Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

Fsanz 24/11/2022

Linguagem boa e dialeto adequado. É um ótimo livro sobre o tema e me fez compreender melhor alguns conceitos.

Jkellyds 18/11/2022

ESCLARECEDOR
Livro muito bom!!!
Pontual e objetivo, ótimo resumo do Cosmos. Faz jus ao título: Astrofísica para Apressados ?

Yasmim 06/11/2022

Ótima introdução
De todos que eu li é o mais fácil de compreender, ideal para o primeiro contato com o assunto. Cumpre o que propõe muito bem, faz refletir e provavelmente vai aguçar a curiosidade do leitor que está tendo seu primeiro contato com o assunto.

Thaiana 02/11/2022

Ótimo para iniciar no tema
Achei uma leitura gostosa! Super indico pra iniciar no tema, entender termos e questões básicas sobre astrofísica. Neil DeGrasse Tyson nos traz uma leitura clara, tranquila, acessível, gostosa e até engraçada as vezes, e ao mesmo tempo mega reflexiva. Se como eu quer se introduzir no tema, super indico!
"A perspectiva cósmica flui do conhecimento fundamental. Porém diz respeito a mais do que aquilo sobre o que você sabe. É também sobre ter a sabedoria e a visão de empregar esse conhecimento para avaliar nosso lugar no universo." - NDT

Lucas1429 14/10/2022

Uma jornada ao desconhecido e de volta à Terra
Além de apresentar um conteúdo excelente (ainda que introdutório) sobre astrofísica, traz reflexões interessantes sobre reconhecer o nosso tamanho em relação ao universo e admitir, não só no sentido literal, que o mundo não gira em torno da gente.

Taylor 20/09/2022

Introdutório e reflexivo
Esse livro é incrível. Um dos pontos mais fortes ? e que fica ainda mais evidente se tratando de um livro que, em tese, aborda questões teóricas ? é a dinâmica fluida da leitura. Não é cansativo e nem chato, muito pelo contrário.

As temáticas abordadas, que visam dar uma pincelada geral na astrofísica, apresentam o leitor às principais questões cósmicas que você pode encontrar na internet ou em qualquer outro meio.

A forma como o conteúdo é transmitido é algo que não canso de elogiar. Talvez pelo autor ser um divulgador científico, isso tenha sido tratado com mais delicadeza, mas ainda assim é surpreendente como Tyson consegue nos levar ao Big Bang, à técnicas de detecção planetária e fórmulas matemáticas sem tornar o livro maçante.

Recomendo bastante pra qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre o nosso universo.

Palas Atena 19/09/2022

Para refletir sobre os acasos (?) do universo
Astrofísica para apressados foi um livro que me permitiu refletir para além do estudo do universo a partir da física. Neil parece dar ênfase aos acasos (?), isto é, fazendo o leitor refletir sobre o fato de que se um detalhe fosse diferente na história do universo, este não existiria como tal. Ou sobre possíveis perspectivas de futuro para o universo. Na minha concepção, isso é fascinante, porque ao mesmo tempo que é um livro de nível iniciante, promove problematizações complexas (que fazem jus ao tema), para as quais não temos resposta, pelo menos, não ainda. Mas para as quais podemos imaginar algumas possíveis respostas.

KIQAVR 08/09/2022

Ótima leitura para aqueles que se interessam pelo tema, trás explicações simples sobre temas complexos.

Gabriel A. 17/08/2022

Um livro perfeito para quem quer entender um pouquinho sobre o Cosmos e não sabe por onde começar!

Neil deGrasse Tyson, com sua excelente didática, trata de forma descontraída temas como: Big Bang, buracos negros, vidas extraterrestres, elementos químicos, energia e matéria escura, dentre outros assuntos.

O livro realmente faz jus ao título, a dinâmica utilizada por Neil com referências à cultura pop e com uma dose de humor muito característica do autor, deixam os temas, outrora complexos, mais claros e entendíveis.

É uma ótima leitura introdutória, rica em conhecimento, e perfeita para quem tem interesse (e pressa também haha) em conhecer um pouquinho sobre o nosso universo, que é fascinante e cheio de curiosidades!

Jamerson.Alves 13/08/2022

Uma vaca esférica
Os 11 primeiros capítulos deste livros são viagens descritas com a capacidade de tirar o leitor de sua inércia e levá-lo ao cosmos. Já o último capítulo, entitulado "Reflexões sobre a perspectiva cósmica" tem a capacidade de puxar o leitor novamente para o planeta Terra.

"No dia em que nosso conhecimento do cosmos deixar de se expandir, corremos o risco de retornar à visão infantil de que o universo, figurativamente falando, gira ao redor de nós."
- Neil deGrasse Tyson

Urlwes 02/08/2022

Legal.
Cumpre o que propõem, um resumo bem feito do "cosmo". Me fez querer saber mais a fundo sobre o assunto.

Silas-sama 27/07/2022

É o Neil
Bem produzido mas não sei, acho que li vários do assunto recentemente e esse livro não trouxe muito mais. Vou mudar de tema por enquanto.
warstranger 14/01/2023minha estante
Tem alguma indicação do tema?

Silas-sama 14/01/2023minha estante
Gostei bastante de Respostas de Um Astrofísico do Niel deGrasse e Uma Breve História do Tempo do Hawking. Espero que se divirta bastante!

warstranger 19/01/2023minha estante
Obgda já vou baixar eles por aqui

Fernanda 17/07/2022

PERSPECTIVA CÓSMICA
Que leitura FODA. Sou suspeita porque eu AMO o Neil deGrasse Tyson. Um livro esclarecedor que começa no início. Sim, começa no big bang. Na verdade começa antes. Ele vai te levando pelo tempo e pelo espaço e te guiando enquanto explica os mais diversos assuntos relacionados ao cosmos. O que me encantou no final foi a consciência de que pra se aproveitar e pra se empolgar com as descobertas científicas é necessária uma sociedade digna, onde as pessoas não precisem gastar seu tempo livro lutando pelo básico; alimentação, por exemplo. Enfim, amei tanto tanto tanto. AMO espaço, sistema solar, viagens espaciais, planetas, galáxias e tudo mais relacionado a esses temas. Uma excelente leitura de férias para os entusiastas da ciência como eu!

Théo 11/07/2022

legal !
esse livro cumpre exatamente com a proposta, é uma astrofísica relativamente simples, para aqueles que buscam entender um pouco mais sobre o espaço.
Embora o Neil escreva até um pouco demais como o Carl Sagan, o livro é legal, bem informativo
No final, a parte da perspectiva teve alguns aspectos que não me agradaram muito, acho que o Neil focou em alguns aspectos sociais dos quais ele não possui domínio, e acabou soando um pouco americanizada demais.
não acho que essa tenha sido a intenção, mas me deixou meio desconfortável com o jeito que ele lidou com o tópico.
o livro no geral é bom, mas nada demais.

astro1 09/07/2022

ESSE LIVRO É INSANO DE ESCLARECEDOR tipo ele resume tudinho, tudinho de astrofísica básica e pra ter noção só de ler ele coisas que antes eu achava que eu nunca ia entender eu entendi por causa desse livro veir te amo neilzinho ??