Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

arthurzito 30/07/2023

Sobre a brevidade da vida é uma obra brilhante escrita pelo filósofo Sêneca, que aborda uma temática profunda e reflexiva sobre o valor do tempo e a fugacidade da vida humana. Confesso que fiquei impressionado com a habilidade narrativa do autor, que soube transmitir seus pensamentos de forma clara e objetiva.

O livro é uma leitura rápida, porém, extremamente intensa. Sêneca nos conduz por uma análise profunda sobre a maneira como utilizamos nosso tempo e como muitas vezes nos deixamos levar por preocupações fúteis e superficiais, perdendo de vista o que realmente importa na vida.

Acredito que a mensagem central do livro seja muito relevante nos dias atuais, onde estamos constantemente imersos em uma sociedade frenética e competitiva. Sêneca nos convida a refletir sobre a importância de valorizar cada momento, buscando a sabedoria e o autoconhecimento como guias para uma vida mais plena e significativa.

Comparando com a obra de Epicuro, percebi diferenças sutis, mas marcantes. Enquanto Epicuro enfatiza a busca do prazer como forma de alcançar a felicidade, Sêneca concentra-se na ideia de aproveitar a vida com sabedoria, sem se deixar levar pelos excessos e pelas ambições desmedidas.

naoseisegostodeler 21/07/2023

Grande obra de Seneca, que embora tenha sido escrita a cerca de dois mil anos consegue manter-se atualíssima. Retrata a postura de uma pessoa sábia perante a brevidade da vida e que, embora a ela seja teoricamente curta, o sábio não tem amarras ao tempo, está junto a ele Platão e Sócrates, Tomás de Aquino ou Nietzche; para aquele que não desperdiça sua vida com trabalho além da conta, com vícios e álcool, a ele está reservada a eternidade: não a eternidade tal qual imaginamos a priori, mas a eternidade transcendente e intelectual.

Atteneee_ 18/07/2023

Uma leitura prazerosa e extremamente rica.
"Ora, o sábio está contíguo e próximo aos deuses; exceto pela condição mortal, é semelhante a um deus. Ao esforçar-se e dirigir-se para planos elevados, ordenados, tranquilos, que seguem um fluxo uniforme e harmônico, que são serenos, benignos, criados para o bem de todos, benéficos para si e para os demais planos, ele não cobiçará nada de insignificante, nada irá lamentar. Aquele que, apoiado na razão, avança com ânimo divino em meio às vicissitudes humanas, não tem onde receber uma injúria."

Só nesse livro já é contido tudo que alguém precisa pra começar a viver o estoicismo. Não existe ninguem mais liberto e bem aventurado que aquele que estuda e conhece a si mesmo, é uma leitura necessária a todos.

Wesley 04/07/2023

Surpreendente. Uma análise da fugacidade da vida.
Primeiro livro que leio do Sêneca. O livro se encaixa perfeitamente nos dias atuais, o que demonstra a qualidade indiscutível da obra. Quanto ao conteúdo, o livro nos faz refletir sobre o uso e entrega do nosso tempo em atividades banais, bem como traz uma reflexão sobre o porquê o ser humano luta ferozmente por seus bens e, com relação ao tempo, bem mais precioso, é complacente com sua perda. Enfim, uma obra que vale a pena ser lida, pois demonstra que, há anos, o homem já enfrentava problemas com a administração do seu próprio tempo.

Weslley 01/07/2023

Efemeridade: A vida em restrospecto
Um livro que nos convida a refletir sobre a brevidade da vida, despertando a consciência para a importância de aproveitar cada momento e encontrar significado em meio a fugacidade do tempo. Uma leitura essencial para abraçar a urgência de viver plenamente.

skuser02844 16/06/2023

Sobre a brevidade da vida
Sabe,é um livro que traz muitas reflexões e pra quem tá começando a ler filosofia(como eu) é uma boa opção.Alguns exemplos me pareceram irreais,talvez pq ele usa imperadores e trigo e essas coisas pra exemplificar o que ele quis dizer.E apesar de ser curtinho eu tava com uma preguiça pra ler,nn sei se por causa da escrita ou simplesmente porque não me senti muito interessado,mas no fim valeu a pena.Algumas das reflexões foram muito úteis pra mim e me deram uma motivação ABSURDA,q mds!!

"Volta-te a esses estudos! Agora, enquanto o sangue ferve, deve-se ir, com determinação, para o melhor. Grande número de bons conhecimentos te esperam neste gênero de vida: o amor e a prática das virtudes, o esquecimento das paixões, o saber viver e morrer, enfim uma grande tranquilidade."

Bruno.Cajado 07/06/2023

Um mês após lê-lo, continua estupendo
Um dos melhores livros que eu li na minha vida. Ideias simples e robustas, de quase dois milênios, mas que cabem muito bem na modernidade - pois as sensações e aflições humanas parecem ser atemporais. Vale muito!

Simone_literatus 04/06/2023

Vale reler mensalmente. Livro indicado pelo meu terapeuta.
A tradução da versão digital é diferente da impressa. Fiquei na dúvida de qual gostei mais. Mas os pesquisadores indicam a edição da Penguin. Penso que fugir do automático é o maior desafio da vida. Refletir sobre a arte de viver, a passagem do tempo, a importância da razão e da moralidade é o mote desse livro.

Clodoviews 31/05/2023

Filosofia
Nunca tinha lido Seneca. Livro bastante voltado para a evolução pessoal, tanto psicológica quanto espiritual. Livro para ser lido e relido com calma, sempre fazendo anotações.

Aimme 25/05/2023

Sêneca dá exemplos de como o nosso tempo de vida é gasto de maneira tão fútil e simples, e como um sábio se revela ao receber insultos e injúrias, muito bom

Ari 10/05/2023

A vida é breve e eu perdi meu tempo lendo esse livro
Decidi ler esse livro por pura curiosidade : ? sobre a brevidade da vida ?. Obviamente desde os primórdios da nossa existência havia o conhecimento de que a vida na terra era passageira, porém fiquei curiosa em saber como era essa visão em épocas atrás ( já que o livro é escrito pelo filósofo Sêneca ). Confesso que me empolguei bastante no início pois ele trouxe diversas frases que podem ser até clichês mas que são as famosas ? frases óbvias que precisamos ler ?. Depois de um tempo o livro foi ficando cansativo. Ele é dividido apenas em dois ? grandes ? capítulos : sobre a brevidade da vida e sobre a firmeza do sábio ?. Devido o tempo, não consegui ler um capítulo completo em um só dia, o que me fez ficar perdida em algumas partes. Para mim, foi uma leitura um pouco difícil. Contudo, o livro apresenta reflexões bastante pertinentes. De um modo geral, não indico a leitura. Acredito que seria mais produtivo pesquisar o resumo do livro no caso de curiosidade e talvez aprofundar um pouco mais sobre o tema assistindo vídeos no YouTube sobre o estoicismo ( caso ache o assunto interessante ).
Sobre o título da resenha : com toda certeza Sêneca está se revirando no túmulo nesse momento, porém, vale ressaltar que é minha opinião, e eu acredito que teria como absorver o mesmo conteúdo de uma forma mais rápida e menos cansativa.

Luana 09/05/2023

Maravilhoso. Traz reflexões pertinentes de como se aproveitar melhor a vida e não perder o nosso tempo valioso sobre a terra. Super indico.

Pedro.Goncalves 02/05/2023

Uma vida mal vivda é breve, o sábio não se abala.
Inicialmente, expondo sua visão sobre a vida, Sêneca, trouxe uma reflexão fundamental há todos: é de fato a vida breve?
   Após ler a primeira parte da obra, conclui que não; a vida bem vivida não é breve. Contudo, a vida em que se luta pelo ignóbil, trabalha-se à guisa da ambição, do orgulho, ou ainda por prazeres efêmeros; essa sim é breve, uma vez em que se perdem anos em aspirações triviais e incompletas.
   Além disso, um argumento interessantíssimo de Sêneca é a distinção entre viver e existir. Uma visão que iluminou para mim o conceito de tempo dentro da subjetividade humana.
   Outrossim, creio que a Breviedade da vida é um pilar para se ter na atualidade, em que o tempo é "escasso"; haja vista que ela põe em cheque as buscas materialistas do nosso quotidiano, que tanto anos nos pesam.
   Posteriormente, na segunda obra " Sobre a Firmeza do Sábio" a defesa que uma postura altiva é inspiradora. Discutindo sobre como o sábio age

Belizário 23/04/2023

Um bom livro
Para quem se interesse ao estudo epistemológico da filosofia de Sêneca, ou aos estudiodos do estoicismo ou da Filosofia de maneira geral, é um bom livro.
Mas, para mim, assim como talvez o seja para muitas outras pessoas, foi uma leitura difícil e um pouco cansativa.
Pois, trata-se de proposições formuladas em outro contexto de espaço-tempo.
Contudo, é possível absorver algumas coiaas úteis e aprazíveis.
De um modo geral, é um bom livro. Porém, não o recomendaria a qualquer um...