Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

astro1 09/07/2022

ESSE LIVRO É INSANO DE ESCLARECEDOR tipo ele resume tudinho, tudinho de astrofísica básica e pra ter noção só de ler ele coisas que antes eu achava que eu nunca ia entender eu entendi por causa desse livro veir te amo neilzinho ??

Rafael Flores 06/07/2022

O livro faz jus ao título: astrofísica para apressados. De forma objetiva e pontual, o renomado cientista Neil deGrasse Tyson explica os fenômenos científicos do cosmos. Muitos ainda sem explicação pela ciência, os quais intrigam os pesquisadores e mexem o imaginário com mistérios ainda insolúveis pelos cientistas. Tyson explana muito bem os estudos de Newton e Einstein que foram promissores com suas teorias da gravidade e depois com a teoria geral da relatividade, os quais foram fundamentais para explicar muitos fenômenos astrofísicos que envolvem o espaço próximo do Planeta Terra. Por outro lado, o autor vai elencar outros fenômenos que ainda intrigam os cientistas que vão além do espaço do nosso sistema solar. Por exemplo, o livro vai pontuar e explicar os fenômenos de Matéria Escura e Massa Escura, conceitos ainda que demandam muito estudo a serem revelados pela ciência.
Nesse sentido, o autor contribui mostrando que a ciência é um estudo absoluto para os fenômenos que ocorrem em todo o Cosmos, porque nas palavras do autor "o poder e a beleza das leis da física é que elas se aplicam em todos os lugares..."
Uma leitura gratificante para levar qualquer um a refletir o seu lugar no espaço tão vasto de proporções ainda inimagináveis.

Max 30/06/2022

Ah, o cosmos...
Adoro a maneira simples e inteligente de como Neil deGrasse Tyson fala sobre o cosmos, nos ensinando que saber é sempre melhor que só acreditar!

Ramon.f.a.f 30/06/2022

"Um canal para o cosmos"
Com linguagem de fácil acesso, Tyson aborda assuntos básicos e iniciais no ramo da astrofísica, para aqueles que estejam iniciando nessa área, ou até mesmo os que já tem certo conhecimento. Rico em detalhes, com um toque característico de humor, o autor nos leva por uma viagem atrás vez do cosmos. Fascinante leitura.

Jeff 27/06/2022

Um "Cosmos" resumido.
Quando falamos em Neil deGrasse Tyson automaticamente nos referimos a um dos maiores gênios da atualidade. Em Astrofísica para Apressados, Neil explica de forma prática e altamente explicativa tudo sobre o universo em uma linguagem compreensível para leigos e veteranos sobre o assunto.
O livro aborda conhecimento sobre tudo, desde a formação do universo, a exoplanetas, galáxias, buracos negros, tipos de emissão de luz, entre outras coisas maravilhosas.
Recomendo a leitura para todos. O livro tem 192 páginas com capítulos rápidos de leitura. Se você busca uma versão de "Cosmos" de Carl Sagan resumida, esse é o seu livro.

Henrique 17/06/2022

Tenha uma perspectiva cósmica
Que livro empolgante. Sempre tive vontade de ler livros sobre esse assunto, e eis que surgiu este livro.
Não é um livro complexo e que aprofunda o assunto, mas a cada capítulo que lia, eu ficava horas pensando no assunto. Isso se deve em grande parte pela forma como o autor conduz o livro, uma enxurrada de conhecimento mesclada com um excelente bom humor. Recomendo a todos que desejam adentrar nesse universo.
lau 18/06/2022minha estante
Hum

Leb 14/06/2022

"O universo não tem obrigação de fazer sentido para você" - Tyson
Um livro pra quem tem curiosidade e tenta entender como o universo é. Afinal, mesmo que não tenha que fazer sentido, entender isso, estudar ciências é sempre prazeroso.

Jessica1248 27/05/2022

Astrofísica para Apressados - minha parte favorita
"A perspectiva cósmica flui do conhecimento fundamental. Porém
diz respeito a mais do que aquilo sobre o que você sabe. É
também sobre ter a sabedoria e a visão de empregar esse
conhecimento para avaliar nosso lugar no universo. E seus
atributos são claros:
A perspectiva cósmica vem das fronteiras da ciência, mas isso
não diz respeito apenas ao cientista. Ela pertence a todos.
A perspectiva cósmica é humilde.
A perspectiva cósmica é espiritual – até mesmo redentora –,
mas não religiosa.
A perspectiva cósmica permite que compreendamos, no
mesmo pensamento, o grande e o pequeno.
A perspectiva cósmica abre nossa mente a ideias
extraordinárias, mas não a deixa tão aberta a ponto de
nosso cérebro escapar, tornando-nos suscetíveis a
acreditar em qualquer coisa que nos digam.
A perspectiva cósmica abre nossos olhos para o universo, não
como um berço benevolente concebido para gerar a vida,
mas como um lugar frio, solitário e perigoso, nos
obrigando a reavaliar o valor de todos os humanos um para
o outro.
A perspectiva cósmica mostra a Terra como algo minúsculo.
Mas um minúsculo precioso e, no momento, o único lar
que temos.
A perspectiva cósmica encontra beleza nas imagens de
planetas, luas, estrelas e nebulosas, mas também celebra
as leis da física que os moldam.
A perspectiva cósmica nos deixa ver além de nossas
circunstâncias, permitindo que transcendamos a busca
primitiva por comida, abrigo e um parceiro.
A perspectiva cósmica nos lembra que no espaço, onde não
há ar, uma bandeira não tremula – um indício de que
talvez agitar bandeiras e explorar o espaço não combinem.
A perspectiva cósmica não apenas abraça nosso parentesco
genético com toda a vida na Terra, mas também valoriza
nosso parentesco químico com qualquer vida ainda por ser
descoberta no universo, bem como nosso parentesco
atômico com o próprio universo.
Pelo menos uma vez por semana, se não uma vez por dia,
deveríamos todos refletir sobre quais verdades cósmicas não
foram descobertas antes de nós, esperando a chegada de um
pensador inteligente, uma experiência engenhosa ou uma
missão espacial inovadora que as revele. Poderíamos refletir
ainda mais sobre como essas descobertas podem um dia
transformar a vida na Terra.
Na ausência dessa curiosidade, não somos diferentes do
fazendeiro provinciano que não demonstra qualquer necessidade
de se aventurar além da divisa do município porque seus 16
hectares atendem a todas as suas necessidades. Mas se nossos
predecessores tivessem pensado assim, o fazendeiro em vez
disso viveria em uma caverna, caçando seu jantar com um
porrete e uma pedra.
Durante nossa breve estadia no planeta Terra, devemos a nós
mesmos e a nossos descendentes a oportunidade de explorar –
em parte porque é algo divertido de fazer. Porém há uma razão
muito mais nobre. No dia em que nosso conhecimento do
cosmos deixar de se expandir, corremos o risco de retornar à
visão infantil de que o universo, figurativa e literalmente, gira ao
redor de nós. Nesse mundo desolado, pessoas e nações armadas e
com fome de recursos poderão ter a tendência a agir segundo
seus “preconceitos inferiores adquiridos”. E isso seria o último
soluço do iluminismo humano – até a ascensão de uma nova
cultura visionária que mais uma vez abraçasse, no lugar do
medo, a perspectiva cósmica."
Neil deGrasse Tyson

Luci 30/04/2022

Excepcional
Acho que é um livro ótimo,para todos, não acho um livro complicado,mas sim tem partes que requer uma atenção maior,e alguma pesquisa de palavra de não tiver conhecimento,mas em si é um livro que trás sabedoria,e desperta curiosidade para saber mais desse mundo astrofísico

Sonally.Cecilia 26/04/2022

Ótimo e de fácil entendimento.
O livro é bem explicativo, a maneira que o Tyson escreve é de fácil entendimento. Ele faz analogias bem elaboradas e até engraçadas. Leitura bem rápida, e para leigos, não precisei ficar olhando conceitos na Internet.

Agora uma reflexão...

Quando comentei com meu esposo que estava lendo esse livro, ele fez um comentário sobre o autor que fiquei intrigada: "Dizem que esse cara é um melhor escritor do que cientista." De fato, pode até ser, não conheço o trabalho dele como cientista, não tenho como falar e pouco me importa. Mas fiquei refletindo um pouco: as pessoas não precisam ser boas na mesmas coisas que outras pessoas também fazem. Talvez seja essa "a coisa" dele - transmitir esse conhecimento tão complexo de forma mágica, para que outras pessoas, até mesmo crianças, possam ler e entender um pouco do universo. Assim podemos formar mais cientistas e não deixaremos o nosso futuro tão escasso de profissionais que realmente amam o que fazem.

Brasil Vermelho 25/03/2022

Perfeita releitura
Ótimo livro para introduzir ao maravilhoso conhecimento do universo e tudo mais.

Começe com esse livro e não queira parar de ler sobre Astrofísica :)

Amanda 17/03/2022

Resenha
A minha área não é de exatas, mas sou apaixonada por astronomia e depois de assistir um workshop sobre astrofotografia fui em busca de ler esse livro para aperfeiçoar meus conhecimentos sobre astrofisica e afins, e não me arrependo. Não sabia que a astrofisica poderia ser tão interessante. Acabei me apaixonando mais ainda por astronomia e abrangi meus conhecimentos dentro da área, me interessando bastante para aprender mais sobre. Recomendo para qualquer pessoa que queira saber mais sobre nosso universo.

Leo 10/03/2022

Antes tarde do que nunca
Estou bem atrasado nessa resenha, mas quem já leu qualquer coisa do Neil Degrasse Tyson ou já o ouviu falando, seja em palestras, no Cosmos ou entrevistas, sabe bem como é.
Linguagem simples, muitas reflexões e um tema interessante. Recomendo para todos que querem saber sobre o universo e sobre si mesmo. É impossível entender um sem o outro tbm.
Um resenha curta só pra não passar em branco, mas leiam. Sempre vale a pena ler as coisas dele
nath191 10/03/2022minha estante
Nossa, eu li esse livro já tem um tempo, mas virei fã dele logo de cara. (Ainda não tive tempo de ver a edição dele de Cosmos, então meio que foi o primeiro contato com alguma obra dele) Gosto de escritores que passam bastante informação de forma objetiva, ainda mais sobre matérias tão fora do nosso cotidiano como os primeiros minutos de formação do Universo.

Leo 11/03/2022minha estante
Nath, recomendo muito tbm então os livros do Stephen Hawking. Ambos escrevem nessa mesma linha e de forma fantástica

nath191 11/03/2022minha estante
Vou dar uma olhada então?

Leo 11/03/2022minha estante
Pega Uma breve história do tempo. Vai gostar

Ana 28/02/2022

Se eu já tinha uma profunda admiração por Neil Degrasse Tyson antes, devido a Cosmos, nem sei como expressar meu encanto depois de ler esse livro. Imagine ler textos repletos de denominações e conceitos científicos de uma forma leve e facilmente compreensível: é isso que encontramos aqui, com a escrita bem estruturada, didática e descontraída de Tyson. Sem contar as reflexões que este nos deixa ao final do livro, que possuem relevante importância para todo o planeta neste século extraordinário da humanidade.

Luiz.Ricardo 21/02/2022

Me lembrou a série Cosmos...
... pelo menos foi essa sensação que esse livro me passou, todo o fascínio do universo e astronomia que a famosa série, do Carl Sagan e posteriormente do próprio Neil deGrasse Tyson, nos traz

Os capítulos são curtos e a leitura é simples e acessível (sem termos técnicos demais). O autor aborda desde a luz e o átomo até meteoros, planetas, estrelas, galáxias, matéria e energia escura indo aos limites do universo. São temas e questões tão impressionantes que por vezes parece mentira que sejam questões reais

Acho ele um pouco nichado, ou seja, não é todo mundo que vai gostar, mas até para os que não curtem esse tipo de livro eu sugiro darem uma chance

Ler sobre astronomia/astrofísica não é apenas estudar ciência, é filosófico, uma breve experiência transcendental, que te faz ter uma perspectiva muito peculiar sobre questões existenciais, da origem da vida, tempo e espaço