O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Jessy Silva 26/06/2022

O melhor livro de Zafon quiçá de outro romancista.
Eu estou extasiada! Depois de ler O Jogo do Anjo, A Sombra no Vento, Prisioneiro do Céu... Labirinto dos Espíritos veio pra fechar essa saga literária sem deixar pontas soltas.
Cada personagem desperta os nossos mais sinceros sentimentos, dos bons aos ruins.

Eu não saberia escrever sobre a história em si sem dar spoiler, então eu fico aqui com o sentimento de vazio depois de ler essa obra prima.

Obrigada, Carlos Luiz Zafon, obrigada por fazer me emocionar assim como nunca antes com um livro.
Cris.Aguiar 26/06/2022minha estante
No nosso clube também foi essa a opinião!!!

Mah 26/06/2022minha estante
Não li esse. Tenho tds da coleção. Gostei mt de a sombra do vento

Mah 26/06/2022minha estante
Meu Personagem preferido é o Fermin, adoro ele.

Jessy Silva 26/06/2022minha estante
Como eu acabei de ler, eu ainda tô devastada. Já chorei igual a uma criança ?
Sobre meu personagem favorito, sou fã de David Martin, talvez por ter sido A Sombra do Vento o primeiro livro que li da tetralogia.

Isabelle 17/06/2022

"Uma história não tem começo nem fim, só portas de entrada"

Reler o Cemitério dos Livros Esquecidos foi simplesmente sensacional. A espiral de histórias de Zafón nos leva para seu interior e nos deixa sempre querendo mais!

Kuray 16/06/2022

Meu Deus!!
kks acho que nao sei usar a as palavras bem o suficiente pra falar dessa saga.
Zafón é genial de um jeito que so ele é, ele criou um universo tão unico, personagens tão excepcionais que nao nao tem como descrever.
mas como ele diz pela voz do Julián, a magia está em como se narra uma história, e meus amigos, ele fez magia contando essa saga.
a forma como ele mistura realmente todos os generos existentes, com um constante toque.. sombrio? conquistou meu coração, do mesmo jeito que conquistou meu cerébro kkk, porque a inteligência e a sabedoria contidas nessas páginas são marcantes.
Personagens tão inteligentes a sua propria forma, envoltos em seu proprio Universo, e como tudo está interligado.
A inteligencia da narrativa, me lembra a mesma inteligencia do criador do anime de Attack on titan, são caras que sabem que o que torna uma historia tão marcante e surpreendente é a escolha da ordem de narrativa.

enfim com certeza se tornou minha saga favorita, eu amo fantasia, sempre amei, e amo sagas que li há muito tempo e outras que li recentemente, mas a ´pessoa que sou hoje, O cemitério dos livros esquecidos é minha favorita agora. e super recomendo.
como ele mesmo disse, ele criou um labirinto com vários portas de entrada, qualquer um dos 3 primeiros volumes podem ser para iniciar a saga, mas pra mim esse precisa ser o ultimo, ele encerrou de um jeito bem lindo, vou sentir muitas saudades de todo mundo, (inclusive to com MUITA vontade de recomeçar tudo de novo), arrancou lágrimas e deixou algumas coisas gravadas a fogo no meu coração.

Josiane.Castro 15/06/2022

Tudo explicado
Quarto livro do mestre Zafon ,680 páginas para serem saboreadas , curtidas , suspiradas, angustiantes as vezes , talvez cômicas em alguns trechos. Mas simplesmente fantástica. Acabei lendo sobre esse período pavoroso da Espanha franquista e dos horrores que lá aconteceram. Um final surpreendente é encantador . Ficarão na saudade todos os personagens !!

Ly Yoshida 31/05/2022

Um livro que nos transporta
Essa sem dúvida foi um das leituras mais intensas e maravilhosas que já li. Ontem ao terminar a última página fiquei impactada, emocionada e certa que o plano terrestre perdeu um dos maiores autores que já existiu.

Na série toda do Cemitério dos livros esquecidos , cada livro nos transporta para um universo sombrio e emocionante, criando vínculos fortes com os personagens que você vai conhecendo ao longo da trama. É como se Zafón conseguisse fazer com que os cheiros, os arrepios, medos e todas as sensações possíveis pudessem ser sentidas por nós em cada página.
E indescritível a riqueza das tramas que vão se reunindo e se fechando nesse último livro que com primor finaliza a série.
Recomendo esse grande encontro com esses personagens incríveis. É muito difícil dizer qual me cativou mais, mas sem dúvida Fermin é um dos que mais me emociona e ao mesmo tempo me faz rir, por trazer um humor único em seus diálogos.
Foi sensacional me transportar para essa Barcelona antiga e cheia de mistérios.
Esse se tornou sem dúvida um dos meus livros favoritos. Recomendo muito.

GIZ 23/05/2022

Finalmente terminei o quarto livro! Esse foi o mais grosso de todos e o que amarra as histórias da família Sempere e seus agregados. Foi uma leitura fluída, na busca de respostas e no desfecho dos personagens que estiveram comigo nos últimos meses.

Joel.Martins 19/05/2022

Melhor série da vida?
Tenho orgulho de dizer que não li a série Cemitério dos livros esquecidos. EU SIMPLESMENTE SENTI A SÉRIE CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS.

Carlos Ruiz Zafón não me apresentou personagens, ele me deu amigos.

Assim como a vida, os livros de Zafón são aventuras - com dor, alegria e esperança.

Eu preciso dizer que estou emocionado? ??

Não vou me despedir, pq meus amigos Fermín, Daniel Sempere, Sr Juan Sempere, Bea, Alicia e Julián sempre estarão comigo.

Tem tantos ensinamentos aqui...

?Na altura em que a razão é capaz de compreender o sucedido, as feridas no coração já são demasiado profundas.?
?O coração da fêmea é um labirinto de subtilezas que desafia a mente grosseira do macho trapaceiro. Se quiser realmente possuir uma mulher, tem de pensar como ela, e a primeira coisa é conquistar-lhe a alma. O resto, o doce envoltório macio que nos faz perder o sentido e a virtude, vem por acréscimo.?
?Existimos enquanto alguém nos recorda?
?As palavras com que envenenamos o coração de um filho, por mesquinharia ou por ignorância, ficam guardadas na memória e mais cedo ou mais tarde lhe queimam a alma.?
?A morte tem dessas coisas: desperta o sentimental que há em nós. Diante de um túmulo vemos apenas o bom, ou o que queremos ver.?

Araujo20 07/05/2022

O fim do labirinto
Final épico para uma saga que me despertou muitos sentimentos desde que virei uma noite lendo ?A sombra do vento?.
O talento narrativo de Zafón consegue, mais uma vez, me surpreender e me emocionar profundamente.
Um final à altura dos grandiosos e amados personagens. Como se despedir de Carax, de Martin, de Fermín e dos Sempere? Como não amar Alicia, que ganhou grande parte do nosso coração aparecendo apenas nesse último livro?
Mas, a verdade mesmo é que isso não é um adeus, afinal ?uma história não tem princípio nem fim, só portas de entrada?.

Deby Guedes 04/05/2022

Muito mistério
Esse livro é envolto de muito mistério do início ao fim. A escrita do Carlos Zafón é linda e consegue nos prender na trama de um jeito curioso e sadio. Eu adorei, apesar de muitos momentos ter esquecido detalhes dos outros livros que li num espaçamento de tempo estranho. Porém, conforme a leitura foi avançando, fui lembrando de tudo e isso foi uma experiência bem interessante de autoconhecimento rs tá mais que recomendado!

Cris.Aguiar 24/04/2022

Já estou com saudade
O maior livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos vem recheado de histórias dentro de histórias e amarra todas as pontas soltas além de criar pelo menos mais uma... (pena que Zafón faleceu).

Não vou negar, do meio para o final, tem partes que ficam um pouco cansativas, porém a história é tão ótima que me deixou apenas exasperada e não entediada.
Apesar dos livros da série poderem ser lidos em desordem, após ler todos, RECOMENDO muito que leiam na ordem correta, pois assim o último livro fará MUITO sentido além de se tornar ainda mais emocionante essa despedida.

RECOMENDADÍSSIMO!!!

O Labirinto dos Espíritos

LIVRO EXTRA Abril 2022 do Clube de Leitura

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Val 18/04/2022

"Fiz alguns bons amigos, a maioria deles, livros."?
Que livro é esse!?

É com emoção que escrevo a resenha do último livro da saga.

Zafón terminou essa saga de quatro exemplares de uma forma espetacular. Cheia de dramas, suspense, terror, intrigas, emoções e fechando alguns cíclos.

A destreza de Zafón quando junta todas as histórias de todos os livros e fecha às pontas que ficaram soltas, é espetacular.

Os novos personagens se encaixaram na história de uma forma bem sublime e inteligente.

O livro "O Labirinto dos Espíritos" me passou todos os sentimentos possíveis, assim como os outros três. Eu senti dor, eu visualizei ambientes, senti perfumes, senti odores ruins, imaginei o sabor dos pratos, me imaginei agindo embriagada como alguns personagens, me vi nas celas presa. Fiquei com cenas fortes e marcantes na cabeça.

A minha tristeza é saber que não vou ler mais sobre o Fermín. Zafón usou a vida desse personagem para proferir as melhores histórias, frases, manifestos e piadas. O meu personagem preferido vai deixar saudades.

Me pergunto se estou muito sensível ou se me deixei levar pela eloquência desse autor. Fato é que, não serei a mesma depois desses 4 livros. Fica aqui a minha recomendação, o meu apreço e total respeito por Carlos Ruiz Zafón. Às minhas palmas.
Thaina 19/04/2022minha estante
Que resenha meu povo... Que resenha!! Adoro a descrição do zafon ? adoro a maneira como nos envolve nas histórias e como nos desperta tantos sentimentos. Muito ansiosa para chegar nesse livro ?

Dany 17/04/2022

Para mais resenhas e conteúdos literários, siga minha página no Instagram (@vontade.deler) e meu canal no Youtube (Vontade de Ler).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinze anos depois de ter iniciado a série do Cemitério dos Livros Esquecidos, Carlos Ruiz Zafón a finaliza, segundo ele, da única forma que acreditava ser possível finalizá-la. E eu concordo com ele. É muito difícil encontrar uma série de livros que não perca a qualidade, que não canse o leitor ou o faça diminuir suas expectativas; da mesma forma, acredito ser difícil para o escritor lembrar de tantos detalhes criados ao longo dos anos, mantendo cada personagem fiel à sua construção inicial, apesar do amadurecimento deles, e da própria escrita. Chegar a um fim satisfatório para ambos, leitor e autor, é difícil, essa é que a verdade. Mas Zafón conseguiu.
O Labirinto dos Espíritos faz tudo isso, amarra todas as pontas soltas, soluciona todos as tramas anteriores, revisita cada lugar e cada personagem apresentado anteriormente; tudo isso, enquanto nos apresenta uma nova galeria de figuras, como sempre, multifacetadas, cada qual com seu passado que será revirado ao passo que se cruza com o presente e com os demais personagens já conhecidos.
A figura central, responsável, literalmente, pela investigação e descoberta de cada segredo obscuro que permeia as diferentes tramas da história, é Alicia Gris, uma moça com ares de Femme fatale e com o peso e as dores de um passado que não cansa de acompanha-la. Ao seu lado, conhecemos o jovem e prestativo Fernandito, o novo companheiro de trabalho de Alicia, Vargas, e seu misterioso chefe, Leandro. Eles se unem para investigar o estranho sumiço do influente Maurício Valls – sim, ele de novo.
Mais uma vez, mergulhamos no universo corrupto e cruel da Ditadura, desvelando uma trama das mais tristes dentre as exploradas até aqui. Trama essa que nos leva a conhecer mais um escritor maldito, Vitor Mataix, e sua série de livros sobre Ariadna - nome inspirado em sua filha - que, junto do nome da nossa nova protagonista, nos dá a sensação de estarmos seguindo o mítico Fio de Ariadna, com Alice Através do Espelho.
Os capítulos finais, do ponto de vista de alguém que surge como o resultado de todos os episódios anteriores, nos acalenta o coração fechando a série de maneira competente e emocionante, nos conduzindo novamente para uma Barcelona, finalmente, livre de sombras.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Igor14 14/04/2022

O labirinto dos espíritos
Zafon consegue terminar a série de forma perfeita, dando finais dignos para cada um dos Semperes e amigos, além de conseguir introduzir um ótimo mistério para completar o cemitério dos livros esquecidos.

Mari.Vasconcelos 10/04/2022

O livro dos livros
É com tristeza que me despeço dessa saga. Aqui Záfon se tornou imortal.
Nada é o que parece e tudo pode ser o que faz parecer.
Aplausos ao mestre!
Em uma Barcelona que atravessa gerações em uma história banhada numa névoa espessa que faz o leitor pertencer a um mundo sombrio e mergulhar de cabeça mesmo quando a luz ofusca as certezas...

Vou sentir muitas saudades desse universo, e de todos os personagens, em especial de Fermín...
Ahh Záfon, tem certeza que Fermín não é real???

"Uma história não tem princípio nem fim, só portas de entrada.
Uma história é um labirinto infinito de palavras, imagens e espíritos em conluio para revelar a verdade invisível para nós mesmos. Uma história é, em definitivo, uma conversa entre quem narra e quem escuta, e um narrador só pode narrar até onde vai a sua perícia e um leitor só pode ler até onde está escrito em sua alma.
Está é a regra fundamental que sustenta qualquer artifício de papel e tinta, porque, quando as luzes se apagam, a música se cala e as poltronas da plateia ficam vazias, a única coisa que importa é a imagem que ficou gravada do teatro da imaginação, que todo leitor tem em sua mente. Isso é a esperança que todo contador de história carrega dentro de si: que o leitor tenha aberto o coração para alguma de suas criaturas de papel e emprestando a ela algo de si para torná-la imortal, nem que tenha sido por alguns minutos. "

Nesta leitora, o papel esperado foi alcançado com sucesso??

Mari 05/04/2022

O labirinto chega ao fim
O Labirinto dos Espíritos encerra a tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos com a mesma qualidade narrativa e as imagens mágicas que Zafón apresenta ao leitor desde a primeiro livro. Pra mim a leitura trouxe uma mix de sensações como a empolgação e ansiedade de finalmente chegar ao coração dos mistérios que permeiam a saga e uma leve tristeza por fechar a porta desse universo tão incrível. Mas tenho certeza que nunca vou esquecer os personagens, o cenário e a narrativa que contribuíram muito para aumentar ainda mais meu amor pela leitura.

Voltando ao último volume em si, Zafón nos apresenta novos personagens e cenários como a cidade de Madri e, graças ao talento do autor, o novo se funde ao ?antigo? da história e tudo faz muito sentido ao final. Adorei conhecer Alicia Gris, uma personagem bem diferente do que Zafón tinha apresentado anteriormente. A atmosfera de mistério também é muito convidativa e faz a leitura voar apesar das 600 e poucas páginas. Particularmente achei as últimas páginas um pouco dispensáveis, mas nada que atrapalhe o desempenho geral. Também é um livro bem denso, que mistura passado, presente e futuro e traz uma grande quantidade de personagens. Mas como já dito ali em cima, o autor é tão primoroso que consegue fechar todas as portas que se propõe de forma satisfatória.

Só tenho a agradecer a Zafón por ter escrito uma história tão linda, uma das melhores que já li, com certeza. Principalmente pela mistura magistral de magia com cotidiano, luz e escuridão e principalmente por mostrar as diversas facetas que um ser humano pode ter como vemos em personagens como Alicia Gris e Julián Carax.

?Uma história é um labirinto infinito de palavras, imagens e espíritos em conluio para nos revelar a verdade invisível sobre nós mesmos. Uma história é, em definitivo, uma conversa entre quem narra e quem escuta, e um narrador só pode contar até onde vai a sua perícia, e um leitor só pode ler até onde está escrito em sua alma.?

?? 4,5/5