Argonautas

Argonautas Maggie Nelson

Resenhas - Argonautas

Arthicus 23/08/2021

Mais do que Teoria Queer
Argonautas é um livro biográfico e teórico, ou "autoteoria" como colocado na orelha, de Maggie Nelson, onde ela fala sobre suas vivências, seu amor por Harry Dodge -- uma pessoa de gênero fluido --, gênero, casamento e educação infantil.

Apesar do livro ser curto há muita coisa sendo dita nele e dissecado. Maggie Nelson parece quase conversar com o leitor enquanto fala sobre momentos de sua vida, indo e voltando no tempo, enquanto que cita autores e expressa sua própria opinião.

E por isso a leitura pode ser meio lenta e, no caso de alguns amigos que leram junto comigo, cansativa.

Confesso que eu mesmo fui pego de surpresa quando achei que estaria lendo mais sobre teoria queer e acabei sabendo mais coisas sobre desenvolvimento infantil, mas não vejo isso como algo ruim. No meu caso, a leitura, apesar de um pouco puxada em muitos momentos, pois não conhecia os autores sendo citados, me foi agradável. Como comentei acima, me pareceu que eu estava tendo uma conversa -- ou uma aula.

Coisas pequenas como o cotidiano de Maggie com o marido, a relação dela com sua mãe, as brincadeiras que dela e o filho de Harry, para coisas grandes como as tentativas de inseminação, a cirurgia de Harry, as conversas sobre núcleos familiares e o nascimento do seu filho tornam este livro cheio de teoria em uma coisa diferente e única.

Meu único porém seria a falta de uma biografia dos autores citados durante o texto. Apesar de ter o nome ao lado do texto corrido indicando de quem a citação a autora está retirando, me faltou algo mais concreto para poder ir atrás no futuro e me aprofundar mais nos assuntos comentados aqui.

Ises Cabral 26/09/2023

Verdadeiramente maternal
A obra é de uma beleza visceral. Como alguém escreveu aí numa resenha anterior, a obra envolve muito pênis e vagina de uma forma latente, mas acredito que por ser ferramenta e não fim, não tem tanta afetação. Nada que uma pausa e um gole de água para retomar a leitura, para mim a parte dos estupros e das relações com pais e mães de uma forma sodomitica foi pesado, vacilei, mas não abandonei a obra. De qualquer forma, valeu a pena. A obra fala sobre maternidade, mas principalmente sobre Identidade. Sobre as nuances de se referir a quem está em transformação eu gosto da dança que a autora faz com o passado, o presente e o futuro e como faz isso balanceando com intelectuais e citações rebuscadas para explicar o simples, a angústia, a raiva, o afeto. Até a auto-aceitação. Todos os sentidos próprios do que é ser humano. É uma boa leitura mas deve ser corrente, acredito que pausar por mais de uma semana a leitura vai comprometer a sensibilidade sanguínea com que essa obra precisa/merece ser lida. Aprendi muito sobre mim mesma e meus medos, mas aprendi principalmente que não tenho condição nenhuma de cursar psicologia, o argo não é para mim além de mim-mesma, quem não compreendo.

Maria 19/05/2024

O melhor livro que já li
Nada enjoativo, Argonautas abranja diversos tópicos envolvendo maternidade e sexualidade de modo que nunca li antes em livro algum. Ao escrever algo muito além de uma autobiografia, Maggie Nelson te puxa para as profundezas de suas ideias e debate, citando outros inúmeros pensadores igualmente ferozes, pontos raramente abordados no cotidiano, mencionado suas próprias experiências em torno deles.
Muitas vezes me encontrei confusa ou embasbacada com alguma passagem, a relendo milhares de vezes e só me entregando ao fato de que esse livro é de tirar o fôlego. Espero muito revisitar esse livro no auge de minha vida adulta, na maternidade, na meia-idade, ou quando simplesmente quiser lembrar da experiência.
Mesmo assim, acho que Argonautas não é para todos. Recomendo para quem quiser uma leitura adulta, com o pré-requisito ter a mente aberta para novos pontos de vista, sem medo de discordar ou concordar com a autora.