Vidas Trans

Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

Cris609 19/07/2023

É conhecendo a dor do outro que reconhecemos as nossas dores. Só assim podemos ver que o que nos aflige é tão pequeno ou tão igual ao que atormenta todo mundo.

Explorar os sentimentos alheios traz mais delicadeza na convivência com os nossos semelhantes. Cada um pode saber onde aperta o próprio sapato. Mas nem todo mundo está disposto a calçar o sapato do outro.

Esse livro representa uma gota a mais de humanidade na cabeça de pessoas heterossexuais, que se identificam com seu gênero e não se imaginam, se quer, passar por tamanhas dificuldade para compreender-se.

Se vc é trans, seu motivo para ler esse livro é óbvio. Contudo, maior razão terá para ler se não é. Ser sensível aos outros é o que se espera de todos.

Sakurazuka 20/11/2022

4 relatos de 4 pessoas transsexuais, quatro histórias de vidas, vidas que não foram assassinadas como tantas outras. 4 histórias de lutas internas e externas. 4 vidas que seguem lutando por direitos e liberdade.

Camila2023 19/07/2023

?Que a delícia de ser quem somos lhe anime também a ser quem você pode ser, seja você trans ou cis?.

leobalarin 04/05/2023

Um livro que dá um bom choque de realidade. Como o próprio título diz, mostra 4 histórias de pessoas transgêneros e suas lutas de aceitação e como a sociedade enxerga isso. O livro é forte e vale muito a leitura!

Le Foltran 03/05/2022

uma ótima obra com detalhes tão importantes na vida de pessoas trans, que traz luz acerca de muitos dois problemas enfrentados por eles.
relatos muito necessários, achei ótimo

eduarda 05/07/2022

gostoso de ler e cheio de informações muito legais e importante sobre a transexualidade que até então eu desconhecia? indico para quem quiser saber mais sobre o assunto

rosas_moving_castle 04/07/2023

Esse livro é essencial. um conjunto de relatos sobre vivencias trans no Brasil, tantas coisas que eu nao sabia, e muitas pessoas nao devem saber tambem pq nao conhecem alguem trans

varias vezes tive que parar de ler por achar ?pesado? mas depois voltava, é um livro muito emocionante que mostra todas as nuances em identidade de genero e o quao diferente as vivencias podem ser

18/08/2020

O olhar da empatia
O livro é um convite para que olhemos a vida de quem é diferente de nós a partir da empatia. Os relatos são sinceros, delicados, vulneráveis e surpreendentes. Vale muito a pena ler!

Vitoria 18/09/2023

A dor e a delícia de ser quem se é
Quatro relatos impactantes, que deixam transparecer dores que atravessam a vida de quem os narra.

Dores que, apesar de não entender, compreendi cruciais. Foi interessante enxergar algo das perspectivas postas, embora tenha chegado ao final da leitura sem alcançar o meu objetivo inicial, que era captar o que seria "sentir-se homem, sentir-se mulher".
respira.libros 18/09/2023minha estante
Por tudo que eu já li e pela minha própria vivência, me parece que essa frase "sentir-se homem ou mulher" é usada por pessoas trans mais pra simplificar uma explicação complexa, que não cabe em uma única resposta. A sociedade exige essa simplificação, mesmo que ela não nos permita captar um sentido. Acho que o sentido de algo tão subjetivo vai ser sempre aquele que cada um dá.

Vitoria 20/09/2023minha estante
Faz total sentido, Breathing. E, por ser um livro de relatos pessoais, eu tinha a expectativa de conseguir perceber um pouco mais dessas subjetividades. Não consegui, e creio que não por uma falha das narrativas, provavelmente a dificuldade vem da minha pretensão de encontrar respostas que talvez não caibam em palavras.

Tamer 27/01/2023

Livro necessário
Livro muito importante para dar voz às pessoas trans como sujeitos ao invés de objetos de estudo. Me senti abraçado pelas histórias contadas, e recomendo esse livro para todas as pessoas cis entenderem uma ínfima parte da existência de pessoas trans.

Dondoca Literária 09/02/2023

Leitura de puro conhecimento!
m Forma de documentário, esta obra relata a experiência de 4 pessoas que ousaram ser que são, Amara Moira, Tarso Brant, Marcia Rocha e João W. Nery.

Numa abordagem fluida e, ao mesmo tempo, cheia de emoção, conhecemos seus relatos desde o momento em que notaram não pertencer ao corpo que possuíam. Muito mais do que se reconhecer, eles enfrentaram todo tipo de preconceito e violência, foram taxados e apontados com estereótipos inenarráveis.

Suas experiências, vão desde a descoberta e até onde chegaram com suas vidas sendo trans, além de explicar para os leigos o que é, e o que significa ser transgênero na sociedade homofóbica em que vivemos atualmente.

Entre os 4 relatos, a que mais me marcou foi de João W. Neri (Falecido em 2018). Ele foi uma das primeiras pessoas trans no Brasil a passar por cirurgias de mudança de sexo no ano de 1977 em plena ditadura milita.

Em suma, necessário, pode até parecer clichê, sobre o quanto esse livro foi esclarecedor e mudou ainda mais a minha forma de olhar, e compreender esse universo que, deveria sim, ser tão comum quanto qualquer outro.

Bom, espero que tenham gostam de saber um pouco sobre a obra e sua importância, e se tiverem a oportunidade, leiam!

lucas1780 12/02/2023

Como um menino transgênero de 16 anos, eu precisava ler algo assim. Esse livro mudou muita coisa na mente do Lucas e mostrou novos caminhos para ele, mostrou que tudo bem esperar um pouco, que há tempo e que o mundo tem lugar para pessoas como ele. No fim das contas, ele não está sozinho.
Wercton 28/03/2023minha estante
O lugar é um mundo muito grande e está cheio de gente aí avída pra lhe acolher e tê-lo como amigo. Sinta-se abraçado por mim e boa sorte na sua jornada!

Ro Ximenes 27/04/2022

Um pouco mais sobre o mundo trans.
Essa leitura me fez aprender e a respeitar mais ainda as pessoas trans.
A cada história ia vendo a força de cada uma delas e as admirando muito mais.
Vivemos em um mundo cada vez mais irracional e desrrespeitoso, o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo e as pessoas trans são em sua maioria vítimas de grande violência e mesmo assim essas quatro pessoas lutaram para ser quem são, se expuseram e conseguiriam chegar no objetivo.
A luta é grande e continua, mas com esses grandes exemplos e apoiadores.
Todo meu respeito as pessoas trans ????

Raoni Pereira 26/07/2021

A anatomia não é o destino
O livro traz o relato de quatro pessoas trans, contando suas histórias desde a tenra infância, ao constatarem a não identificação com o sexo biológico designado no nascimento, ao período de construção da identidade que subverte a lógica genital, à percepção e aceitação de seus desejos como bússola.

Por meio delas, também são apresentados conceitos como: identidade de gênero, orientação sexual, redesignação sexual, entre outros.

claradebolacha 04/06/2023

Eu não tenho convivência rotineira com pessoas trans, então esse livro foi muito importante pra eu ter mais acesso a vivência dessas pessoas. Adorei ler todas ??

1 | 2 | 3 | 4