Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Miris 23/05/2022

Triste no literal
O livro é triste p caramba, e eu n sabia dos gatilhos q tinha, oq foi um erro, pq não estava preparada pra um livro triste kkkkk. Mas é aquele ditado, até de um mau exemplo pode se tirar um bom exemplo. E de uma história triste pode se tirar coisas boas também. Em destaque, o privilégio que o livro mostrou que tenho...
"O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta se você deixar que ela volte".

Juliana 16/12/2022

Do jeitinho clássico de Adam Silvera
Lembra Aquela Vez é um livro que trata assuntos delicados, a passagem por luto e depressão. Adoro a criatividade do autor que, da mesma forma que criou a Central da Morte, criou o Instituto Leteo, para apagar e modificar memórias indesejadas. O livro acaba sendo bem denso por causa das passagens sensíveis, mas é muito bom!

Hanna 03/09/2020

Lembra aquela vez... que um livro me destruiu
Pois bem, quando eu li a sinopse desse livro me deixei enganar achando que era mais um romance lgbt+ com enredo de tristeza e superação, um casal que passava adversidades, um garoto com muitos problemas mas... Um final feliz.
Eu não poderia estar mais enganada. Quer dizer, para todos os efeitos, a realidade do protagonista virou outra, ele terminou, feliz? Talvez nem ele mesmo se lembre. Mas o que quero dizer, é que eu esperava menos, muito menos, mas esse livro tem TANTOS gatilhos que deveria vir com um aviso de +16 na capa e uma lista dos assuntos sensíveis. Eu julgo esse livro como um cinco estrelas por ele me mostrar uma realidade completamente diferente, cheia de erros e desgraças, cheio de problemas sem finais felizes, ele é duro, doloroso e real. Mesmo que tenha uma abordagem fictício em plano de fundo, as questões internas dos personagem principal são as dores que muitos lgbts+ sofrem na nossa realidade, esse livro foge do padrão das "pessoas desconstruídas" e nos mostra algo brutal, algo violento e triste. Eu não estava preparada para o que ele me proporcionou, e ganha o título do livro mais doloroso que eu li esse ano.
Eu não consigo explicar a dor que foi ler, e peço que não julguem esse livro pelo seu início, onde se mostra muitos
preconceitos internalizados e muitas vezes podem fazer o leitor achar que a escrita do autor não é responsável. Mas eu digo uma coisa, saíam da bolha ao ler esse livro, vejam uma realidade além daquela que vivemos hoje e entendam que pra muitos a vida não é a mesma, não tem as mesmas oportunidades.

Para pessoas sensíveis, peço que por favor procurem os gatilhos antes de lerem e sejam conscientes com os próprios gatilhos. Essa não é uma história fácil.
Luca 08/10/2020minha estante
Mais uma love story do Silvera com final depressivo! Li dois dele assim: E Se Fosse A Gente? e They Both Die At The End. Muita tristeza, pesar, solidão, melancolia... Soube que há mais outro trágico, o "História é tudo que me deixou". Esses livros já não costumam ser bem escritos: cheios de clichês, diálogos bobinhos (mas ainda assim divertem, funcionam bem como entretenimento passageiro, leitura de isolamento). Por isso não entendo esse apego a finais tristes, sobretudo sendo ele um autor gay. Parece aquele clichê da psicanálise de auto sabotagem. Imagino que ele não deva ver muita chance das coisas acabarem bem no universo LGBT. Haja gatilho! Se é pra encarar o conto de fadas contemporâneo, que seja com a estrutura completa, com direito ao "e viveram felizes para sempre" no The End, né?

gabrielrjf 31/08/2022

Meu primeiro livro do Adam
Bem, confesso que fui com as expectativas MUITO altas porque este autor tem sido muito aclamado.

Então foi um choque quando encontrei uma escrita bem voltada pra o YA. Esperava algo mais maduro, porém me lembrou muito Jhon Green (que escreveu quem é você Alasca, um dos meus favoritos da vida)

Depois de encontrar essa escrita, e ver que nada era tão bem descritivo, achei um pouco chato. E também um pouco mau elaborado. Explico:

O protagonista é apresentado com 16 anos, e toda a sua galera também nessa faixa etária. Mas ora parecem ter essa idade, com as experiências de pré adolescente como primeira vez, primeiros bicos de serviço, questões de quando temos 16 anos. Ora são muito infantilizados, jogando uma brincadeira bem dez anos de idade, intitulada de perseguição. E por vezes, estão agindo como se tivessem muito mais idade, traficando drogas com uma clientela fixa, tendo atitudes homofóbicas pesadas, refletindo sobre procedimentos médicos que um adolescente não refletiria muito, tendo reações bem atípicas quando se descobrem que seria pais..

O Aaron é irritante. Muito. Não me apeguei a ele.. me apeguei à história apenas. A história me deixou um tanto intrigado, mesmo eu já adivinhando o plot antes de ter lido dez páginas (só pela premissa kkkk)

Gostei de algumas reflexões que o livro trás, e gostei do trabalho da editora: eu estava lendo no Kindle e não havia percebido o trabalho com os emoticons. Quando peguei o físico e percebi, achei genial.

Não me agrada nem desagrada os rumos que a história trás. Bem 3,5 estrelas

omath.lopes 03/07/2021

Meu novo livro favorito.
Não sei como expressar os sentimentos que essa obra de arte me passou. Uau! O livro conseguiu entregar personagens, ambientes e histórias únicas. Fiquei surpreso do começo ao fim. Recomendo para qualquer um que queira sentir uma história que transcende o clichê.
Lembro que quando coloquei na lista, eu tinha lido a sinopse e gostado, tempos depois peguei para ler e já não sabia do que falava, resolvi seguir assim. Foi uma ótima decisão, porque quando eu achei que sabia aonde a história estava me levando, ela deu uma grande turbulência e mudou a rota (creio que pra quem leu a sinopse o livro tbm funciona, mas sem saber, acho uma experiência com mais sensações).
Fiquei admirado com a criatividade do autor e com a desenvoltura para fazer personagens 100% humanos, com defeitos e qualidades das quais nos permite entender o lado de cada um. E torcer por eles..
No geral, *EU* não consegui achar nada negativo (no sentido de prejudicial no livro). *MAS* se você está na bad ou algo do tipo acho que não é a melhor opção, por causa de certas coisas.
Acho que a maior mensagem que ele passa é valorize quem te ama, te apoia. Há muito mais que eu poderia falar, mas prefiro deixar tudo em aberto e somente dizer para você que está em um momento no bad: leia!
?????

*SPOILER, TALVEZ!!?"
??

Quero registrar aqui um trecho final no livro que amei e achei muito intenso:

[...] "Eu me tornei uma espécie de carniceiro de felicidade, que vasculha as coisas feias do mundo, porque, se houver felicidade escondida nas minhas tragédias, eu as encontrarei de qualquer maneira. Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

Mayara.Knoeller 28/08/2021

Que livro chato
Nem acredito que finalmente terminei essa bomba
Personagens nada cativantes e extremamente chatos, escrita arrastada, enredo sem pé nem cabeça
Não gostei da escrita do Adam, não conseguiu me prender em nenhuma parte do livro

Slyntherinn0t 20/07/2021

Pesado na medida certa
Esse é definitivamente o tipo de livro que eu não indico para todo mundo, pois é uma história que exige uma saúde mental muito forte do leitor coisa que nem eu tenho, mas por não ter um aviso de gatilho no livro e por eu não ter ido atrás pra saber antes de ler eu só iniciei a leitura achando que seria um livro lgbt daqueles que no máximo uma semana você termina e não ele não é, apesar de tudo eu simplesmente me apaixonei pela história pois ele não foge muito da realidade, claro que tem uma parte fictícia mas ignorando isso existe sim um pouco da realidade de muitas pessoas e por isso ele e pela forma que não existe uma romantização de todos os assuntos tratados eu considero sim ele um dos meus favoritos desse ano, mas não recomendo ele por não saber quem está por trás da tela e por isso não saber pelo que a pessoa que está lendo essa avaliação está passando no momento, ainda mais se estiver passando pela fase de autodescoberta aí que não recomendo mesmo, pois temos que priorizar nossa saúde mental antes de qualquer coisa.

Rhauan f. 10/10/2022

não é tão ruim assim
achei razoável, gostei do plot twist, os personagens são ok, o final é insteressante, o autor se perde um pouco, força um pouco no desenvolvimento dos personagens, mas pelo menos eu consegui manter o interesse diferente de "os dois morrem no final" q é uma vdd bomba atômica.

zoni 24/09/2017

"A felicidade não deve ser tão difícil".
Por que eu sinto que fui golpeado no estomago com toda a força do mundo? Porque é isso que esse livro faz com você, ele te soca com muita força no estomago e lhe deixa totalmente sem ar. Quando o peguei pra ler, eu já sabia que ele não seria mais um dos livros LGBT com narrativas super felizes e românticas, porque já tinha visto o Vitor Martins falando que era um livro triste, mas gente, muito triste mesmo.

O livro trata de assuntos como depressão, suicídio, homofobia, crushs impossíveis e até perdas. A história gira em torno de Aaron, um garoto que já sofreu muito e viveu tentando fugir de seus sofrimentos, mas tem um porém, toda vez que ele tenta fugir, ele sofre ainda mais. Esse foi o primeiro livro do Adam que li, e eu não poderia estar mais feliz por conhecer a história de Aaron, essa história apesar de muito triste, me encheu de esperança.

O Adam com certeza sabe cativar seus leitores e sabe jogar com eles também, porque até metade do livro eu achava que sabia onde a história iria chegar, já estava me preparando para um sofrimento e então ele foi lá e "hmmm bobinho, você está enganado", nos dando uma reviravolta e outra razão para sofrer. Fácil? Não. Houveram momentos em que eu me coloquei no lugar de Aaron, tentando compreender os sentimentos, pensando no que eu faria no lugar dele, e uma certeza jamais deveria ter feito isso. Chorava horrores, ou sentia raiva, ou dor. Não foi legal. Não indico.

A escrita dele me cativou logo de cara, vi pessoa que disseram que acharam ela arrastada no começo, ou muito parada, mas pra mim, ela fluiu muito rápido. Eu amei a maneira como ele trata os conceitos e os sentimentos, adorei os trocadilhos e principalmente como ele escreve a mente de um adolescente tão preocupado e conturbado como Aaron.

O livro é uma crítica muito forte, e nos dá a mensagem de que querer apagar quem somos nunca é o melhor caminho, porque isso pode trazer muitas dores posteriores. O livro é lindo, da esperança, causa dor e nos mostra o lado não tão feliz de ser gay, mas também nos mostra o lado bom de ser gay. Ai sei lá. Eu to confuso, porém, apaixonado. Eu não vejo a hora de ler mais coisas do Adam.

"Happiness shouldn't be this hard."
Marcelo.Antonio 26/09/2017minha estante
Preciso leeeeeeer!!!

Wes 09/08/2020minha estante
Ia comentar justamente que não esperava o soco no estômago que eu tomei! ?

Eliomar0 12/08/2020

Plot Twist maravilhoso
Em vários momentos eu quis desistir desse livro pois a leitura não estava me prendendo o bastante, apesar de eu achar a ideia do livro bastante interessante, então fui procurar vídeos que falavam sobre o livro e fui persuadido por um youtuber a ler pelo ou menos até o ?capítulo zero? e se continuasse não gostando do livro, tudo bem, mas o livro realmente me impressionou e eu consegui terminar de ler. Ele só melhora!
Me fez ri e chorar em vários momentos e entender o protagonista e até me identificar com ele em diversas situações.
O livro não é um clichê, não espere um final fofinho, mas um final com muitos ensinamentos e extremamente ?real?.
Eu achei o livro muito pesado, mas extremamente realista, então não recomendo-o para alguém que tá passando por um momento difícil. O livro é maravilhoso mas muito pesado!

Adonai 03/10/2018

Entre lembrar e esquecer, viver
Já passou por uma dor e quis esquecer o que aconteceu? Já foi julgado ou insultado por ser quem é? Já tentou esconder aquele segredo por medo de ser ridicularizado? Em uma sociedade onde as pessoas conseguem escolher e apagar parte da memória por meio de um procedimento médico, Aaron é um garoto que está descobrindo sua sexualidade enquanto preocupa-se com: a falta de dinheiro, o esforço excessivo da mãe no trabalho e o suicídio do pai. Sua desconfiança sobre os amigos que talvez não sejam, e sobre sua namorada que talvez não seja são dois pontos conflitantes e expostos a Thomas, um amigo que ele conhece pela vizinhança pobre em que vive, levando-o a tecer uma amizade além da esperada por ambos. A descoberta de sua sexualidade e os fatos violentos que preenchem sua vida fazem toda a diferença para Aaron procurar o procedimento médico. Um livro forte por abordar questões de gênero e problemas sociais, uma leitura que permite pensar o quanto somos uma sociedade intolerante e ainda primitiva.
Gabriel 03/10/2018minha estante
Ótima resenha!

Agnie 02/04/2023

Vou começar dizendo que essa capa horrível me fez demorar eras para pegar esse livro pra ler e eu so fiz depois que eu vi uma resenha falando muito bem dele.

Escrita é ok, os personagens são legais e os temas interessantes, mas até a metade eu não conseguia ver nada de mais. Na verdade, eu estava até me incomodando com algumas coisas. Até a metade.

Porque da metade pro fim da uma reviravolta que Meu Deus. Tudo começa a fazer sentido. Até as coisas que pareciam aleatórias se encaixam, e vira outra história.

E o final! O final é tão comovente que me fez chorar um pouquinho. E mesmo que eu tivesse em um momento mais sensível ainda é difícil um livro conseguir me comover assim.

hiliandra.faggion 22/02/2023

No começo, o livro não rendia... Eu ficava pensando onde a história iria "dar"...
Não lei resenhas nem mesmo a sinopse antes de ler um livro, então não sabia nada sobre o que ele trataria...
Aaron um menino que passou por tantas coisas ...
Me senti um pouco triste em diversos capítulos, junto com ele.