Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio Ed Warren...

Resenhas - Um Lugar Sombrio

@vcdisselivros 25/08/2020

Arrepiante
?Os demônios esperam um convite para entrar, mas nem sempre saem quando ordenado?

Quem me conhece sabe que eu vivo panfletando o casal Warren. Lugar sombrio é minha terceira experiência com Ed e Lorraine Warren e até então a mais rasa.

Calma, não estou falando que o livro é ruim, mas a impressão que tive é que o casal de demonologistas foi mero coadjuvante no desenvolvimento da história.

Vamos aos fatos:

Após ter o filho de 14 anos acometido por uma doença grave, Carmen Snedeker se muda para uma antiga casa a fim de acomodar melhor a família.

Além de maior, o imóvel escolhido fica próximo ao hospital em que Stephen faz tratamento, evitando horas de viagens cansativas.

No entanto, um dia antes de se mudar para a casa, Carmen tem um pesadelo horrível onde visualiza caixões dispostos em fileiras ordenadas, com corpos nus refletindo a palidez da morte e ao redor ferramentas e equipamentos sinistros.

Sobressaltada, ela acorda no meio da noite e diz ao marido ?Eu aluguei uma funerária?.

Com isso, mesmo sem ter certeza dos fatos, ambos combinam de ocultar das crianças o passado da casa. Mas no primeiro dia de mudança, o pesadelo se mostra real, quando Carmen e Al conhecem o porão do imóvel.

Manchas em tom marrom na parede, elevador para suspender corpos e outros itens estranhos no espaço os deixam arrepiados.

Prometendo limpar tudo, eles finalizam a mudança e ao conhecer o quarto onde irá ficar Stephen diz: ?Tem alguma coisa assustadora aqui mãe, precisamos ir embora dessa casa ou algo ruim vai acontecer conosco, algo muito ruim?.

VÃO EMBORA

Para nós que estamos lendo a solução parece simples, não fiquem aí! Porém, volte no tempo e se pergunte se seu pai ou sua mãe iriam embora de casa somente porque você diz que ela maligna! Acho que você sabe a resposta.

IGNORE OS SINAIS E ELES PARAM, CERTO?

Não, aos poucos todos começam a ser atormentados, mas fazem questão de fazer vista grossa.

A louça mudou de lugar? Eu devo ter esquecido que tirei de lá. Vultos pela casa? Eu devo estar cansada.

Sério, em determinados momentos chega a irritar, pois eles realmente não querem acreditar que existe algo de errado com a casa.

DEVO LER?

Se você não gostou de Ed e Lorraine Warren Demonologistas pois achou o livro teórico demais saiba que Lugar Sombrio é uma verdadeira história de terror, daquelas que deixa o ar mais pesado. No entanto, estejam preparados para encontrar os Warren lá pelo fim do livro e quase em uma ?participação especial?.
Luiz 14/09/2020minha estante
Vc recomenda começar por qual livro deles ?

@vcdisselivros 14/09/2020minha estante
O guia e o mais completo é Ed e Lorraine Warren Demonologistas. Lendo ele você consegue conhecer mais o casal e o estudo deles. Invocadores do Mal tem um preço mais acessível e também pode ser considerado um ótimo começo pois também apresenta os casos investigados e o início de tudo.

Cici 08/01/2021minha estante
Eu também super achei que eles mal participaram da história. Ficou muito vago a participação deles

Dani 30/01/2022minha estante
Concordo com sua resenha,o casal ed e lorrayne foram apenas uma vizita nesse livro...mas apesar disso gostei
Qual outro livro deles vc me recomendaria?

@vcdisselivros 30/01/2022minha estante
Dani, deles gosto muito de Lugar sombrio, Demonologistas e Invocadores do Mal.

Nasch 01/02/2022minha estante
Eu gostei mesmo que eles tenham aparecido no final. Curti mostrar mais sobre os acontecimentos antes deles chegarem

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Cici foi tão rápido a aparição deles que o título chega a ser ilustrativo kkkkk, mas fora isso foi uma ótima leitura.

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Nash realmente, de todos os três livros esse passa muito mais tempo com a família do que com o casal, só esperava uma maior representatividade deles já que o livro leva o nome do casal, mas é sobre isso e tá tudo bem kkk

mari.flausino 26/03/2024minha estante
Pra mim até agora o melhor livro dos arquivos sobrenaturais dos Warrens. O filme é muito bom, mas o livro é assustador. Recomendo muito

coneyisland_queen 07/01/2022

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio
Bem, quando comecei o livro logo percebi que o formato dele era diferente do primeiro livro, focando na narrativa dos acontecimentos de apenas de uma família, e não em vários casos. Em razão disso, pensei que não fosse gostar, mas fui enganada e logo estava presa a cada detalhe e acontecimento do livro. Uma coisa é certa, os Snedeker sofreram horrores nessa casa, ataques que não desejo nem ao meu pior inimigo, psicológicos, espirituais e físicos, fazendo com que eu percebesse o quão vulneráveis nós somos diante de força invisíveis no primeiro momento que nossa fé é testada.
Gostaria de dizer que, Al e Carmen, eu sei que tudo o que foi feito para vocês não caírem na realidade foi culpa do mal, mas vocês me frustraram tanto em muitos momentos, principalmente o Al. Todas as crianças, inclusive os sobrinhos testemunharam coisas erradas na casa, inclusive ele próprio, e tudo o que ele sabia fazer era gritar e sair com ignorância, sendo que tudo o que aconteceu a eles e principalmente com Stephen e com as meninas, na verdade com todo mundo, poderia ter sido evitado.
Enfim, de longe, A Assombração de Connecticut é o pior caso demoníaco e paranormal que eu já li na minha vida!
Diego 07/01/2022minha estante
Estou com 3 deles pra ver. Por qual você acha que devo começar?

coneyisland_queen 07/01/2022minha estante
Diego, começa pelo da capa branca, o ?Demonologistas?. Ele é no formato de uma entrevista, então mostra muito da vida deles, casos e como eles começaram. Depois vc lê esse que eu terminei, e por fim o vidas eternas. Vale super a pena

Diego 07/01/2022minha estante
Eu ia começar justamente por esse!! Obrigado!!!

Diego 07/01/2022minha estante
Vou seguir essa ordem que você surgiu. Obrigado!!

Samukk 15/11/2023

Mais um pra conta !
Ótimo clássico para passar o tempo. Não achei assustador e nem nada do tipo, mas a história é muito boa e bem fluida. Temos aqueles famosos clichês kkk, e algumas cenas bem malucas.
Agora falta assistir o filme, que pra quem não sabe se chama Evocando espiritos.
nati.francis 15/11/2023minha estante
o filme é bom

Samukk 15/11/2023minha estante
vou assistir no final de semana . Vou confiar na call

Lima O Limão 27/12/2023minha estante
Eu lido bem com terror lendo, mas assistindo aí já é outra situação. Eu fui procurar, clandestinamente, assistir O Cemitério Maldito, que inclusive eles adicionaram o "Maldito" no nome, não deu muito certo porque a resolução era horrível, tinha até legenda em chinês. Assisti o começo do começo, e já começa diferente do livro, mas a qualidade fez eu desistir.

Samukk 27/12/2023minha estante
Amo terror . Esse filme não me despertou interesse ( do cemitério) , mas tem outras adaptações dele, que são ótimas

D/\RK 11/03/2023

Lugar Sombrio, realmente!
"Os demônios esperam um convite antes de entrar, mas nem sempre saem quando ordenado..."

Obs: Quem espera que algum dos filmes de Invocação do Mal fora adaptado a partir desse livro, está enganado.
Aqui temos relatos de uma família diferente. Que passou por maus bocados. Os Warren demoram muito a aparecer.

Fiquei em choque com os relatos desse livro.
O que essa família passou.. e por tanto tempo!
Às vezes, a ignorância não é uma benção. Foi a primeira coisa que mais atrapalhou a resolução dos problemas que estavam enfrentando. Pois, desconhecer sobre as forças do mal e sua capacidade de ferir os vivos fez com que a tortura durasse tanto. É tipo um combustível para o mal.
A segunda coisa foi a negação dos pais, que acabou prejudicando ainda mais toda a família. Mesmo quando eles mesmos viam e presenciaram as manifestações, escolheram pensar que era imaginação. Ceticismo causado pelo medo.
E então, a terceira coisa: a demora para agir.
Depois de 200 páginas de relatos, torturas, agonias, medo... Foram muitos meses. E ainda chamaram os Warren com muita hesitação.

Gostei. Muito informativo e prende a atenção. Mudou totalmente meu conceito sobre. Os filmes são moleza em comparação à realidade.
Me causou vários momentos de tensão, o que é o esperado num livro desse, numa situação dessa.
Fiquei ??? em vários momentos.
Ed & Lorraine Warren foram anjos na Terra, sem dúvidas.
Karol 12/03/2023minha estante
Viu que a Darkside lançou mais um livro deles?

D/\RK 12/03/2023minha estante
Vi sim. Fiquei besta.

Ainda falta o terceiro livro para mim. Estou com muita curiosidade sobre. Gostei muito de Lugar Sombrio.

Karol 13/03/2023minha estante
Vou reler o 3° e me preparar para comprar o próximo kkkkk

D/\RK 13/03/2023minha estante
Kkkk sou assim tbm ?

Sergio.Augusto 05/11/2017

Exorcismo sem atenção
Imagine um livro de terror no qual o leitor percebe que está sendo enganado durante a leitura? Sim, isso acontece com o leitor desavisado de Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio. Uma história que poderia pertencer a um dos relatos do primeiro livro do casal lançado pela Darkside. Só que aqui, o autor distribui mal os acontecimentos no decorrer da narrativa. Assim, o leitor é levado a atravessar mais de duzentas páginas de eventos até que seja falado sobre o casal de exorcistas. No final, o grande acontecimento do livro, o exorcismo em si, ele é relatado em meras 4 páginas!!! Pode isso num livro de 265 páginas?!? Um conselho, se você gosta dos livros do gênero de terror sobrenatural, fuja desse livro.
leo lopes 18/01/2018minha estante
Quem leu livros como "A profecia", "O Exorcista", "O bebê de rosemary", "O demõnio do Gólgota", "Este mundo Tenebroso", citando só alguns exemplos, já leu livros que realmente representam o terror sobrenatural. Os livros dos Warrem tratam de histeria evangélica vendida como fatos reais. São pouco inventivos, repetitivos e se saem muito melhores nas telas de cinema. Após Invocadores do Mal e Demonologistas eu passo longe dos livros deste casal... histórias pobres empobrecem meu espírito...

Jossi 13/11/2019minha estante
Estou lendo e estou gostando bastante. Para mim o exorcismo, a presença do Demo e seus asseclas, etc., podem ficar para o final. O suspense que permeia as primeiras páginas do livro valem ouro!!! É assustador e, ao mesmo tempo, nos prende, porque são muitas as perguntas que surgem durante a leitura: quem são as criaturas? Por quê o pobre menino doente tinha que ser a principal vítima? Por que os pais são tão cabeças-duras? De onde vem as entidades malignas? Como o povo americano do século XX pode ser tão materialista e teimoso, negar até o último minuto que coisas bizarras sob o seu nariz NÃO podem ser normais? Enfim... o suspense está me agradando muitíssimo.

Roberta 24/03/2021minha estante
E o final mal amarrado? Afinal pelo visto o exorcismo NÃO funcionou, vc não sabe o que aconteceu com o tal Stephen e os ilustres Warren foram figurantes pontuais. E os acontecimentos me pareceram bem forçados pra parecerem assustadores. Bem mais ou menos mesmo

Kirla 02/12/2023

Ótima história, bem envolvente, mas o final ficou um pouco corrido. Queria saber mais do pós exorcismo, como a família ficou, como as crianças ficaram.
~Bruh~ 02/12/2023minha estante
Eu amoooo esse livro ?

Kirla 02/12/2023minha estante
Me diverti bastante lendo!

~Bruh~ 02/12/2023minha estante
Quero muito comprar o 4

Jéssica Aguiar 20/05/2021minha estante
Vi em algum lugar que após os eventos narrados no livro, outro padre precisou voltar e realizar outro exorcismo, pois alguns eventos voltaram a reaparecer.
Se não me engano a casa foi vendida pra outra família algum tempo depois, e o filho que fazia tratamento de saúde chegou a constituir família, mas morreu de câncer há alguns anos.
Já ouvi falar desse caso pois é muito famoso e teve até adaptação pro cinema, mas ainda pretendo ler o livro.

gustavoqa 20/05/2021minha estante
Sim sim, tem um filme acho que de 2007. -spoiler do fim do livro a seguir- no final ele fala sobre a família conseguir se mudar e que sempre vinha uma família nova para a casa e que logo depois saia pq continuava acontecendo coisas. Mas foi bem por cima que foi falado no livro e também não chegou a falar sobre um novo exorcismo

Jéssica Aguiar 20/05/2021minha estante
Ah eu até vi o filme mas já tem muitos anos. Pelo que lembro do que pesquisei, depois desse outro exorcismo (feito por outro padre que não estava nesse caso dos Warren) não teve mais nenhuma atividade estranha. Mas é muito difícil conseguir separar o caso dos boatos.

Mari 18/04/2022

Livro sombrio
A princípio, eu não esperava uma história específica que se desenrolasse com as páginas, mas foi isso que recebi. Confesso que estava receosa no começo, mas acabou superando minhas expectativas, sendo assim um livro muito bom e bem escrito. O fato da história ser real não deixa muito espaço para críticas, uma vez que se os fatos fossem alterados, não teria a importância que tem. Só li o livro durante o dia e houveram partes de arrepiar, e curiosamente (ou nem tanto) perdi noites de sono quando deixei o livro na minha cabeceira. Pode ser só psicológico, mas sendo eu uma pessoa cristã com muita fé em Deus e que acredito na existência de forças malignas, posso dizer que talvez os pesadelos, as noites acordando por volta de três horas e as sensações bizarras foram consequências de uma boa leitura. Mal posso esperar para comprar outro.
mimi 18/04/2022minha estante
que análise boa, estou com vontade de ler

Mari 19/04/2022minha estante
Leia!! Eu recomendo mt se vc tá procurando uma história de terror mesmo, pq soube que os outros livros são mais teóricos

Leitora 20/04/2022minha estante
Uau, tô pra ler esse livro e ainda bem que li isso!

larissa 27/07/2021

Lugar Sombrio
Primeiramente eu gostaria de informar que sim, eu consegui ler esse livro todo, depois de 3 Anos com esse livro parado na minha estante, sem coragem para começar a ler, eu resolvi de uma vez por todas criar coragem e lê-lo, lógico que com algumas precauções ??

Mas vamos lá, esse livro conta a história de um dos trabalhos dos Warren, onde uma família se muda para uma casa que antigamente era uma funerária e onde acontecia atos de necrofilia, isso já é citado prefácio, e aí por conta disso um demônio se apossou da casa. E aí ao se mudarem pra casa começa a acontecer coisas e estranhas e a ficar todo mundo louco, até resolverem pedir ajuda aos Warren. Bem é basicamente isso.

Eu tive que ficar uma semana sem pegar no livro porque eu simplesmente estava tendo pesadelos ?
Mas depois de muita luta, consegui terminar.
Ray 27/07/2021minha estante
Ainda não consegui começar o primeiro kkkkkkk

larissa 27/07/2021minha estante
Kkkkkkk, eu super te entendo, enrolei 3 Anos pra poder ler esse ?

Maria Clara | @aclaraleu 21/04/2023minha estante
Nossa, achei que só eu tinha notado isso. Achei o autor exagerado e a escrita tão chatinha..

Maria Clara | @aclaraleu 21/04/2023minha estante

Bart 05/11/2019minha estante
O comentário mais racional que li até o momento. Concordo com tudo que você disse. Parabéns.

Bárbara 14/11/2019minha estante
Muito obrigada, Bart. ?

Fabio 01/04/2019

LUGAR SOMBRIO não é ficção!
Após ler ED & LORRAINE WARREN – DEMONOLOGISTAS, fiquei curioso e até mesmo ansioso para ler “LUGAR SOMBRIO”, por se tratar de apenas um caso específico e provavelmente se ter uma descrição muito mais detalhada dos acontecimentos.
Ao contrário do que li em algumas resenhas de outros leitores, o livro não me decepcionou nem um pouco.
Se você procurar por esses dois livros no catálogo da DarkSide, verá que estão classificados como NÃO FICÇÃO e é esse o caso.
Quem lê esse livro procurando uma estória fictícia de terror, provavelmente pode se frustrar. Mas quem tem interesse pelo tema e já procurou conhecer um pouco mais do assunto, vai perceber que o escritor seguiu uma cronologia bem fiel quanto ao que realmente ocorre em casos classificados como sobrenaturais.
Embora o título do livro destaque o casal Warren, eles não são o foco nessa história e creio que propositalmente.
O foco do livro é descrever os acontecimentos ocorridos com a família Snedeker ao se mudarem para a casa, bem como o quão grave é esse tipo de situação.
Como os próprios Warren dizem no primeiro livro, o objetivo deles é relatar tais acontecimentos, pois a única forma de evitar e combater o “mal”, é sabendo como ele atua e que, definitivamente, ele existe.
Rachelsilva28 08/04/2019minha estante
Exatamente vc captou o que o livro passa , que e fã de Ed e Lorraine sabe que o foco e a história real e os acontecimentos os dados por eles estudados não tem ficção não tem muita enrolação ou muita "maquiagem " na história

Fabio 09/04/2019minha estante
Exatamente isso Rachel. Na vida real as coisas são bem diferentes, mas não menos interessantes.

gabri(ela) 11/06/2021

um livro que me deixou com medo.
muito melhor que o primeiro livro dessa trilogia dos Warren, enredo mais bem escrito e uma história muito forte narrada. com certeza me conquistou e me deixou ainda mais fascinada pelos Warren, pela sua história e pelos seus casos.
Lua 11/06/2021minha estante
fiquei com vontade de lerrr

gabri(ela) 11/06/2021minha estante
se você morasse perto, eu te emprestava

Diego 08/06/2023

Achei melhor que o primeiro
Gostei do livro. Achei melhor que o primeiro. A história dessa família é sinistra e você sofre junto com ela. Achei que o final foi muito corrido. O exorcismo só foi acontecer com 95% do livro. E exploraram bem pouco o pós-exorcismo. Queria que o final tivesse sido melhor explorado. Ainda assim, recomendo!
Juliana.Anzai 10/06/2023minha estante
Qual seria o primeiro ?? Eu comprei os 3 e até agora não sei por qual deles devo começar.

Diego 10/06/2023minha estante
Demonologistas é o primeiro. Esse é o segundo. Vidas Eternas é o terceiro.

Cezarin 16/01/2022

Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio
Livro intenso, que te faz entrar na história, sentir o que os personagens sentem, ficar tenso e quando tudo começa de fato acontecer, é necessário fazer pausas para raciocinar os acontecimentos e recuperar o fôlego.

Que livro incrível!

Porém... sempre tem um porém não é?!

Ed e Lorraine aparecem pouco, quase no final. A história demora um pouco para avançar, mas quando avança, você não quer mais parar de ler. Quando chega de fato nas criaturas demoníacas, nos acontecimentos mais "pesados", se torna necessário algumas pausas, pois acaba tendo informações que mexem com o psicológico (pelo menos um pouquinho)!

Uma história que renderia um bom filme, mas com MAIS Ed e Lorraine, por favor!
Mabi 16/01/2022minha estante
Disse tudo... Eu nunca li dois livros ao mesmo tempo.. mas quando eu comecei a ler esse aí... Tratei logo de arrumar um outro livro, mais leve... Pra respirar um pouco enquanto processo essas informações.

Mabi 16/01/2022minha estante
Concordo totalmente.