Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Rápido e devagar: Duas formas de pensar Daniel Kahneman

Resenhas -

Camila 26/11/2022

Alto nível de Conhecimento, porém leitura difícil
Esperava outra proposta de conteúdo por esse livro, mas aa informações superaram minhas expectativas. Riquíssimo em teorias e conceitos avançados de economia e psicologia comportamental. Autor ganhador do Prêmio Nobel e com dados muito atuais e úteis . A leitura é difícil, más recompensadora.

22/11/2022

Foi uma longa jornada, longos meses pra terminar esse livro. É um livro muito denso e longo. O autor aborda o assunto exaustivamente, às vezes não de maneira positiva. É muito fácil se perder e isso torna o livro um pouco cansativo. Talvez se fosse um pouco mais conciso, a minha avaliação e aproveitamento seriam maiores. Mas, indiscutivelmente, é um livro bom. Imagino que seja melhor aproveitado por pessoas da área, que estudam o assunto, e utilizam o livro como fonte. Pra nós, meros mortais, fica cansativo mesmo.

Marlon.Rocha 15/11/2022

Sensacional porém alguns momentos maçantes
Livro que cita muitas informações e pesquisas valiosas sobre o funcionamento de nosso cérebro (sistema 1 e 2) e muito mais.

Aline 12/11/2022

Decisão
Cada decisão e escolha que fazemos sofre várias influências. Estar ciente sobre elas nos ajuda a fazer escolhas mais conscientes.

Claudia.Volpi 10/11/2022

Livro surreal, didática perfeita pra entendermos como funcionamos com facilidade e leveza. Li duas vezes de tão surreal que é a escrita e como ela nos absorve no assunto

Jolly 30/10/2022

Livro denso, fiquei meio perdido em vários temas e capítulos, mas isso é por conta da minha mania de fazer uma mistureba literária!

Pareceu mais um livro daqueles tipo "consulta"

Muita coisa eu li e passei batido ?

Recomendo, apesar de me sentir meio estranho ao recomendar...

Stella Paul 28/10/2022

Folheei
Eu obviamente não li tudo, e com certeza vou tentar pegar ele novamente pra ler, mas é um livro denso e não sei se é tão significativo assim pra ser tão grande ? acho que vale muito mais a pena ler um resumo se sua área não tem a ver com isso e você tá lendo por pura curiosidade, como eu. E é o que vou fazer: pegar os pontos principais e ler o resumo. Porque eu sei que as ideias expostas pelos pesquisadores são muito interessantes, mas ele divaga muitooooo

Alvazir de direito 19/10/2022

Espetacular
A leitura possui um viés mais científico. Aponta exemplos e inúmeros testes para comprovar e observar como nossas intuições e pensamentos racionais/lógicos se comportam diante de variadas situações. Recomendo fortemente a leitura!

Diego 14/10/2022

Ótimo livro
Como muitos falaram, o livro é denso e repetitivo em alguns momentos. Mas o último capítulo me fez gostar bastante de tê-lo lido.

Juli 12/10/2022

VÁ COM CALMA...
O autor trás inúmeras informações sobre como nosso inconsciente atua no dia a dia frente aos estímulos. Em linhas gerais existem dois modos de reagir as situações cotidianas, um seria o "pensamenro rápido" chamado de sistema 1, que se trata de uma reação automática intuitiva e que em muitas das situações não condizem com a realidade, e a outra é o "pensamento lento" dito como sistema 2, que requer esforço cognitivo diante das situações, e que é mais cauteloso e até preguiçoso.

O autor trás também conceitos como "Priming" que em geral se trata que nossas escolhas são manipuladas por um contexto que você está inserido.

Menciona também sobre a "Ancoragem" que pode ser pensada como uma manipulação estipulada em números que te submetem antes de voce responder ou refletir sobre o real valor tendenciando você ao número aproximado manipulado.

É visto também sobre o "Efeito halo" que te faz ser mais ameno nas suas decisões para uns e mais ríspido para outros frente ao mesmo estímulo.

Explica também sobre a "Ciencia de disponibilidade" que em geral o que está mais disponivel para o nosso saber nos desperta mais atitudes frente a tal disponibilidade e como a mídia nos conduz neste sentido.

Aversão a perda, que reflete o nosso limiar de ganhos e perdas, nosso julgamento com o que é vantagem ou não e como somos manipulados neste sentido.

Pico-fim, que demosntra através de experimentos que tendenciamos a fazer escolhas com base na sensações mais marcante "pico" e o que aconteceu no final "fim" por mais que a escolha melhor seja outra que nos trouxe melhores experiências.

Em fim, há muito mais no livro.... boa leitura.

???
douglas.dias.90 15/11/2022minha estante
Muito boa descrição

Marcia 06/10/2022

?Nada na vida é tão importante quanto você pensa que é, quando está pensando a respeito.
Passamos grande parte de nosso dia antecipando, e tentando evitar, o sofrimento emocional que causamos a nós mesmos. Até que ponto devemo levar a sério esses resultados intangíveis, as punições (e ocasionais recompensas) auto infligidas que vivenciamos ficando de olho no placar de nossas vidas??

Sarja 03/10/2022

Um livro realmente muito bom. Não é uma leitura simples e necessita de atenção, ou melhor de um bom uso do seu Sistema 2, rsrs.

De fato, uma vez que você ler o livro estará muito mais atento com o modo que efetua suas escolhas e tomadas de decisões.
Possui também ótimos insights para quem trabalha com vendas e marketing.

Sidélia 10/09/2022

Nem todo Nobel
Como o título diz, o autor tenta explicar como é acionado racionalmente a parte que processa informações por impulso e a parte que organiza melhor as informações para a tomada de decisão.

Através de uma série de pesquisas o autor vai explicando que não somos tão inteligentes assim e vai exemplificando diversas ações que temos por impulso e como podemos ter mais atenção e evitar essas ações.

O tema e a intenção são excelentes, no entanto o livro não é fácil de ler, rapidamente, torna-se massante e a gente perde o foco.

Me parece que o intuito inicial era explicar as pessoas como esse "rápido" e "devagar" funcionam e dar algumas dicas em partes cumpre isso, mas lá para o meio o livro fica difícil de ler e parece a apresentação de uma palestra para estatísticos e pesquisadores da área, isso não é exclusivo desse livro, muitos livros sobre comportamento e produtividade perdem o fôlego da metade para o final.

Daniel, o autor ganhou o Nobel de Economia, nada contra, mas procurem premiações voltadas para literatura como o próprio Nobel que tem o seguimento de literatura e Pulitizer. A não ser que vc goste do tema ou esteja estudando o assunto.

Por fim, não recomendo para uma leitura descompromissada.

Esther 08/09/2022

Incrível
Que livro incrível! Um grande estudo para sabermos como de fato acontece a tomada de decisões. Pondo abaixo tudo aquilo que acreditávamos.

Felipe 02/09/2022

Bom, mas recomendável para quem está acostumado a ler
Esse livro possui um estudo muito profundo sobre as duas principais formas de tomada de decisão do cérebro humano e, o que é mais legal, ao longo dos capítulos vários estudos são utilizados para validar as teorias das formas de pensar.

O conteúdo é muito agregador e importante para quem gosta ou quer aprender sobre o cérebro humano e a forma que tomamos decisões, às vezes de forma consciente, às vezes inconsciente.

O único ponto negativo ao meu ver é que a conteúdo é bastante profundo, detalhado e técnico, bem como o livro é bastante extenso, ou seja, são mais de 500 páginas de conteúdo pesado e complexo e para dar conta dessa leitura é preciso já ter o hábito da leitura e alguma intimidade com o tema, caso contrário deixe a leitura mais para frente.