Vidas Trans

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

Tamer 27/01/2023

Livro necessário
Livro muito importante para dar voz às pessoas trans como sujeitos ao invés de objetos de estudo. Me senti abraçado pelas histórias contadas, e recomendo esse livro para todas as pessoas cis entenderem uma ínfima parte da existência de pessoas trans.

Jessica Pereira 09/12/2022

Leitura necessária
É um livro onde quatro pessoas trans: Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e Tarso Brant irão nos contar o momento em que descobriram que não se enxergavam com o gênero que nasceram, como foi não estar no "padrão" da sociedade, da família virar as costas, sofreram preconceito e passaram por muita dor. Mas também relatam a liberdade de realizar a transição e de se reconhecer.

São histórias de vida muito comoventes, de muito aprendizados e com vários detalhes sobre a vida de pessoas trans. Foi um livro que me fez refletir demais e também bem difícil, porque ler sobre tanta dor me emociona e machuca, né? Porém, precisamos entender o que esssas pessoas sofrem diariamente. A sociedade não deveria ser cruel. É tanta discriminação e tanto ódio! O Brasil é o país com maior número de assassinatos de pessoas LGBTQIAP+.

É triste demais, você morre simplesmente por ser quem você é? Pessoas trans são seres humanos! Mais amor por favor!

Ro Ximenes 27/04/2022

Um pouco mais sobre o mundo trans.
Essa leitura me fez aprender e a respeitar mais ainda as pessoas trans.
A cada história ia vendo a força de cada uma delas e as admirando muito mais.
Vivemos em um mundo cada vez mais irracional e desrrespeitoso, o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo e as pessoas trans são em sua maioria vítimas de grande violência e mesmo assim essas quatro pessoas lutaram para ser quem são, se expuseram e conseguiriam chegar no objetivo.
A luta é grande e continua, mas com esses grandes exemplos e apoiadores.
Todo meu respeito as pessoas trans ????

Raoni Pereira 26/07/2021

A anatomia não é o destino
O livro traz o relato de quatro pessoas trans, contando suas histórias desde a tenra infância, ao constatarem a não identificação com o sexo biológico designado no nascimento, ao período de construção da identidade que subverte a lógica genital, à percepção e aceitação de seus desejos como bússola.

Por meio delas, também são apresentados conceitos como: identidade de gênero, orientação sexual, redesignação sexual, entre outros.

Lethycia Dias 29/01/2020

Leitura essencial
"Vidas Trans: a coragem de existir" é um livro de biografias curtas e reúne depoimentos de quatro pessoas transgênero brasileiras, que contam suas próprias histórias. A ideia é que essa comunidade - a mais frágil e mais discriminada entre as pessoas LGBT - seja ouvida, especialmente pelas pessoas cis (que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído).
Os quatro autores desse livro tiveram trajetórias, condições de vida e formas diferentes de se perceber trans e travestis. Nos relatos de cada um, percebemos os impactos maiores ou menores da falta de informação sobre pessoas transgênero, do preconceito, da exclusão do mercado de trabalho, dos sentimentos de solidão e inadequação, do eventual apoio de amigos ou familiares e do - raro - privilégio financeiro.
Eu já conhecia a história de João W. Nery por meio de seu livro "Viagem solitária", e embora o relato presente neste livro seja o mesmo, também o atualiza, trazendo a repercussão da publicação do livro e mostrando como João se tornou uma figura pública importante para incontáveis outras pessoas, que se viram na mesma situação que ele. Sua "viagem solitária" se tornou solidária.
O depoimento que mais me impressionou foi o de Márcia Rocha, advogada e ativista, fundadora do site transempregos, que faz a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho. Sua história sintetiza como o acesso a dinheiro, escolhas e informação protegem uma pessoa - e ela reconhece isso e sabiamente usa seus privilégios para dar oportunidades a outras pessoas.
As histórias de T. Brant e Amara Moira são bastante dolorosas, e refletem muito a LGBTfobia, a exclusão e a dificuldade de autoconhecimento. Considero esse livro uma leitura essencial, importante tanto para pessoas trans que buscam se ver em personalidades da comunidade T, quanto para pessoas cis em busca de desconstruir seus preconceitos. As informações presentes nos relatos são indispensáveis para isso.

site: https://www.instagram.com/p/B74c3zpjin4/

Phill 05/12/2020

Necessário
Forte e poderoso, contém a história de quatro pessoas totalmente diferentes entre si: Amara, Márcia, João e Tarso, alguns deles tendo até cruzado seu período de transição em plena ditadura.
São narrativas complexas e incríveis. Não só porque essas pessoas primeiro passam por uma fase de homofobia, como depois precisam lidar com a transfobia social e estrutural.
Não podemos e nunca saberemos, se não somos, como é ser uma pessoa trans, e por isso esse tipo de leitura se faz necessário: pois nos dá um vislumbre de como é essa realidade e suas experiências, a fim de que nós mesmos saibamos lidar com elas e com gerações que virão ?
Conhecimento pode gerar empatia e mudar o mundo sim

Kelvin 22/07/2023

Estou aqui procurando uma forma de descrever esse livro, mas acho que nada mais justo é dizer que nesse livro encontramos o relato de 4 pessoas trans, contando suas vivências e isso por si só é incrível, principalmente para entender a diversidade de como cada entendeu seu processo, além do recorte temporal e de classe.

Na minha experiência de leitura esse livro teve 2 grandes pontos, que foram: 1) a escrita cativante da Amara Moira, fiquei preso no texto dela e não conseguia parar de ler; e 2) encontrar na história coisas que tive contanto pela internet/televisão, como o projeto transemprego e a história por trás do personagem trans da novela, além de algumas outras coisa;

Bells 07/04/2019

Resenha: Vidas Trans - a coragem de existir
Não pretendo entrar em um relato muito grande sobre a obra. Pretendo dizer, de modo superficial, o que achei dela.

Se trata de um livro, no qual nos deparamos com história de 4 pessoas trans, que passaram as dificuldades que as pessoas dessa categoria passa, contando suas histórias, dores e vivências. O livro foi um tapa na minha cara, não sei forma mais bonita de dizer isso kkkk Ele me fez parar pra pensar questões que até então eu não havia pensado.

Através dos relatos, percebemos que eles sofrem muita discriminação, tem que lhe dá com muitas questões, como o desemprego. Já havia visto algumas coisas, mas não tinha conhecimento da magnitude do assunto, e o livro me possibilitou olhar com um olhar mais amplo.

A única coisa que sentir falta na obra, foi de relatos de pessoas trans de classes mais pobres, porque aqui, nos deparamos com relatos de pessoas de classe média, que tiveram, em sua maioria, o apoio dos pais. Eu gostaria de ter conhecido realidades diferentes, que representassem as categorias mais pobres.

Mas o livro é maravilhoso. Nos faz refletir sobre como tratamos essas pessoas, que são tão humanas quanto qualquer outra. É uma leitura que indico muito, pra ter um olhar mais amplo da realidade dessas pessoas, com os preconceitos e discriminações que tem que lhe dá, com a dor que é ter um corpo que não os representa, com o modo que são tratados na sociedade.

Beto Bavutti 14/01/2020

Relatos emocionantes.
Comprei esse e-book e li em apenas um dia. O livro conta a experiência de vida de quatro pessoas trans (Amara Moira, Márcia Rocha, T. Brant e João Nery) desde a infância atribulada, vivida com muita desinformação, desesperança, sofrendo todos os tipos de bullying, até os tempos atuais, cada um(a) atuando de uma forma, mas sempre ligados à militância e ao aumento da visibilidade trans.

É um livro muito bem escrito por 4 pessoas diferentes, cada uma com sua forma de escrita, mais ou menos fluida, porém em nenhum momento o livro se torna enfadonho. As experiências contém cenas em comum, mas cada relato traz a sua verdade.

Eu acredito que muitas pessoas possam precisar ler este livro, seja para se assumir trans ou para ajudar pessoas que vivam nessa condição.

Thereza 28/06/2020

A Coragem de Existir
Esse livro é essencial. Eu sei que essa frase é muito repetida em qualquer livro que trate de temas importantes, mas é a primeira vez que eu realmente julgo justo usá-la para descrever uma obra. Esse livro é essencial se você está vivo em 2020 e quer compreender que há inúmeras vivências que diferem da sua.

A abordagem é a melhor possível. São 4 autores que, ao passo que foram vivendo, compreenderam que o gênero ao qual foram designados ao nascer não condizia com o que realmente eram. O que é interessante aqui é que consegue-se entender que não é porque uma pessoa é trans que sua transição e sentimentos são semelhantes aos de outras pessoas trans. Aqui temos 4 pessoas muito diferentes, com histórias e construções, pensamentos e trajetórias especialmente singulares. É tão importante isso, fazer enxergar que não é possível definir alguém, mesmo que essa pessoa esteja sob um “rótulo”.

Amara Moira, um dos nomes que mais gostei de conhecer na vida (o nome mesmo, lindo demais), travesti e bissexual, inserida num ambiente ao mesmo tempo aberto e fechado que é o meio universitário. O texto dela é o primeiro, o que imagino que deva ter sido intencional, já que com ela aprenderemos alguns termos que à primeira vista podem parecer pequenos, mas ela nos faz compreender que saber usá-los é uma questão de respeito. E respeito é um conceito muito importante dentro da narração de Amara, porque além de nos ensinar sua importância, parece que conforme os anos passam em sua história, ela própria começa a entender melhor como é essencial aplicar esse conceito a si, como precisamos aprender a respeitar nossa existência. O que, como uma pessoa cis, me faz refletir: se eu tive que aprender com os anos a importância de ter respeito por quem sou, independente do que se espera de mim (e ainda não posso dizer que atingi o essencial), só posso imaginar como deve ser a sensação de não pertencer a nada que tenha sido designado a si ao nascer. Posso ter problemas com meu corpo, mas ele me pertence. Uma vivência que nunca vou compreender de fato.

João W. Nery vem em seguida com sua narrativa. Sua história tem essa construção entre altos e baixos, entre esses momentos em que sentimos que “agora vai” e outros que sentimos sua angústia por mais uma vez não conseguir ser quem é. Ele foi uma das primeiras pessoas trans no Brasil a passar por cirurgias de redesignação sexual. Seu médico, inclusive, foi preso anos depois por ter ajudado pessoas trans a terem um corpo que lhes pertencesse. Ele também teve muito destaque com sua militância e livro, chegando a ceder entrevista pra Marília Gabriela, na única entrevista que até hoje eu vi a entrevistadora receosa ao falar. Com ele também compreendemos como que uma pessoa trans precisa, o tempo todo, sair do armário e passar por constrangimentos dentro do ambiente de saúde. Ele decidiu se ser numa época em que as mudanças em seu corpo eram crime, em que era preciso falsificar documentos para ter a dignidade de ter um nome com o qual se identificasse, onde ele tinha medo de aparecer na mídia e ter problemas com a justiça. Ele tem muito a nos contar.

Márcia Rocha é formada em direito e uma empresária de sucesso. Sua história me é bastante peculiar pelo ambiente em que está inserida. Imagine se um “homem” que você considere muito bem sucedido e o admire por seus empreendimentos diga que, na verdade, ela é uma mulher e aquele corpo que você sempre via era apenas uma farsa para continuar inclusa na sociedade? Reflita se você continuaria admirando e se aina cogitaria fazer negócios com uma mulher trans. Foi por isso e muitas outras barras que Márcia precisou passar ao se mostrar pro mundo. Mas ela conseguiu passar do melhor modo que posso imaginar, ela conseguiu uma posição muito importante dentro de sua posição, uma posição que lhe permite lutar pelos semelhantes, que permite fazer a voz de pessoas trans serem ouvidas e respeitadas. Ela também nos ensina que nós podemos ser amados mesmo quando isso parece impossível. Talvez tenha sido a história que mais mexeu comigo.

T. Brant, aqui o único que conhecia. O que é um problema que tenho refletido: por que não conheço pessoas tão visíveis e importantes que não sejam cis? Esse livro me fez trabalhar pra mudar isso. Bem, eu conheço ele do Pânico na Tv (acho que ainda chamava assim quando ele apareceu, mas esse detalhe é irrelevante), me lembro de como me senti bem ao vê-lo na TV. Mas me deixe explicar, quando o vi, eu o entendi como uma mulher lésbica e eu não conhecia muitas mulheres lésbicas na mídia, o que me fez querer forçar um crush nele porque eu queria desesperadamente ter artistas em quem ter crush. Hoje percebo meu erro (desculpe), mas é interessante porque a todo momento na narrativa ele fala sobre como sempre quis sim “confundir” as pessoas, não deixar que o definissem por completo. Eu gosto disso. Sua narrativa é a mais leve de todas, foi quem dos 4 teve mais apoio dos pais e quem parece ter tido a transição mais tranquila. Apesar da dificuldade que ele claramente enfrentou, eu gostaria que todas as pessoas trans pudessem encontrar o que ele encontrou em seu caminho.

Por fim, quero dizer como esse livro fez uma transformação em mim. Desde a apresentação já somos puxados pra uma realidade que muitas vezes ignoramos. Como eu disse, jamais vou entender como é a sensação de ser uma pessoa trans. Mas de uns tempos pra cá e com esse livro, eu pude compreender que existência muitas histórias e vivências e sentimentos que eu nunca vou compreender, mas nem por isso são menos reais que os meus. Portanto, ao fim de tudo, quero te dizer: você pode teorizar sobre o que quiser, você pode e deve questionar tudo à sua volta, mas você nunca pode duvidar da existência de alguém e é sua obrigação respeitar todis (com exceção de pessoas intolerantes). Pergunte se tiver dúvida. Mas não suponha algo que pode machucar outrem.

site: https://medium.com/@thetenardotto

Larissa 22/08/2023

Um livro sobre a vivência de pessoas trans
Relatos reais, a partir da perspectiva de cada um dos autores, sobre como foi o seu processo de identificação enquanto trans ou travesti.

Livros como esse nos mostram a importância de reconhecimento das individualidades e singularidades, além de despertar para a necessidade de enxergar o outro dentro da sua própria perspectiva, dissociada da nossa, enquanto pessoas cis, criadas dentro de uma sociedade extremamente machista e patriarcal.

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads (com alterações)
Os dois primeiros relatos, escritos por Amara Moira e João W. Nery, são emocionantes, muito bem escritos e um ótimo retrato da experiência trans e de suas experiências individuais.

orelato que segue, da advogada Márcia Rocha, é uma leitura breve sobre sua vida como travesti de classe alta usando dos seus meios para o ativismo, também foi um texto bastante apreciado.

o problema que encontrei com a obra foi no quarto e último relato, que não consegui nem ler por completo. pessoalmente acho um desrespeito ter sido incluso em um projeto tão bom.

Jonathan 19/02/2023

Acredito que todas as pessoas deveriam ler este livro.
Eu fiquei emocionado com os relatos da vida de pessoas Trans. Ao ler, me senti íntimo dessas pessoas. Fiquei triste ao ver os sofrimentos que passaram e sorri com suas conquistas.
Admiro a coragem, a força e a luta para conquistarem seus espaço no meio de uma sociedade tão preconceituosa.

estantedalulis 15/12/2020

Leitura necessária para absolutamente todos!!! Não é fácil ler tanta dor, mas é muito importante para entender a realidade de pessoas trans e sua luta.

Cicin 18/06/2023

"?identidade de gênero?: a forma como as pessoas se entendem, ultrapassando as barreiras do estereótipo que conhecemos. É como se a genitália não dissesse mais quem a pessoa é, como ela deve viver sua vida, imaginar seu corpo. E também é como se ela abandonasse a personagem que a obrigaram a ser para assumir seu verdadeiro eu."

1 | 2 | 3 | 4