A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby

A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby Charles Dickens

Resenhas - A vida e as aventuras de Nicholas Nickleby

Livros e Pops 17/03/2024

Uma leitura bem rápida, já que o livro é fininho e tem ilustrações lindinhas em todas as páginas.
Eu amei que a história aqui é bem semelhante a original, sendo retirada da história somente as partes mais pesadas que existem na história completa. A leitura é rápida de se fazer e pra quem gosta, tem o audiobook tbem disponível no site da editora. Achei legal isso!
Como são uma coleção de livrinhos, já estou ansiosa para ler os próximos!

jessyroux 06/03/2024

"Nicholas Nickleby" é uma obra clássica de Charles Dickens que oferece uma rica narrativa repleta de personagens vívidos e uma crítica social perspicaz. A história de Nicholas, sua família e suas aventuras é envolvente e emocionante, destacando as injustiças da sociedade vitoriana.

jota 18/04/2022

MUITO BOM: narrativa excessivamente longa, mas que apresenta personagens curiosos e também bons momentos dramáticos e engraçados
Lido entre 12/03 e 16/04/2022. Avaliação 4,5/5,0

Exemplar volumoso com mais de novecentas páginas, que eu até sabia como terminava porque vi, há alguns anos, sua adaptação para o cinema, que rendeu um bom filme (versão de 2002). Mas a leitura também valeu muito a pena, claro, pois quem o escreveu, com cerca de apenas 26 anos, foi Charles Dickens (1812-1870), um de meus autores favoritos. Em A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby, terceiro romance que publicou, o consagrado autor inglês nos oferece uma de suas narrativas mais longas, cheia de subtramas e povoada por personagens curiosos, traços característicos de grande parte de sua obra.

É verdade que Nicholas Nickleby não é uma figura tão cativante quanto David Copperfield (do livro homônimo) ou o Pip de Grandes Esperanças, mas é igualmente um daqueles heróis dickensianos inesquecíveis: desde que vi o filme me interessei por conhecer sua história. Ela se passa na Inglaterra do século XIX, por volta dos anos 1838, 1839 (época em que os fascículos foram publicados), tendo como base fatos reais envolvendo um internato para meninos em Yorkshire dirigido por um diretor desumano, cruel, aqui representado pelo sr. Squeers. O jovem Nicholas acaba trabalhando como assistente nessa escola (de horrores), um emprego arranjado por seu tio Ralph, homem de coração frio e ganancioso, irmão de seu falecido pai.

Depois da morte do pai, Nicholas, a irmã e a mãe partem de Devonshire para Londres onde o tio residia, único parente que poderia ajudá-los de algum modo, mas cuja personalidade mórbida eles desconheciam. Então as coisas não vão se passar tão bem quanto a família esperava, muito pelo contrário: tio Ralph é assim uma espécie de usurário mais ou menos refinado, mas que tem modos extremamente desagradáveis (para não dizer coisa pior) no trato das pessoas. Além do que, ele se relaciona não exatamente com cavalheiros distintos. Com isso, Nicholas e a irmã Kate passam maus bocados nas mãos do tio, também de outras pessoas, mas mesmo assim arranjam tempo para cuidar de Smike, um pobre órfão explorado e maltratado pelo diretor do internato. Próximo do final Dickens nos revela fatos surpreendentes acerca de Smike...

Como sempre em seus romances, Dickens mostra aspectos de uma Londres muito pouco amigável para quem não vivia nas altas rodas da sociedade local, além de fazer denúncias sobre o sistema educacional inglês, aqui um tanto suavizadas, conforme destaca Mariana Teixeira Marques-Pujol na Introdução. Depois de passar por várias aventuras ao fugir do internato acompanhado de Smike, após ter surrado o sr. Squeers, Nicholas e o amigo encontram trabalho numa companhia de teatro ambulante, onde atuam e Nicholas se torna, digamos assim, um dramaturgo de ocasião. Finalmente conseguem chegar a Londres e Nicholas se estabelece ali, pensando sempre em proteger melhor a mãe e a irmã, que ainda sofrem as perseguições do tio Ralph.

Nicholas conta com a ajuda dos bondosos e singulares irmãos Ned e Charles Cheeryble: conhece um deles acidentalmente quando lia anúncios em uma agência de empregos e é contratado para trabalhar como escriturário na empresa deles. Também pode contar com outros poucos amigos, mas o sr. Squeers e o tio Ralph não lhe dão sossego: querem se vingar do rapaz a qualquer custo. Assim prosseguimos até o final, e aqueles que já leram Dickens alguma vez sabem que suas histórias geralmente terminam com o bem triunfando sobre o mal, algumas lágrimas e uns tantos sorrisos e um ou dois casamentos felizes. A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby é sobretudo literatura de entretenimento, mas de muita qualidade. Tanto, que virou um clássico inglês.

Edna 28/09/2020

Grandiosidade
"Assim sendo, casos de injustiça,  de opressão,  de tirania  e da mais extravagante intolerância ocorrem com frequência entre nós,  todos os dias.
É costume alardear grande admiração e espanto diante dos atores principais que assim desafiam de modo tão completo a opinião do mundo; mas não existe falácia maior; é precisamente porque eles consultam a opinião do seu pequeno mundo que essas coisas ocorrem e que deixam o grande mundo perplexo." Pag.406

Ler Dickens é nos deparar com as questões sociais de uma forma tão nitida e atemporal como o trecho acima mas com uma leveza próprio do autor capaz de te expremer com determinadas situações onde voce fiica dividido entre as ações.
Ele te encanta com a narrativa leve, nos fazendo rir em muitas situações com personagens bizarros e outros tão maus que voce se surpreende como é possivel tanta maldade.

Desta vez não diretamente um órfão abandonado, Nicholas e Kate perdem o Pai que deixa-os com a Mãe,  o maior problema é que ele recentemente aceitando os conselhos da esposa fizera um péssimo investimento que os levara à falencia e essa foi a causa-mortis, desgosto.

Recorrem ao único parente vivo, o crápula do Tio Ralph Nickleby, que fará de tudo, usa os mais sórdidos obstáculos e argumentos baixos, traçando e maquinando o pior para aniquilá-los.

Apos ser enviado e tendo espancado e fugido de uma Escola levando o jovem Smike que tem um papel muito importante no desfecho da história, nesse lugar Eles eram massacrados e onde o tratamento era o pior que poderia ser dado à um ser vivo, Nick encontra os Personagens  Charlie e Ned  os IRMÃOS  CHEERYBLE, pessoas reais que viveram no Século XVIII que praticavam uma caridade liberal, empresários solteiros, gêmeos e dotados de um coração imenso  e  é nessa vibe que você vai acompanhar essa história melodramatica pelo realismo de Dickens que aconteceu em um momento conturbada e acelerada da politica, meados do seculo XIX,   Londres estava abarrotada, o progressivo abandono dos campos e  a privatização do espaço agrário contribuindo para que mais de metade da população inglesa vivendo e disputando a sobrevivência, e   Nicholas com apenas 19 anos e será forçado a alcançar uma maturidade, enfrentar a avareza e a crueldade de seu próprio sangue e todo o percurso será uma viagem incrível, com slguns trechos dilacerantes.

"Não devemos nos deixar sucumbir; não, não. Precisamos aprender a tolerar o sofrimento e devemos lembrar de que há muitas fontes de consolo até mesmo na morte."

Os Personagens tão bem construídos que logo criamos laços.

Tenho lido muitas obras incriveis mas esse simplesmente me encantou ao ponto de chegar nas últimas páginas e não conseguir evoluir, tamanho o apego.

#Bagagemliteraria
#Resenhaednagalindo
#Bookstagram

Gláucia 29/12/2019

A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby - Charles Dickens
Publicado em folhetins entre 1838 e 1839 traz como protagonista Nick Nickleby, sua mãe viúva e sua irmã Kate.
Seus livros, tramas, personagens em sua maioria são sempre muito parecidos, a gente lê já sabendo o que vai ter pela frente. Não vejo isso como problema, é exatamente o que espero encontrar ao ler suas obras. A forma como ele retrata dramas com um peculiar senso de humor é sempre um deleite e nunca me canso de seu estilo um pouco previsível, de suas coincidências improváveis, das reviravoltas, de seus adoráveis ou repugnantes personagens caricatos. Entretenimento garantido.

Miguel 17/06/2017

A capa parece desses livros baratos de literatura nacional vendidos em banca... Só que com preço de livraria de shopping!
Eu conheci a Amarilys já tem anos, com os exemplares do Pequeno Príncipe.São simplesmente os exemplares mais lindos que já vi sobre a saga! Os vi na bienal do RJ e me encantei a primeira vista. Não me interessei por nenhum outro título publicado por ela desde então, mas já tornou-se saudosa pra mim! Isso até... Até eu ver que seria ela quem iria publicar novas versões do Dickens, em especial do Oliver Twist, meu favorito. Vale lembrar que suas edições e traduções são bem na média, e o design de outros títulos evoluí do mediano ao medíocre em saltos ornamentais. Mas resolvi fechar meus olhos e esperar. Até que veio o lançamento: É sério? São essas capas mesma que carregarão o nome estampado de tão saudoso autor? E ainda mais á esse preço? Ao invés de postar comentários de um 'estudioso' ou qq outro epilogo completamente dispensável á essa obra, não seria melhor contratar alguém capacitado para fazer o cartão de visita do livro parecer pelo menos tolerável? Prevejo ver essas edições ~se assim mesmo forem publicadas~ mofando no estante virtual em pouquíssimo tempo...
Rafa 23/04/2020minha estante
Você nem leu o livro e vem colocar avaliação ruim por causa da capa? Não gostou, não compre, ou mande a avaliação para a editora. Isso aqui é sobre o conteúdo do livro!

GeanPerius 04/03/2024minha estante
Tu compra ou lê livro pela capa? Fala sério...