Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Gabriela.Santos 22/01/2021

Arrebatada
Meu Deus o tanto que eu amei este livro não está escrito. Não acredito até agora que acabou!!! Com toda a certeza leria a continuação se existisse (fica a dica aí linda hehe).

Meu Deus podia ter pelo menos mais 2 capítulos no final pra mostrar melhor como a relação dos personagens.

Literalmente estou arrebatada por este livro...
Amanda Mendes Ferreira Gomes 22/01/2021minha estante
Estou enrolando pra terminar porque não sei como será minha vida sem esse livro ?

Gabriela.Santos 22/01/2021minha estante
Nossa te entendo totalmente Amanda, depois fala aí se esse final não deixou uma vontade de ter mais coisa...

David 24/01/2021minha estante
Incrível como esse livro é "ame" ou "odeie". Nunca vi assim. Será minha próxima leitura. Espero que eu goste.

Gabriela.Santos 24/01/2021minha estante
Kkkk verdade David, espero que você goste!!

David 24/01/2021minha estante
Gabriela, você leu ou ouviu falar de O Urso e o Rouxinol? Também estou querendo ler, mas são três volumes.

Gabriela.Santos 25/01/2021minha estante
Nunca li mas só ouço falar bem

Amanda Mendes Ferreira Gomes 25/01/2021minha estante
David, esse livro ?o urso e o rouxinol? também tá na minha lista ? espero que ele seja bom!

David 25/01/2021minha estante
Pois é, Amanda! Comprei ele ano passado e em breve vou ler também. Mas é uma trilogia, você sabe né? E dizem que o segundo livro é ainda melhor que o primeiro.

Lauraa Machado 23/02/2019

Um verdadeiro conto de fadas
Antes de mais nada, tenho que admitir que gostei bem mais desse livro do que esperava. Ele é bem estilo conto de fadas do leste europeu e conquista logo nas primeiras páginas. Como a minha amiga, que fez essa leitura em conjunto comigo, disse, a voz narrativa da protagonista é bem legal do começo ao fim. Tive alguns pequenos problemas com o enredo mais para o final, mas ainda me surpreendi com a leitura e recomendo completamente.

Acho mega válido avisar que a sinopse desse livro não é toda sua história. Ela só conta sobre a base, a primeira realidade da protagonista, que parece tão pequena depois que você passa da metade. A história é muito maior, mais complexa e única. Já disse que recomendo completamente? O enredo é bem movimentado desde o começo, mas uma das minhas pequenas críticas é que tem uma parte do final que ficou, na minha opinião, tumultuada demais com conflitos. Pareceu ser a junção de três ideias ótimas para clímax em um só, o que definitivamente não era necessário e chegou bem perto de fazer a história parecer exagerada demais.

Eu gostei bastante da Agnieszka desde o começo, mais ainda pelo jeito que ela acabou. Ela cresceu muito durante a história, mas foi lindo ver que sua essência permaneceu. Além dela, o Dragão é simplesmente apaixonante e minha única crítica para ele é que ele não aparece o suficiente depois de um terço do livro, mais ou menos. Eu leria um livro só dele, é verdade.

Outro problema que tive foi com o romance. Tem pouco romance demais aqui. Eu entenderia se a autora não quisesse romance nenhum, mas aí ela poderia ter feito Nieszka e Dragão não terem tanta química e tensão apaixonantes, né? Não precisava fazer o romance ficar em primeiro plano, mas também não precisava servir em doses homeopáticas só para me deixar com vontade no final - e descobrir que é um livro único.

Outra coisa maravilhosa do livro é a Kasia, melhor amiga da Nieszka, que no começo parecia que só ia fazer parte de pequenas menções, mas acabou tendo um papel incrível e com desenvolvimento. Mas linda ainda só a relação verdadeira entre as duas, que não era pura ou descomplicada, mas que tinha tanto amor envolvido que valia a pena! Gosto de personagens mulheres assim, obrigada!

Eu realmente acho que deveriam dar uma chance a esse livro. Ele é mesmo como um conto de fadas, tem toda a ambientação característica e com alguns detalhes bizarros também, mas ainda com aquele romantismo (para tudo, não só relações românticas) intenso e viciante. A magia da história, dos personagens e da Floresta parece tão real, que tem textura, peso e cheiro para mim. Se isso não é a maior prova de um livro de fantasia incrível, nada é.
Amanda 23/02/2019minha estante
Ótima resenha.
Eu adoro esse livro.

Franciele 23/02/2019minha estante
Amo era livro

Franciele 23/02/2019minha estante
Amo esse livro ?

Meli 23/02/2019minha estante
Esse livro é fantástico né? A primeira vez q vi fiquei obcecada pela capa, q é perfeita, mas quando eu comecei, foi viciante.
Super concordo q deveria ter mais romance entre o Dragão e a Nieszka, mas com certeza esse já é um dos meu livros favoritos ?

Andréa Araújo 23/02/2019minha estante
Fiquei tão feliz desse livro ser bom!!

Flávio 23/02/2019minha estante
me convenceu, vou ler ??

Rafaela 28/02/2024minha estante
Eu no geral não gosto de romance em fantasia sabe, aí quando tem um livro que eu gosto do casal, quase não tem romance. Aí que palhaçada.

Coruja 18/08/2017

Sobre criar vínculos e cultivar raízes
Agnieszka vive numa pequena vila, às margens de uma Floresta sombria cuja sombra é sinônimo de corrupção e morte: ela devora passantes incautos, leva homens à loucura e despeja monstros sobre a população, de quimeras a estranhas árvores caminhantes. A única proteção do vale é um mago a quem chamam Dragão - e que por sua proteção cobra o tributo de uma jovem das vilas do vale a cada dez anos. O próximo tributo se aproxima e Agnieszka crê que sua melhor amiga, Kasia, será a escolhida. Exceto que, de forma completamente inesperada, é a própria Agnieszka que é levada para a torre do Dragão.

Desde que Enraizados foi publicado em inglês, eu estava querendo lê-lo e já predisposta a gostar dele. Naomi Novik me conquistou com a série Temeraire - gosto do estilo dela, da forma como ela consegue nos transportar para as realidades que cria em suas histórias. Com ela, eu acreditei que dragões poderiam ser usados como parte da força aérea inglesa em meio às guerras napoleônicas e agora fui transportada para um reino em que a vontade de uma floresta é o grande vilão da história.

Logo que comecei a ler, a história me fez lembrar de outro favorito meu: Sarkan, o Dragão, é muito parecido com Howl, o mago de O Castelo Animado - os dois são magos sob ordens de reis e em tempos de guerra, ambos são arrogantes e vaidosos e considerados um perigo para as moças dos arredores. Contudo, Sarkan tem uma reação bem mais beligerante às idas e vindas de Agnieszka em sua torre. Mas, de forma geral, ambos são livros que brincam com arquétipos de contos de fadas. Enraizados tem príncipes, dragões, rainhas enfeitiçadas, uma camponesa graciosa e bela… mas sua protagonista é uma garota desastrada, que não está muito preocupada em manter sapatos nos pés ou o vestido limpo e que se identifica muito mais com a bruxa Baba Yaga (ou Jaga, no folclore polonês, que é a forma usada no livro de Novik, ela mesma descendente de poloneses) que com princesas encantadas.

Não estou familiarizada com o folclore eslavo (algo que volta e meia lamento e motivo pelo qual encomendei essa semana uma antologia de contos folclóricos russos…), mas há certos motivos universais de contos de fadas que são perceptíveis em Enraizados - e, como num conto de fadas, a preocupação é mais com a moral da história que o desenvolvimento dos personagens ou mesmo em explicar sistemas de magia. E é isso que se deve ter em mente ao ler o romance de Novik: não estamos falando de um épico de fantasia, mas de um conto de fadas que até pode ter de tudo um pouco - magia, é claro, romance e aventuras, intrigas da corte e disputas de poder -, mas cujo eixo central é uma história de amizade e sobre comunidade, sobre reconhecermos nossas raízes, da importância de nossos vínculos afetivos e sobre respeitar a natureza que nos cerca.

Isso está logo no título. É a forma como a floresta espalha suas raízes, em paralelo às raízes que lançam os habitantes das vilas no vale. É o contraste entre a magia intuitiva de Agnieszka, que faz plena parte de sua comunidade, que de certa forma comunga com a terra e por isso é capaz de entrar na floresta; e os outros magos, de vidas longas e sempre jovens, que vão perdendo suas ligações (quando as têm), tornando-se ensimesmados, indiferentes àquilo que não lhes diz respeito direto. É o motivo pelo qual o Dragão precisa de uma menina do vale a cada dez anos - e quando isso se torna claro, muitas das pontas soltas do livro são explicadas.

O romance deixa um pouco a desejar e me faz pensar naqueles livros de banca da Harlequin… embora eu tenha me divertido um pouco com os embates verbais entre Sarkan e Agnieszka e em como ela pensa com afeto nos resmungos dele, como um casal que está junto a décadas e conhece todos os maneirismos do outro. Muito mais importante que a relação entre eles, contudo, é a amizade de Agnieszka e Kasia, que é a razão para a protagonista se lançar à ação e que resiste mesmo quando confrontada com as mais profundas verdades escondidas entre pensamentos do dia a dia.

Sobre a magia, não parece haver grandes limites à capacidade dos magos de Enraizados, exceto por sua própria exaustão. Dá-se a entender que há regras, mas não há tempo hábil para entender como elas funcionam porque Agnieszka não tem muito tempo para sentar e estudar: tudo está acontecendo rápido demais e ela tem de se guiar pela intuição. De certa forma, as diferenças que ela enxerga entre sua própria magia e a dos magos da corte - incluindo o Dragão - me fizeram pensar no contraste entre os Magos e as Bruxas do Discworld. É interessante ver que ela descreve a magia do Dragão como um mecanismo de relógio, com todas as peças em seu lugar, ao passo que a sua própria é como um caminhar sem rumo certo, tateando em busca de algo que sequer ela mesma sabe o que é até encontrar.

De toda forma, o poder de Agnieszka me parece fazer parte de um sistema maior: ela não é toda-poderosa, mas por ter se criado às margens da floresta, bebendo das águas que passam por ela, comendo seus frutos - ainda que apenas aqueles considerados não corruptos - ela tem acesso à magia da terra. E, quando se deixa levar pelo emocional, pelo seu desejo de salvar Kasia, ela acaba se tornando um condutor da vontade da própria floresta, uma vontade que vai para além da simples vilania, que tem uma explicação importante e que faz parte da mensagem do livro.

Comecei Enraizados com toda a expectativa de gostar da história. Eu queria ser conquistada pelo mundo apresentado por Novik - e ele me conquistou. Normalmente não sou uma fã de narrativas em primeira pessoa (e penso que a autora escolheu fazê-lo para não ter que escrever ‘Agnieszka’ a cada tantos parágrafos), mas, aqui, esse recurso funcionou bem. Agnieszka é uma personagem cativante, genuína. Num conto de fadas em que a protagonista é a bruxa, esse é um dos grandes trunfos do livro.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/08/sobre-cultivar-vinculos-e-criar-raizes.html
Bekah Abreu 18/08/2017minha estante
amo suas resenhas e sou tipo sua fã. Posso te colocar numa caixinha? kkkkk curti esse livro e acho que você disse tudo!

Coruja 19/08/2017minha estante
Morri de rir com a imagem mental de Lulu numa caixinha. Eu estaria como coruja ou como humana? Enfim, muito obrigada pelo elogio e que bom que gostou da resenha. Antes de ler a história, tinha encontrado alguns comentários criticando a protagonista como uma Mary Sue, e acabei escrevendo quase um tratado para explicar porque eu não concordava com essa comparação. Enfim, estamos sempre por aqui, e também pelo blog. Quando quiser, pode vir me dar um alô!

Bekah Abreu 20/08/2017minha estante
Você decide. Se quiser, pode ser uma caixa grande para caber você versão humana kkkk
Eu adorei a comparação do Sarkan com o Howl, acho que tirando a safadagem e o mal humor, realmente me lembrou muito (isso nos livros).

A principal me pareceu forte do jeito dela, sabe? Era impossível peder atitudes heroicas e ativas demais, de uma garota que mal tinha acabado de entrar no mundo da mágica. Achei que a parte do Palácio seria uma chatice, mas achei ate interessante o jogo de interesses.

O romance foi meio morgado, ne? Estranho na maior parte do tempo e bem..."julia/sabrina/bianca" na outra parte. Mas eu gostei. Adorei a dinâmica dos dois e amei também como no fim ficou tudo subentendido.

Bekah Abreu 20/08/2017minha estante
Opa, vou aparecer sim!

Lekatopia 13/10/2017minha estante
Que resenha maravilhosa! A comparação com o Howl é absolutamente verdadeira e me deixou com vontade de reler "O Castelo Animado" após ficar triste por terminar Enraizados, que foi uma das minhas leituras favoritas deste ano. E a forma como você endereça as críticas à obra capturou exatamente aquilo que eu estava pensando e não conseguia formular: Enraizados deve ser lido como um conto de fadas original e não uma fantasia "padrão".

O único ponto que eu enxergo um pouquinho diferente de você foi o romance - a culpa, possivelmente, é o fato de Orgulho e Preconceito ter criado em mim uma obsessão pouco saudável com a trope do amor e ódio entre protagonistas. Vivo por esses embates verbais hahaha. E gostei bastante do final de ambos, achei um "inconclusivo conclusivo" ao estilo de Mulan (olha que comparação maravilhosa), que foi fiel a personalidade e motivações de Agnieszka e Sarkan..

Enfim, esse comentário já ficou longo demais. Resenha incrível!

Beijos
Léka

Glaucia 20/01/2021minha estante
A história pode ser meia boca, mas quando tem um personagem legal você ainda fica interessada, maaass não é o caso
Pra ser sincera eu li, e não absorvi, meu cérebro já está deletando
Não entendo como uma pessoa favorita um livro desse... Mas né, gostos e gostos ?????

Carous 20/01/2021minha estante
@Glaucia Estranhei todas as pessoas que deram 5 estrelas e favoritaram sequer tocarem nos problemas do livro (a diferença de idade entre a protagonista e o Dragão, a quase cena de estupro, a cena de sexo, o tratamento do Dragão com a Agnie...). Você só encontra isso nas resenhas de quem não gostou do livro. Gosto é gosto, mas todo mundo leu as mesmas palavras, não?

malunapsico 21/01/2021minha estante
oi, faltou o aviso de spoiler rs tava lendo as resenhas e a sua logo na primeira linha já tem uma... (mas tb n to curtindo o livro kkkk)

Carous 21/01/2021minha estante
@malunapsico Sim, depois que postei é que lembrei que não tinha sinalizado no Skoob (embora tenha colocado antes do spoiler em si). Fiquei de consertar depois, obrigada por me lembrar

Emilia 21/01/2021minha estante
Adoro suas resenhas, sempre acho suas críticas super pertinentes!

Sami 23/01/2021minha estante
Nossa tbm li por conta da maratona e PENSO EXATAMENTE COMO VOCÊ. Eu me empolguei no inicio com a sinopse mas dps dos 10% do livro só foi ladeira abaixo, essa porcaria atrapalhou todas minhas leituras pq li arrastando e terminei na força do ódio. Total desserviço

Maria17758 14/01/2023

Jogou o queijo fora e enfiou a faca no c
A Naomi Novik tinha uma faca e um queijo na mão: ela jogou o queijo fora e enfiou a faca no c*.

Eu digo isso por um motivo: com a mesma história que ela criou e os mesmos personagens (sem mudar nadinha), a Naomi Novik tinha a faca e o queijo na mão pra fazer uma fantasia sobre sororidade e sobre como as mulheres só têm umas as outras, uma vez que os homens são uns LIXOS. Sim, ela conseguiria fazer isso sem mudar absolutamente nada na história, uma vez que ela já criou personagens masculinos horríveis, péssimos, maus-caráteres e egoístas. MAS NÃO! Ela fez um personagem masculino totalmente xexelento, babaca e estúpido (em resumo: ela fez um homem) e quis enfiar um romance entre ele e a protagonista na nossa goela abaixo. OBVIAMENTE NÃO FUNCIONOU. Poderia até ter funcionado se ela tivesse feito ele uns 80% menos babaca (até porque há uma ou duas cenas do romance que tinham potencial), mas ela não o fez.

Para dar um parâmetro do que eu estou dizendo, há uma cena no começo do livro em que um homem tenta estuprar a protagonista e o futuro par romântico dela simplesmente diminui a situação e ainda fica bravo com ela por ter impedido que isso acontecesse. TIPO ????????

O mundo (que, inclusive, é baseado na mitologia do leste europeu) é bem bacana e a história, apesar de arrastada, é interessante, mas nada disso consegue sustentar um livro com personagens tão sem graça e com um desenvolvimento tão confuso. Mesmo tendo passado a gostar mais da protagonista no final do livro, ela também não consegue carregar a história nas costas.

Acredito que a grande parte das minhas críticas ao livro ? que são várias ? esteja concentrada já no início e isso fez com que eu lesse o livro todo já não tendo a melhor das impressões sobre a história. Além disso, o desenvolvimento foi muito conveniente e as coisas simplesmente davam certo ou errado por motivo nenhum além da vontade da autora de assim ser.
Gabi 14/01/2023minha estante
curti só pelo tamanho dessa resenha, caralho

@virginiagraciela 14/01/2023minha estante
Melhor título ever!

Maria17758 14/01/2023minha estante
@Gabi isso é pouco perto do tanto que eu poderia reclamar desse livro ?

stormashrina 14/01/2023minha estante
KKKKKKKKK O TÍTULO

Gabi 14/01/2023minha estante
@duda! O VEIKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ceci 10/04/2022

Simplesmente mágico e imprevisível
O livro trás um conto de fadas extremamente maduro e realista ao mesmo tempo que se mostra mágico e deslumbrante. É diferente de qualquer fantasia que já li, é simplesmente real, imprevisível e encantador. Nieshka tem uma construção e um desenvolvimento incrível, ela é forte e corajosa diante de decisões e situações difíceis, erra muito e aprende com seus erros o que torna ela uma personagem forte e maravilhosa, enquanto Sarkan simplesmente normalizou irritação/ódio gratuito de um jeito que kkkk seria estranho se ele não estivesse irritado em qualquer momento, ele é um personagem marcante que transmite aquela vibe de ?ambientalista? cansado, mas carrega fardos e responsabilidades inimagináveis, colocando o bem maior acima de qualquer coisa. Além de outros ensinamentos dignos de contos de fadas sobre harmonia, respeito e união, o livro tem uma trama incrível, que explora questões sociais relativas a negacionismo e outros conceitos, onde pode ser feito uma apologia aos problemas ambientais atuais, e ao fato de que as pessoas sempre direcionam sua atenção aos eventos e discussões errôneos enquanto algo catastrófico acontece no plano de fundo. De como é perigoso se manter num ideal equívoco, viver dentro de uma bolha, sem prestar ouvidos a outras perspectivas ou se questionar de verdade.
Nanda 10/04/2022minha estante
Amei a resenha, agora fiquei curiosa para ler...

Ceci 10/04/2022minha estante
Man super recomendo é perfeitoo

Junin 10/04/2022minha estante
Adicionei na minha lista só pela resenha. Curiosidade foi a mil.

Laris44 10/04/2022minha estante
Qro ler agr

Damarys6 10/04/2022minha estante
Muito massaaaa. Tá na minha lista infindável ??

alicebbz 25/05/2021

Sensacional...
O romance desse livro é absurdo de bom. O desenvolvimento é sem pressa, um enemies to lovers de encher o coração.

O universo é diverso e único: um mago que proteje um vale, meninas que são obrigadas a passar dez anos em uma torre, um floresta sombria e mágica que se expande e ataca as pessoas, um reino político injusto.

MUITO BOM!
Luchi 27/05/2021minha estante
Aahhh, quero muito leeer ?

alicebbz 27/05/2021minha estante
LEIA

a minha resenha é muito mixuruca mas eu juro que esse livro É MUITO BOM E MUITO MAIS DO QUE O QUE EU FALEI

Luchi 27/05/2021minha estante
Aaahhhhh... scrr, faz tempo q ele tá na minha wishlist, mas vi umas resenhas que tipo d e t o n a r a m, aí bateu um medinho, mas tô com o ebook, se eu amar (como acho q vou) compro o físico dps

alicebbz 27/05/2021minha estante
amg eu não vi nenhum defeito nesse livro. só tomei um susto com um hot que nem é tão erótico assim mas eu me assustei pq eu não esperava ? a cristã procura paz e não acha

KKKKKKK SIM

Lu 28/08/2020

Surpreendente!

Na infância, descobrimos os contos de fada como algo benéfico. Histórias de princesas em torres encantadas, príncipes corajosos que combatem dragões e bruxas malvadas que vivem em casinhas no meio da floresta. Tudo parece encantador, mas a ideia por trás desses contos, mais do que ajudar as crianças a dormir, era alertá-las sobre algo muito importante: coisas ruins acontecem nelas.

Não me lembro de ter visto uma floresta tão sombria como a que cerca os reinos de Polnya e Rosya. A impressão que se tem é que Geralt de Rivia pode aparecer a qualquer virada de página carregando sua espada mística, acompanhado de Jaskier cantando "Dê uma moeda para o seu bruxo" ou que Neishka pode abrir uma passagem para o Outro Mundo e dançar na rave das criaturas mágicas que habitam o universo de "A dança da floresta". As mitologias não são parecidas, mas são próximas.

Tudo isso é bem aproveitado pela bela narrativa da Naomi Novik. Ela consegue, assim como Juliet Marrilier, mesclar um texto lúdico com o horror, aliado à velocidade vertiginosa. Apesar do início lento, pouco depois da página quarenta, a história ganha força e é quase impossível parar de ler. Simplesmente dá vontade de mergulhar nas páginas e estar junto de Neishka e Sarkan, que formam uma excelente dupla e têm diálogos muito bons.

Outro ponto positivo é a história em si e o desenvolvimento do enredo. Achei que a autora fez um trabalho muito bom, porque eu não achei o enredo previsível. Sempre havia algo de surpreendente ou interessante em cada capítulo.

No todo, achei o livro sensacional. Eu só não vou dar cinco estrelas porque há uma pequena quebra de ritmo na segunda parte do livro. Mesmo assim, é um livro muito especial e, com certeza, um favorito. Nieshka e Sarkan já moram no meu coração.

Nota real: 4,8 estrelas.

Super recomendado!
Frannie Black 29/08/2020minha estante
Quero muito ler esse livro ?

Lu 29/08/2020minha estante
Oi, Frannie! Vale a pena e a capa e lindíssima!

Frannie Black 30/08/2020minha estante
Obrigada pela recomendação, Lu! ;)

Lu 30/08/2020minha estante
Por nada! Depois me conta o que

Frannie Black 30/08/2020minha estante
Pode deixar ?

Beatriz 26/03/2018

meu novo conto de fadas favorito ( sim sou uma princesa disney)
Eis aqui um conto de fadas, escrito nesse século com inspirações de lendas muito antigas polonesas. Onde existe uma Rainha aprisionada, um príncipe corajoso um Mago obscuro e uma camponesa destemida. Só que espera porque aqui tudo é muito mais profundo do que o que você lia quando criança. Confesso que o escolhi pela capa e imaginando ser mais fantasia infantil, mas me deparei com algo um pouco mais adulto.
Começamos com a personagem principal, uma típica personagem Young Adult, 1os, corajosa, nem tão bonita, sem freio na língua, destemida e meio burra. Sentimos e acompanhamos sua modificação nessa jornada que deliciosamente se fechou em um volume apenas. Ao se descobrir uma feiticeira um tanto peculiar com um grande poder (obvio né queridos) que faz uma burrada atrás da outra, mas que inexplicavelmente acerta em cada tacada (obvio de novo)
Mas o clichê não é um ponto negativo quando bem dosado e trabalhado, envolto e narrado por uma escrita inteligente que te convence da tridimensionalidade dos pertosnagens.
Aqui é um mundo fantástico, com florestas encantadas, dragões, Hidras, Quimeras e tudo o que o pozinho magico pode realizar. E é aqui que o livro perde alguns pontinhos talvez, por ser um pouco magico demais, um pouco fantasioso sem explicações mais profundas sobre a Magia do universo.
Tudo com uma dose de romance, aventura, talvez um humor, bravura e uma pitadinha de macabro. Tudo que faz um bom jovem adulto ser um bom jovem adulto, a facilidade de leitura, a conexão com os personagens e aquele sentimento de “era uma vez” que ronda essa historia do começo ao fim. Acontecimentos e enredos a todo vapor, somos levados de forma graciosa nessa escadaria de eventos que levam a grande batalha do final. A Floresta vs a galera humana.
Floresta essa que se mostra como uma entidade, incorporando animais, corrompendo pessoas e destruindo vilas inteiras, um verdadeiro demônio verde.
Gostaria de dizer que a escrita é cativante e poética, porém não. Não sei se foi ruindade da tradução ou sabe-se-lá o que, mas senti tudo muito bruto sem preocupação com linguagem adequada para a época que se passava o livro. Não que deveriam ter incorporado camões para escrever, fazendo referências ao oceano quando a menina viveu a vida toda nas montanhas, ou a forma de narrar os acontecimentos e características, os diálogos mesmo, poderiam ter sido falados ali na mesa do bar da Augusta. Eu senti a inteligência por trás das palavras, a inteligência na história, mas não vou negar que isso me incomodou muito na veracidade e imersão da leitura.
Mas o livro me ganhou completamente com o final, E MEUS AMIGOS, que final. Foi para dar aquele coração maroto no skoob e garantir que é sim um favoritinho da vida porque sim aqueceu o coração de quem vos fala, que não pode nem ler a palavra ARVORE, que já se derrete pela natureza, poder feminino e consequentemente bruxas da floresta.
Luizaaa 02/10/2020minha estante
Aaaa eu sou SIMPLESMENTE APAIXONADA nesse livro, quero ler o novo livro da Naomi Novik só pq gostei mt desse

Bianca1995 31/08/2022minha estante
Que resenha ??

Samia 23/12/2022minha estante
Alguém que já leu esse livro, pode me indicar parecidos que eu já coloco na minha lista

Bianca1995 24/12/2022minha estante
Ainda não li algo parecido com enraizados. Mas em relação ao mesmo gênero, fantasia, tem ?tons de magia? que é uma trilogia. Maravilhosa inclusive.

Thays 22/04/2024minha estante
Não li o livro ainda mas, que resenha em? arrasou!

Rôh Passos 14/11/2020

Que sono
Provavelmente fui a única pessoa que não gostou desse livro, vamos fingir que nada aconteceu e vida que segue kkkk.
Duas estrelas só pq gostei da floresta, ela era esperta e geral era feito de besta.
Jessica1248 16/12/2020minha estante
Mulher eu entendo kkkk acho que vou dar 4 estrelas pq acabei gostando, mas sim, que sono em vários partes

Rôh Passos 22/12/2020minha estante
O livro tem um ritmo bem lento, o sono reinava em cada pág.

Mands 22/01/2021minha estante
Te entendo perfeitamente agora

Rôh Passos 29/01/2021minha estante
Kkkk

Pedro 27/02/2021minha estante
Excelente resenha, Beatriz. A última vez que eu li uma fantasia nesse estilo, foi quando eu li a quadrilogia Mago, de Raymond E. Feist.

Beachu 27/02/2021minha estante
:3 muito obg Pedro

Pedro 27/02/2021minha estante
De nada:)

Ilana 21/05/2020

Enraizados podia ser... Mas não foi.
Enraizados conta a história de Agnieszka, uma jovem que é escolhida como oferenda para um mago chamado de Dragão e acaba se envolvendo em uma rede de magia, intrigas, traições e esperança de salvar o reino e a Floresta - que acaba sendo personagem principal desta história.

Enraizados é uma história que tinha tudo para dar certo, mas em alguns pontos falta alguma coisa e em outros sobra. Começando pelo enredo, a autora tem muita história para contar, já que o livro se baseia em contos de fadas eslavos. Mas ao invés de usar bastante suas ferramentas, ela deixa a desejar em alguns momentos focando em problemas que sequer deveriam existir na história.

E, mesmo quando a leitura ficava mais entediante, por assim dizer, eu conseguia ver o bom conteúdo. O problema inicial para mim é a narração muito contada e pouco mostrada. Achei que estivesse sendo chata, mas depois de ler outras resenhas, percebo que não.

No entanto, depois de páginas e mais páginas a curiosidade sobre o que vai acontecer com a Floresta - o lugar encantado que suga pessoas, corrompe animais e seres humanos e devora vilas - se sobrepõe à forma como a autora narra.

No entanto, ao longo do livro algumas situações me tiraram do sério. Um dos personagens masculinos acaba mostrando sua estupidez de diversas formas e ainda assim a autora acaba passando a mão na cabeça dele em muitos momentos.

Agnieszka é uma personagem controversa. Ela tem só 17 anos quando é capturada. Ao longo do livro ela acaba evoluindo de acordo com a magia, se torna uma bruxa capaz de descobrir como resolver problemas e sua evolução como feiticeira é louvável - embora todos estejam criticando como ela consegue pensar em algo que bruxos mais velhos não conseguiram, vamos combinar, ela é a protagonista, de certa forma ela é como uma "escolhida", óbvio que mesmo sendo mais nova e com menos experiência, no livro é dever dela conseguir certas façanhas e ouso dizer que poucos comentariam isso caso a personagem fosse na verdade um jovem rapaz dotado de magia. No entanto, no quesito personagem, a autora estagnou Agnieszka, que continuou imprudente e muitas vezes irritante ao longo do livro, porém lembremos que ao longo da história - mesmo com o passar do tempo - ela não deveria ainda ter vinte anos.

O par de Agnieszka embora seja um personagem que foi fácil para mim aceitar, tem mais uma ligação emocional através da magia com ela. O que não o torna menos aceitável. Gosto do fato da autora ter focado muito mais em sua personagem e em sua jornada do que em como ela se apaixona e vive esse amor. Para mim esse é o ponto principal do livro. Não temos uma protagonista nos moldes, ela está sempre desalinhada, é desaforada, cuida da melhor amiga e deixa para trás o cara de quem gosta para ir atrás do que ela considera justo.

O livro tem muitos problemas, mas a fantasia por si só é arrebatadora. A ideia de uma magia que vem da terra, da aceitação e respeito a outras espécies e do amor que podemos semear quando não estamos em guerra são outros diferenciais.

A Floresta poderia ser muito mais explorada. É o núcleo do livro. Ele não aconteceria sem ela. Acho que é uma das grandes mancadas da autora. Não é o melhor que a autora poderia oferecer, mas nós instiga a imaginar onde essa fantasia vai dar e em como tudo que aprendemos ali poderia ser.
Mônica Paz 25/05/2020minha estante
Estão ótimas as suas resenhas! Realmente trazem pontos que poderiam contribuir para a obra! parabéns!

Ilana 25/05/2020minha estante
Obrigada, Mônica ???

Mônica Paz 25/05/2020minha estante

Gaby 24/05/2021

Gostei demais de ler essa história.
É aquele clichê que você ama e ao mesmo tempo se surpreende com algumas coisas.
Confesso que a história começou um pouco parada pra mim, fiquei perdida ao longo da história porém mais pro final, acho que consegui captar as coisas.
Meneva 26/06/2023minha estante

Gaby 27/06/2023minha estante
Que? Kkk

Meneva 27/06/2023minha estante
Nada

Bebel 10/01/2022

Sei lá
Mano não entendi o final, sou burra?? Fica com duvida. Queria q tivesse mais um pouquinho de romance no livro mas é isso
Jennifer Veloso 10/01/2022minha estante
Eu lendo livros de terror e thrillers é só a primeira frase do seu post "Não entendi o final, sou burra?" Kkkkkk

Jennifer Veloso 10/01/2022minha estante
Ah e sobre esse livro a maioria das pessoas que vejo falando dele não entendem muito bem ou não gostam da história

Jennifer Veloso 10/01/2022minha estante
Então você não é burra o livro que é complicado

Beto | @beto_anderson 28/06/2020

Chaaaaaato
No começo até pareceu interessante, mas depois cada capítulo fica mais maçante que outro. Umas batalhas sem fim, e no fim nada adiantou. Não recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Camila.Iara 28/06/2020minha estante
Nossa eu amei esse livro kkk

Beto | @beto_anderson 28/06/2020minha estante
Não funcionou comigo. Não me conectei com as personagens. A história foi arrastada e repetitiva.

Julia.Martins 28/06/2020minha estante
hahahah eita que eu fiquei curiosa