Mentes Inquietas

Mentes Inquietas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Inquietas

Rafaela1103 23/08/2023

Leitura recomendada para todos
É uma leitura muito útil, didática tanto para quem tem TDAH quanto para quem convive com alguém que tenha. Perfeito e esclarecedor !!

Martha.Helena 19/08/2023

"Mentes Inquietas" é uma leitura enriquecedora que celebra a diversidade de pensamento e nos motiva a abraçar nossa própria inquietude mental. Com exemplos fascinantes e histórias inspiradoras, o oferece uma visão valiosa sobre como as pessoas com mentes inquietas têm um papel crucial na evolução de diferentes áreas, desde a arte até a ciência. Ao longo das páginas, o autor destaca a importância de abraçar a singularidade de cada mente e reconhecer o impacto positivo que podem ter na nossa cultura e progresso.

Hai 17/08/2023

Tudo ou quase tudo que um recém TDAH
Eu desbobri que sou tdah recentemente. A leitura desse livro adicionou tanto a minha vida, aprendi e descobri mais sobre quem eu sou e o que sou, o meu lugar no mundo.

Maria Vai Com os livros 16/08/2023

Super necessário
Acho que todo mundo que tem TDA OU TDAH e as pessoas que convivem precisam ler esse livro. É o puro suco do conhecimento. Eu amo a Ana Beatriz, ela é uma profissional incrível e que usa de uma linguagem muito fácil.

Zenaide.Mota 05/08/2023

Este livro é maravilhoso!
Para quem é TDA ou tem familiares e amigos TDA, eu super recomendo!
Ler à respeito abriu minha mente e o que eu posso fazer para ajudar o meu próximo com TDA. Nos dias de hoje convivemos cada vez mais com pessoas TDA e devemos saber mais à respeito e multiplicar informação.
A Dra. Ana Beatriz escreve de forma leve e simples, sem complicações. Ela é maravilhosa também!

Carla Carolina 28/07/2023

Ótima leitura
A autora explica o que é o TDA de forma clara e objetiva, com uma linguagem acessível a todos, para que possamos entender o que o TDA e nos ajudar a indenficar o TDA em nós ou em pessoas que convivemos e aprendermos a lidar com um TDA.
Se você tem curiosidade sobre o tema ou conhece alguém que imagine ter TDA vale a pena a leitura.

ms_andressa 26/07/2023

Livro OK
É uma fonte OK para primeiro contato com o tema TDAH mas recomendaria que procurassem mais livros ou até artigos científicos mais atuais para compreender melhor o transtorno.

Luana Fuzzo 24/07/2023

Este livro foi recomendação da minha psicóloga. Com ele, pude entender um pouco mais sobre a instabilidade de atenção e me identificar com vários pontos.

Para quem tem interesse no tema, vale a pena sua leitura!

Erika436 24/07/2023

Cara
Então é muita coisa.
Muita informação e ainda assim eu sai com a sensação que preciso dedicar mais tempo ao assunto, ler mais sobre.

Amanda.hpires 24/07/2023

É reconfortante saber que eu não estou sozinha nisso. Que não é incompetência ter que me esforçar pra conseguir fazer as coisas de forma satisfatória

Márcia 13/07/2023

Leitura agradável
Leitura fluída, linguagem fácil, pretendo ler mais livros dessa autora. Aprofundamento do assunto de forma leve

Carol 13/07/2023

Bom livro para entender um pouco mais sobre o TDAH, suas causas, consequências e como melhorar a qualidade de vida.

Ro Ximenes 22/06/2023

Tentando ser leitora, mesmo com TDAH
Bem o título já diz muito e se eu levar em conta que comecei esse livro em fevereiro, creio que está bem difícil ser leitora mesmo com TDAH.
Estou tentando, sou do TDA do tipo hiperfocafa então quando me envolvo em um assunto que gosto muito demoro a sair dele e nos últimos tempos apareceram vários e a leitura, apesar de gostar bastante, foi ficando em segundo plano.
Fazia tempo que queria ler esse livro, sou fã da Ana Beatriz desde o Mentes Perigosas, acho ela uma profissional maravilhosa e ela é especialista em TDA, eu queria muito ser paciente dela, mas a distância me impede, tenho dificuldade em achar uma terapeuta que de fato me entenda.
O livro é ótimo, atendeu todas as minhas expectativas e tirou muitas dúvidas, aprendi muito e recomendo tanto para quem tem TDAH quanto pra quem convive com quem tenha. É um livro didático também.

Denise Barros 19/06/2023

Perfeito
Abriu minha mente sobre um transtorno mental tão complexo. As pessoas precisam entender melhor sobre a saúde mental. Até hoje esse foi o melhor livro q vi sobre TDAH, ótimo para leigos e profissionais da área.

MillenaSui 17/06/2023

Como se o mundo lhe fosse instigante o tempo todo.
"Muita gente usa a expressão "pegar o bonde andando" para descrever uma situação em que você pega algo no meio e não entende nada, mas, para um TDA, acho que é o contrário: você pega o bonde parado, fica nele até certo ponto e depois cai. O bonde continua, e você fica pra trás."

Levando em conta a metáfora do trecho anterior, posso dizer que, como TDAH que apenas foi diagnosticada na fase adulta, percebo agora como incontáveis os bondes dos quais caí ao longo de toda uma vida.
Durante a leitura pude perceber a imensidão de nuances e complexidades que permeiam esse transtorno, a ponto de ter passado a admirar imensamente a autora (que não só é TDAH, como também uma psicológica extremamente competente) por ter se aventurado nessa escrita tão densa. Ela apresenta informações técnicas como o que é o transtorno, métodos de diagnosticá-lo e como se dá o funcionamento químico que difere um cérebro "neurotípico" de um cérebro "neuroatípico" em termos do Déficit de Atenção e Hiperatividade, isso tudo de forma sucinta e com muita maestria na transmissão de informações para pessoas completamente leigas e pouquíssimo letradas em termos biológicos (como é o meu caso).
Por ser um transtorno de espectro tão amplo, é de se imaginar a impossibilidade de abordar tudo aquilo que o envolve em pouco mais de 300 páginas. O TDAH não só é um tópico de estudo recente para a medicina como também não se possuem respostas concretas para todas as dúvidas a seu respeito, já aquelas que se apresentam como mais superficiais e cuja desinformação, em torno de suas possíveis respostas, pode gerar, desde opiniões controversas até preconceitos e exclusão social, Ana Beatriz faz questão de sanar (ou ao menos nortear a pesquisa própria do leitor a respeito do tópico), utilizando-se de dados científicos expostos em linguagem simples e de bom entendimento.
A escrita da autora, sem dúvida alguma, é um ótimo ponto de luz para um TDAH que, mesmo tendo recebido um diagnóstico clínico, ainda se sente no escuro.