir, especialmente se ela for solitária e se sentir inferior a outras meninas. Nos seus sonhos, o seu verdadeiro ?eu? senta na plateia, e o seu falso ?eu? fica no palco. Você fica em destaque. Você é especial, conhecida, popular, admirada por todos, desejada, e tudo o mais que uma pessoa pode querer ser. O problema é que, no momento em que você cai na realidade, se acha longe daquilo que quer ser, e tudo o que consegue sentir é frustração, como se jamais pudesse ser boa o suficiente? É evidente que o mais importante é a vida real. A realidade é o que importa e, se isso não está funcionando para você, faça alguma coisa, lute para recuperar a sua vida ou simplesmente faça melhor. Todo mundo pode ser o que bem quiser, mas somente algumas pessoas se dão conta disso a tempo, o restante fica sonhando acordado como se tivesse todo o tempo do mundo para um dia voltar à terra firme? Você sabia que enfrentamos dificuldades para que possamos mudar e fazer melhor da próxima vez, e que cometemos erros para que possamos aprender?... Quando Deus é o centro de nossas vidas, dificilmente desviamos a nossa atenção para outras coisas. Isso não significa que não teremos problemas, mas certamente reagiremos a eles de uma maneira muito diferente... A Mulher V tem um relacionamento com Deus e, por causa desse relacionamento, ela O teme. Muitas pessoas não entendem o que significa temer a Deus; pensam que é ter medo de perder a salvação e ir para o inferno. Temer a Deus é manter-se afastada das coisas que atrapalham o seu relacionamento com Ele. E a lista é longa! Praticamente tudo neste mundo está nessa lista, pois o mundo está cada vez mais distante de Deus. Quanto mais perto das trevas você chega, mais apagada você fica. Quanto mais perto da luz você chega, mais iluminada você fica. É uma questão de bom senso. Você pode ser o ser humano mais incrível e ainda assim estar na escuridão, sujeito a todos os males deste mundo. Uma mulher que teme a Deus coloca a sua fé acima de tudo na vida, incluindo amigos, família, casamento, carreira, escola, lazer, dinheiro, aparência e sucesso. E devido ao seu modo de lidar com as suas prioridades, ela será louvada - não apenas pelas pessoas, mas principalmente por Deus. O louvor de Deus se manifesta de diferentes formas. Sabe quando você sente orgulho de alguém, quando se sente abençoada por uma pessoa, e a ama de verdade, e você quer sempre surpreendê-la com alguma coisa só para mostrar o que ela significa para você? É isso o que Deus faz o tempo todo? Não importa o quanto o ser humano mude, Deus nunca vai mudar de estratégia. Ele sempre lhe dará oportunidades para usar a sua fé e ver resultados, mas é só isso o que Ele vai fazer - lhe dar oportunidades e deixar que você colha os frutos de suas escolhas... As pessoas que me conhecem bem sabem que eu não gosto de aparecer. Sintome bem quando estou sozinha; acho que herdei isso do meu pai. Não me entenda mal: amo a companhia da minha família e amigos, mas me sinto muito bem quando não há ninguém à minha volta e eu posso simplesmente sentar e escrever. Eu sou uma pessoa tímida por natureza e isso é uma coisa que detesto admitir. Mas para que eu pudesse fazer tudo o que fiz até agora, tive de sacrificar essa minha natureza solitária, também conhecida como timidez. Tive de matar aquela vontade de ser invisível e me expor para que então pudesse fazer a diferença na vida de outras pessoas. Ainda é muito difícil, e algumas pessoas ainda me julgam mal? Uma vez que começa a fazer a diferença fora da sua vida, você começa a gostar. Quanto mais você ajuda os outros, mais quer ajudar, pois a recompensa de ver outras pessoas sendo beneficiadas pela sua vida simplesmente não tem preço??

Midian.Silva 13/07/2022

O que mais me impressionou nesse livro foi o fato de ser todo baseado em um único capítulo da Bíblia. Também me chamou a atenção o fato de ser usado vários exemplos de mulheres da Bíblia que geralmente nem prestamos atenção. Ou seja, tudo o que precisamos saber, encontramos na Bíblia