Algaravias

Algaravias Waly Salomão

Resenhas - Algaravias

maria.e.sousa.7 25/12/2023

Vapor barato
Ganhou um prêmio Jabuti em 1997 na categoria poesia - mas só descobri depois que já estava lendo.

Comprei por causa da música Vapor barato, que foi composta por Waly Salomão e Jards Macalé. Também porque gosto da sonoridade da palavra ALGARAVIA. Mas eu não sei se sei ler poesia, eu não sei se eu gosto de poesia; às vezes eu gosto muito, às vezes eu não entendo, e às vezes eu acho certas poesias uma viagem pretensiosa de alguns autores - porque, convenhamos, a gente vê cada poesia bizarra por aí atualmente?

É um livro desigual: algumas poesias são muito boas, outras soam para mim meio estranhas? talvez eu não conheça as referências?

Ele questiona a cultura de viagem diz que toda a viagem é inútil no poema Anti-viagem. Também medita sobre Mato Grosso no poema Pesadelo de classe, dedicado a Marcelo Yuca, onde faz referências a Chapada dos Guimarães, Pantanal e Cuiabá.

Enfim, achei interessante, mas não sou especialista em poesia. ??

3/5

Alexandre 12/08/2012

Incrível! Um livro que você lê em menos de uma hora e que, ao terminar você entende o porque ele se chama "Algaravias". Simplesmente fantástico. Waly estende sua inquietação ao leitor de maneira única.