Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Samira 14/09/2021

Comecei lendo achando que ia receber romance lgbtqia+ e eu não poderia estar mais enganada.
No meio do livro tem uma virada que particularmente eu não esperava e é aí que tudo começa a ficar mais profundo e pesado.
Chorei horrores com esse livro mas achei muito bonita a forma como o personagem lida com tudo que aconteceu no final.
Tem muitos gatilhos, então é bom ver a lista antes de ler pq eu gostaria de saber antes.

Debs 10/07/2021

Me surpreendi
Comecei a ler o livro com uma ideia de história e ele tomou um rumo totalmente diferente. Porém, não me decepcionou, muito pelo contrário.
Os personagens são muito bem construídos, principalmente o protagonista. A escrita do autor é excelente e fluida.
É um livro que vem com fortes emoções e diferentes camadas sobre a descoberta da homossexualidade em um ambiente opressor.
Toda essa questão que gira em torno das memórias, sendo elas boas ou ruins, dá uma reviravolta bacana para a história, que definitivamente, me surpreendeu.

Susu 16/07/2021

Leitura obrigatória chegando ksksks ??LEIAM??
O livro me prendeu em cada momento do meu dia , tanto que eu não consegui ficar nem meia hora longe dele até eu acabar. Teve momentos que eu quis chorar, rir, socar a cara dos amigos dele e até mesmo socar a cara dele , porém foi cada um desses detales que me fez que criar amor por esse livro, não posso falar que esse livro é perfeito mais posso dizer que ele se aproxima disso então vou deixar vcs com os melhores trechos do livro pra mim(sem espoler garanto).

"-Alguns caras fazem das suas mentes uma prisão. Eu gosto de viver fora das grades. Se somos diferentes, não tenho nenhum problema com isso."

"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

"O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte."

"Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos. Não podemos saber de verdade a quais sobreviveremos se não continuarmos no campo de batalha, com os momentos ruins disparando em nossa direção como projéteis.
Mas, se tivermos sorte, teremos momentos bons o bastante para nos proteger."

Lilimak 25/11/2022

Ok, queria dizer primeiro que eu AMO a criatividade do Adam pra criar esses universos com esses tipos de serviços, eu gostei muito da história em si e o plot também é incrível, só não dei 5 estrelinhas pq as vezes a escrita me confundia, mas tirando isso, o livro é excelente.

Paola477 06/10/2021

Depressão, depressão e mais depressão. Adorei.
Esse livro é tão incrivelmente doloroso de ler-- ele mostra como é a realidade de uma pessoa lgbt, você consegue sentir o que o Aaron passa e entender a dor dele .Esse livro é incrível em retratar isso tão bem. Adam Silveira, eu nem te conhecia, mas não sei se te amo ou te odeio

Grailson 17/07/2021

Confesso que quando descobri este livro, fiquei muito curioso e comecei a leitura bastante animado, mas não foi o que eu esperava.
O livro começa muito devagar, e até o meio, eu sinceramente pensei em desistir da leitura várias vezes. Depois acontecem reviravoltas muito inesperadas e fica mais compreensível certos acontecimentos com Aaron ao longo da história.
O final é bonito, e do meio pro fim, a história melhora bastante, mas ainda não foi o suficiente para que eu consiga dar uma nota maior ou gostar como a maioria gostou.
O modo como Aaron fala ao longo da história, com a simplicidade que um adolescente da idade dele falaria é um ponto interessante, mas mesmo assim, não consegui me apegar muito a nenhuma personagem. A maioria dos amigos dele eram insuportáveis e muito problemáticos. Eu sabia que o livro abordaria temas difíceis quando comecei ler, mas ainda assim, foi mais pesado que eu esperava e talvez por isso não me agradou tanto.
Concluindo, foi uma leitura mediana para mim. A história tem uma grande melhora a partir da metade, mas ainda não é o suficiente para que seja essa maravilha toda aos meus olhos como a maioria aparentemente acha. Não me arrependo de ter lido, mas não é algo que eu recomendaria à alguém daqui para frente.

gabrielrjf 31/08/2022

Meu primeiro livro do Adam
Bem, confesso que fui com as expectativas MUITO altas porque este autor tem sido muito aclamado.

Então foi um choque quando encontrei uma escrita bem voltada pra o YA. Esperava algo mais maduro, porém me lembrou muito Jhon Green (que escreveu quem é você Alasca, um dos meus favoritos da vida)

Depois de encontrar essa escrita, e ver que nada era tão bem descritivo, achei um pouco chato. E também um pouco mau elaborado. Explico:

O protagonista é apresentado com 16 anos, e toda a sua galera também nessa faixa etária. Mas ora parecem ter essa idade, com as experiências de pré adolescente como primeira vez, primeiros bicos de serviço, questões de quando temos 16 anos. Ora são muito infantilizados, jogando uma brincadeira bem dez anos de idade, intitulada de perseguição. E por vezes, estão agindo como se tivessem muito mais idade, traficando drogas com uma clientela fixa, tendo atitudes homofóbicas pesadas, refletindo sobre procedimentos médicos que um adolescente não refletiria muito, tendo reações bem atípicas quando se descobrem que seria pais..

O Aaron é irritante. Muito. Não me apeguei a ele.. me apeguei à história apenas. A história me deixou um tanto intrigado, mesmo eu já adivinhando o plot antes de ter lido dez páginas (só pela premissa kkkk)

Gostei de algumas reflexões que o livro trás, e gostei do trabalho da editora: eu estava lendo no Kindle e não havia percebido o trabalho com os emoticons. Quando peguei o físico e percebi, achei genial.

Não me agrada nem desagrada os rumos que a história trás. Bem 3,5 estrelas

Hanna 03/09/2020

Lembra aquela vez... que um livro me destruiu
Pois bem, quando eu li a sinopse desse livro me deixei enganar achando que era mais um romance lgbt+ com enredo de tristeza e superação, um casal que passava adversidades, um garoto com muitos problemas mas... Um final feliz.
Eu não poderia estar mais enganada. Quer dizer, para todos os efeitos, a realidade do protagonista virou outra, ele terminou, feliz? Talvez nem ele mesmo se lembre. Mas o que quero dizer, é que eu esperava menos, muito menos, mas esse livro tem TANTOS gatilhos que deveria vir com um aviso de +16 na capa e uma lista dos assuntos sensíveis. Eu julgo esse livro como um cinco estrelas por ele me mostrar uma realidade completamente diferente, cheia de erros e desgraças, cheio de problemas sem finais felizes, ele é duro, doloroso e real. Mesmo que tenha uma abordagem fictício em plano de fundo, as questões internas dos personagem principal são as dores que muitos lgbts+ sofrem na nossa realidade, esse livro foge do padrão das "pessoas desconstruídas" e nos mostra algo brutal, algo violento e triste. Eu não estava preparada para o que ele me proporcionou, e ganha o título do livro mais doloroso que eu li esse ano.
Eu não consigo explicar a dor que foi ler, e peço que não julguem esse livro pelo seu início, onde se mostra muitos
preconceitos internalizados e muitas vezes podem fazer o leitor achar que a escrita do autor não é responsável. Mas eu digo uma coisa, saíam da bolha ao ler esse livro, vejam uma realidade além daquela que vivemos hoje e entendam que pra muitos a vida não é a mesma, não tem as mesmas oportunidades.

Para pessoas sensíveis, peço que por favor procurem os gatilhos antes de lerem e sejam conscientes com os próprios gatilhos. Essa não é uma história fácil.
Luca 08/10/2020minha estante
Mais uma love story do Silvera com final depressivo! Li dois dele assim: E Se Fosse A Gente? e They Both Die At The End. Muita tristeza, pesar, solidão, melancolia... Soube que há mais outro trágico, o "História é tudo que me deixou". Esses livros já não costumam ser bem escritos: cheios de clichês, diálogos bobinhos (mas ainda assim divertem, funcionam bem como entretenimento passageiro, leitura de isolamento). Por isso não entendo esse apego a finais tristes, sobretudo sendo ele um autor gay. Parece aquele clichê da psicanálise de auto sabotagem. Imagino que ele não deva ver muita chance das coisas acabarem bem no universo LGBT. Haja gatilho! Se é pra encarar o conto de fadas contemporâneo, que seja com a estrutura completa, com direito ao "e viveram felizes para sempre" no The End, né?

sofaraway 12/07/2021

"Não se esqueça de mim"
Esse livro me supreendeu muito. No início eu não estava tão animada em lê-lo, acreditando que eu não gostaria tanto, mas assim que comecei a ler percebi que estava redondamente enganada.

Começando pela escrita do Adam Silvera e o desenvolvimento que me prenderam bastante, e a cada capítulo que passava mais ansiosa estava para saber o que aconteceria a seguir.
Ler como foi conflitante para o personagem, redescobrir tudo o que ele achava ser novo, me deixou bem aflita, além de me comover bastante.
Foi uma leitura até que corrida, mas isso eu já esperava por ele não ter tantas páginas.

Foi um livro incrível de ser ler, e com um final nada esperado, (inclusive fiquei aos pedaços com o final) mas como o próprio autor descreve; "A vida nem sempre oferece o final que esperamos." (Assim como os livros.)

Como opinião pessoal acho que todos deveriam algum dia ler esse livro, pois, assim que terminei de ler percebi que fiquei algum tempo olhando para o nada e repensando sobre tudo o que li, porque foi algo muito real de ser ler.

Por fim quero deixar aqui o parágrafo que mais gostei:

"Às vezes, é tão difícil lidar com a dor que a ideia de passar mais um dia com ela parece impossível. Outras vezes, a dor age como uma bússola, nos ajudando a navegar pelos túneis mais complicados enquanto estamos amadurecendo. Mas a dor só pode nos ajudar a encontrar a felicidade se nos lembrarmos dela."
Susu 26/08/2021minha estante
Esse livro me surpreendeu tanto também no início eu não dava nada por ele mais no final ele foi tudo ( tirando a parte onde eu fiquei arrasada por saber tudo que ele ainda ia passar ) mas ler esse livro foi como um abrir de olhos como se naquele momento eu visse a vida de uma forma nova como se ele tivesse me transformado e ainda assim eu estar igual porém procurando mudar

sofi_a 22/09/2022

meio decepcionado
Ja li 2 livros do autor, 1 eu amei e o outro achei bem sem graça ent minhas expectativas pra esse eram meio mistas, por isso fiquei decepcionado mas nao tanto.
Eu achei o livro meio parado depois de umas 100 paginas pq demora metade do livro (ou mais) pra chegar no plot do leteo e isso me desanimou um pouco a continuar a leitura.
Dps do plot principal do livro acho q fica tudo um pouco corrido/ raso pra caber tanta coisa em poucas páginas.
E acho que minha maior decepção foi ir atras desse livro esperando uma história super triste (é oq ouvi todos falando) e acabei encontrando um livro com momentos melancólicos mas que não chegam nem perto da expectativa que eu criei por conta de outras resenhas.

omath.lopes 03/07/2021

Meu novo livro favorito.
Não sei como expressar os sentimentos que essa obra de arte me passou. Uau! O livro conseguiu entregar personagens, ambientes e histórias únicas. Fiquei surpreso do começo ao fim. Recomendo para qualquer um que queira sentir uma história que transcende o clichê.
Lembro que quando coloquei na lista, eu tinha lido a sinopse e gostado, tempos depois peguei para ler e já não sabia do que falava, resolvi seguir assim. Foi uma ótima decisão, porque quando eu achei que sabia aonde a história estava me levando, ela deu uma grande turbulência e mudou a rota (creio que pra quem leu a sinopse o livro tbm funciona, mas sem saber, acho uma experiência com mais sensações).
Fiquei admirado com a criatividade do autor e com a desenvoltura para fazer personagens 100% humanos, com defeitos e qualidades das quais nos permite entender o lado de cada um. E torcer por eles..
No geral, *EU* não consegui achar nada negativo (no sentido de prejudicial no livro). *MAS* se você está na bad ou algo do tipo acho que não é a melhor opção, por causa de certas coisas.
Acho que a maior mensagem que ele passa é valorize quem te ama, te apoia. Há muito mais que eu poderia falar, mas prefiro deixar tudo em aberto e somente dizer para você que está em um momento no bad: leia!
?????

*SPOILER, TALVEZ!!?"
??

Quero registrar aqui um trecho final no livro que amei e achei muito intenso:

[...] "Eu me tornei uma espécie de carniceiro de felicidade, que vasculha as coisas feias do mundo, porque, se houver felicidade escondida nas minhas tragédias, eu as encontrarei de qualquer maneira. Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

Juliana 16/12/2022

Do jeitinho clássico de Adam Silvera
Lembra Aquela Vez é um livro que trata assuntos delicados, a passagem por luto e depressão. Adoro a criatividade do autor que, da mesma forma que criou a Central da Morte, criou o Instituto Leteo, para apagar e modificar memórias indesejadas. O livro acaba sendo bem denso por causa das passagens sensíveis, mas é muito bom!

Andrea 08/08/2023

Parece um livro feliz, mas as camadas dele são extremamente depressivas. A história de Aaron parte o coração de qualquer um.

Miris 23/05/2022

Triste no literal
O livro é triste p caramba, e eu n sabia dos gatilhos q tinha, oq foi um erro, pq não estava preparada pra um livro triste kkkkk. Mas é aquele ditado, até de um mau exemplo pode se tirar um bom exemplo. E de uma história triste pode se tirar coisas boas também. Em destaque, o privilégio que o livro mostrou que tenho...
"O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta se você deixar que ela volte".