Parto Ativo

Parto Ativo Janet Balaskas

Resenhas - Parto Ativo

llammer 17/03/2024

Uma leitura revolucionária, necessária e insuperável para o movimento de recuperação da centralidade e da agência/protagonismo ativo da pessoa gestante durante o parto. Filosoficamente, não tem discussão mais urgente - todas as discussões são atravessadas inevitavelmente por essa forma de apagamento, que toma proporções ainda piores quando lidas através dos marcadores de raça e classe em um país de tamanha desigualdade como o Brasil.
Apesar de ser uma edição recente de um texto/manifesto de 1985, o debate é extremamente atual. A epidemia silenciosa da violência obstétrica cresce há décadas em níveis alarmantes, particularmente no nosso país, contribuindo para subjugar as mulheres/pessoas gestantes através do medo e da dor (literal) fomentados pelo modelo tecnocrático do saber obstétrico e da prática hospitalar hiperlucrativa e desumanizada.
Acho que todas as pessoas se beneficiariam dessa leitura - por isso mesmo, acho que o texto merece uma edição nova com uma linguagem mais inclusiva (em nenhum momento se considera a possibilidade de a gestante não ter um parceiro homem ou mesmo dessa pessoa gestante não ser, ela mesma, necessariamente uma mulher, por exemplo).
Todavia, é uma obra muito impactante e muito central para qualquer discussão que se preste a repensar as práticas e os saberes ancestrais do nascer. Harmoniza bem com o documentário ?O Renascimento do Parto?, o qual eu também recomendo fortemente.

Carol 17/11/2023

Me ajudou bastante no estudo sobre o parto, as fases do parto e a preparação para esse momento único e natural. Recomendo demais!

Kleyssi Melo 05/11/2023

Como enfª obstetra, li afins de estudo, e é um bom livro, mas para aplicar na prática de profissional não traz muitas informações, talvez, por ler muito a respeito, então, acredito que seja mais interessante por ser um "manual" para as futuras parturientes e gestantes.

Gabi Mercês 13/10/2023

Muito interessante e proveitoso! Aprendi muito com ele e desmistifiquei muita coisa sobre o parto natural

Bia 08/07/2023

Você é a protagonista.
Já na reta final da gravidez e depois de vários livros sobre gestação, cuidados com o bebê e também sobre parto, me debrucei sobre o livro de Janet Balaskas, Parto Ativo. Excelente livro para entender melhor as fases e tipos de parto e como se preparar de forma eficaz para o mesmo através de exercícios, meditação e respiração. Parir não é fácil, é um processo, mas precisamos nos apropriar e buscar o conhecimento necessário para viver este momento transformador como protagonista. Precisamos do conhecimento para trazer ao mundo nossos filhos de forma respeitosa e plena de afeto e amor. Um excelente livro que ainda nos brinda com vários relatos de partos inspiradores.
Confiemos em nós mesmas, nos nosso corpos e nos nossos instintos.

Jahyne 01/05/2023

Maravilhoso!
Esse livro é incrível, nos prepara para o parto de todas as formas possíveis, fisica e psicologicamente.

A autora possui uma grande sensibilidade ao tratar de um momento tão importante em nossas vidas. Gostaria que todas as gestantes tivessem a oportunidade de ler esse livro!

Ana Lu 28/03/2023

Imprescindível
Dois médicos diferentes me indicaram a leitura desse livro. Agora que li, entendi perfeitamente o porquê.
Esse livro visa a informar sobre toda a fisiologia do parto, suas fases, exercícios que a gestante pode fazer, vias de parto, enfim. Tudo o que você precisa saber sobre parto, esse livro informa com detalhes - seja com descrições, imagens ou relatos de parto.
Mas, mais do que isso, esse livro também é um instrumento de luta pelo parto natural - não aquele em posição ginecológica, cheio de intervenções, mas aquele verdadeiro parto fisiológico, que resgata a autonomia, a liberdade e os instintos mais primitivos da mulher. O livro condena a forma como o parto é encarado hoje por muitos médicos e hospitais, em que a mulher é vista como incapaz de parir o próprio filho. Já no início da leitura, o livro descreve todo o movimento pelo chamado Parto Ativo, e mais à frente relata como a forma do parto natural tem se perdido e prejudicado a saúde das mulheres e de seus bebês. Esse livro, portanto, prepara a gestante não apenas para o parto, mas a municia contra a desinformação e o desrespeito de alguns médicos. Livro imprescindível a toda gestante.

jucamargo 14/02/2023

Ótimo livro para entender sobre só parto
Fala mais das partes técnicas mas muito bom para se preparar e não ficar perdida durante o seu trabalho de parto e parto, me ajudou a ficar menos ansiosa com oq aconteceria na hora

Michelle Lopes 16/01/2023

Excelente!
Um livro excelente para mulheres que planejam ter um parto natural. Explica desde a história do parto até a fisiologia e exercícios práticos.

Dessa forma, ele leva à compreensão da importância de resgatar o parto natural, mas também ajuda a compreender as fases do parto, possibilidades e tira dúvidas práticas.

Recomendo muito!

Mandy Nerújo 04/12/2022

Útil porém pouco objetivo
Comprei esse livro enquanto gestante para me ajudar a ter um parto ativo e natural. Eu já havia feito alguns cursos e estudei sobre o assunto anteriormente, mesmo assim o livro trouxe algumas informações interessantes.
Apesar disso, achei que o livro, com mais de 400 páginas, é bastante enfadonho em várias partes. (Fiz leitura dinâmica em muitos capítulos sem perda significante de nenhum conteúdo).
Os capítulos, apesar de bem divididos parecem se repetir em muitas partes, tornando a experiência de leitura monótona e com aquela sensação de não estar aprendendo muito.
Ainda assim, por possuir imagens de posição de parir, exercícios, posições de relaxamento etc, acaba que vale a pena a leitura para quem gostaria de ser mãe, para uma gestante ou para quem quer auxiliar a gestante nesse período. (Acredito que doulas devam se beneficiar desse conteúdo pois foi escrito por uma doula)
O livro se propõe a ser técnico, porém por ser um assunto mais humano ele acaba não cumprindo bem esse papel e acaba fazendo um mix estranho de, ora muito linguajar técnico, ora muito sentimentalismo.
E mesmo com todos esses pormenores, acredito que tenha sim me auxiliado, principalmente com as posições de parir e as respirações.
Em 21/09 tive um parto totalmente natural, sem intervenções médicas, com total consciência do meu corpo e controlando a respiração como propõe o livro em diversas partes.
Recomendo a leitura para, já citado anteriormente, doulas, gestantes, tentantes e acompanhantes.

Catarina.Villar 29/08/2022

Essencial para se preparar para o parto
Se você busca o minímo de respeito em seu parto e se preparar corporalmente e mentalmente para todo o processo que é a gestação esse livro tem muito a te ajudar. Se ainda mais, você deseja ter um parto normal, esse livro é praticamente uma leitura obrigatória para você entender como funciona todo o trabalho de parto, assim como técnicas não farmacologicas (e entender porque elas são importantes) de alívio da dor.

Vivian.Naiara 13/06/2022

Guia completo
Ótimo guia para parto. Explicações claras e dicas importantes. Ajuda muito para quem deseja ter parto normal.

Jamila.Terra 29/05/2022

Muito importante para a preparação do parto
Gosto de livros práticos! Tem várias reflexões e exercícios para quem deseja tentar uma experiência positiva e eficaz de parto natural

Ana Flávia Klippel 24/04/2022

Retomando a autonomia no parto
Esse era um livro muito desejado, que me entregou mais do que eu esperava. Um livro que recomendo para gestantes, tentantes, acompanhantes, profissionais e curiosos sobre o parto. Trás muita informação e exercícios de amparo à preparação para o parto.

A mulher precisa de autonomia no parto, e a informação e conexão com o seu corpo proporcionam isso.

Isla 19/04/2022

Livro excelente para Obstetras
Um dos melhores livros da área da Obstetrícia, muito explicativos, trás alguns comentários da gestantes e ainda por cima trás algumas indicações e aconselhamento do Michel Odent, um dos maiores nomes da obstetrícia.
Leitura fácil tanto para quem é da saúde para