Kat Munster 16/10/2013A matemática que poderia ser ensinada na escolaQuando peguei esse livro para ler, não imaginava que o conteúdo seria tão cativante. Fiquei surpresa com a abordagem simples e clara do autor sobre alguns aspectos do aprendizado matemático.
A introdução é bem simples e tem o intuito de explicar como funciona o pensamento matemático e quebrar alguns tabus dos leitores em relação ao tema.
Depois, aprofunda na questão da linguagem (por sinal, muito bacana para quem estuda isso) para mostrar como o aprendizado matemático está “em nossos genes”. É interessante, pois sempre escutei pessoas repetindo que “não entendo nada de matemática, não tem jeito” e, conforme a tese defendida pelo autor, esse pensamento é fruto de uma cultura que ensina matemática de uma maneira não muito bacana (inclusive, menciona o exemplo de uma Barbie que repetia a frase “matemática é difícil”, fato que gerou bastante controvérsia por desestimular o aprendizado da matéria em meninas).
No decorrer do livro, ele defende que a capacidade de aprender matemática é inata e usa exemplos bem curiosos para tal, passando pela capacidade de contagem de animais (que não chega a ser pensamento matemático, algo exclusivo dos humanos), como a linguagem interfere no aprendizado de matemática (por isso os asiáticos são tão bons nisso), etc.
Também mostra como a matemática pode ser aplicada em diferentes áreas como biologia e oferece novos pontos de vista em relação ao pensamento matemático (adaptando problemas abstratos para uma linguagem mais simples, por exemplo.) e fala até (pasmem) da importância da fofoca para o aprimoramento do pensamento desconectado.
Recomendo a leitura para quem deseja olhar a matemática sob outros pontos de vista e não como aquela coisa monótona ensinada nas escolas :D
Ah, e leiam até o final para ver a piadinha. Foi uma das coisas mais engraçadas ever.