Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Jorge16 23/12/2023

Pague minha terapia, Adam Silvera!
No começo ano, meu marido preparou um calendário literário para que eu lesse um livro por mês de suas recomendações pessoais. E dos 12, 3 eram do Adam Silvera, ficando esse por último, agora pra Dezembro.

Lendo os dois outros anteriormente (?Os dois morrem no final? e ?o primeiro a morrer no final?), já esperava que seria algo triste. MAS EU NÃO ESPERAVA TODO ESSE SOFRIMENTO!
Você me paga, Adam Silvera! ?

O livro é muito bem escrito, o enredo é interessantíssimo, abordando sexualidade e seus preconceitos, com uma ficção de pano de fundo, visto o procedimento Leteo de deletar as memórias das pessoas.

Os capítulos curtos e a escrita de Adam torna a história super fluida. E ali na metade, após um acontecimento que nos mostra o primeiro plot twist do livro, a história voooooa! Eu engoli esse livro depois da metade.

Nos acontecimentos finais, eu tive que reler algumas coisas, porque eu simplesmente não queria acreditar que era aquilo que eu tinha lido. Que tristeza! Eu, como um homem gay, me coloquei no lugar de Aaron, e me senti muito, muito mal. Aquele final não era merecido? ?

E por esse e muuuuitos outros motivos (desenvolvimento de personagens, personagens críveis, diálogos reais, a ficção por detrás e as reviravoltas), sem dúvida alguma, aos 45 do segundo tempo, esse livro vai figurar nos meus favoritos de 2023.

Gui 01/07/2021

Lembra aquela vez
eu gostei! tiveram coisas que me incomodaram, como a linha temporal do livro. fiquei muito perdido, acho que o livro engata bem do meio pro final. a história é triste mas faz você pensar que muitos passam por essa questão. enfim, more happy than not. :/

Debs 10/07/2021

Me surpreendi
Comecei a ler o livro com uma ideia de história e ele tomou um rumo totalmente diferente. Porém, não me decepcionou, muito pelo contrário.
Os personagens são muito bem construídos, principalmente o protagonista. A escrita do autor é excelente e fluida.
É um livro que vem com fortes emoções e diferentes camadas sobre a descoberta da homossexualidade em um ambiente opressor.
Toda essa questão que gira em torno das memórias, sendo elas boas ou ruins, dá uma reviravolta bacana para a história, que definitivamente, me surpreendeu.

eli 28/10/2020

Dispensa resenha.
Amigos não leiam esse livro ele completamente me arruinou muito bom cinco estrelas favoritado!
off: leiam sim mas se preparem pra sofrer
ps: kote eu te odeio
kote 28/10/2020minha estante
?????????????????? FINALMENTE OS REFRESCOS

Ágatha 23/05/2021

É difícil expressar minha opinião desse livro. O começo é bem arrastado; mas depois que alguns fatos são revelados, o livro engrena e se torna ainda mais interessante. Achei o final extremamente triste e impactante. O principal ponto que me incomodou foi as diversas frases homofobicas principalmente no início do livro, mas entendo que foi necessário para a premissa.

Morthis 23/12/2022

Meu Deus!!!!
Adam Silveira não cansa de criar histórias interessantes e arrebatadora.
Foi uma leitura com muita esperança de um final feliz, ou agradável e, muita angústia e raiva das pessoas. Foi incrível.

VinAcius49 24/06/2021

Não se esqueça de mim.
Certa porcentagem final do livro é impactante e até emocionante (?), o que cria uma espécie de amortecimento a toda crítica negativa que eu vinha tecendo até aqui.
A primeira parte não é tão bem escrita (na verdade, o livro em si). Cheia de possíveis gatilhos, porque a forma como os assuntos são abordados é... Não tenho uma palavra, mas o que quero dizer é que o autor não consegue encorpar o conteúdo para que ele chegue, com toda certeza, denso ao leitor. Transtornos, preconceito, violência... Tudo explícito e raso.
A maioria dos personagens são interessantes e o fator que geralmente traz o interesse não é explorado. Poucos são cativantes e o protagonista não está entre eles. Uma grande lástima é o personagem Eric, irmão do protagonista, onde se vê desde o início que é um bom material, mas só é abordado no final.
O maior trunfo do autor seria o plot twist, caso não estivesse tão óbvio desde a primeira frase. Ele entrega muito!
De volta a escrita, o incômodo vem por ela ser forçada demais... E eu já começo a me tornar repetitivo porque eu havia depositado uma enorme expectativa.
Eu não indicaria por ser um bom conceito, mal executado. Assuntos como os abordados não podem ser mal executados ou se tornam um risco em algum lugar. Justifico a minha nota TODA pela parte final.

Gabi 01/08/2021

Superou expectativas
Para ser sincera eu não estava com as expectativas muito altas com esse livro, mas foi uma leitura INCRÍVEL. Superou completamente todas as expectativas que eu tinha.

A escrita é maravilhosa, os personagens super bem desenvolvidos. Não é uma história previsível, inclusive fiquei muito emocionada/chocada com as memórias desbloqueadas do Aaron.

Sobre o final: incrivelmente feliz e triste. Não sei explicar exatamente o que estou sentido, mas esse final realmente é algo extraordinário. Eu amei e super indico!

Susu 16/07/2021

Leitura obrigatória chegando ksksks ??LEIAM??
O livro me prendeu em cada momento do meu dia , tanto que eu não consegui ficar nem meia hora longe dele até eu acabar. Teve momentos que eu quis chorar, rir, socar a cara dos amigos dele e até mesmo socar a cara dele , porém foi cada um desses detales que me fez que criar amor por esse livro, não posso falar que esse livro é perfeito mais posso dizer que ele se aproxima disso então vou deixar vcs com os melhores trechos do livro pra mim(sem espoler garanto).

"-Alguns caras fazem das suas mentes uma prisão. Eu gosto de viver fora das grades. Se somos diferentes, não tenho nenhum problema com isso."

"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

"O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte."

"Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos. Não podemos saber de verdade a quais sobreviveremos se não continuarmos no campo de batalha, com os momentos ruins disparando em nossa direção como projéteis.
Mas, se tivermos sorte, teremos momentos bons o bastante para nos proteger."

Felipe Ogawa 25/11/2022

Blasé
Adam Silvera é o John Green dos LGBT: personagens chatérrimos, caricatos e estranhamente velhos pra serem adolescentes. Uó. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças encontra romance gay genérico.

Patricia Lima 27/08/2019

Lembra Aquela Vez
O plot twist desse livro é sensacional, chega numa parte que estava tudo muito estranho e daí quando você se toca do que aconteceu é muito doido.

Infelizmente isso foi a única coisa que salvou o livro pra mim, porque eu achei a leitura bem chata, apesar do livro ser pequeno.

O problema é que eu não me conectei com o personagem, na verdade eu não gostei e não tive afeição por nenhum personagem do livro, e por se tratar de um drama, é muito importante haver essa conexão ou empatia pelo personagem, e isso não aconteceu comigo.

O livro trata de assuntos bem pesados, como traumas, suicídio e aceitação, que traz uma carga mais emocional pro livro, mas como eu não me conectei com a história a leitura acabou sendo bem leve e simples pra mim.

gui 28/05/2021

nunca mais eu vo sorrir
gente sinceramente isso aqui foi um chute no estômago no rim na bexiga no pâncreas na vesícula biliar, em tudo, e eu não tava esperando. Muito muito muito bom mas muito dolorido, quando acabei fiquei bem mal e ele realmente tem muitos gatilhos, então cuidado se você for ler.

madu :) 04/11/2021

somos feitos de memórias.
eu to sem palavras. as memórias permanecem mesmo que doam, somos feitos disso, lembranças que machucam e momentos bons.
é sensacional.
esse livro é incrivelmente bem escrito; um romance real de pessoas que verdadeiramente amam, e de uma maneira não estranha.
é um livro que nem a Leteo poderá me fazer esquecer.
Iza 06/01/2022minha estante
Fez até resenha ksksk

@emcadacapa 03/02/2023

Me destruiu, amei!
É surpreendente o talento que o Adam Silvera tem para me fazer sofrer e refletir sobre a vida, passado, presente e futuro.

Lembra Aquela Vez é uma ficção que ao longo da narrativa vamos percebendo que muito da história pode acontecer conosco ou com alguém que conheçamos. Existe aqui também o procedimento para suprimir lembranças que dá o ar de ficção de fato no livro, mas os sentimentos, as vivências, as dores e os medos do protagonista e das pessoas a sua volta são bem reais.

É uma história tocante, com trechos que vão destruir o leitor, vão fazer refletir e vão dar esperanças também. Mas cuidado com os gatilhos, temos pontos bem pesados nessa história, procure se informar antes de embarcar na história, leia apenas caso se sinta bem.

É incrível o modo como a trama nos faz pensar que tudo está acontecendo de uma maneira e lá pouco mais da metade, em meio a questionamentos de sexualidade, existe uma grande reviravolta que nos deixa sem chão e então conseguimos entender o quão profunda a dor de Aaron é.

Essa é uma história sobre descobrir quem você é de verdade e conseguir se sentir bem quanto a isso.

???? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Gosta de um bom drama adolescente, mas bem consistente.
? Ama histórias sobre amor e amizades, mesmo que turbulentas.
? Já leu algo do Adam Silvera e gostou.