Melancolia

Melancolia Lima Neto

Resenhas - Melancolia

Tellys 02/11/2017

Memórias.
Melancolia é daquelas obras que te pegam pela mão e te conduzem ao passado numa viagem em preto, branco e luzes.
Conheço o Lima Neto dos corredores da primaz Livraria Siciliana, no Shopping Middway Mall ( Se a memória não me trai, ainda quando a loja era no piso de baixo e o café Genot se misturava aos livros). Ele e o Adriano eram mais que simples vendedores, faziam a condução dos consumidores da loja pelos caminhos da literatura. Ia-se a livraria antes para com eles conversar e tomar um café na bancada do Genot, folheando as indicações, que necessariamente para comprar livros.
Sou frequentador de livrarias.
Adquiri o hábito ainda na velha e hoje saudosa Poti Livros da Rua Felipe Camarão. Fazia gosto ir ao cair da tarde, conversar com Trindade, Teodoro, ouvir as histórias dos poetas e escritores potiguares.
Para essa época fui transportado ao ler O Último Livreiro. Voltei aos meus primórdios, caminhei por corredores, senti o cheiro dos livros que descansavam nas prateleiras. Ouvi ao longe, sem os perceber, as risadas daqueles que discutiam alienígenas, políticas, comportamentos, obras do momento e coisas afins.
Sentir a melancolia por uma época vivida. Perceber que ela não foi apenas uma fase passageira, que criou raízes, firmou alicerces que até hoje se mantém firmes e me indicam a direção a seguir.
Obrigado pela companhia, Lima Neto.