A Bíblia da Mulher

A Bíblia da Mulher Vários

Resenhas - A Bíblia da mulher

z..... 04/08/2023

Edição 2010 - ARC (Letra Gigante)
CONTINUAÇÃO DOS REGISTROS - PARTE 3

04/08/2023 - Isaías 35 a 40
A passagem fala de aflições que viriam com os assírios e babilônicos.
No cap. 39 o rei israelita comete erro grave, parecendo confiar mais na política do que no livramento e sabedoria em Deus. Colheu consequências...
- Isaías 40:28-31 são verdades maravilhosas sobre livramento e renovo no Senhor.

05/08/23 - Isaías 41 a 45
- 44:9-20 - Entre as passagens em Isaías contra a idolatria essa é das mais expressivas sobre a insignificância dos ídolos, referenciados até com ironia.

06/08/23 - Isaías 46 a 50
"Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti." (Isaías 49:15)

07/08/23 - Isaías 51 a 55
Entre as notas, destaco a tabela de profecias em Isaías que se cumpriram em Jesus, o que mostrar o caráter messiânico do livro.

08/08/23 - Isaías 56 a 60
"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;" (Isaías 59:1)

09/08/23 - Isaías 61 a 66
- 61:1-3 - Estes versículos sobre o Messias se cumpriram em Jesus, que a leu na sinagoga (Lc 4:16-21). Estudiosos também acreditam que era entoado como cântico.

10/09/23 - Jeremias 1 a 4
Deixo em registro o contexto de tensão em que o livro foi escrito, quando havia disputa por poder em três potências próximas a Israel (Egito, Assíria e Babilônia), prevalecendo no recorte histórico os babilônicos, que promoveram destruição do templo em Jerusalém. Jeremias pregou mensagens de julgamento e esperança.
As notas trouxeram interessante tabela com a cronologia do contexto do livro.

11/08/23 - Jeremias 5 a 9
"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riqueza; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." (Jeremias 9:23-24)

12/08/23 - Jeremias 10 a 13
Vemos um contexto de idolatria, prostituição e decadência espiritual em Israel, também a Assíria e Babilônia assolando povos e nações. O juízo de Deus é pregado.
- 12:01 - é curioso o versículo, com os israelitas questionando por que prosperavam os ímpios... Algo questionado hoje...
- 12:05-06 - tem resposta metafórica, falando da fadiga do povo em perseverar no Senhor, e para não confiar na ilusão da sedução do pecado. Os homens que vão a pé é alusão aos profetas, que os israelitas se cansavam da pregação; os homens que vão a cavalo sugere confiança no poderio militar do inimigo babilônico, onde a palavra de Deus era rejeitada em prol da segurança dos homens. O povo é advertido a não se fiar neles, ainda que digam coisas boas. O povo, mais para frente, vai entender... Isso tudo é alerta para não se deixar enganar e, independente das circunstâncias (como a prosperidade dos que rejeitavam a Deus) perseverar no Senhor é o melhor. Uma resposta de perseverança quando há tentação.

13/08/23 - Jeremias 14 a 17
Os capítulos profetizam mal que viria a Israel, por causa da decadência espiritual, e em meio a essas adversidades vemos palavra de incentivo e bem-aventurança em servir a Deus.
- Cap. 14 - profecia sobre seca.
- Cap. 15 - profecia sobre desterro da nação.
- 15:11-12 - mostra o pecado do povo, principalmente de idolatria.
- 17:5-8 - uma mensagem de incentivo semelhante ao Salmo 1.
Felicidades em Jesus a todos os pais!

14/08/23 - Jeremias 18 a 21
Profecias do juízo vindouro de Deus e chamada para mudanças.
- No cap. 18 a profecia usa metáfora do oleiro, que molda e quebra o vaso conforme for necessário. O povo sofreria no cerco e invasão de inimigos.
- O cap. 19 mostra metáfora de botija quebrada no Vale de Hinom, que era uma espécie de lixão e cemitério nos arredores de Jerusalém. Jeremias foi para lá com algumas pessoas, profetizou a decadência da nação e quebrou a botija, simbolizando o juízo de Deus. A decadência espiritual do povo era tão grande que sacrificavam filhos na idolatria e isso se voltaria contra a nação, que seria tão afligida por cerco inimigo que devorariam uns aos outros na fome.
- O cap. 20 mostra cenário parecido ao de hoje em relação à ruína espiritual e indiferença diante da mensagem de Deus. Jeremias foi ferido e preso a mando de um alto funcionário em Jerusalém. Quando solto entrou em tristeza, a ponto de expressar sentimentos parecidos aos de Jó na provação, questionando sobre o mal e desejando não ter nascido para ser impactado por ele.
- Cap. 21 profetiza a Babilônia destruindo Jerusalém e o povo sendo levado cativo.

15/08/23 - Jeremias 22 a 25
É um livro impactante, que mostra ruína espiritual e juízo vindouro. O registro da passagem vai para a esperança de restauração no Messias. Essa é a salvação para esse mundo...
"5. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra.
6. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Jeremias 23)

16/08/23 - Jeremias 26 a 30
Além da corrupção a hostilidade era grande para quem verdadeiramente anunciava a Palavra de Deus. O desejo era de ouvir só coisas boas.
- No Cap. 26 Jeremias foi enviado por Deus para pregar no templo, predizendo a ruína. Correu perigo de vida. O capítulo cita também outro profeta de Deus que profetizava segundo o Senhor, de nome Urias. Só nesta passagem tem nome citado na Bíblia. Ele foi morto a mando do rei. Tentou se esconder no Egito, mas foi encontrado e assassinado, por pregar a decadência do povo, juízo de Deus e necessidade de arrependimento.
- O Cap. 27 tem a passagem em que Jeremias passou a usar e profetizar com cangaça no pescoço, simbolizando o cativeiro.
- O cap. 28 cita um falso profeta (Hananias), que pregava só o que o povo queria ouvir (a paz) e se opunha às profecias de juízo e ruína através da Babilônia. O falso profeta tirou e quebrou a cangaça (ou jugo) do pescoço de Jeremias, numa espécie de contestação ao que Jeremias profetizava. Morreu pouco depois que Jeremias redarguiu revelando o juízo vindouro.

17/08/23 - Jeremias 31 a 35
- Cap. 32:2-5 - Jeremias é novamente preso, a mando do rei, por profetizar o que não queriam ouvir.

18/08/23 - Jeremias 36 a 40
- 36:27-32 - A Palavra de Deus não pode ser destruída. O rei de Judá mandou destruir o rolo que Baruque havia escrito com as palavras de Jeremias. Resultou depois em expansão dos escritos e o rei colheu triste sina por sua rebeldia a Deus.
- No cap. 39 o cumprimento do juízo de Deus, quando Jerusalém é invadida e assolada por Nabucodonosor em 586 a.C.

19/08/23 - Jeremias 41 a 46
Nessa passagem vemos que alguns judeus tentaram fazer rebelião e, sendo mal sucedidos, fugiram para o Egito. Percebemos que não era essa a vontade de Deus, mas da nação cativa sujeitar-se e, nessa condição, buscar libertação em Deus, não por suas forças. A solução estava na sujeição ao Senhor. Muitos voltaram-se mais ainda para a idolatria, aumentando o contexto de pecado que levou à destruição de Jerusalém e tomada da nação pela Babilônia.

20/08/23 - Jeremias 47 a 50
A passagem fala sobre nações próximas a Israel, até aparentadas (como Moabe e Amom) que também sofreriam juízo por seus pecados, com o assolamento da nação através da Babilônia. Além das duas mencionadas, as outras seriam o Egito e a Filisteia, e depois a própria Babilônia.

21/08/23 - Jeremias 51 e 52
- 51:11 - o capítulo fala do juízo de Deus que atingiria também a Babilônia. O versículo cita a Média (Império Medo-Persa) que seria usada em juízo sobre a Babilônia, como esta fez com Judá e outras nações. O povo cativo, citado no capítulo, é exortado e edificado a voltar-se a Deus no meio das seduções dos babilônios.
- O cap. 52 é detalhista da invasão de Jerusalém e Judá pela Babilônia, com destruição dos muros da cidade, de casas e do templo, que também foi saqueado. Deixaram na cidade apenas as pessoas mais simples, sendo as demais mortas ou levadas cativadas. Foi uma tragédia para a nação, que irá refletir no livro Lamentações de Jeremias.

22/08/23 - Lamentações de Jeremias 1 a 5
- 1:18 - versículo do reconhecimento da cidade não como vítima da calamidade, mas como responsável por sua rebelião. O reconhecimento do pecado é fundamental para transformações diante de Deus.
Lembrei da pregação do pastor na congregação sobre a justiça dos homens e de Deus... Na humana o réu tenta se isentar ou minimizar culpas para ser absolvido; enquanto na divina o réu tem que assumir suas culpas diante de Deus para ter a absolvição pelo Senhor.
Glória a Deus! Dia festivo! 96 anos de minha avó e 64 anos da Congregação Bete Seã!

23/08/23 - Ezequiel 1 a 5
- O livro foi escrito no contexto do exílio, muitos sucumbiram mais ao pecado e as profecias por Ezequiel falam de mais juízo vindouro e também restauração em Deus.
- 5:10 - cenário caótico em Judá e profecia que fala do espalhamento do povo pelas nações.
- 3:1-6 - o livro tem muitas profecias em metáforas, nesse trecho está explícito a aceitação da Palavra de Deus. Ezequiel literalmente a come.
- No cap. 4 vemos simbologia da decadência espiritual, com Ezequiel, entre outras simbologias, ter ordenança de preparar o alimento sobre fogueira de fezes humanas. O Senhor permitiu que ele trocasse por esterco de gado.

24/08/23 - Jeremias 6 a 10
A passagem fala do juízo de Deus, a idolatria é um dos pecados mais comuns, introduzida até no templo e altares construídos para isso que chamavam Os altos.
- 8:3 - mostra uma tal imagem de ciúmes, provavelmente Asserá, deusa cananeia.
- 8:14 - cita o Tamuz, deus babilônio.

25/08/23 - Ezequiel 11 a 13
- 13:3 - "Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito e não viram nada!"
- 13:5 - é metáfora à ação do verdadeiro profeta do Senhor, que sempre promove a restauração com Deus.

26/08/23 - Ezequiel 14 a 18
- O trecho fala contra a idolatria e prostituição da nação, também chamando para restauração da comunhão com Deus.
- 18:21 - "Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá."
- O cap. 17 fala da parábola de dias águias e videira, com as notas explicando o contexto de cativeiro de Israel na Babilônia. A primeira águia é Nabucod9nosor, a terra é a Babilônia e a ponta alta é o rei Joaquim, de Judá, levado cativo. A segunda águia é faraó, que Zedequias, tio de Joaquim, deixado por Nabucodonosor como rei fantoche em Judá, tentou se rebelar buscando ajuda com faraó, o que provocou a ira e retaliações dos babilônios.

27/08/23 - Ezequiel 19 a 22
No momento, o destaque da leitura bai para duas parábolas no capítulo 19, da leoa e depois do vinheiro. As notas não esclareceram devidamente, mas ambas tem o contexto de dominância de Judá pelos babilônios.

28/08/23 - Ezequiel 23 a 26
- Cap. 23 - destaque para a parábola de Oolá e Oolibá, irmãs que se prostituíram, uma simbolizando Samaria e outra Jerusalém, capitais dos reinos do Norte e Judá, portanto, do povo israelita.
- Cap. 24 - destaque para a parábola da panela, que estava cheia de impurezas e sangue, simbolizando a insensibilidade moral, corrupção e violência praticadas descaradamente no povo.
- Cap. 25 e 26 fala de profecias do juízo de Deus sobre Amom, Moabe, Filistia, Jerusalém e Tiro. Sobre Jerusalém a profecia foi triste para Ezequiel, pois Deus usou a morte da esposa do profeta para anunciar dramas que viriam. Tem uma nota com informações específicas sobre ela e o texto bíblico dá a entender que era serva de Deus auxiliadora no ministério de Ezequiel.

29/08/23 - Jeremias 27 a 30
Profecias sobre Tiro, Sidom e Egito. Destaque para o cap. 28 na analogia do rei de Tiro com Satanás. O contexto de busca de grandeza é metafórico à vaidade e busca de glória pessoal na vida do Satanás.

30/08/23 - Ezequiel 31
Profecia sobre a queda do Egito, similar a uma parábola sobre árvore frondosa.
Que lua linda hoje! É a chamada Lua Azul!
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmos 19:1)

31/08/23 - Ezequiel 32 a 35
"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?" (Ezequiel 33:11)
- Em meio às profecias sobre o juízo de Deus a gente vê a misericórdia de Deus sempre anunciada em busca de restauração do povo.

01/09/23 - Ezequiel 36 a 40
- Cap. 36 - dá para fazer paralelo com o cap. 6, onde Ezequiel profetiza o juízo de Deus; no cap. 36 a mensagem é de restauração.
- Cap. 37 - nele se registra a visão do vale dos ossos secos, metáfora à restauração do povo de Israel que se encontrava espalhado no exílio.

02/09/23 - Ezequiel 41 a 44
Passagem com destaque para visão e restauração do templo do Senhor.
Das notas gostei da tabela "Os templos da Bíblia", que cita a sucessão de templos bíblicos, considerando o contexto histórico, quem idealizou, o que sucedeu a eles e, obviamente, as referências bíblicas respectivas. Foram eles: o Tabernáculo no deserto, o Templo construído por Salomão, a restauração por Zorobabel, a restauração e ampliação por Herodes, o templo atual (a igreja do Senhor), o templo a ser construído em Israel pelo Anticristo na grande tribulação, o templo a ser construído pelo Senhor no reinado no milênio (das visões de Ezequiel), e o Reino Eterno do Senhor com os salvos.

03/09/23 - Ezequiel 45 a 48
Mais registros da visão do templo.
- 48:31-35 - A descrição feita por João em Apocalipse 21, das portas que levam a Jerusalém celestial, se comparam à visão de Ezequiel.

04/09/23 - Daniel 1 a 4
- 1:6-7 - os nomes dos quatro jovens judeus fazem referência a Deus, enquanto a mudança para babilônico são homenagens a deuses pagãos da região.
Daniel (Deus é meu juiz), Hananias (Javé é gracioso), Misael (Quem é como Deus?) e Azarias (Javé é meu ajudador). Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abedenego citam deuses pahãos. A nota chama a atenção sobre o cuidado no nome dos filhos.

05/09/23 - Daniel 5 a 8
Nessa passagem entendo apenas os capítulos 5 e 6, sobre o banquete profano de Belsazar e Daniel na cova dos leões, que destacam a fé no Senhor diante das adversidades e perseguições (cap. 6) e a santidade do Senhor (cap. 5).

06/09/23 - Daniel 9 a 12
Do cap. 7 até o final do livro encontramos uma série de profecias. Não entendo e nem gosto de especular, porém, percebemos chamada para servir a Deus, prevenidos de que viriam adversidades, como outros dominadores e domínios, seja no tempo de Daniel, depois ou futuramente. O ultimo versículo do livro inicia com mensagem que guardo sobre tudo isso, quer entenda ou não, de permanecer até o fim.
"Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias." (Daniel 12:13)

07/09/23 - Oseias 1 a 5
- 1:2 - muito representativo no livro o casamento de Oseias com Gomer. O versículo a descreve como mulher de prostituições e a nota dá o esclarecimento do livro ter sido escrito no contexto de realização dos fatos (creio também em exemplo da onisciência de Deus, que tem percepção dos corações) Dessa forma, ela casou-se pura, mas tinha 8nclinação e deixou-se dominar pela prostituição. Um homem de Deus, conforme Lv 21:7,14, não poderia deliberadamente desposar prostituta. O caso é analogia à prostituição de Israel, que quebrou a aliança com Deus prostituindo-se com a idolatria e desonras a Deus com outros povos.
- 3:1-3 - mostra o resgate de Oseias por ela, quando ela tinha saído do lar em busca das regalias dos amantes e Oseias a comprou de volta quando estava provavelmente submissa e escravizada. Tudo é analogia a busca de Deus pelo povo corrompido, a quem não abandonou.
- 5:13 - exemplo da prostituição de Israel, quando Efraim (como era também chamado o reino das 10 tribos do norte, onde Efraim era a mais poderosa) foi buscar ajuda na Assíria para suas enfermidades, não em Deus.
- O livro explicita o amor de Deus e desejo de restauração ao povo corrompido, de quem não desistiu.

08/09/23 - Oseias 6 a 10
- 6:1 - os israelitas desejavam se arrepender, desejando a restauração em Deus.
- 6:6 - mas se resignavam numa religiosidade sem comunhão com, achando que bastava. O versículo mostra a resposta de Deus diante de falso arrependimento.
"Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos."
- 7:11 - outro exemplo da prostituição ou corrupção espiritual de Israel, ao buscar a Assíria e Egito como invocação e entendimento de livramento. Aja entrega para a idolatria, é a prostituição espiritual.

09/09/23 - Oseias 11 a 14
"Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos." (Oséias 13:14)

10/09/23 - Joel 1 a 3
O profeta prega o juízo de Deus contra o pecado, a chamada ao arrependimento e a restauração com derramamento do Espírito.
- 2:1 - o juízo vindouro de Deus
- 2:13 - a chamada ao arrependimento
"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal."
- 2:28-30 - o derramar do Espírito.

11/09/23 - Amós 1 a 4
Fala do juízo de Deus, às nações circundantes à Israel (Filistia, Síria, Fenícia, Amom, Edom) e à Israel e Judá (reinos do norte e sul), pela opressão ao povo (principalmente os mais pobres), idolatria, prostituição e impedindo os profetas.
- 2:7 - exemplo de prostituição
- 2:12 - tentativa de olvidar a palavra de Deus
- 4:1 - exemplo da opressão

12/09/22 - Amós 6 a 9
- 6:1-7 - Amós pregou contra os ricos e poderosos que exploravam o povo.
- 7:14-17 - Amós era homem simples (boiadeiro e cortador de sicômoro), levantado por Deus como profeta para anunciar o juízo contra a corrupção que existia. Os ricos oprimiam os pobres e os profetas eram proibidos de falar, só o que as classes poderosas desejassem. Nestes versículos estes dominantes enviaram o sacerdote Amazias para repreender e calar Amós, exemplo da corrupção, que existia até no sacerdócio, com idolatrias, falsos profetas e locais profanos de sacrifícios ao Senhor.

13/09/23 - Obadias 1
Um dos poucos livros da Bíblia formado por apenas 1 capítulo.
V1 - Obadias direciona profecias do juízo de Deus contra Edom, mas também podem ser entendidas contra todos que se opõem à Deus e sua obra. Edom é nação com mesma descendência em Isaque, a partir do filho Esaú (Edom era outro nome como foi conhecido). Este formou povos árabes, misturando-se com descendentes de Ismael, filho de Abraão, enquanto Jacó, irmão de Esaú, deu origem aos israelitas. Entre eles houve rivalidade e o livro é nesse contexto. Edom, o povo, havia incentivado Nabucodonosor para invadir Israel, tirando proveito também para saquear e impedir fugas, além de oprimir, como vimos em Amós.
V9 - Temar é outro nome para a nação de Edom.
V11-14 - Acusações contra Edom
Seguem-se profecias sobre o juízo do Senhor, tais quais a todos que se opõem ao Senhor.

14/09/23 - Jonas 1 a 4
O livro ilustra o juízo de Deus, oportunidade de arrependimento e a misericórdia do Senhor.
1:17 - fiquei curioso, afinal, existem discussões sobre a espécie de peixe ou animal marinho. Gostei do parecer da nota. A questão principal não é o racionalismo (tentando explicar com sua lógica e possibilidades), mas o poder e agir miraculoso de Deus (Jonas sobreviveu por isso, não por um acaso racional).
3:10 - Glória a Deus por sua misericórdia!

15/09/23 - Miqueias 1 a 4
Miqueias pregou sobre a corrupção que havia em Israel e Judá, antes da invasão pelos assírios e estabelecimento do cativeiro.
- No cap. 1 fala da idolatria estabelecida
- No cap. 2 cita os que maquinavam o mal
- No cap. 3 fala contra a corrupção entre os governantes e profetas
- 4:10 - o cativeiro é previsto.

16/09/23 - Miqueias 5 a 7
- 5:2 - passagem messiânica sobre o nascimento de Jesus em Belém
- 6:6-8 - retrato de religiosidade corrupta, o povo vivia no pecado com mero gesto sacrificial como que para atenuar a consciência. O Senhor deseja comunhão contínua.

17/09/23 - Naum 1 a 3
As referências apresentaram o livro de Naum como continuidade de Jonas. Não é para menos, Jonas havia profetizado cerca de um século antes sobre a queda de Nínive, o que não ocorreu por conta do arrependimento e busca de perdão em Deus dos cidadãos. A cidade em Naum é chamada de meretriz e o profeta fala das muitas feitiçarias. Além disso havia o contexto de opressão aos israelitas. Naum se dirige ao povo de Judá e fala sobre a queda da cidade, o que cumpriria outras profecias por conta da perseguição à Israel. Evidentemente o arrependimento relatado em Jonas não durara muito e a corrupção imperava.
O livro é ilustrativo à destruição dos ímpios e a fidelidade de Deus a seu povo.

18/09/23 - Deuteronômio 1 a 5
Já li esse ano, mas voltei à leitura nessa semana por questão de unidade à minha turma de EBD. No domingo a congregação vai realizar nossa segunda feira bíblica e o tema desse ano é a Torá ou Pentateuco, com minha turma responsável por deuteronômio. Nesse dia suspendemos a EBD, transferida para o culto de quarta-feira, montamos estandes que ficam livres em criatividade para as turmas, e também fazemos uma venda de comidas para ajudar na construção do templo. Ano passado a feira foi maravilhosa e esse abo o povo já está na expectativa.
- 1:2 - o povo está acampado na fronteira de Canaã e Moisés recapitula a história de Israel desde a saída do Egito, o que correspondeu 40 anos. O versículos diz que esse trajeto poderia ter sido feito em 11 dias.
- A recapitulação é reafirmação da palavra de Deus em aliança com o povo. Todos os homens de 20 anos para cima que haviam saído do Egito pereceram na jornada dos 40 anos (exceto Josué e Calebe) e Moisés reafirma a importância da obediência a Deus à essa geração que cresceu e nasceu no deserto, prestes a adentrar Canaã.

19/09/23 - Deuteronômio 6 a 10
Vou deixar em registro os versículos iniciais do cap. 6, que é chamado para ouvir a palavra de Deus. Esse chamado no contexto hebraico para ouvir é traduzido como shemá e a significância não se resume em escutar, o ouvir é também para obedecer.
"1. Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;
2. para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.
3. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.
4. Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
6. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7. e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
8. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;"
(Deuteronômio, 6:1-8)
Shemá de Deus para todos nós hoje também. \0/ \0/

20/09/23 - Deuteronômio 11 a 15
Diversas orientações no discurso de Moisés à obediência a Deus, confiando em sua fidelidade ao entrar na terra prometida.

21/09/23 - Deuteronômio 16 a 18
Diversas orientações para a vivência com Deus.
Hoje fiz 02 cartazes para a nossa feira cultural, da congregação, na EBD próxima.

22/09/23 - Deuteronômio 19 a 21
- 21:22-23 - faz pensar na grandiosidade e disposição de Jesus na morte na cruz, tomando sobre si uma maldição.
Elaborei questionário com 20 perguntas sobre Deuteronômio. A internet tem muitas... Passei para outros irmãos a dinâmica de interação delas com o público, pois não tenho afinidade nisso. Deus seja louvado!

23/09/23 - Deuteronômio 24 a 30
Discursos de Moisés explicando a Lei.
Fui hoje a tarde na congregação para organizar nosso stand. Estava meio triste, pois só tinha uma mesa e dois cartazes, e só eu da minha turma... Uns irmãos e irmãs me ajudaram a ornamentar. Corrigindo, ornamentaram tudo, pois não tenho criatividade nisso. Arranjaram um monte de coisa bonita, como cortina e vasos, toalha. Ficou lindo! Glória a Deus! Cheguei quase 22 h em casa e terminei a pouco mais um cartaz. Nossa feira bíblica vai ser uma benção amanhã!

24/09/23 - Deuteronômio 31 a 34
Fim da leitura do livro!
Nossa feira bíblica foi muito maravilhosa! Consegui levar também uma família de venezuelanos refugiados para a igreja, que venho mantendo contato.. São indígenas e vivem de pedir ajuda nas ruas. Muito carentes, ao extremo, pareceu-me a primeira vez que ouviram uma mensagem bíblica, o que confirmaram. Glórias a Deus!

25/09/23 - Habacuque 1
O livro profetiza sobre a queda de Jerusalém para os caldeus (babilônicos).

26/09/23 - Habacuque 2 e 3
- 3:17-19 - uma das passagens bíblicas mais bonitas sobre perseverança e fé. Poucos se ligam no contexto, é manifestação de fé subsequente à visão da invasão dos caldeus, que saqueariam as plantações e gado. Possamos ter essa fé nas tribulações.

27/09/23 - Sofonias 1 a 3
Profecias no reino de Judá, contexto do rei Josias, contra a idolatria e paganismo estabelecidos.

28/09/23 - Ageu 1 e 2
1:7-8 - a mensagem é de ânimo para a reconstrução do templo destruído no domínio da Babilônia.
1:12 - Ageu direciona a mensagem para Zorobabel (governador de Judá), Josué (sumo sacerdote) e todo o povo.
2:6-9 - versículos messiânicos, sobre a manifestação de Jesus, a glória da segunda casa. Tanto o templo reconstruído por Zorobabel, quando o reformado por Herodes são identificados como o segundo templo. O primeiro foi o feito por Salomão. O que Herodes fez foi a reforma e ampliação, enquanto Zorobabel reconstruiu.

29/09/23 - Zacarias 1 a 5
Zacarias foi contemporâneo de Ageu no reino de Judá, na vinda do Exílio. O governador Zorobabel e o sumo sacerdote Josué são citados.
3:8 - o livro tem profecias messiânicas, como nesse versículo
4:10 - não conhecia o contexto desse versículo... O templo reconstruído foi motivo de alegria, mas teve também quem demonstrou desapontamento por não ter a mesma suntuosidade do que fora construído por Salomão. Oras, lembremos de Ageu 2:9. Jesus seria o resplendor! Louvado seja o Senhor!

30/09/23 - Zacarias 6 a 9
Profecias que lembram o Apocalipse. A exemplo do livro da Revelação, não entendo quase nada, mas sei pelo contexto do livro e pelo de Ageu que Deus está exortando e fortalecendo seu povo no cenário de tribulação que havia.

01/10/23 - Zacarias 10 a 14
O livro encerra com profecias contra a idolatria, maus pastores, opressores de Israel e uma visão final de comunhão.
10:2 - os 'terafins' eram ídolos que os israelitas, no pecado, passaram a ter em suas casa.

02/10/23 - Malaquias 1 a 4
Curiosidade das notas históricas é que Malaquias pode não se o nome propriamente dito do profeta, pois significa mensageiro.
É datado no séc. V a.C, no contexto de volta do exílio.
Entre os temas, a corrupção dos sacerdotes e povo no servir ao Senhor, o sacrifício impuro, a fidelidade de Deus para Israel, os casamentos ilícitos, a displicência nos dízimos e ofertas, a vinda do Senhor.
1:8 - um comparativo sobre o descaso em servir a Deus. As pessoas são capazes de fazer o melhor para os homens e o pior para Deus...
3:1 - a profecia cumpriu-se em João Batista
4:5-6 - profecias messiânicas. Interessante que a última palavra do livro é maldição, contra a qual Jesus, por sua graça redentora, trouxe libertação.
Fim da leitura do Antigo Testamento.

03/10/23 - Romanos 1 a 4
Destaque para a nota com panorama geral das cartas de Paulo.
Romanos foi datada entre 55-59 d.C, escrita em Corinto, direcionada aos santos (cristãos) em Roma, sobre a dádiva da justiça divina para todos.
No cap. 1 vemos contexto degenerado no local que despertava a ira de Deus.

04/10/23 - Romanos 5 a 8
"Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romano 5:1)

05/10/23 - Romanos 9 a 12
"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)

06/10/23 - Romanos 13 a 16
A carta termina num bonito capítulo sobre servos de Deus e cooperadores de Paulo, instigante sobre amizade e unidade na igreja.

07/10/23 - 2 Coríntio 1 e 2
"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós." (2 Coríntios 1:12)
Sabedoria em Deus... Quanta diferença faria nesse mundo.... na sociedade.... nos corações...

08/10/23 - 2 Coríntios 3 e 4
"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens,
sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração." (2 Co 3:2-3)
Versículos sobre o testemunho sobre Jesus na vida como discípulo.

09/10/23 - 2 Coríntios 5 a 9
- 5:17 - "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
- 7:10 - "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte."

10/10/23 - 2 Coríntios 10 a 13
A igreja em Corinto era muito peculiar... Em 1 Coríntios o apóstolo Paulo fora informado sobre disposições horríveis que aconteciam na igreja (como briga nos tribunais entre irmãos, escândalos, festa egoísta e glutã em que reduziam a santa ceia, como também lascívia entre madrasta e enteado) e de maneira maravilhosa em Deus expôs ensinos para a igreja aprender e mudar, como 1 Co 11 sobre a Santa ceia, e 1 Co 13, precioso e profundo sobre a significância do amor. Agora nessa nova carta, poucos meses depois da anterior, escreve defendendo seu ministério, onde evidencia-se que fora caluniado e difamado por alguns. O apóstolo escreve com amor, não essencialmente defendendo a ele, Paulo, mas ao ministério que recebera do Senhor, onde cita histórias e disposições que servem de exemplo para todos na vida cristã.
Término da epístola.
Parabéns a minha irmã, abençoada pelo Senhor com mais um ano de vida hoje,

11/10/23 - Gálatas 1
- 1:8 - inconstância na fé que atinge muitos hoje, até na igreja, dando-se crédito a tantas doutrinas e esquecendo da Palavra do Senhor. Existe até livro cultuado nesse mundo que o título diz "outro evangelho de Jesus". Para todos estes, Gálatas 1:8.

12/10/23 - Gálatas 2
- 2:16 - "sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."

13/10/23 - Gálatas 3
O cap. faz paralelos entre a a lei e a graça. As notas trouxeram tabela específica sobre isso.

14/10/23 - Gálatas 4
A igreja estava sendo perturbada pelos judaizantes, adeptos na fé que incentivavam o retorno para a doutrina mosaica da lei. Esta se cumpriu em Jesus e Paulo faz um paralelo entre Agar e Sara para esclarecer sobre a lei e a graça, respectivamente ilustradas. Agar representava a escravidão, a condenação, onde havia o cumprimento de obras para libertação (como as ofertas sacrificiais pelo pecado), enquanto Sara simbolizou a graça, que se cumpriria em Jesus, libertando a todos da condenação que exigia obras. Jesus foi o perfeito sacrifício libertador pela fé.

15/10/23 - Gálatas 5
Paulo anima e incentiva a pratica da fé. É o capítulo que fala das obras da carne (pecado) e frutos do Espíritos (virtudes edificadas pelo Espírito Santos na vida dos servos de Deus).

16/10/23 - Gálatas 6
- 6:2 - a salvação é individual e a comunhão entre os irmãos é importante em edificação.

17/10/23 - Efésios 1
- 1:17 - a sabedoria e revelação está baseada no Espírito Santo a partir do conhecimento de Jesus, o que ensinou. É algo que reforço sempre a ouvintes, que se desapeguem de tradições e emocionalismos sem Deus e busque-se a palavra bíblica do Senhor na unção do Espírito Santo.

18/10/23 - Efésios 2 a
2:8 - a salvação é pela graça de Deus, não por merecimentos de obras nossas, é pela fé nessa graça redentora, mas evidentemente quem tem a fé vai manifesta-la em obras, os frutos espirituais.

19/10/23 - Efésios 5 e 6
No cap. 6 destaque para as notas e tabela explicativa sobre cada item da armadura de Deus. Oração e súplicas também fazem parte.

20/10/23 - Filipenses 1 e 2
As notas iniciais destacaram a humildade como um dos principais temas. O contexto histórico foi citado, percebendo-se que a cidade tinha destaque entre outras, ocasionando cultura orgulhosa.
Nos cap. 1 e 2, Paulo escreve como amigo, não identificando-se como apóstolo, prisioneiro em Roma no momento, e a humilde é vista em seus posicionamentos, na citação aos cooperadores e na pregação acerca de Jesus, que sendo Deus permitiu-se morrer na cruz (castigo associado a maldição e humilhação).
Ainda não li o cap. 4 no momento, mas lembrei que as pessoas gostam muito de citar (sou destes também) a força em Deus em 4:13. mas será que percebem que o livro destaca sobretudo a humildade, a começar em Jesus...

21/10/23 - Filipenses 3 e 4
Cap. 4 - Registro para a contenda que estava ocorrendo entre Evódia e Síntique, auxiliadoras de Paulo e evangelistas com ele na formação da igreja. O texto não especifica a razão do desentendimento, mas Paulo, em relação a ele, dá duas orientações importantes também para as questões nos dias atuais: de haver sentimento em Cristo comum entre elas e receberem ajuda dos irmãos (líderes) para chegar a esse ponto.
Quando deixamos a mente de Jesus nos guiar, desapegando-se de nosso egocentrismo, chegamos a consenso comum na comunhão com o Senhor.

22/10/23 - Colossenses 1
- 1:9 - Paulo destaca a importância de todos buscarem a sabedoria em Deus. No contexto, a igreja estava sendo atacada por heresias contra Jesus e buscar a palavra de Deus é a melhor defesa contra elas.

23/10/23 - Colossenses 2
- 2:8 - Novamente o incentivo de Paulo ao fortalecimento na palavra do Senhor, contra toda filosofia e influência mundana.
Tantos cristão hoje tão ingênuos e facilmente confundidos, débeis na palavra...

24/10/23 - Colossenses 3
- 3:16 - E mais edificação para firmeza na palavra do Senhor.

25/10/23 - Colossenses 4
- 4:5-6 - "Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um."

26/10/23 - 1 Tessalonicenses 1
Direcionada a cristãos na Macedônia com mensagem de edificação e encorajamento.
Também é escatológica, cada capítulo termina falando do tema.

27/10/23 - 1 Tessalonicenses 2
2:13 - O reconhecimento e atenção dada a Palavra de Deus, diferencial na vida.

28/10/23 - 1 Tessalonicenses 3
3:12 - Importante para a fé: crescer no amor uns para com os outros (unidade, comunhão na igreja).

29/10/23 - 1 Tessalonicenses 4 e 5
5:21 - "Examinai tudo. Retende o bem"

30/10/23 - 2 Tessalonicenses 1
Tessalônica era capital da Macedônia e o apóstolo Paulo escreve à igreja uma palavra de encorajamento e firmeza diante das tribulações, lembrando também a volta do Senhor e punição do pecado (1:8).

31/10/23 - 2 Tessalonicenses 2 e 3
A carta tem ênfases escatológicas, como a primeira, o que observamos especialmente no cap. 2 (sobre a vinda de Jesus), seguindo-se mensagem de edificação e firmeza na fé.

01/11/23 - 1 Timóteo 1
Cronologicamente é também uma das últimas epístolas de Paulo, vendo-se no cap. 1 o encorajamento para permanência na fé e palavra de Deus, num contexto em que haviam falsos líderes ensinando heresias para a igreja, como Himeneu e Alexandre.

02/11/23 - 1 Timóteo 2
2:5 - "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem"

03/11/23 - 1 Timóteo 3 e 4
Conselhos ministeriais diversos e alerta de cuidado com o mundo de apostasias, tradições hereges e falsos conselhos que haviam (semelhantemente a hoje). Deixo em registro 4:16 sobre a palavra de Deus e perseverança nela diante do cenário enganoso que havia.
"Tem cuidado de ti mesmo e da sã doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos te ouvem."

04/11/23 - 1 Timóteo 5 e 6
Conselhos sobre a atenção às viúvas, aos anciãos, aos obreiros e contra a ganância e contendas.

05/11/23 - 2 Timóteo 1 e 2
1:8 - "Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,"

06/11/23 - 2 Timóteo 3 e 4
Paulo fala sobre bons e maus testemunhos e reforça a fé na Palavra de Deuse (3:16).

07/11/23 - Tito 1
Orientações ministeriais e sobre a vida cristã para Tito, discípulo grego de Paulo.
1:5 - mostra que a igreja era em Creta
Implicitamente e explicitamente vemos exortação para firmeza na palavra de Deus. O contexto era de fábulas e tradições pagãs que havia na região.

08/11/23 - Tito 2
Sobre a importância e o zelo no bom testemunho dos cristãos, sejam idosos, mulheres, jovens, Paulo fala sobre viver sã doutrina e no 2:14 chama o povo de Deus para ser especial, zeloso e de boas obras.

09/11/23 - Tito 3
3:5 - "lavagem da regeneração", o novo nascimento em Jesus
3:8 - fiel é a palavra de Deus
3:9-11 - evitar contendas em questões com descrentes que a rejeitam

10/11/23 - Filemon
V. 12 - "torna a recebê-lo como ao meu coração"

11/11/23 - Hebreus 1 e 2
Jesus é exaltado como o salvador, ao se entregar a morte por nossos pecados.

12/12/23 - Hebreus 3 a 5
Em Hebreus há várias tipologias em Jesus, como cumprimento e símbolos no Antigo Testamento .
O cap. 5 o exalta como o Sumo Sacerdote Perfeito.
A carta toda é réprica a crenças que haviam de restaurar as práticas da velha aliança em negação a Jesus.

13/11/23 - Hebreus 6 e 7
No cap. 7 o sacerdote Melquisedeque de Jerusalém, em Gênesis, é uma tipologia do sacerdócio de Jesus. Assim como o rei de Salém (Melquisedeque) recebeu toda honra de Abraão, Jesus recebe toda a honra de todos.

14/11/23 - Hebreus 8 e 9
Cap. 8 - Jesus, O Sumo-Sacerdote definitivo
Cap. 09 - Jesus, o sacrifício perfeito, pelo qual não havia mais necessidade de novos sacrifícios como no Antigo Testamento.

15/11/23 - Hebreus 10
10:38 - o justo viverá da fé.

16/11/23 - Hebreus 11
O cap. de exemplos de fé - homens e mulheres com histórias notórias de fé. Destaque para os últimos versículos, sobre como viviam.

17/11/23 - Hebreus 12 e 13
13:9 - "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram"

18/11/23 - Tiago 1
1:1 - encerra revelação edificante, a carta foi direcionada ao cristãos na dispersão, espalhados, e o autor, Tiago se apresenta como servo de Deus. Esse Tiago não é dos 12 discípulos. mas meio-irmão de Jesus, que se tornara um dos líderes da igreja em Jerusalém, segundo Flávio Josefo, historiador dos primeiros séculos. Esse é o ponto, pois este se apresentou acima de tudo como servo de Deus, longe de vaidades humanas, quando poderia se proclamar líder ou irmão de Jesus. Louvado seja o Senhor sempre!

19/11/23 - Tiago 2
2:26 - "... a fé sem obras é morta"

20/11/23 - Tiago 3
Duas recomendações: cuidados com a língua e buscar a sabedoria do alto.

21/11/23 - Tiago 4 e 5
4:8 - "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração."
5:8 - "Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima"

22/11/23 - 1 Pedro 1 e 2
2:17 - "Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei."

23/11/23 - 1 Pedro 3
3:17 - "aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a"

24/11/23 - 1 Pedro 4 e 5
5:5 - Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Mais um ano! Louvado seja o Senhor!

25/11/23 - 2 Pedro 1 e 2
1:21 - a autenticidade da palabra de Deus.

26/11/23 - 2 Pedro 3
3:18 - crescer na graça e conhecimento deJesus.

27/11/23 - 1 João 1 e 2
Cap 2 - Andar na luz é vida em santidade.

28/11/23 - 1 João 3 a 5
4:1 - cuidado com os falsos profetas, certamente um reforço à aplicação no estudo da palavra de Deus, pois o escritor registra sobre provar se os espíritos são de Deus ou não, é discernimento pela palavra do Senhor.
4:8 - Deus é amor, o capítulo registra a prática do amor.

29/11/23 - 2 e 3 João
Sobre amor e fazer o bem.

Parece que cheguei no limite da resenha.
Continua nos comentários os registros finais
z..... 30/11/2023minha estante
30/11/23 - Judas
1 - Judas, irmão de Tiago, irmão de Jesus (ver Mateus 13:55)
Hoje tivemos de manhã a marcha da Assembleia de Deus e será inaugurada (daqui a pouco)a catedral em Macapá, lindo e abençoado templo que comportará cerca de 3 mil pessoas.

z..... 01/12/2023minha estante
01/12/23 - Apocalipse 1
1:3 - a bem-aventurança de ler, ouvir e giardar as palavras da profecia
1:4 - as notas dão parecer interessante sobre "Aquele que é, que era e que há de vir" como uma adaptação do nome de Deus revelado à Moisés na sarça ardente, enfatizando a natureza eterna de Deus em Exôdo 3:14, o Eu Sou o que Sou.

z..... 02/12/2023minha estante
02/12/23 - Apocalipse 2
A passagem tem mensagens para algumas das 7 igrejas e no momento chamou-me atenção a de Tiatira, onde muitos se deixavam influenciar para mulher como Jezabel, insubmissos à autoridade do Senhor e entregando-se para a idolatria e prostituição. Tem tabela com texto dissertativo sobre isso.

z..... 03/12/2023minha estante
03/12/23 - Apocalipse 3
João registra Jesus se dirigindo a mais três igrejas, inteirando as sete reveladas no Apocalipse. O destaque do momento é Filadélfia, principalmente pela citação do versículo 8, de que guardou a palavra de Deus e não negou o nome de Jesus. Desejo do Senhor para todos nós;

z..... 04/12/2023minha estante
04/12/23 - Apocalipse 4
É um capítulo curto, sobre a visão do trono celestial. Não entendo os detalhes, mas fica explícito a autoridade e adoração eterna a Deus. Louvado seja!

z..... 05/12/2023minha estante
05/12/23 - Apocalipse 5 e 6
Glórias a Jesus, o Cordeiro digno de abrir o livro selado com destino do mundo descrito no cap. 5.
No cap. 6 os selos são abertos significando eventos impactantes. Não sei exatamente, tudo é figurado, mas dá para perceber correlação com a grande tribulação e, principalmente, a necessidade de vigilância no servir a Deus, com a certeza de que jamais estaremos sozinhos.

z..... 06/12/2023minha estante
06/12/23 - Apocalipse 7 a 12
Derramamento de taças, abrir de selos e livros, trombetas, perseguição ao povo, uma série de acontecimentos viscerais... A única percepção que tenho é de correlação com a grande tribulação, o que espero não vivenciar, pois creio no arrebatamento da igreja antes dela acontecer. São capítulos dramáticos que nos incentivam a permanecer fiel ao Senhor, o único refúgio. Louvado seja o Senhor!

z..... 07/12/2023minha estante
07/12/23 - Apocalipse 13 e 14
O cap. 13 fala de duas bestas que emergirão (da terra e água) e acredito em eventos relacionados à grande tribulação, com o anticristo surgindo em meio ao caos com uma ordem enganosa (a besta do mar) e o falso profeta, seu aliado, instigando uma religião ou caminho que parecerá sedutor, a eles se entregando muitas pessoas ( é a besta na terra). A percepção de bestas será apenas por quem tem discernimento espiritual, ao mundo serão pessoas honrosas que darão ouvido.
O cap. 14, do que fala, registro os 144 mil selados, que novamente creio em eventos correlacionados à grande tribulação, significando, no que creio, judeus que reconhecerão em Jesus o Messias e dele testemunharão, frente à sedução que o anticristo e falso-profetas provocam.
Até o final da vida posso não entender o Apocalipse (e não vou), mas percebo com convicção a vinda de um grande caos no qual o Senhor aplicará seu juízo, fortalecendo no leitor a visão se se preparar e estar vigilante e confiante em Jesus. Amém!

z..... 08/12/2023minha estante
08/12/23 - Apocalipse15
A besta, em sua sedução, terá honrarias como imagem, número, sinal... mas os que servem a Deus jamais a isso sucumbirão, louvando ao Senhor sempre!

z..... 09/12/2023minha estante
09/12/23 - Apocalipse 16 a 22
Glória a Deus! Os capítulos mostram a derrota da besta do mar, besta da terra e queda da Babilônia, com a volta triunfal de Jesus na segunda vinda, a que todo olho o verá. Vemos a instalação do Reino Milenar de Jesus e depois o Juízo Final, terminando o Apocalipse com a descrição maravilhosa da Nova Jerusalém, onde os salvos estarão com Deus,

Louvado seja Deus, terminei mas uma leitura bíblica e com uma benção a mais: terminei no mesmo dia que minha mãe terminou também. Fazia tempo que ela não lia toda a Bíblia num ano e em 2023 terminamos no mesmo dia, lendo a mesma edição (Bíblia da Mulher) e mesmo exemplar. Amanhã celebramos o Dia da Bíblia (segundo domingo de Dezembro) o que dá uma satisfação a mais também, A EBD de manhã será numa praça (Praça da Bíblia) com o encontro de várias congregações. Graças a Deus! Já inicio amanhã a leitura de novo para acabar em 2024, se o Senhor permitir.

Ficaram muitas notas e artigos para ler ainda, o que guardo para outra vez que ler essa edição de novo, mas das notas na leitura de hoje deixo registrado a tabela com as bem-aventuranças no Livro do Apocalipse:

1) Aos que leem, ouvem e guardam essas profecias - Ap 1:3
2) Aos que morrem no Senhor - Ap 14:13
3) Aos que vigiam e guardam suas vestes (da corrupção no mundo) - Ap 16:15
4) Aos convidados para a ceia das bodas do Cordeiro - Ap 19:9
5) Aos participantes da primeira ressurreição - Ap 20:6
6) De guardar as palavras dessa profecia - Ap 22:7
7) De lavar as vestiduras no sangue do Cordeiro e ter acesso à árvore da vida - Ap 22:14

z..... 03/05/2023

A Bíblia da Mulher - Edição 2003 (Texto Bíblico de JFA, 2° Ed. Revista e Atualizada)
CONTINUAÇÃO DOS REGISTROS - PARTE 2

03/05/23 - Reis 16 a 20
Vemos sucessão de reis em Israel e Judá, com a maioria desviando-se do caminho do Senhor e colhendo consequências do pecado, como a invasão e tirania dos Assírios.
- 16:3 - Acaz, rei de Judá, chegou a sacrificar seu filho no fogo a deus idolatrado abominável, como fizera alguns reis de Israel. O texto não cita mais essa abominação pahã era o deus Moloque, a quem sacrificavam crianças em seus braços e barriha incandescentes.
- No cap. 18, Ezequias, rei de Judá, filho de Acaz, iniciou reforma espiritual e um dos atos foi destruir Neustã, serpente de metal levantada por Moisés na praga das serpentes e o povo havia dado a ela outra função, de ser idolatrada (exemplo de tradições que se dizem vontade de Deus, mas são pecaminosas).
- 18:27 - ilustração da tirania dos assírios, forçando os homens a comerem seus excrementos (fezes e urina).

04/05/23 - 2 Reis 21 a 25
- Nos capítulos 21, 22 e 23 tem contraste interessante entre dois reis de Judá: Manassés e Josias (avô e neto). No 21 Manassés foi descrito fazendo o que era mal, instituindo culto a deuses pagãos, profanando o templo com essas abominações, consultando médiuns, sacrificando seu filho a Moloque e derramando muito sangue inocente. No 22 e 23 Josias encontra a Torá (descrita como Livro da Lei) e inicia reforma espiritual em Judá como nunca fizera outro rei (uma das partes mais emocionantes da Bíblia referente a valorização da Palavra de Deus), contudo, a ira do Senhor havia se acendido contra Israel e Judá por conta dos reis anteriores, como Manassés, as consequências seriam pós morte de Josias (Judá tornou-se cativo da Babilônia).
- Tem nota sobre a profetisa Hulda, cap. 22, que recebera mensagem do rei Josias perguntando sobre a vontade de Deus ao acharem a Escritura Sagrada. É uma das poucas profetisas citadas, sendo enaltecida pela fidelidade ao Senhor. Havia profetas conhecidos, como Jeremias e Sofonias, mas foi ela que os sacerdotes procuraram ao serem enviados pelo rei. A palavra recebida foi dura e o povo, pós Josias, desviou-se, colhendo as consequências profetizadas.
- 23:13 - Milcom, deus amonita, é o mesmo Moloque.

05/05/23 - 1 Crônicas 1 a 5
- O livro faz resgate da história de Israel ao povo hebreu que retornava do cativeiro na Pérsia por volta do séc. 4 a.C (nota nos textos de apresentação).
- Até o cap. 8 tem uma série de genealogias desde Adão. Parei no 5, pois fiquei surpreso e curioso com o tanto de notas no rodapé da edição, registrando algumas.
- 1:38 - Esaú era também conhecido por Seir e Edom.
- 2:13-15 - Davi é citado como o sétimo filho de Jessé, enquanto que em 1 Samuel 16 como o oitavo. Fico com o parecer de que o filho não citado morreu bem jovem, por isso não incluso no livro, que é sucinto e prático. Por exemplo, em 1:34 Jacó é citado diretamente como Israel.
- 3:5 - Esperava que o versículo tivesse nota, pois cita Natã e Salomão, filhos de Bate-Seba. A genealogia de Jesus em Mateus passa por Salomão, enquanto que em Lucas por Natã. Essa nota foi transferida para o fim das citações aos filhos de Davi, em 3:9, sem abordagens sobre a diferença. Fico com o parecer de estudos de que a genealogia de Jesus em Mateus é através de José, e em Lucas através de Maria (apesar de José ter alguma citação, o que era de praxe para o marido). Vemos assim o cumprimento profético messiânico em Jesus da linhagem de Davi nas duas formas de filiação: por adoção (em José) e por descendência natural (em Maria). Glórias eternas ao Senhor!

06/05/23 - 2 Crônicas 6 a 10
- 9:1- Citação a um antigo livro histórico, usado pelo autor de Crônicas (O livro dos reis de Israel). Pelo que entendi, não se trata dos libros de Reis que temos hoje no AT.
- Hoje fui visitar o Barco da Bíblia na orla de Macapá...

07/05/23 - 1 Crônicas 11 a 15
- 11:6 - Joabe era sobrinho de Davi
- 12:1 - Entre os valentes de Davi haviam vários da tribo de Benjamim, parentes de Saul, enquanto este ainda era rei. Não se tratou de rebeldia, mas de lealdade a Davi.
- Dia abençoado, aniversário de minha mãe \0/

08/05/23 - 1 Crônicas 16 a 20
Destaque na minha leitura para 16:8-36. Belíssimo Salmo de Davi, no retorno da Arca da Aliança para Jerusalém. Não encontramos ele ma íntegra em Salmos, mas partes dele em outros 3 (Salmos 105, 96 e 106).

09/05/23 - 1 Crônicas 21 a 24
- 21:1 - Fiquei com essa nota para reflexão, sobre Satanás incitar Davi para censo em Israel, o que Deus proibira. A nota considera que a contagem pode ter sido para identificar e separar trabalhadores para grandiosa obra, talvez a construção do templo como desejava Davi. A reflexão despertada refere-se às armadilhas criadas pelo inimigo para o homem cair em pecado, fazendo parecer algo bom no que é errado (mentirinha, jeitinho para conseguir algo, racionalismo enganador, emotividade cega, etc e tal). Verdade!

10/05/23 - 1 Crônicas 25 a 29
- 29:9 - A construção do templo contou com a cooperação do povo em alegria, voluntariedade e generosidade. Bonito exemplo de união na obra de Deus, similar ao que vemos também na construção do tabernáculo no tempo de Moisés.

11/05/23 - 2 Crônicas 1 a 5
O livro retoma a história de Israel a partir da construção do templo por Salomão.
- 1:5 - Bezalel foi o princial artífice do tabernáculo, nos idos de Moisés, e Hirão o do templo construído por Salomão.

12/05/23 - 2 Crônicas 6 a 10
- O livro é bastante resumido comparativamente à história de Salomão em 1 Reis, registrando essencialmente a construção do templo e acúmulo de riquezas, não citando a degradação espiritual em que caiu.
- Vale registro para 2 Crônicas 7:14 :
"...e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

13/05/23 - 2 Crônicas 11 a 15
Vemos sucessão de reis em Israel e Judá.
- 11:18-21 - Roboão, filho de Salomão, repetiu o pecado da poligamia do pai, algo que Deus havia proibido em Deuteronômio 17:17
- 13:5 - curiosa a expressão "concerto de sal", que Deus havia feito com Davi. Segundo a nota, refere-se a ratificação de pacto com restauração do "sabor" e "preservação", propriedade simbolizada no sal. Uma restauração. Gostaria de entender mais...
- 12:15 - citação a dois livros antigos não conhecidos na atualidade: livros históricos de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente.

14/05/23 - 2 Crônicas 16 e 17
- No 16 o rei Asa, de Judá, tomou decisão errada que afetou seu reinado e vida. Ao ser afligido por Baasa, rei de Israel (ô povo orgulhoso e briguento, dois irmâos como nação se enfraquecendo diante de inimigos potenciais com suas disputas). Em vez de pedir ajuda a Deus, Asa recorreu ao rei da Síria (e oferecendo tesouros consagrados do templo). Deu no que deu... O Senhor enviou profeta que predisse que o rei sírio seria flagelo. Recorramos sempre a Deus. Amém!
Jesus abençoe todas as mães nessa querida data de homenagens!

15/05/23 - 2 Crônica 18 a 22
No cap. 18 os reis de Israel e Judá (Acabe e Josafá) fizeram aliança contra ibimivo comum em Ramote-Gileade. Novaments a conf8ança nos homens antes de buscar a Deus, que ainda revelou através do profeta Micaías que seriam derrotados. Foram mesmo assim. Acabe morreu.na batalha. Josafá foi reformista em Judá, mas colheu consequência do pecado.
- No cap. vemos como foi a aliança dos reis citados (Atalia, filha do rei Acabe com Jezabel, casou-se com Jeorão, filho do rei Josafá) e desdobramento terrível, pela má escolha em caminhos sem Deus (Jeorão morreu num mal governo, sua esposa Atalia mandou matar todos os filhos e tentoi usurpar o trono de Judá, que foi ocupado depois pelo único filho que escapara, Joás).

16/05/23 - 2 Crônicas 23 a 26
Vemos o reinado de 3 re8s em Judá com algo em comum: começaram fazendo o que era reto e depois se desviaram.
Joás desviou-se depois da morte do sacerdote Joiada (24:17-18), Amazias não serviu a Deus de todo coração (25:2), e Uzias fez a vontade do Senhor apenas no período de vida do profeta Zacarias (26:4-5). Uma lembrança da bem-aventurança apenas na comunhão com Deus e ruína no desvio.

17/05/23 - 2 Crônicas 27 a 31
- 28:1-4 - A exemplos de outros reis, Acaz governou Judá sem retidão, estabelecendo terrível idolatria, chegando a queimar seus filhos a abomináveis ídolos. O destaque que deixo é para "o vale do filho de Hinom", que era lugar de práticas pagãs terríveis, como a idolatria e sacrifício humano de Acaz. Depois tornou-se depósito de lixo (no contexto de Jesus) onde ardiam constantes fogueiras que foram usadas para descrever lugar de castigo eterno no Novo Testamento (Marcos 9:43).

18/05/23 - 2 Crônicas 32
O rei Ezequias teve vitória surreal sobre o exército assírio quando Deus enviou um a anjo.

19/05/23 - 2 Crônicas 33 a 36
Vemos sucessão de reis, a maioria desviando-se do reto caminho. Destaque para Josias, no cap. 34, que procurou restaurar a comunhão com Deus, pós história emocionante do achado das Escrituras, mas também colheu consequências do pecado, seus e de reis anteriores. Fim do livro.

20/05/23 - Esdras 1 a 5
- 1:1 - A nota destaca o livro caracterizado por muitos documentos descritos. Vemos nos capítulos seguintes na citação a decretos, genealogias, listas, cartas e as "memorias" de Esdras.
- 2:2 - O povo que retornava era considerado o verdadeiro Israel.

21/05/23 - Esdras 6 a 10
- 7:14 - "Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças."
A edição tem várias notas interessantes em Esdras, como na referência a disposição dos que foram para o exílio em não se misturarem, o descumprimento aonocorrer vários casamentos com mulheres pagãs, e o abandono destas no retorno para a terra.
O bersículo registrado é uma benção e contrapõe o que foi registrado no início do livto de Esdras citar vários documentos. Mas foi a Palavra de Deus o principal e o que guiou o povo à restauração.

22/05/23 - Neemias 1 a 3
Vou deixar em registro algo que não sabia, das notas de introdução do livro. O propósito é conhecido, sobre restauração: do templo, de Israel como nação e da espiritualidade. O que foi novidade para mim foi a informação do livro ser os últimos registros de Israel no Antigo Testamento antes dos 4 séculos de silêncio no período interbíblico (até os primeiros registros do Novo Testamento. Ressalte-se que a igreja evangélica não considera canônicos os livros introduzidos no AT pela Septuaginta e catolicismo romano). Pensava que seria Malaquias, o último livro de fato, mas a organização não é necessariamente cronológica.

23/05/23 - Neemias 4 a 8
Nestes capítulos Neemias trabalha e motiva o povo para reconstrução do templo, enquanto Tobias, Sambalate e Gésem procuram desmotivar de diversas formas, como falar mal, espalhar falsas notícias de que Neemias queria ser rei e até planejar contra a cida dele. Tem uma tabela nas notas que faz um paralelo entre ações de Neemias e manobras de seus inimigos, a tabela de nome Batalha Espitual. Esta faz um apanhado geral nesse e outros capítulos sobre estratégias do servo de Deus e ações contrárias dos inimigos.
O cap. 8 é maravilhoso na leitura da Palavra de Deus por Esdras ao povo.

24/05/23 - Neemias 9 e 10
- 9:1 - Israel lamenta pela queda no pecado e realiza um jejum coletivo.
- 9:5 - A partir daí e por todo o capítulo uma manifestação gloriosa de resgate da história de Israel e ação de Deus, desde Gênesis, pelos levitas. Temos nela um período de milênios mostrando a eternidade e coesão da Palavra de Deus.

25/05/23 - Neemias 11 a 13
O livro termina com Neemias registrando lista dos que retornaram, exortações à Palavra de Deus, haviam pecados, e oração pela benção de Deus.

26/05/23 - Ester 1
Li os textos de apresentação e capítulo 1. O período em que se passa o livro é um pouco antes de Neemias e em 1:1 Assuero foi id3ntificado como Xerxes l.

27/05/23 - Ester 2 a 5
- 2:7 - Hadassa é o nome em hebraico de Ester (este último é na lingua babilônica).
- 3:1 - Nota importante sobre Hamã. Este é agagita, descendente de Agague, rei amalequita, o que justificaria toda a raiva que tinha dos judeus, em história rwvelada em 1 Samuel 15 (5 séculos antes do contexto de Ester). Saul, rei de Israel, recebeu determinação de eliminar os amalequitas, mas poupou o rei, recebendo consequências pela desobediência, revelada através de Samuel (este sim, cumpriu a determinação de eliminar o rei). Hamã tinha desejo de vingança e Israrl colhia conseqiência da desobediência do rei.

28/05/23 - Ester 6 a 10
- 6:8 - O capítulo tem reviravolta vergonhosa para Hamã. O que a nota destacou é a coroa posta no cavalo, o que parece idiota, em verdade era um tipo.de penteado tipo coroa que faziam na crina do bicho.
- 7:8 - O tropeço ou prostação de Hamã no leito de Ester refere-se ao ato de se ajoelhar diante dela, como fez, para clamar. Independente de tocá-la ou não, no Harém significava uma quebra de protocolo inadmissível ante o rei.
- Destaque também para a tabela com definições sobre a Festa do Purim, instituída no cap. 9. Em linhas gerais, celebra o livramento do genocídio judeu planejado por Hamã. Faz parte das celebrações distribuir alimentos e presentes, em ações de graças a Deus pelo socorro aos judeus através da mobilização da rainha Ester.

29/05/23 - Atos 1
Depois de finalizar a leitura da parte de livros históricos do AT (Josué a Ester), inico a leitura de Atos dos Apóstolos (classificado como o livro histórico no NT).
- Na parte de introdução ao livro, destaqu3 para o informe de ter sido escrito na década de 60 d.C antes do ano 70 (pois não cita a destruição de Jerusalém pelo general Tito).
- 1:19 - "Aceldama" significa "campo de sangue", refere-se ao pedaço de terra inde Judas se inforcou.
- 1:23 - As duas pessoas indicadas para assumir o ministério apostólico no lugar de Judas Iscariotes foram José Barsabás e Matias, recaindo a escolha sobre o segundo. Barsabás significa "filho do ancião" e é provavel que este José era irmão de Judas Barsabás citado em 15:22. Apesar da escolha de Matias, o texto bíblico não cita mais o trabalho apostólico que realizou, onde, como os demais apóstolos (exceto João) morreu como mártir. Deus seja louvado!

30/05/23 - Atos 2 a 5
- As notas ressaltam que Atos dos Apóstolos deveria ser chamado de Atos do Espírito Santo, pois é o livro em que mais se descreve esp3cificamente a obra do Espírito Santo.
- Vou destacar as 3 tabelas nessa parte:
MINISTÉRIOS FEMININOS - o importante trabalho desempenhado na obra de Deus.
SAFIRA, UMA BELEZA ENGANADORA - a primeira mulher a receber distinção no livro, sei nome significa formosa. Infelizmente enberedou num mau caminho, descrito no cap. 5, onde privilegiou a mentira com seu esposo, o que os levou à morte.
ADVERSIDADES, UMA MONTANHA A SER ESCALADA - disserta sobre perseverança, tomando como exemplo os testemunhos de Noemi, Rute e Ester no AT.

31/05/23 - Atos 6 a 10
Histórias edificantes, como a instituiçãp dos diáconos no 6, discurso histórico de Estevão no 7, a conversão do etíope servo da rainha de Candace no 8, a conversão de Saulo e ressurreição de Dorcas no 9, e o pentecostes sobre os gentios no 10.
- Das tabelas destaco o que fala da ra8nha de Candace. A citação na Bíblia sobre ela foi por conta de seu servo, com o texto conjecturando que ele pode ter se tornardo um evangelista no retorno, à Etiópia.
Chegamos ao meio do ano, graças a Deus! Creio que também estou em cerca de 50% da leitura das Escrituras. Deus seja louvado!

01/06/23 - Atos 11 a 14
Destaque para o capítulo, com o discurso de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia. Gosto desses relatos de resgate histórico de Israel. Foi o que Est3vão fez no cap. 7 e existem outras passagens como essas.
- 11:26 - Em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos.
Eita! Estava pensando que ontem era o meio do ano, mad a passagem correta é no fim de Junho e início de Julho.

02/06/23 - Atos 16 a 20
O trecho tem gistórias e notas interessantes, mas esperava especialmente de 17:11, sobre a sabedoria dos beteanos em apego à Palavra de Deus, versículo que uso como inspiraçãp e proteção em relação a má influências. Deus seja louvado!

03/06/23 - Atos 21 e 22
Destaque dessa vez para o discurso de Paulo no cap. 22, em que conta como se deu a conversão a Jesus.

04/06/23 - Atos 23 e 24
No cap. 24 Paulo faz discurso evangelístico perante o governador romabo Félix e a espisa Drusila. Há impacto da palavra do Senhor, mas não se convertem, prwfer8ndo agradar o judeus, que eram contra o apóstolo. Tem uma tabela nas notas com brwve biografia de Drusila. Revelações curiosas, como judia da descendência de Herodes, casamento ilegal com Félix e morte no contexto da erupção do vesúvio que arrasou Pimpeia. A reflexão foi sobre oportunidades diante de Deus.

05/06/23 - Atos 25 a 28
Vou registrar das notas o conteúdo de duas tabelas.
- A primeira é biiografia de Berenice. Tem as mesmas r3fl3xões na tabela de Drusila, de quem era irmã. Descendente de Herodes, foi judia que teve por um tempo dedicação na fé judaica, depois perdeu-se em maus caminhos, vivemdp caso incestuoso com o rei Agripa, sei itmão. Nps cap. 26 e 27 temos mais um discurso evangelístico de Paulo e os vs. 28 e 29 citam que quase converteram. A reflexão é de novo sobre oportunidades diante de Deus.
- A segunda tabela, por falar em discursos, enumera todos os citados em Atos (correspondentes a Pedro, Estevão, Paulo e Tiago.

06/06/23 - Jó 1 a 5
- Os textos introdutórios situam Jó no contexto patriarcal.
- 2:13 - Os consoladores, de acordo com a tradição, só deveriam falar após o consolado falar primeiro, até então dando assistência em suad necessidades. Os 3 amigos de Jó aguatdatam 7 dias até que Jó se pronunciou.

07/06/23 - Jó 6 a 8
Destaco a nota em tabela sobre dor emocional, que foi correlacionada a uma não realização, como de um sonho. Associa-se a choro, sofrimento, perda de apetite, alteração do semblante e foram citados os versículos Pv 13:12 e Jó 7:6. Louvado seja Deus que liberta o homem disso!

08/06/23 - Jó 9 a 11
- 10:8-12 - a afirmação de Jó sobre Deus como seu Criador.

09/06/23 - Jó 12 a 14
Nesse discuso de Jó achei muito bonito e sâbio o 12:12. Maturidade maravilhosa para todos nós. Não tem nota nele, mas deixo o versículo em registro:
"Com os anciãos está a sabedoria, e na longura de dias o entendimento."

10/06/23 - Jó 15 a 17
Vou destacar das notas a tabela sobre como se portar diante diante do sofrimento, com paralelos entre o correto e incorreto. Posso dizer que a suma de tudo é se entregar e confiar nas mãos de Deus.

11/06/23 - Jó 18 a 20
- 19:13-19 - o abandono de Jó pelos parentes e amigos.

12/06/23 - Jó 21 a 25
Trecho com diálogos existenciais muito interessantes, que se repentem hoje. Veja só... No cap 21 Jó faz uma reflexão em paralelo com a vida dos ímpios, em por que muitas vezes tem vida boa, próspera e não passam por sofrimentos como o dele, servo de Deus. O interessante é que Jó não se deixa levar por essa visão e não deseja a vida e conselho dos ímpios. No 22 um dos amigos de Jó fala de pecado ser causa do sofrimento e exorta Jó a arrependimento. No 24 Jó se defende e novamente reforça que muitos ímpios passam nessa vida em pecado sem sofrer, mas Jó continua na fé firmemente, porém desejando respostas de Deus. No 25 outro amigo exorta pesadamente Jó de novo e o diálogo segue. Todos ali, ao final da história, saberão a grandeza do Senhor. Esses questionamentos existem hoje e condicionam a existência de Deus à circunstâncias, instigados à descrença pelo inimigo de nossas almas.

13/06/23 - Jó 26 a 30
Destaque para a tabela sobre consolo aos que sofrem, exatamente o qie os 3 amigos de Jó tentam fazer, mas acavam se equivicando em julgar, reduzir tudo ao pecado, condenar, nào ter empatia. A tabela tem pontos acertados também como orar e ouvir o sofredor.

14/06/23 - Jó 31 a 35
Destaco a tabela com caractrísticas bíblicas do homem e da mulher de Deus. Nos capítulos há debate entre Jó e amigos sobre ser servo de Deus.

15/06/23 - Jó 36 a 42
- Nos cap. 38 a 41 Deus se revela. Discurso maravilhoso, em contraposição a Jó e amigos que discutiam a sabedoria. Deus mostra várias de suas obras, nos céus, na terra, no ar, no universo, entre animais, sobre o tempo e pergunta onde estavas quando fiz? É como se mostrasse a pequenez do homem diante Dele.
Já pararam para pensar no ateu... O homem, uma junçãozinha de átomos num pedacinho do planeta ecoando essa afirmação diante do universo, sem conhecer as maravilhas em toda criação, como um cego diante da grandeza criadora do Senhor, que está se revelando em todo seu entorno...
E em Jó, o homem discutindo sabedoria, achando-se conhecedor dela... Peço perdão ao Senhor por toda bobagem que já escrevi no Skoob.
- 41:22 - Esse versículo é mal interpretado rotineiramente, o próprio Deus está falando do medo que as pessoas tem do Leviatã, que uma galera, onde me incluo também, mas agora percebo meu erro, pensa ser um monstro mitológico, mas Deus está falando poeticamente sobre o crocodilo, até com hipérboles. Se as pessoas o temem, imagina se não deveriam a Deus. Más interpretações dizem "até diante de deus a tristeza salta de alegria". Errado, Deus está falando do medo das pessoas do Leviatã numa figura de linguagem que não usamos em nossa cultura, o que pide gerar confusões. Para entender melhor só fazer paralelo com o versículo 37:1.

16/06/23 - Salmos 1 a 5
Gostei da tabela com nomes de Deus, uma das mais importantes da edição. Ezemplo em Adonai (Senhor) e El Shadai (Todo Poderoso).

17/06/23 - Salmos 6 a 8
As notas tem uma tabela com meditação sobre prosperidade mais so que riquezas materiais.

18/06/23 - Salmos 9 a 13
Destaque para a tabela Imagens de Deus nos Salmos. Exemolos: Pastor (23:1), Redentor (78:35), Escudo (3:3) e Rocha (19:14).
Hoje é o aniversário de 112 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

19/06/23 - Salmo 14 a 17
Entre as notas, tabela com os tipos de salmos. Não conhecia a debominação de Salmol de hallel (113-118), salmos de adoração entoados em dias festivos.

20/06/23 - Salmos 18 a 22
"Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam." (Salmos 18:30)

21/06/23 - Salmos 23 a 25
"Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores." (Salmos 25:8)

22/06/23 - Salmos 26 a 31
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?" (Salmos 27:1)

23/06/23 - Salmos 32 a 35
- O Samo 34 é contextualizado na ocasião em que Davi estebe diante de Abimeleque fingindo-se louco, com receio num contexto de perseguição em que estava,, e o Senhor lhe deu livramento. O interessante da nota no Salmo é que possivelmente Abimeleque não era nome propriamente dito, mas designação que os filisteus davam a seus reis.

24/06/23 - Salmos 36 a 40
"Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu." (Salmos 40:17)

25/06/23 - Salmos 41 a 43
- 41:13 é onde se encerra a primeira parte de Salmos, numa expressão de louvor. Se pesquisarmos as outras quatro partes no último versículo, quase todas tem expressões de louvor como essa.
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém. (Salmos 41:13)

26/06/23 - Salmos 44 a 51
- 50:7-15 - Nesse trecho Deus está mostrando seu domínio sobre tudo. Fala dos animais, num paralelo às ofertas de expiação. É como se isso não fosse o que mais importasse, pois é dono de toda a terra, de todos os animais, mas deseja o louvor, a adoração genuína no pagamento dos votos, nas ofertas. Faz-me pensar que com Deus não se barganha, como se as obras fossem o mais importantes. Ele deseja coração em adoração sincera no que fazemos.

27/06/23 - Salmos 52 a 56
"No dia em que eu temer, hei de confiar em ti." (Salmos 56:3)

28/06/23 - Salmos 57 a 61
"Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra." (Salmos 57:11)

29/06/23 - Salmos 62 a 67
"Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras. Cantai a glória do seu nome, dai glória em seu louvor." (Salmos.66:1 e 2).

30/06/23 - Salmos 68 a 72
Gostaria de ter esclarecimentos sobre o Salmo 72. O título dá credito à Salomão, e vemos oração como ele fez ao assumir o trono, acaba no versículo 18, pois o 19 é registro que diz que ali se encerram os Salmos de Davi. Notoriamente houve uma organização, pois se é de Salomão (porque compôs ou foi homenageado), Davi nesse contexto tinha já falecido, mas por que foi citado no final? Certamente parece registro dos organizadores dos cantos, mas queria entender melhor.

01/07/23 - Salmos 73 a 77
"Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; os que invocam o teu nome anunciam as tuas maravilhas." (Salmo 75:1)

02/07/23 - Salmos 78 a 81
"Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó." (Salmo 81:1)

03/07/23 - Salmos 82 a 87
- 87:4 - A referência a Raabe, segundo a nota, é uma referência ao Egito. Não entendi a razão...

04/07/23 - Salmos 88 a 92
- O Salmo 90 é o único atribuído a Moisés, vendo-se a grandeza do Senhor e a fragilidade humana.

05/06/23 - Salmos 93 a 100
O Salmo 98 é alegre e efusivo em louvar a Deus, a natureza é chamada ao louvor, até os rios a bater palmas. Glória a Deus!

06/07/23 - Salmos 101 a 105
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade" (Salmos 104:1)

07/07/23 - Salmos 106 a 110
- O Salmo 110 era usado ma cerimônia de coroação de reis da linhagem davídica (Reino de Judá).

08/07/23 - Salmos 111 a 115
- Os Salmos 111 e 112 no original são acrósticos, tendo 22 linhas, cada uma delas com3çando com letra sucessiva do alfabeto hebraico.

09/07/23 - Salmos 116 a 118
"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre" (Salmo 118:1)

10/07/23 - Salmo 119
"Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!" (Salmo 119:1)

11/07/23 - Salmos 120 a 125
- Os Salmos 120 a 134 são chamados 'Cânticos de romagem' ou ' Cânticos de degraus', por serem entoados rotineiramente pelos peregrinos na subida a Jerusalém na ocasião das festas anuais.

12/07/23 - Salmos 126 a 135
"Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor" (Salmo 135:1)

13/07/23 - Salmos 136 a 140
"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre" (Salmo 136:1)

14/07/23 - Salmos 140 a 145
"Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão." (Salmos 145:10)

15/07/23 - Salmos 146 a 150
Estes salmos começam e terminam com a expressão de louvor "Louvai ao Senhor!" ou "Aleluia!".

16/07/23 - Provérbios 1 a 5
- 1:10 - que esquisito a palavra blandicia, tem a ver com sedução, palavra em desuso na atualidade.

17/07/23 - Provérbios 6 a 9
"Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos". (Provérbios 7:1)

18/07/23 - Probérbios 10 a 13
"O caminho do Senhor é fortaleza para os retos; mas é destruição para os que praticam a iniquidade." (Provérbios 10:29)

19/08/23 - Provérbios 14
"O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro". (Provérbios 14:16)
Partiu para o Senhor hoje o Pr Oton Alencar, Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus A Pioneira, no Amapa, a mais antiga e maior denominação evangélica amapaense. Louvado seja o Senhor!

20/07/23 - Provérbios 15 a 18
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." (Provérbios 17:17)
Versículo abençoado no dia de hoje, que dizem Dia do Amigo.

21/07/23 - Provérbios 19 a 21
"Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará." (Provérbios 20:22)

22/07/23 - Provérbios 22 a 26
"Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro." (Provérbios 22:1)
Saudade hoje do meu avô, que faria aniversário hoje e faleceu no ano 2000.

23/07/23 - Provérbios 27 a 31
"O tolo derrama toda a sua ira; mas o sábio a reprime e aplaca." (Provérbios 29:11)

24/07/23 - Eclesiastes 1 a 5
Há quem viva no princípio da vida ser curta por isso deve ser aproveitada; em Eclesiastes o autor diz que tudo é passageiro, por mais que se aproveite como deseje, mas existe um sentido maior, que vai revelando gradativamente. Lembrei da EBD, onde o irmão testemunhou de dizerem isso para ele no serviço, que a vida deve ser aproveitada e é direito desfrutá-la. A resposta que o irmão deu foi sábia, de ser direito aproveitá-la, mas é muito pouco nas proposições do mundo. E aqui está o Eclesiastes corroborando o mesmo pensamento...

25/07/23 - Eclesiastes 7 a 12
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;" (Eclesiastes 12:1)
7:24 - Gosto de destacar esse versículo porque tem um famoso autor (que inclusive gosto bastante) que termina o seu romance tido como obra-prima, no último parágrafo, tentando exaltar seus personagens em cima desse versículo, mas acabou registrando vergonhosa ignorância. Sabem quem é? O Júlio Verne no '20 mil léguas submarinas'. Lá ele faz paralelo equivocado com esse versículo, que fala sobre a profundidade da sabedoria, inalcançável, pois sempre há mais para aprender (o sentido original). No romance exalta o Capitão Nemo por ter atingido a profundidade mais profunda, discordando da Bíblia, como se o sentido do versículo fosse esse na pergunta em Eclesiastes, tipo assim: tá aqui quem alcançou até o que Deus falou que ninguém conseguiria. Pobre Verne! Não o culpo, as edições antigas eram sujeitas a erros na tradução... Se ele citasse Jó 28:16 no lugar talvez não pagaria esse mico arrogante histórico...

26/07/23 - Cantares 1 a 4
1:5 e 6 - sulamita era mulher trabalhadora, a ponto de sua pele ser mais queimada de sol.

27/07/23 - Cantares 6 a 8
Em 6:8 vemos que Salomão já tinha começado a formar se harém.

28/07/2023 - Isaías 1 a 5
Deixo em registro propósitos da obra, afirmativos à soberania e santidade de Deus, a gravidade do pecado à vida e nação, e a manifetação do Messias.
Praticamente metade (até o cap. 39) foi escrito em Jerusalém e arredores, s a parte final (do 40 em diante) no exílio.

29/08/23 - Isaías 6 a 10
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

30/07/23 - Isaías 11 a 15
O cap. 11 é messiânico sobre o reino pacífico do Senhor.

31/07/23 - Isaías 16 a 20
Is 19:19-20 - há católicos romanos que dizem essa profecia se cumprir no monumento egípcio na Praça de São Pedto no Vaticano, lembrando que aquele é um minarete pagão levado pelos romanos. Oras, é profecia sobre a unidade promovida por meio do Messias (Jesus) que cumpre também a promessa para Abraão em Gênesis 12, que nele seriam benditas todas as famílias da Terra.

01/08/23 - Isaías 21 a 25
Várias profecias contras nações, analogias para o mundo.

02/08/23 - Isaías 26 a 30
Essa passagem foi lembrada no contexto da pandemia:
"Vem, povo meu, entra nas tuas câmaras, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a indignação.
Pois eis que o Senhor está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniquidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos." (Isaías 26:20-21)

03/08/23 - Isaías 31 a 35
Os capítulos denotam o juízo de Deus e livramento que propicia ara seu povo. O cap. 35 mostra o livramento no Messias.

CONTINUA EM OUTRA EDIÇÃO...
fontbooks 17/07/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

z..... 18/07/2023minha estante
?????

z..... 03/08/2023minha estante
Acho que cheguei no limite da resenha.
Vou continuar os registros em outra edição daBíblia da Mulher.

z..... 01/01/2023

01/01/23 - Textos introdutórios e Mateus 1
Novo ano, novas oportunidades e assim, com gratidão a Deus, começo nova leitura bíblica, na meta de completá-la até o final do ano, o que faço na média de 4 capítulos diários, dessa vez na edição "A Bíblia da Mulher".
Hoje li os textos introdutórios para conhecer a historicidade e conferi Mateus 1 com as anotações.
Os textos introdutórios foram:
- Prefácio da edição em português: analogia entre o encontro de Jesus e a samaritana com a oportunidade hoje de todas as mulheres encontrarem a mesma Fonte de Água Viva e transformações;
- Prefácio da edição original: incentivo ao estudo da Palavra de Deus;
- Prefácio ao texto bíblico: peculiaridades da versão utilizada, a segunda edição da JFA Revista e Atualizada, de 1993 (já existe a terceira edição, de 2017, mas ainda não adquiri. Tem linguagem mais acessível que as duas edições anteriores, de 1959 e 1993. Quer exemplo? Nas duas edições antigas leia 1 Pedro 4:3 e vai encontrar as palavras "borracheira" ou "borrachice", em desuso, com atualização na terceira edição);
- Apresentação: o texto introdutório mais interessante, com um pouco da historicidade da Bíblia da Mulher (registro algo adiante...);
- 4 artigos de mulheres sobre estudos bíblicos (deixei pra ler depois).
Sobre a historicidade, as informações foram limitadas e então busquei outras referências a partir de nomes citados.
A proposta dessa edição bíblica é de estudos a partir da organização de teólogas e outras colaboradoras, o que evidencia visões interessantes nos textos bíblicos, sempre também valorizando as mulheres.
A primeira citação foi à Elizabeth Candy Stanton, que em 1895 teve ideia para a chamada Bíblia da Mulher. Essa edição teve mais valor histórico do que teológico. Pesquisando sobre Elizabeth descobrimos que foi militante feminista, desempenhando papel importante por direitos como voto, acesso à educação, trabalho, da mesma forma à nomeação em patrimônio e outras causas. Não tenho dúvida de dizer que essa primeira edição é censurável, pois Elizabeth retirou versículos que dizia opressores às mulheres em sua visão e conservou só o que lhe agradava (erros repetidos hoje, seja na literalidade por certos grupos ou no pragmatismo seletivo da vida em descompromisso espiritual com Deus).
A segunda citação foi à Dorothy Kelley Patterson, teóloga batista, principal organizadora das anotações na Bíblia da Mulher atual, de 1985, elaborada em conjunto com mais de 80 colaboradoras.
Importante registrar que em toda Bíblia com anotações o mais importante sempre será o texto bíblico e as notas estão sujeitas a subjetivismo.
Em Mateus 1 o destaque nos registros foi para a genealogia de Jesus, que de maneira inovadora cita 5 mulheres. Algumas sofreram marginalização ou foram envolvidas em escândalos e preconceito, mas foram honradas na ascendência de Jesus pelo testemunho de transformação em Deus nas suas histórias peculiares.
Por conta das leituras extras, fiquei hoje só com um capítulo mesmo.

02/01/23 - Mateus 2 a 5
2:11 - Contrariando o saber popular, os reis magos visitaram Jesus quando já estava numa casa, não no estábulo.
No cap. 2 as notas trouxeram tabela interessante com a árvore genealógica de Herodes, o Grande.
No cap. 3 tem outra tabela com viagens de Maria (mapa com andanças no contexto de nascimento de Jesus)
O cap. 5 trouxe nota com tabela das bem-aventuranças direcionadas especificamente às mulheres.

03/01/23 - Mateus 6 a 9
Destaque para a nota em Mateus 7:7, sobre oração constante. A reflexão diz que a constância, antes de momento de oração específico, é sobretudo vivência direta em conexão com Deus a todo instante como algo natural e normal. Verdade... Muitas vezes fazemos bobagens por não estarmos nessa constância... em momento como ira, tristeza, gratidão, dor, angústia ou seja lá o que for...
Percebi que além de notas específicas a versículos, podemos encontrar também textos, gráficos, mapa e tabelas não necessariamente correlacionados aos respectivos capítulos. Gostei do texto extra da cura da mulher do fluxo de sangue (cap. 9) e do detalhamento da oração do Pai Nosso (cap. 6).

04/01/23 - Mateus 10 a 13
- 12:46-50 - A passagem costuma ter interpretação equivocada no Vaticano, em prol de anular a família de Jesus. A nota da edição foi simples e certeira, em que Jesus não está aqui sendo displicente ou indelicado com sua família, mas traçando paralelo entre estes que amava numa extensão de amor similar também a todas as pessoas. A nota (e o versículo) não se resumem nisso, foi o que destaquei para registrar.
- Entre o cap. 13 tem interessante tabela sobre as mulheres e as parábolas de Jesus, refinando o público alvo no momento em que a parábola foi ensinada e resumindo a aplicação.

05/01/23 - Mateus 14
A respectiva edição que estou lendo é emprestada e hoje esqueci de buscar... Li numa outra versão, de letra extragigante (só adquiro agora, quando possível edições com esse tipo de fonte... mas vou voltar a leitura da outra edição).
- 14:21 - na primeira multiplicação é referida multidão de quase cinco mil, mas é certo que o número exato era bem maior, pois a contagem não abrangeu mulheres e crianças.
Tem uma tabela com texto extra sobre Herodias e Salomé (referenciadas na morte de João Batista). A reflexão foi sobre o perigo de influência negativa, ao se deixar levar).

06/01/23 - Mateus 15 à 18
O trecho tem várias notas interessantes, escolhi a de 15:5 para registrar. Refere-se a uma tal lei de Corbã, em que os fariseus diziam dedicar algo a Deus, seria Dele, mas usufruíam e se alguém precisasse diziam que era de Deus e não poderiam ceder, nem mesmo para os pais. Foi censurada por Jesus e denunciada a hipocrisia, pois com isso colocavam seus interesses acima de Deus, como em honrar pai e mãe.
O capítulo aborda a mulher sírio-fenícia e as notas trouxeram tabela com reflexões sobre a fé dela. O interessante foi o paralelo com Raabe. Eram gentias e demonstraram amor pela família e fé no Senhor quando o conheceram.

07/01/23 - Mateus 19 e 20
As notas mais interessantes no momento foram sobre o parecer do casamento no cap. 19. Jesus não traz palavra de incentivo ao divórcio, está mostrando porque acontece. Obviamente por conta das pessoas em más escolhas, a traição, por isso Moisés permitiu a carta de separação. O contexto tem também tabelas com textos de reflexão sobre o casamento em seu cumprimento em harmonia na comunhão com Deus.

08/01/23 - Mateus 21 a 24
Notas interessantes. Separei apenas três:
- 23:3 - nas sinagogas havia na sala uma cadeira de pedra usada pelos líderes. O versículo fala também de modo figurado, onde fariseus e outros líderes religiosos extrapolavam o ensino com acréscimos de tradições que não existiam na lei chamada mosaica;
- 23:10 - Jesus é o único qualificado para sentar na "cadeira de Moisés";
- 24:15 - o "abominável da desolação" foi profecia em Daniel sobre profanação no templo, que se cumpriu em 168 a.C quando Antíoco Epífanes introduziu estátua de zeus no templo e sacrificou porco no altar. Cumpria-se também no tempo de Jesus com o comércio no santuário, se cumpre hoje e no futuro com a manifestação do anticristo.
Fiquei pensando.... Se fizermos reflexão, olha o que introduzem hoje nos altares das igrejas no cristianismo como um todo... Muitas delas, igrejas, tem até o nome consagrados a ídolos...

09/01/23 - Mateus 25 a 28 (fim da leitura no livro)
- No cap. 25 tem tabela com informes extras sobre a Parábola das 10 virgens com o contexto cultural. Há quem pense que são 10 noivas, em verdade, são damas que acompanhavam a noiva. O costume previa a busca desta pelo noivo para a festa (o texto mostra as etapas) e não tinha hora prevista, devendo estar todas preparadas.
- 26:15 - Trinta moedas de prata era o preço pago por um escravo que fosse chifrado por boi de alguém, o dono tinha esse dever. Em Êxodo 21:32 encontramos a citação.
Entre esses capítulos gostei também da descrição de todas as mulheres citadas nos evangelhos nos últimos dias de Jesus.

10/01/23 - Juízes 1 a 3
Iniciei a leitura do atual livro de estudo em nossa EBD.
Das notas no trecho, gostei da tabela "A infidelidade de Israel para com Deus", que faz paralelo entre o Deus de Israel com os deuses pagãos, também entre os adoradores do Deus de Israel e os adoradores dos deuses pagãos. Exemplos: no primeiro caso (domina a natureza - estão na natureza), e no segundo (devem obedecer a vontade de Deus revelada em sua Lei - praticavam ritos de prostituição para garantir o que desejavam dos deuses). O povo de Israel nesse período, depois de um livramento de Deus através dos juízes, se perdia em desobediências a Deus.
- 3:31 - registro esse versículo porque é a referência ao 3° juiz (Sangar). O feito que o marcou do ponto de vista humano é extraordinário (será que Deus o usou da mesma forma em outros... a Bíblia nada mais registra...).

11/01/23 - Juízes 4 e 5 - os dois capítulos com a história de Débora.
Nas notas, gostei do texto extra sobre Débora, na analogia da vitória sobre os cananeus com a vitória concedida por Deus sobre os egípcios na passagem pelo Mar Vermelho. Juízes menciona 900 carros de ferro no exército dos cananeus e derrota destes às margens do rio Quisom. No capítulo 5, canto a Deus, percebemos que houve chuva e o terreno alagadiço dificultou a mobilidade, propiciando vitória aos israelitas. Atoleiro em carros como aconteceu na travessia do Mar Vermelho em livramento por providência divina. Outra similaridade é o canto da vitória em seguida e a liderança por duas pessoas (Moisés e Arão no Êxodo, Débora e Baraque em Juízes).
Num devaneio à parte, a estratégia de dificultar mobilidade de carros em exército superior foi usada por outros, como Alexandre o grande, na Batalha de Gaugamela, quando induziu o rei persa à batalha em terreno menos favorável aos carros. Gaugamela é do século 3 a.C e as histórias em Juízes de um milênio antes de Jesus. Estudioso como era, será que o famoso general conheceu Juízes... Ressalte-se, porém, que na história bíblica a vitória foi sobretudo e exclusivamente pela providência de Deus.

12/01/23 - Juízes 6 a 8
O trecho traz a história de Gideão, juiz que liderou Israel contra a opressão dos midianitas. Esse trecho também será tema de nossa EBD. Guardo para os comentários na revista as percepções. Por ora, chamou atenção o livramento por Deus com apenas 300 homens e, novamente, a queda de Israel na idolatria a homens e deuses pagãos. O povo inventou até de idolatrar a estola de Gideão e idolatrar Baal. Não é de hoje que o povo acha que pode dividir a glória de Deus...

13/01/23 - Juízes 9 e 10
Nota em destaque: a mulher que matou Abimeleque (o filho usurpador de Gideão). Não tem nome citado e através dela Abimeleque foi humilhado. O usurpador havia sido impiedoso com a família e com o povo da mulher citada.

14/01/23 - Juízes 11 e 12
Adotei a metodologia de leitura segundo nossa atual revista de EBD na igreja, que no momento aborda o respectivo livro.
As notas que no momento mais me chamaram a atenção foram:
- 11:1-10 - sobre a história pregressa de Jefté, que chegou a ser alvo de preconceito pelo mesmo povo que pediu-lhe ajuda. Jefté chegou a ser bandido e não tinha pensado que foi juiz escolhido pelo povo... porém, Deus abençoou lhe.
- 11:30-31 - não tinha meditado que Jefté conservou raízes de costumes pagãos e isso acabou voltando-se contra ele... Geralmente a passagem é associada ao perigo da precipitação, mas tudo decorreu mesmo do apego que tinha a ritos pagãos, mesmo que tenha tentado espiritualizá-los para querer agradar a Deus. Oras, Deus se alegra com obediência e o apego de Jefté a certas tradições mundanas o levou a erro que lamentou muito.

15/01/23 - Juízes 13 a 16
Trecho com a história de Sansão. Tem várias notas e vários textos em tabelas.
Das notas, fiquei com o parecer geral de que o desvio de Sansão pelas mulheres filisteias (a timnita e Dalila) tornou-se também analogia do desvio de Israel por costumes dos cananeus (leia-se pecados), o que gerou graves consequências para ambos.
Das tabelas, com textos descritivos sobre algumas mulheres no trecho, guardei o parecer de que a maior traição na vida de Sanção não foi a das duas mulheres que tivera, mas a dele em relação aos votos ao Senhor, tornando-se desobediente em sua consagração como nazireu.
Em devaneios meus, lembrei que muita gente dá importância no trecho aos cabelos de Sansão, como se fosse a verdadeira origem de sua força...

16/01/23 - Juízes 18 e 19
A partir desses capítulos as histórias não se desenrolam em ordem cronológica, ocorreram no contexto que o livro descreve, em que as pessoas faziam o que achavam correto, independente da Palavra de Deus.
O 18 mostra a história de idolatria de Mica (instigado pela mãe, que achava que para isso deveria construir um ídolo, que mandou fazer e instituiu até sacerdote para ele em seu lar). Tem uma tabela com reflexões sobre a mãe de Mica em seu apego a tradições e "achômetro" de como servir a Deus...
O 19 mostra indivíduos da tribo de Dã também fazendo o que achavam reto (em desapego à Palavra de Deus) e assim roubaram o ídolo e sacerdote de Mica introduzindo idolatria em sua tribo, como também conquistando cidade fora da orientação de Deus.
Em meus devaneios, a analogia dessas histórias com a atualidade... Tem ídolos entronizados em tudo que é canto em nossa nação. Em praças, dentro de igrejas, no nome delas, em procissões gigantescas, em outras áreas não necessariamente religiosas... O povo fazendo o que acha reto, como em Juízes, independente do que o Senhor explicitamente ensinou em sua Palavra...

17/01/23 - Juízes 19 a 21
Capítulos finais do livro, com outra história da degradação em Israel no contexto de Juízes, o que levou a guerra civil que quase exterminou uma das 12 tribos (Benjamim).
Vemos costumes que não agradavam a Deus (concubinato), traições, prostituição, violência e justiça por conta própria. A história lembra um pouco a de moradores de Sodoma e Gomorra, mas aconteceu em Israel.
As notas destacaram costumes pagãos assentados em Israel que instigaram o caos. Vale registro do último versículo do livro para percepção do contexto: "Naqueles dias, não havia rei em Israel, cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 21:25). Oras, o Senhor é Rei Eterno, só que o povo era omisso a isso.
Nos textos extras em tabelas, destaque para a reflexão sobre as esposas de Benjamim... Para tentar corrigir uma ação violenta, que foi justiceira contra outro ato violento, os israelitas concordaram com solução mais violenta ainda... Nesse texto, também não tinha prestado atenção que o primeiro rei de Israel (Saul) foi escolhido por Deus da mesma tribo que quase foi exterminada (Benjamim).
Foram dias sombrios e caóticos... entendamos o porquê.

18/01/23 - Marcos 1
Passei boa parte do dia fora, retornando no início da noite. Um pouco cansado, mas vamos à leitura bíblica, hoje abrangente a apenas um capítulo. No momento não tenho batido a meta de 4 capítulos diários, por outro lado, tenho lido todas as notas editorias de cada capítulo.
A edição trouxe introdutórios desse evangelho com parecer geral mais significativo de ser obra com influência da cultura romana e a ela direcionada.
Deixo em destaque das notas o parecer histórico sobre as sinagogas, de serem introduzidas no contexto do exílio, quando os judeus não tinham o templo e passaram a se reunir com outra dinâmica, de reuniões comunitária para orar, ler os escritos e estudá-los sob orientação de rabino. Nota em Marcos 1:21.

19/01/23 - Mateus 2 a 5
- 2:8 - confirma que foram três ações de Jesus: a cura física, perdão dos pecados e percepção dos maus pensamentos de muitos (a nota cita leitura de pensamento, mas guardei mesmo a revelação divina, pois Jesus, o Verbo Vivo, tornou-se homem para a obra redentora).
- 2:16 - o Messias na percepção dos fariseus destoava da generosidade e amor gratuito e misericordioso que Jesus dispensava a todos. Eles falavam mal de Jesus por andar e interagir com as pessoas.
- Gostei do texto "Amigos com necessidades especiais", que ressalta ações de amor, como o exemplo no início do capítulo 2. Reflexão de que muita gente gosta de dar conselhos e nada mais...
Nos devaneios, lembrei de paralelo interessante no capítulo 5 sobre dois milagres de Jesus... A filha de Jairo tinha doze anos quando morreu e a mulher enferma do fluxo de sangue padecia há 12 anos... 12 anos de felicidade que findara-se e 12 de dor em sofrimento contínuo.... Jesus trouxe ponto comum: recomeço em nova vida para ambos. Louvado seja Deus!

20/01/23 - Marcos 6 e 7
Destaque para as tabelas sobre Rainhas do Novo Testamento e Mulheres que ministraram a Jesus. Bem interessantes, ainda não tinha visto tais referências bíblicas organizadas dessa forma.
Registro à parte, hoje eu e minha mãe completamos 33 anos de batismo nas águas, realizado na Lagoa dos Índios. Hoje, com o crescimento urbano e reestruturação da via não se tem mais acesso ao ponto onde fomos batizados. Oh lembrança boa, louvado seja Deus!

21/01/23 - Marcos 8 a 10
- 9:42 - o "pequeninos", na observação da nota, não refere-se a crianças, mas à outros discípulos, o que seria então impactar negativamente a fé de novos convertidos.

22/01/23 - Marcos 11 e 12
Me chamaram mais atenção as notas sobre o sacerdócio.
- em 11:18 tem referência sobre o contexto sacerdotal no Novo Testamento (deixando de seguir as tradições, referentes a linhagens desde tempos pioneiros, para misturar-se a política como cargos nomeados pelos governantes sob mútuos interesses),
- e tabela com informações sobre as seitas no contexto: fariseus, saduceus, essênios, herodianos e zelotes. Li com mais atenção a dos essênios; muitos historiadores dizem que Jesus era um deles (nada a ver, pois Jesus os repreendeu e divergia em certas doutrinas, como na da ressurreição; para eles o corpo não ressuscitava... ué? e Lázaro? então também para eles Jesus não ressuscitaria...).

23/01/23 - Marcos 13 a 16
- 14:20 - no Oriente Médio da época traição era abominável, muito mais ainda quando era por amigo depois de comer junto.
- 14:51-52 - historicamente a referência, por ser tão trivial, é atribuída à experiência do próprio escritor: o evangelista Marcos.
Curioso que esse trecho só tem uma tabela informativa, mas é bem curiosa, sobre profecias que se cumpriram na morte de Jesus na cruz (ser abandonado, as roupas repartidas, seu lado furado, etc, todas com as devidas referências).

24/01/23 - Gênesis 1 a 5
Trecho rico em notas e tabelas com reflexões.
Deixo em registro:
- 1:1-2 - a nota aborda a hipótese de lacuna grande tempo entre os versículos, referente à batalha dos anjos na queda de Satanás;
- 2:19 - a etimologia para Adão vem de Adamah (terra ou chão);
- 3:15 - a primeira profecia sobre o Messias;
- 4:3 e 4 - ajuda a perceber as ofertas de Caim e Abel (Caim trouxe no fim de uns tempos, o que sobrou, enquanto Abel trouxe das primícias, o melhor que tinha).
A maioria das tabelas abordou o casamento e o destaque vai para "Morte no momento marcado por Deus", a partir da história de Caim, com reflexão em paralelo à eutanásia).

25/01/23 - Gênesis 6 a 11
Muitas informações nas notas, mas vou registrar a que achei mais significativa, referente à tabela "Alianças de Gênesis", especificamente ao trato de Deus com a humanidade. No Édem (sustento e comunhão no Paraíso); com Adão (promessa do Messias após a queda); com Noé (o dilúvio bíblico não se repetiria); com Abraão (abençoar a descendência para ser benção à humanidade). Tem as referências, o sinal e o compromisso que o homem deveria cumprir).

26/01/23 - Gênesis 12 a 16
- 12:1-3 - promessa de formação de povo para se tornar benção para a humanidade (referência ao Messias).
- 13:9 - Abraão ter dado a preferência da escolha da terra para Ló não significou que abriu mão das promessas de Deus do melhor à sua descendência, mas que confiava no Senhor aonde fosse.
- 16:2 - paralelo com Gn 3:6, entre Eva ter pegado o fruto e oferecido à Adão, com Sara ter pego sua serva (Agar) e ter oferecido a Abraão. Precipitações e erros que redundaram em consequências.

27/01/23 - Gênesis 17 a 21
- 17:5 - mudança de nome do patriarca; Abrão significa "pai exaltado" e refere-se a condição que tinha na sua família e à herança que já possuía; Abraão é "Pai de multidões", referindo-se à herança que teria com sua descendência na aliança com.Deus.
- 18:23 - a primeira ilustração de como Abraão seria benção para outras nações. Ló foi salvo da destruição na cidade por causa da misericórdia de Deus na intercessão do patriarca; da sua descendência revelou-se Jesus à humanidade como nosso intercessor e salvador. Glória a Deus!

28/01/23 - Gênesis 22 a 25
- 22:2 - o monte Moriá, reconhecido como lugar onde Isaque seria sacrificado, foi também o lugar onde Salomão construiu o templo (2 Cr 3:1);
- 22:5 - o versículo mostra a fé de Abraão, com obediência ao que o Senhor propusera como teste, e convicto de que o Senhor realizaria ressurreição (subtendido no "voltaremos").

29/01/23 - Gênesis 26 a 30
- 26:4 - vemos a aliança de Deus com Abraão renovando-se em Isaque. Benção que se estenderia a toda humanidade;
- 26:7 - Isaque repetiu o erro do pai, demonstrando com isso debilidade na fé, mesmo depois de Deus ter renovado a aliança. Em devaneios à parte, esta passagem, bem como outras sobre Abraão, Isaque e Jacó, faz-nos ver o quanto Deus é fiel, mesmo para com homens falhos como nós (obviamente a vida destes patriarcas não se resumiu nisso e deixaram valorosos exemplos de fé; é porque a vida em comunhão com Deus é caminho de aprendizagens, lapidação, fortalecimento, transformação e crescimento, por obra do Senhor). Louvado seja O Senhor Misericordioso que não desistiu de nós!
- 27:20 - Jacó mentiu, com proteção da mãe, Rebeca, outro exemplo sobre a misericórdia de Deus (Jacó ainda não tinha recebido a benção e foi trabalhado por Deus em seus erros). Deus Misericordioso! \o/
- 28:12 - Em fuga, na busca de caminho, Jacó foi abençoado por Deus com o sonho da escada de acesso ao céu. Expressou também a necessidade de comunhão com o Senhor, o momento é de conversão e a aliança através de Abraão se renova em Jacó (e este foi trabalhado por Deus, e como);
- 29:17 - os olhos baços de Lia sempre despertaram-me curiosidade. Pode referir-se a pouca visão ou que era pouco atraente fisicamente (não vou dizer que essa mulher abençoada era feia, né!).
- 30:3 - a nota é esclarecedora, sobre costume da época. Colocar um bebê na coxa era reconhecimento público de um filho. Os pais faziam, podendo ser de sangue ou não, o que fizeram as esposas de Jacó com filhos de outras (concubinas). Faço questão de registrar um pouco mais... Tem uma série aí, que também acompanho (O conto da aia... que tem nome em inglês que num sei falar, alvará escrever...) em que a passagem é citada e a interpretação é da mulher segurando os pulsos da aia e o homem estuprando. Té doidé! E tudo ainda é expresso como vontade de Deus. Não, mano, que bizarrice. Deixa ressaltar também que o casamento instituído por Deus sempre foi homem e mulher, o concubinato foi coisa dos homens, bem como mais de uma esposa. Aqui relembro a misericórdia de Deus. As esposas de Jacó tiveram falhas, repetiram o erro de Sara, tal qual o de Eva em pegar e oferecer o fruto a Adão, em vez de postura de fé. Louvado seja Deus, pois todos temos erros e Deus tem sido misericordioso. Voltando a série, nada a ver com o propósito de Deus. A série ilustra governo autoritário com manipulação ideológica deturpadora do que Deus ensinou para atender seus interesses escusos com opressão e desfrute do poder.
- 30:14 - outro exemplo de debilidades na fé... As mulheres achavam que algum ritual com mandrágora poderia engravidá-la. Hum! Vemos que aconteceu quando Deus ouviu a oração.

30/01/23 - Gênesis 31 a 35
No cap. 35 a renovação da aliança com Deus. No mesmo lugar em que Jacó teve o sonho da escada e onde Deus falara da aliança anteriormente quando Jacó estava em fuga: Betel. Não esqueçamos da aliança com Deus.

31/01/23 - Gênesis 35 a 40
- 37:28 - Midianitas é outro termo para Ismaelitas, descendentes de Ismael
- 38:6 - Tamar provavelmente era cananéia, estrangeira, e assim como Rute foi ancestral de Jesus. Deus preservou sua linhagem fiel, mesmo com o pecado de Judá (estendo de todos os homens). Tamar foi citada na genealogia de Jesus em Mateus 1, junto com outras 4 mulheres, o que foi revolucionário.

01/02/23 - Gênesis 41 a 45
- 41:50-52 - o nome dos filhos de José é em hebraico, sugerindo que sua esposa (Asenate) possa ter adotado sua fé.
Acredito que em novas edições poderia ter uma tabela com texto extra sobre Asenate. A Bíblia da Mulher costuma fazer isso para as mulheres citadas e a reflexão poderia ser a importância da fé comum no matrimônio.

02/02/23 - Gênesis 46 a 50
Terminei a leitura. Registro para uma curiosidade, em 46:21. São descritos 10 filhos de Benjamin que desceram para o Egito, o que confirma idade madura. Contrasta com o pensamento que muitos tem dele ser adolescente no contexto, por José tratá-lo como moço, um carinho pelo irmão mais jovem (também o único materno e paterno que tinha).

03/02/23 - Lucas 1 a 4
- 1:3 - Teófilo significa "amigo de Deus" e pode expressar de fato uma pessoa a quem Lucas escrevia (oficial romano) ou uma saudação genérica a cristandade.
- 1:46 a 55 - o Cântico de Maria lembra o Cântico de Ana (1 Samuel 2:1-10). Louvor da alma, enaltecendo as misericórdias e bênçãos de Deus.
- o capítulo 2 fala do nascimento de Jesus e visita dos pastores. Interessantes as reflexões nas notas de que os pastores eram como párias no contexto e o parto tornava as mulheres impuras pela lei mosaica, com necessidade de sacrifícios e mais de 40 dias de reclusão nos ritos de purificação. Jesus trouxe nova vida revolucionária em muitos sentidos na libertação dos homens do jugo do pecado.
- Entre as tabelas, dei atenção em especial á Árvore Genealógica de Jesus. Pena que não trouxe comentários extras. Nas genealogias em Mateus e Lucas existem algumas diferenças, sendo das mais significativas a descendência a partir de Davi e Bete-Seba. Em Mateus a descendência continua em Salomão e em Lucas é em Natã, outro filho do casal. As notas não citaram, mas existem estudos de que Mateus conta a genealogia de José, e Lucas a de Maria, o que confirma as profecias do Messias, da descendência de Judá e Davi (por adoção, em José, e também de sangue, em Maria, as duas formas de descendência referidas na Bíblia). Aleluia!

04/02/23 - Lucas 5 e 6
- 5:13 - passei o dia fora, cheguei a pouco... Na leitura de hoje a reflexão ficou na cura do leproso... Quem o tocasse era considerado impuro. Jesus o tocou e o que aconteceu? Ele o curou, o limpou, o purificou. Acheguemos a Jesus, seu poder e amor irá transformar nossa vida deturpada e maltratada pelo mundo.

05/02/23 - Lucas 7 a 10
Dessa leitura escolhi deixar em registro o vers. 9:56, que entendo como uma boa síntese do respectivo evangelho:
"Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia." (Lucas 9:56).
Jesus disse sua missão, num contexto que havia sido rejeitado e alguns discípulos quiseram aplicar o que entendiam como justiça (um revide, algo valorizado naquela sociedade de injustiças e vinganças em retribuição).

06/02/23 - Lucas 11 a 14
- 11:46 - o versículo denota a hipocrisia dos doutores da lei. A leitura me levou a pensar também na corrupção política (cada cidadão metido a justo e cheios de maracutaias... com o terrível evento do 08 de janeiro o que não faltou foi discurso de moralidade, o que é cabível e necessário para o momento com toda razão, mas foi paradoxal ouvir da boca de vários... só um devaneio). Verdade... porém... creio que a principal aplicação do versículo deva ser a nós mesmos. Louvado seja o Senhor misericordioso por todos nós!
- 12:6 - os passarinhos expressam a importância que Deus dá a todos. Não tinha prestado atenção também na ilustração tirada do contexto de pobreza que havia, em que as pessoas os tinham como alimento. Tem tabela com reflexões sobre a pobreza e a postura de ajudar que devemos ter.
- 13:10-14 - a mulher curvada é personagem pouco conhecida. Jesus operou e ensinou maravilhas nessa passagem. Interessante que não foi ela que pediu ajuda. Jesus se compadeceu e a curou, num evento impactante que suscitou debates. Vale também conferir a tabela com reflexões sobre essa passagem.

07/02/23 - Lucas 15 a 18
- 16:21 - não conhecia essa particularidade... na história do rico e Lázaro o que foi chamado de migalhas de pão não se resumia em sobras de comida que caíam da mesa... pedaços de pão eram também usados para limpar as mãos na mesa (o que só aumenta a percepção de miséria de Lázaro).
São pouco mais das 15:30 horas, dia chuvoso, escureceu bastante e a energia foi embora a um tempo... Fiz a leitura com lanterna do celular... só registro para lembranças... flamenguistas daqui devem estar alegres, pois nesse momento seu time joga a semifinal do mundial....

08/02/23 - Lucas 10 e 20
Nessa passagem a história que me tocou foi a de Zaqueu, pena que a edição não trouxe notas em comentário. Zaqueu nos mostra a verdadeira riqueza: amar a Deus e ao próximo.

09/02/23 - Lucas 21 a 24
Deixo dois versículos registrados:
21:24 - "É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma."
24:53 - "e estavam sempre no templo, louvando a Deus."
Das notas, chamou-me atenção 23:42-43, apenas Lucas cita o ladrão arrependido. Pena que não teve comentários extras. Creio em correlação com propósito de cada livro, escritos em contextos culturais específicos. Lucas enfatiza O Filho do Homem, é como Jesus o homem perfeito, que salva a humanidade e salvou até na crucificação. Os outros não citam, reproduzindo de forma genérica o pensamento coletivo que imperava no contexto cultural abordado.

10/02/23 - Êxodo 1 a 5
- 1:15 - interessante que o nome das parteiras é citado, o mesmo não acontece com o rei do Egito. A reflexão na nota foi sobre a honra que o Senhor dá aos que o temem.
- 3:14 - a nota sobre o versículo merecia mais esclarecimento, pois foi de EU SOU O QUE SOU que os homens reconheceram os nomes de Javé (usado mais frequentemente nas Escrituras Sagradas) e Jeová (usado originalmente cerca de 50 vezes), termo pelo qual Deus se revelou a Moisés e ordenou para reproduzir como referência. Em hebraico forma um tetagrama com as iniciais YHWH, nome impronunciável, por isso acrescido do correspondente a vogais que geraram Javé e Jeová. Em português nas edições bíblicas costumam ser traduzidos como SENHOR (tudo maiúsculo) reconhecendo-se o Deus Supremo, Senhor dos Senhores, entre outros fatos, pelo desconhecimento cultural da origem de Javé e Jeová, o que não acontece com a cultura judia, que remete à história do Êxodo e a apresentação de Deus como EU SOU O QUE SOU. Glória a Deus! O que aprendi em outros momentos. Louvado seja o Senhor!

11/02/23 - Êxodo 6 a 8
Tem uma tabela com divindades do Egito e suas personificações, algumas delas em representações do que se tornou praga, como as rãs. Esses capítulos mostram as quatro primeiras.

12/02/23 - Êxodo 9 a 12
Penso que faltou importante nota, sobre o significado de "Deus endureceu o coração de faraó". Não significa que Deus causou insensibilidade para aplicar juízo, mas que tinha conhecimento da reação de rejeição de faraó à sua palavra. A mensagem é de libertação e a aceitação ou rejeição são escolhas de cada um (como na parábola do semeador). O que a palavra do Senhor provoca em nós? Coração duro na rejeição? Quebrantamento na aceitação?

13/02/23 - Êxodo 13 a 17
Preciso fazer uma correção, sobre o coração de faraó endurecido por Deus. Tem nota na edição no versículo 4:21 (bastante similar ao que registrei sobre a rejeição - por opção de faraó - à palavra de Deus... acabei deixando passar... dei mais atenção ao 3:14).
Na leitura de hoje a reflexão foi reforçada no texto da tabela "Deus é Justo?". A observação que mais chamou minha atenção é que no contexto egípcio da época o coração endurecido, segundo o texto, era correlacionado a pessoa poderosa. É como se estivesse acima de tudo e sua vontade imperava, era soberana (exatamente como viam na divindade de faraó). Dá pra ter devaneios... O poderoso faraó foi derrotado no trono no ápice de sua vontade, prestígio e poder. Glória a Deus!

14/02/23 - Êxodo 18 a 20
Reflexão do dia nos Dez Mandamentos (a edição trouxe tabela com aplicação prática).
À parte fiz um exercício comparativo entre o que está na Bíblia e o que é ensinado no catolicismo. Neste, catolicismo romano, o primeiro e segundo foram condensados num só (Amar a Deus sobre todas as coisas), deixando de fora o segundo mandamento original na Bíblia (Não fazer imagens de escultura, não dando-lhes adoração ou culto - o texto é bem detalhado nele estendendo-se em três versículos na Bíblia). E ainda, no catolicismo romano, o último mandamento original foi dividido em dois em reparo ao que foi suprimido (o mandamento original fala sobre não cobiçar, detalhando no que, e isso foi dividido em dois mandamentos, sobre não desejar a mulher do próximo e não cobiçar coisas alheias).
Lembrando que foi exercício comparativo de minha iniciativa. A edição denota apenas o que está na Bíblia na tabela em destaque entre as notas.

15/02/23 - Êxodo 21 a 25
Aqui iniciam leis diversas sobre a Torá, abrangendo vários campos (social, espiritual, justiça, ambiental, saúde, etc).
Prestei atenção principalmente aos móveis do Tabernáculo. Sobre a Mesa dos Pães, por exemplo, ampliei conhecimento que aos sábados eram respostos, 12 ao todo, simbolizando as 12 tribos de Israel, e na substituição os sacerdotes deveriam come-los. Registre-se que a edição trouxe tabela com desenhos dos respectivos móveis (pode melhorar, com destaque maior à significância, que foi limitadíssima e até ausente em alguns).
Vou deixar em registro também a passagem 24:9-11 para busca de esclarecimentos (estes homens viram a Deus? O que significa isso, já que ninguém viu a Deus?).

16/02/23 - Êxodo 26 e 27
Instruções específicas ao Tabernáculo. Tem uma tabela com desenho esquemático. Interessante que o alinhamento do móveis forma uma cruz (no átrio estão o altar do Holocausto e depois a Bacia de Bronze; adentrando o Lugar Santo temos a Mesa dos Pães à direita, o Candelabro (Castiçal) à esquerda e entre eles o Altar do Incenso; separado pela cortina à frente encontramos a Arca da Aliança e o Propiciatório, que é a tampa da Arca, no Santo dos Santos). Vemos no alinhamento uma cruz e cada objeto tem significância em Jesus.
Hoje é aniversário de minha irmã caçula. Deus seja louvado!

17/02/23 - Êxodo 28 à 30
Chamou-me atenção a parte referente às vestes sacerdotais. Nas notas tem ilustração e tabela com organização das pedras nos ombros e peitoral. A Bíblia registra que as 12 pedras do peitoral representam as 12 tribos, alinhadas em 4 fileiras com 3 pedras em cada uma, todas diferentes uma da outra. A questão é que a tabela mostra a significância das pedras escrevendo o nome de cada tribo e incluíram Manassés e Efraim. Para quem não sabe a tribo de José costuma ser chamada por essas duas meias tribos, seus filhos, e não tribo de José. Então se considerarem elas elimina-se uma tribo no peitoral e na ilustração não apareceu Levi. Cismo que foi proposital o informe assim pois a nota disse que costumavam usar com os nomes dos 12 patriarcas da Bíblia (como ensinou o Senhor em Êxodo) ou com as duas meia tribos incluídas. Não sei em que circunstância os sacerdotes permitiram isso, mas certamente foi interferência ao ensino do Senhor e suponho, aí já é devaneio meu, que tenha relação com pecado. Tipo assim, a meia tribo de Efraim tornou-se uma das mais fortes e poderosas em Israel, vemos isso em Juízes por exemplo, e será que isso levou a querer destaque nas vestes sacerdotais? É um pensamento em dúvida, querendo entender porquês... Peço ao Senhor que me livre e perdoe se suscito ignorância. Enfim, seja lá a razão, alterações aconteciam segundo a vontade humana (fato). Dá para refletir nisso, independentemente. Li também que tem quem correlacione as pedras do peitoral aos meses do ano e até zodíaco. Mas rapaz! Os homens gostam mesmo de alterar o que o Senhor ensinou...

18/02/23 - Êxodo 31 a 35
- 32:2-4 - a nota faz paralelo entre a construção do tabernáculo e o bezerro de ouro. Deus deu as instruções e o povo deliberadamente ofertou, enquanto para o bezerro Arão pediu para trazerem ouro. Deus também capacitou homens para a realização da obra, enquanto Arão fez o bezerro, dizendo que foi o que saiu.
Me fez pensar em frutos e obras da carne (o resultado de trabalho planejado, o fruto, e as consequências de atos impulsivos, o pecado). Cuidado para não sermos impulsivos em nossa fé e adoração, se cremos no Senhor verifiquemos o que ensinou. Cuidado para não estarmos adorando bezerros de ouro em obras da carne... Somente pelo ensino em comunhão com o Senhor podemos produzir frutos de adoração.

19/02/23 - Êxodo 36 a 40
Cheguei ao fim do livro; poucas notas; deixo em registro 40:17, com curiosidade que não sabia: o tabernáculo ficou pronto e foi levantado no primeiro dia, do primeiro mês, no segundo ano de saída do Egito. O Ano Novo começou com essa benção ao povo de Israel.

20/02/23 - João 1 a 3
Vou registrar nota interessante na apresentação que não sabia... A mãe de João, escritor do livro, foi estimada sendo Salomé, que foi irmã da Maria mãe de Jesus. Estudo baseado na perspectiva sobre vários versículos.

21/02/23 - João 4 a 7
As notas em destaque, nessa leitura, ficaram com o capítulo 4, sobre a samaritana e Jesus, com reflexões sobre a busca de Jesus aos perdidos e marginalizados oferecendo nova vida.

22/02/23 - João 8 a 11
- 11:25 - a expressão EU SOU foi como Deus se revelou a Moisés, no Evangelho de João foi usada 7 vezes por Jesus em afirmação a sua deidade e obra no mundo: EU SOU a ressurreição e a vida, EU SOU o pão da vida, EU SOU a luz do mundo, EU SOU a porta, EU SOU o bom pastor, EU SOU o caminho, a verdade e a vida, e EU SOU a videira.

23/02/23 - João 12 a 15
Destaque nas notas para tabela com relação de mulheres no Novo Testamento, com registro de familiares e representatividade.

24/02/23 - João 16 e 18
- 17:14-16 - oração preciosa de Jesus, para os servos refletirem sobre a companhia de Jesus a todo momento.

25/02/23 - João 18 e 19
Passagem com dramas da morte de Jesus,. Nas notas, impacta o chicote que arrancava pedaços do corpo, descrevendo-se do que era feito, número de chicotadas habitual e partes chicoteadas. Louvado seja o Senhor por seu amor e coragem por nós!

26/02/23 - João 20 e 21
Fim da leitura do Evangelho. Destaque nas notas para tabela com edificante texto sobre Maria Madalena, sobre sua fé e devoção, bem como a misericórdia do Senhor.

27/02/23 - Rute 1 e 2
Escolhi essa leitura porque na próxima EBD iniciaremos o estudo do livro em 4 lições.
Os textos de apresentação destacam o período em que se passou a história (tempo dos Juízes, tá no primeiro versículo), data em que foi escrita (época de Davi, citado no último versículo, anterior a Salomão, não citado) e entre os temas vemos amizade, fé, providência divina e amor romântico.
Deixo em registro os vers. 1:16-17 como uma das declarações de amor fraterno mais bonitas da Bíblia.

28/02/23 - Rute 3 e 4
O livro termina com a bonita amizade de Noemi e Rute, bem como o respeito tão admirável que Boaz teve para com a jovem Moabita, entendendo-se na relação amor genuíno, o que as notas implicitamente revelaram. Duas mulheres sozinhas que vieram de outra terra em busca de pão devido escassez de alimento e dessa história descendeu Jesus, o Pão da Vida. Louvado seja o Senhor!

01/03/23 - Carta de Tiago
Um destaque nos termos de apresentação foi sobre o escritor, segundo os estudos seria Tiago, irmão de Jesus, que depois se tornou pastor ou bispo em Jerusalém.
A carta tem assuntos edificantes e destes deixo em registro a fé expressando-se em ações, obras, como algo nato a ela.

02/03/23 - Levítico 1 a 5
Muitas leis, cerimônias, ritos... tudo isso por causa do homem, que quebrou a comunhão e plano original de Deus.

03/03/23 - Levíticos 6 a 10
Dessa passagem costumo destacar o versículo:
"O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará." (Levítico 6:13)

04/03/23 - Levítico 11 e 12
O 11 aborda animais limpos e imundos como alimento e o 12 sobre o parto. Nas notas a suposição de os animais classificados como imundo dever-se ao uso no paganismo; as mulheres pós parto tinham período consideradas imundas e deveriam cumprir o rito da lei mosaica (Maria também assim fez, em Lc 2:22-24).

05/03/23 - Levítico 13 a 17
As notas referentes aos capítulos 13 e 14 (que tratam especificamente da lepra, na pessoa, objetos e casa) ressaltam que há varias doenças e situações que eram declaradas como lepra e os rituais tinham correlação com medidas de higienização contra insalubridade, onde costumavam aparecer. Penso que as cer8mônias eram arquétipos para vida transformada da imundície (o pecado), pois as pessoas deveriam cumprir lamentos (como rasgar as vestes, um lamento em humilhação) e oferecer ofertas específicas para sua purificação (o renovo simbolizado no sacrifício de Jesus).

06/03/23 - Levítico 17 a 20
Diversas leis, na relação em comunhão com Deus e com o próximo. Deixo em registro o versículo: "Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 19:3)

07/03/23 - Levítico 21 a 24
- 21:10 - Caifás, sumo sacerdote, violou a lei no julgamento de Jesus (Mt 16:65).

08/03/23 - Levítico 25 a 27
Fim da leitura do livro. Destaque no momento para o capítulo 26, sobre bênçãos e castigos, tudo em decorrência da obediência ou desobediência a Deus.
Parabéns às mulheres pelo 8 de Março e a meu irmão mais novo por mais um ano de vida. \0/ \0/ \0/

09/03/23 - Números 1 a 5
História inicia no segundo ano da saída do Egito.

10/03/23 - Números 06 a 10
- 8:23 - Era segundo o mandado do Senhor que o povo acampava ou se punha em marcha, representado pela nuvem no acampamento.

11/03/23 - Números 11 e 12
No capítulo 11 está a passagem em que os israelitas murmuram com saudades da comida do Egito. Sabe da maior? Muitos de nós somos ingratos também. Obrigado, Senhor, por tua misericórdia por nossa vida!

12/03/23 - Números 13 a 17
No capítulo 13 a visita e relatos dos espias à terra.

13/03/23 - Números 18 a 20
O capítulo 20 levou-me à reflexão sobre temperança na vida. O texto inicia com a morte de Miriã (irmã de Moisés e Arão) e em seguida, provavelmente no período triste de luto, o povo chega com novas murmurações e reclamações da peregrinação no deserto, o que instigou irritação em Moisés com emotividade aflorada levando-o a descuido no cumprimento de determinação do Senhor (a passagem em que feriu a rocha em Meribá).

14/03/23 - Números 21 a 25
- 21:17-18 - deixo em registro como curiosidade de livros não bíblicos citados pela Bíblia. "O Livro das Guerras do Senhor" tem apenas essa citação nas Escrituras.

15/03/23 - Números 26 a 30
Entre as hístórias, o segundo censo do povo de Israel na peregrinação. Houve aumento na teibo de Benjamin e decréscimo na de Rúben.

16/03/23 - Números 31 a 36
Destaque para duas notas com reflexões que, em meu entendimento, estão interligadas.
- 32:22 - chama a atenção que no contexto o plano original de Deus era que todo o Israel atravessasse o Jordão. Ruben, Gade e parte da meia tribo de Manassés resolveram se estabelecef em terras antes. Deus os abençoou e cumpriram propósito de ajudar os demais atravessando o Jordão também quando precisassem, mas a readaptação parece tê-los deixados mais suscetíveis a influências externas. Os gadarenos, por exemplo, criadores de porcos em Marcos 5 são dessa região.
- 33:51 - está no contexto de Deus mandar despojar toda idolatria na terra conquistada. A não observância total também deixou o povo suscetível a consequências negativas.
Deu pra perceber os perigos da desobediência...

17/03/23 - Deuteronômio 1 a 4
- 1:5 - no livro Moisés não apenas conta a trajetória do povo de Israel, mas também explica a lei. Os capítulos iniciais trazem discursos sobre a história, resgates importantes de exortação e edificação à obediência a Deus antes do povo entrar na Terra Prometida.
As notas não destacaram, mas vou deixar alguns versículos em registro. Quero lembrar deles quando for dar uma palavra de edificação à alguém sobre fé e confiança no Senhor ante adversidades:
"Não tenhais medo deles, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por nós."
(Deuteronômio 3:22)
"Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes.
Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido."
(Deuteronômio 4:5-6)

18/03/23 -Deuteronômio 5 a 8
- 6:8 - curiosidade... da literalidade desse versículo possivelmente se orignou o hábito dos far8seus usarem os filactérios. Segundo a nota, Deus está falando de forma figurada.

19/03/23 - Deuteronômio 9 a 13
- 9:3-5 - a terra que iam entrar tinha perigos diversos (como os enaquins), o discurso é de confiança em Deus e reconhecimento de toda benção por causa Dele (não méritos pessoais do povo).

20/03/23 - Deuteronômio 14 a 18
- 18:15 - é profecia sobre Jesus, citada por Pedro no discursos pós pentecostes em Atos 3:22-23.

21/03/23 - Deuteronômio 19 a 23
- 20:19 - um interessante versículo sobre preservação ambiental.

22/03/23 - Deuteronômio 24 a 28
Nos cap. 27 e 28 se registram bênçãos e maldições decorrentes da obediência e desobediência a Deus.

23/03/23 - Deuteronômio 29 e 30
"Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti."
(Deuteronômio, 30;11)

24/03/23 - Deuteronômio 31 a 34
"Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva."
(Deuteronômio 32:2)

25/03/23 - Josué 1 a 5
Nessa leitura chamou-me atenção no momento o relatório dos espias em Jericó (cap. 2). A ediçâo tem uma tabela comparativa com o relato anterior sob liderança de Moisés. Dessa vez todos demonstraram confiança em Deus e certeza de livramento. Anteriormente a maioria manifestara medo e convicção em derrota.

26/03/23 - Josué 6 a 9
No capítulo 6 a queda dos muros de Jericó, numa estratégia que contraria o racionalismo rotineiro de conquista de cidades fortificadas. Nas guerras antigas era comum tentar abrir brecha no muro ou isolar a cidade da reposição de suprimento. Em Jericó a vitória veio com fé, obediência e louvores a Deus.

27/03/23 - Josué 9 a 14
- 10:13 - deixo em registro por citar um dos livros antigos desaparecido do povo de Israel: o Livro dos Justos. Nele talvez tivesse mais detalhes do milagre de Deus na batalha de Israel contra os gibeonitas, em que está escrito que o sol parou. É uma passagem em que muitos gostam ou tentam entender de maneira científica. Não fomento explicações, fico apenas com o relato de que foi dia em que a claridade se estendeu por quase 24 horas por ação de Deus. Agora como foi, se o Sol ou Terra pararam ou inclinou sei lá o que de eixo (algumas explicações) não entro em especulações ou afirmações, apenas a fé no relato. Foi dia mais extenso que o normal, como nunca houve antes ou depois. Detalhe, estamos falando do contexto na Palestina, pois sei que há lugares em que o dia se estende com mais horas de claridade por razões científicas, como nos polos (com dia claro em até 6 meses) ou outros locais onde é comum o chamado sol da meia-noite.

28/03/23 - Josué 15 a 17
O trecho fala de distribuição de terras como herança das tribos de Israel. Destaque para Acsa, em 15:13-19, pela visão zelosa para a herança recebida, equiparada à mulher virtuosa, que edifica o lar. Tem uma tabela dissertativa sobre a história dela.

29/03/23 - Josué 18 a 20
O trecho continua com distribuição da herança entre as tribos. Em 19:15 uma certa curiosidade. Existia mais de uma cidade chamada Belém, lembrando que o contexto citado é no tempo de Josué, mais de mil anos a.C.

30/03/23 - Josué 21 a 24
Fim da leitura. Destaque para 24:15, especialmente a parte final do versículo, quando Josué deu instruções finais às tribos na terra: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor".

31/03/23 - 1 Coríntios 1 a 3
Registro para o contexto de divisão na igreja relatado no cap. 1. É o que acontece quando as pessoas tiram de Jesus a entronização como cabeça da igreja.

01/04/23 - 1 Coríntios 4 a 7
Além da divisão ministerial, outros problemas na 8grwja de Cor8nto eram a soberba (4:18), escândalo sexual de enteado com madrasta (5:1), brigas entres irmãos nos tribunais (6:1) e prostituição (cap. 7).

02/04/23 - 1 Coríntios 8 a 11
A igreja em Corinto tinha muitos escândalos e tudo isso foi revertido em bênçãos para os leitores da carta com as aprendizagens ministradas por Paulo.
Das notas, destaco a tabela que faz diferença entre a sabedoria do mundo e espiritual, com mais de 15 tópicos com respectivas respostas baseadas apenas em 1 Coríntios, reforçando a percepção de aprendizagens na obra, nos bons e maus exemplos. Em exemplificação: a sabedoria do mundo não conhece a Deus (1:21) e a sabedoria espiritual demonstra o poder de Deus (2:5).

03/04/23 - 1 Coríntios 11 e 12
Reli o 11. Deus reverteu em bênçãos as maldições. Vede esse capítulo, era um povo tão escandaloso e desunido na santa ceia e Deus instrui através de Paulo o reto proceder, com o capítulo rotineiramente lido antes das santas ceias em todo o mundo.
No 12, para uma igreja tão carnal a resposta em Deus também sobre o reto proceder, com o ensino precioso sobre os dons espirituais que deveriam florescer na igreja.

04/04/23 - 1 Coríntios 13
Li apenas esse capítulo, o mais detalhado s9bre o amor genuíno na literatura universal. Fiquei um pouco desapontado com a edição, pois trouxe apenas duas notas.
- 13:2 - Havia divisão no local sobre o conhecimento, pois uns valorizavam o dom de profecia e outros o saber humano. No contexto Paulo enfatizou então o amor como o dom mais importante.
- A outra nota são os dois finais, com destaque para o comércio de espelho de bronze que existia na cidade, pois Paulo comparou a obscuridade que existia no espelho com a parcialidade que conhecemos da imensidão de Deus.
- Tem uma tabela (que deixar a desejar em definições) sobre as quatro formas de amor; Agapê (baseado nas virtudes de Deus), Philos ou Phileo (fraterno, entre amigos), Eros (a paixão) e Storges (entre familiares).
- Seria muito proveitoso a inclusão de tabela com texto dissertativo sobre o amor se expressar na ação e ela basear-se na decisão de fazer o melhor, não em emotividade, para Deus e para o próximo.

05/03/23 - 1 Coríntios 14
Li novamente um capítulo, sobre o dom de profecia. Existia confusão na igreja e novamente um abençoado capítulo com informações específicas.
- 14:3 - a profecia era para edificação, exortação e c9nsolação.
No final tem parte sobre silêncio das mulheres na igreja, o que divide interpretações. Acredito na importância do contexto histórico, pois existia templo pagão com sacerdotisas nele. Preciso de mais estudos, mas creio na diferenciação do paganismo com o culto na igreja. O silêncio era assim específico nesse cont3xto e não necessariamente a exclusão das mulheres do sacerdócio ministerial.

06/04/23 - 1 Coríntios 15 e 16
O 16 aborda a ressurreição de Jesus, incluindo também as últimas aparições às pessoas antes de ascender aos céus. Registre-se que tem tabela descrevendo todas elas. Maranata, vem Jesus!

07/04/23 - 1 Samuel 1 a 4
Destaque para a tabela com exemplos de obediência e desobediência no paralelo entre Samuel e os filhos de Eli.
Sexta-feira da paixão, louvado seja o Senhor!

08/04/23 - 1 Samuel 5 a 8
Nessa leitura chamou-me atenção os capítulos 5 e 8, pois dá para fazer paralelo. O 5 é metafórico à autoridade de Deus sobre tudo (sobrepondo Dagon, o deus filisteu, no próprio templo deste) e no.8 vemos a rejeição de Israel ao Senhor em prol de governo humano (monarquia como tinham outras nações).
Não entendi a ausência de notas no capítulo 5. Pera lá! Isso deveria ser corrigido e poderia ser, por exemplo, com informações históricas sobre ele.
Sábado de Aleluia, glória a Deus!

09/04/23 - 1 Samuel 9 a 12
O início do reinado de Saul. Havia temor de Deus e humildade. A desobediência ao Senhor levou-o à ruína, como veremos nos capítulos seguintes.

10/04/23 - 1 Samuel 13 a 16
Duas passagens confirmam o governo de desobediência a Deus por parte de Saul. No 13 a impaciência o levou a prática reservada aos sacerdotes e no 15 preservou o que o Senhor havia ordenado eliminar, entre outras ações.
As notas nos levam à reflexão sobre governo baseado em religiosidade que agrada aos homens, não a Deus. Saul não primava por servir a Deus e nem estimulava o povo a essa vivência, tornou-se um político que tentava se autopromover hipocritamente com a fé, como muitos fazem. Deus deseja lideranças em comunhão genuína com Ele.
Vou deixar em registro um versículo dessa passagem:
"Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros" (1 Samuel 15:22)

11/04/23 - 1 Samuel 17 a 20
Destaque para o 17, que tem a vitória em Deus de Davi sobre Golias. As notas no geral ressaltam a fé em Deus como elemento decisivo para a vitória. Também falam do costume na época de que no desafio proposto entre exércitos era comum o próprio rei aceitar o desafio, pois geralmente era grande guerreiro. Obviamente a nota ressaltou novamente a fé, que faltou em Saul. Nas observações de capítulos anteriores concluímos que Saul vivia a religiosidade, não a genuína comunhão com Deus através da fé.
Esperava nota específica sobre as dimensões de Golias e suas armas. Curiosidade. Além disso, o vislumbre do poderio delas exalta a vitória dada por Deus. Penso que caberia até desenho esquemático, mas por outro lado, talvez não ficasse bem na chamada Bíblia da Mulher, né! Que ressalta sobretudo personagens femininas.
Acho que caberia nota no 18:7, que mostra quão inadequado é a bajulação a homens. Oras, essas mulheres deveriam era estar louvando a Deus pelas vitórias, como fizeram Moisés no cântico da vitória após passagem pelo mar, ou Maria após a visita do anjo Gabriel. Pra que ficar exaltando homens... A inveja de Saul só acirrou. Exaltemos a Deus. Lembrei da eleição passada, em que muitos supervalorizaram um candidato invés de exaltar sobretudo a Deus. Deu no que deu, pois os homens são falhos e nosso modelo deve ser sempre Deus.... Fizeram algo horrível (08/01/23) que poderia agradar homens, não o Senhor.

12/04/23 - 1 Samul 21 a 24
Os capítulos e 22 e 24 tem paralelo sobre a vida com temor a Deus, entre Davi e Saul. Por conta da raiva, inveja e tirania Saul foi capaz de mandar matar sacerdotes do Senhor (85) e ainda fez genocídio na cidade de Nobe por considerá-la simpatizante à Davi. Já no caso de Davi, por temor a Deus e respeito à escolhidos do Senhor poupou a vida do próprio Saul (em situação favorável, onde houve quem o incentivasse à morte do rei).

13/04/23 - 1 Samuel 25 a 28
Destaques para Abigail (25) como mulher virtuosa, sábia e apaziguadora de confusão em seu lar; e para a feiticeira de En-Dor (28) que enganosamente é entendida na passagem por muitos como veracidade da crença mediúnica (falsidade, está registrado que Saul entendeu um espírito como se fosse Samuel e as profecias deste não se cumpriram fielmente). Essa mulher aparentava bondade, mas tinha vida na feitiçaria, o que desagrada a Deus, conforme acontece hoje. Aparência do bem em contexto demoníaco sedutor e em cegueira a muitos.

14/04/23 - 1 Samuel 29 a 31
Fim da leitura. Destaque para 30:6.
O versículo mostra a constância na fé de Davi. O contexto é na cidade de Ziclague, que havia sido invadida, incendiada, saqueada e aprisionada pelos amalequitas, com muita tristeza para o povo. Muitos do lado de Davi, nessa provação, até desejaram apedreja-lo, num manifesto de desesperança à sua liderança e a Deus. O texto mostra que nesse meio Davi se esforçou no Senhor, deixando um exemplo de persistência na fé. Muitos diante das provações duvidam de Deus, falam besteiras, apostatam da fé e se deixam vencer pelas circunstâncias. Taí uma passagem de porque Davi ser chamado herói na fé. Às vezes vejo falatórios tipo, Davi adulterou, foi homem de guerras, teve erros, coisa e tal. Verdade, mas era alguém que reconhecia seus pecados e buscava comunhão, obediência e persistência na fé em Deus! Louvado seja o Senhor, que capacita nessa mesma força diante das tribulações! \0/
Gratidão ao Senhor por mais um ano a minha sobrinha hoje (30 anos).

15/03/23 - 2 Samuel 1 a 4
O que chamou atenção no momento foi a humildade e fidelidade a Deus por parte de Davi. Sempre viu Saul como ungido de Deus e jamais desejou algo contra ele, mesmo sendo perseguido pelo rei. Em paralelo, no cap. 1 tem a ambição do amalequita, mentindo para ter privilégios na morte de Saul.

16/04/23 - 2 Samuel 5 a 8
No cap 6 tem o episódio do transporte da arca, contexto de alegria com dança de Davi em regozijo diante de Deus. Uzá morreu por tocar a arca, o que não era permitido... Faz-nos pensar na santidade de Deus e importância de observar sua palavra. Cuidado com emotividade e impulsividade sem obediência, como fizera Uzá.

17/04/23 - 2 Samuel 9 a 12
Nesse trecho destacou-se a história de Davi e Bate-Seba. No 11 registra-se o adultério e assassinato, e no 12 as consequências do pecado.
Tem uma tabela com pareceres sobre Bate-Seba. Faltou importante citação, de ser umas das 5 mulheres citadas na genealogia de Jesus. Urias, seu esposo, de certa maneira também foi honrado em Mateus 1. Mostra-nos que Deus é capaz de mudar tristes histórias. Vale para todos nós!

18/04/23 - 2 Samuel 13 e 14
Dois eventos terríveis na casa de Davi: o estupro de uma filha pelo irmão, seguindo-se morte entre irmãos por vingança. Algumas das consequências do pecado de Davi ao acabar com a família de Urias.

19/02/23 - 2 Samuel 15
- 15:2 - a porta da cidade era lugar estratégico onde se faziam acordos, negócios e, conforme manobra de Absalão, também política.

20/04/23 - 2 Samuel 16 a 19
Nessa passagem vemos mais conflitos na família de Davi, com Absalão (seu filho), tentando usurpar o trono, perseguindo o pai e cometendo ato de des9nra a Davi (posuindo as concubinas em público).
No cap. 18 registra-se a morte de absalão, em c9ndições surreais
Dia difícil, vó passou mal aqui em casa e quase parte... Graças a Deus tudo bem agora!

21/04/23 - 2 Samuel 20 a 24
O cap. 21 tem a história da morte dos filhos de Rispa (filhos de Saul). Ocorreu como vingança dos gibeonitas pela opressão e mortes causadas por Saul. Em condições normais não deveriam ocorrer (segundo nota da edição), mas foi juízo permitido por Deus conforme profecia sobre a casa de Saul por causa de seus pecados. Ademais, os mesmos pareciam seguir o caminho do pai em rebeldia.
A edição tem também texto numa tabela com reflexões sobre a morte de um filho para os pais, com alusão, obviamente, ao sacrifício de Jesus.
Fico maravilhado no cap. 23 na descrição dos valentes de Davi. As notas não citaram mas tem estudiosos mal intencionados, como já vi em documentários do History Channel, que tentam semear confusão sobre El Anã e Davi, pessoas distintas, em épocas diferentes, que mataram gigante chamado Golias. Oras, posso dizer que no contexto era comum honrarem pessoas consideradas heróicas em seu meio colocando o mesmo nome (algo comum também hoje).

22/04/23 - 1 Reis 1 a 4
Algumas das notas.
- No cap. 1 informes de Salomão não ser o filho mais velho, mas filho da esposa que parecia favorita de Davi (Bate-Seba);
- No 2 percebemos que Davi e Salomão coexistiram como reis por curto período;
- 2:22 - Não tem essa nota, mas a passagem do pedido de Bete-Seba a Salomão lembra-me o de Maria a Jesus nas bodas em Caná, pois em seguida ocorreram repreensões afirmativas a quem era autoridade para decidir as questões. Salomão não se resumia a filho de Bete-Seba, era o rei agora, a quem ela devia submissão, ocorrendo o mesmo entre Jesus e Maria. São afirmações do senhorio e autoridade no contexto. Muita gente não percebe e assim se perde no desvio de Deus numa ação como não ensinou, dando mais importância à criatura do que ao Criador, se é que me faço entender (entenderá estudando a Palavra de Deus).
- Deixo em registro o vetsículo: "3. Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores" (1 Reis 2:3)

23/04/23 - 1 Reis 5 a 8
Nessa passagem registra-se a construção do templo e consagração ao Senhor. Teve Hirão, rei de Tiro, que ajudou Salomão na aquisição de materiais (como fizera com Davi na construção do palácio), e teve outro Hirão que foi principal mestre artesão nas obras.
- 6:38 - levou 7 anos as obras do templo.

24/04/23 - 1 Reis 9 a 12
Há contraste entre os cap. 10 e 11.
No 10 registra-se a visita da rainha de Sabá, que maravilhou-se com a sabedoria e louvou a Deus pelo qúe fizera a Salomão (10:9). No 11 Salomão perdeu-se na insesatez da idolatria estimulada pelas muitas mulheres.
Entre os erros de Salomão também: o acúmulo de cavalos e carros (10:28-29, o que contrariava a vontade de Deus pela confiança no poder bélico antes da fé) e o apego à riqueza material (o que causou a cobrança de muitos impostos, trabalho pesado para o povo e sentimento de rebelião entre as tribos do Norte por se sentirem desprestigiadas, pois Salomão favorecia a tribo de Judá - 11:26-27).
Por essas e outras a vaidade foi tema de Eclesiastes, livro escrito na velhice e arrependimento de Salomão.

25/04/23 - 1 Re8s 13
A história do profeta de Deus e o falso profeta nos ensina a sempre dar crédito ao que o Senhor ensina, consultando-o antes de decisões precipitadas, emotivas e baseadas em homens. Identificamos o falso profeta pela mentira.

26/04/23 - 1 Reis 14
- 14:19 - citação para mais um livro antigo: o Livro das Crônicas dos Reis de Israel.

27/04/23 - 1 Reis 15 a 18
Destaque para duas mulheres no trecho: a viúva de Sarepta e Jezabel..A primeira creu em Deis, audando o profeta Elias no período de seca; a segunda foi rainha em Israel, usando seu cargo para a prática do pecado. Na pobreza ou na riqueza podemos ser servos de Deus.

28/04/23 - 1 Reis 19 a 22
As notas trouxeram lista com todas a rainhas citadas no Antigo Testamento. Destas, destaco Bate-Seba (citada na genealogia de Jesus), a Rainha de Sabá (citada por Jesus como exemplo de busca da sabedoria), Ester (importante para a proteção do povo israelita em contexto que havia manobra para querer dizimá-lo) e Jezabel (marcada por governo tirano, em desvio do caminho de Deus, como vemos em 1 Reis).
- 22:25 - esse versículo sempre despertou em mim imaginação do que se desenrolou, quando o profeta disse a Zedequias (incrédulo) que este veria um espírito maligno, que o perseguiria e ele tentaria se esconder (porque fora incrédulo ao que o profeta Micaías havia dito).

29/04/23 - 2 Reis 1 a 4
- 2:11 - Elias, a exemplo de Enoque, o segundo homem citado no Antigo Testamento que foi arrebatado por Deus.

30/04/23 - 2 Reis 5
A história da cura da lepra de Naamã, chefe do exército sírio. Destaque para a serva de Naamã (citada como uma menina, talvez adolescente) pela importância do testemunho como instrumento de Deus.

01/05/23 - 2 Reis 6 a 10
No momento, destaques para os capítulos 6 e 9, respectivamente, sobre o milagre do machado que flutuou sobre as águas (desafiando as leis da física no ministério profético de Elizeu); e o relato da morte da rainha Jezabel (conforme profecia por suas crueldades e abominações). O Senhor é o Deus do impossível e de justiça.

02/05/23 - 2 Reis 11 a 15
- O capítulo 11 tem um dos momentos mais críticos para e história de Judá (consequentemente para a humanidade). A edição trouxe tabela sobre Atalia, o que explica a dramaticidade do respectivo capítulo. Esta era filha de Acabe e Jezabel (que reinaram em Israel) e num acordo político casou-se com Jeorão (rei de Judá). Quando este morreu, Acazias (filho do casal) recebeu reinado em Judá. Acazias também morreu e quando sua mãe soube (Atalia) tentou usurpar o trono e assim mandou matar seus próprios netos, escapando apenas Joás (depois coroado por intermédio dos sacerdotes). Atalia não era da linhagem de Davi e por isso não poderia reinar. Lembrando que Jesus descende dessa linhagem, que foi quase exterminada. O texto fala também dos maus caminhos, fora do plano de Deus, como fez Atalia ao influenciar para o culto ao deus Baal.

REGISTROS SEGUINTES EM OUTRA EDIÇÃO.
z..... 03/05/2023minha estante
Cheguei ao limite da resenha.
Continuação dos registros de leitura diária em outra edição da BÍBLIA DA MULHER.
Louvado seja o Senhor!

Garete 16/06/2013

Manual do Fabricante
Muitas pessoas vivem perdidas, não sabem a que direção tomar em suas vidas, buscando modos de viver fora do padrão que DEUS propunha para cada um, não sabem como buscar a DEUS batendo em tantas portas, procurando preencher um vazio dentro de si.
Será que você buscou realmente ao SENHOR?
Não importa onde você buscou a DEUS, o importante é a sua adoração a ELE, o culto não começa na igreja e sim dentro de você, antes de sair da sua casa tem que estar em adoração pra sentir DEUS e o Espírito Santo falar com você.
DEUS nos projetou o Manual do Fabricante é a nossa "Bíblia", ela nos instruí o modo correto de vivermos.