Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

ALLAN 22/02/2021

Para Onde Vão Os Suicidas
Um livro que fala de esperança e amor, apesar de não parecer. Uma história diferente de muitas outras. Encantadora, profunda e leve ao mesmo tempo.

O autor tem uma escrita excelente o que faz da história leve e encantadora mesmo se tratando de um assunto tabu e as vezes um tanto triste. Falar de suicídio precisa deixar de ser proibido, pois disso dependem muitas vidas.

Acompanhamos a história de Angelina que entre o mundo e o submundo tem a missão de salvar vidas. Inclusive a sua. Personagens encantadores e bem desenvolvidos te levam por esta trama. O único defeito é que te deixa querendo mais.

Nota ?????

Ikaro Uzumaki 06/03/2021

Leitura Interessante
O livro trata de um tema importante que é o suicídio. Em relação a isso tenho que dizer que esse tema foi muito bem abordado, mostrando o quão importante esse assunto é.
O que eu senti falta foi o desenvolvimento dos personagens. O livro tem 160 páginas e traz cinco personagens diferentes, com historias de vida diferentes. Achei tudo muito corrido. Em menos de 10 páginas os problemas já eram. Angelina está fazendo em um dia o que psicólogos fazem em anos. Não consigo entender isso.
Mas é um livro até que bom.

Taty.Ribeiro 15/12/2021

Seja sempre gentil e vc não está sozinho!
Não sou do tipo que escolhe livro pela capa, mas esta chamou minha atenção pq é linda, e o melhor: o livro é igualmente lindo, sensível e respeitoso com um tema tão delicado, no qual o autor usa alguns elementos de fantasia associados à realidade.

Já li livros que romantizam o suicídio, e este não é um deles (como alguns disseram), pois em nenhum momento o autor sequer insinua que tirar a própria vida é algo legal de se fazer, apenas transmite o que alguém pode estar sentindo ao pensar nisso. Ele também deixa claro que suicídio é algo que acontece e sempre vai acontecer por N motivos, portanto, é um assunto que deve ser discutido abertamente (e eu concordo, fingir que não existe não faz o problema desaparecer!).

SOBRE A NARRATIVA:
Neste livro, a protagonista Angelina recebe uma importante missão e tem que encontrar 6 pessoas: um idoso sucumbindo a uma doença cruel; a esposa desse idoso; uma mulher lidando com um dos piores tipos de dor imaginável; um adolescente enfrentando um "mundo" que não o aceita; e um ex-amigo traumatizado. ALERTA: Além do suicídio, há gatilhos para violência doméstica, Transfobia, Bullying e no mínimo umas omissões de socorro.

A MENSAGEM TRANSMITIDA FAZ VALER A PENA A LEITURA:
Gostei muito de cada personagem ter ganhado uma poesia representando-o, e do fato de cada uma dessas histórias ser contada em poucas páginas e sem fazer julgamentos pelas escolhas dos mesmos. Como outros leitores já disseram, as resoluções são "fáceis e simplistas", mas, no meu ponto de vista isso foi bom, porque nos lembra que às vezes não é necessário soluções mirabolantes pra ajudar alguém a mudar de idéia (conversar e mostrar que se importa pode mudar e até mesmo salvar a vida de alguém). É claro que reconheço que num mundo ideal a ajuda psicológica deveria ser dada a TODOS que precisam, mas vivemos no Brasil e sabemos que esta é uma realidade que ainda está longe de ser alcançada, portanto, como o autor diz "precisamos ser sempre gentis, pois não sabemos das dores e lutas que as pessoas têm que enfrentar diariamente". É esta a mensagem que levei deste livro e me fez gostar tanto dele, apesar de ter visto sim alguns defeitos.

antiquariel 27/12/2022

Não superou as expectativas
Uma capa linda. Um enredo bacana e super instigante, para o desenvolvimento ser fraco. Eu acho que o autor poderia ter desenvolvido melhor a história, que aí ela ia ficar super bacana. No início ainda dava pra ir, mas depois da primeira pessoa que a Angelina salvou, os que vieram depois foram rápidos demais, ao ponto de eu sequer entender ao certo o que estava acontecendo, ou entender o motivo daquilo tudo. Bem decepcionante.

brugoo 03/09/2021

não vou negar, a história em si achei criativo, mas é uma história que não recomendaria para todo mundo. acho que por ser um assunto delicado, deveria ter aprofundado melhor a questão de suicídio. ter um aprofundamento melhor na questão da depressão, fatores psicológicos e etc, acho que foi muito raso

bella 25/01/2023

melhor livro que já li
é sem dúvidas um livro com muitos gatilhos e que pode ser difícil de ler para alguns mais sensíveis, mas é um livro que consegue equilibrar um bom enredo, personagens incríveis, situações realmente cotidianas e lições muito importantes e que realmente tocam no coração!
é um dos poucos livros que eu recomendo 100% e dou 5 estrelas, pq esse realmente merece.
acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos um vez na vida, é uma leitura rápida mas que com certeza vai te fazer parar e pensar na vida, trazendo muitas reflexões e ensinamentos, eu tenho certeza!!!
o tema do suicidio é abordado no livro de uma forma sincera e real, por isso traz tantas reflexões, e o autor nos faz entender isso por um lado diferente e de verdade muito importante.
apenas leiam

Beca 27/09/2021

Feito para chorar
Cuidado! Esse livro pode ter alguns gatilhos então eu não recomendo para todos.

Mas, se você estiver estável psicologicamente e quiser chorar, aí sim eu recomendo esse livro.
Primeiramente vamos falar da capa, que capa linda! A primeira versão e a segunda!
A ideia do livro é muito incrível e a temática é muito tocante, como pessoa que um dia já pensou seriamente em tomar essa decisão eu digo sem vergonha nenhuma que CHOREI IGUAL UMA DESGRAÇADA.

O livro é feito para chorar desde as primeiras páginas, a dor da personagem é visível, é aquela coisa que passa direto do livro para o leitor.
Quanto aos outros personagens eu me apeguei muito a alguns e outros nem tanto, na minha opinião se tivesse tirado a última história por mim estaria ótimo.
O livro no geral é lindo, com gatilhos que o leitor deve tomar cuidado, mas é lindo, ele apresenta a morte de outra forma e eu gostei disso.

Tem alguns pontos que eu gostaria que fosse diferente, como por exemplo; desenvolver mais a história, talvez alterar o final, aprofundar mais os personagens.
Enfim, como na maioria dos livros esse tem pontos positivos e negativos, mas o produto geral é muito bom! Eu recomendo a leitura, ela é delicada, poética e tocante.

Dica: Se decidir ler coloque aquela playlist da bad no Spotify e se jogue na fossa.

camii 06/04/2023

Para onde vão os suicidas
"Não há nada de errado em se sentir triste por um dia ou um ano inteiro. Isso não te tornará mais frágil ou inferior a ninguém."

Primeiro, gostaria de falar que comecei a ler esse livro por me identificar com a temática da história e acabei me surpreendendo. É um livro bom que me deixou muitas reflexões e me mostrou uma nova forma de ver a morte como uma amiga e em como a vida é na perspectiva de outra pessoa. Muitas vezes sentimos a dor psicológica como algo físico, algo que machuca tanto que a única forma que vemos de fazer isso parar é fechando os olhos para sempre e esquecendo de todos aqueles que fizeram parte da nossa vida.

Para onde vão os suicidas é um livro lindo sobre entender como é a dor de outra pessoa e ver o suicídio como uma escapatória, mas que nem sempre é a solução de tudo. Achei que não tivesse gostado do final pelo final que a Angélica escolheu, mas depois de refletir entendi o porquê ela fez isso e senti a paz por ela.

Recomendo a todos que talvez estejam passando por uma fase difícil e precise ver a vida por outros ângulos, mas também é um livro com muitos gatilhos, eu mesma tive dificuldade em ler em algumas partes, principalmente no conto da Eloah. Só não dou nota 5 porque é uma leitura que eu não recomendaria para todas as pessoas.

Bruna 16/10/2021

Tem uns poemas super lindos e emocionantes no início de alguns capítulos. Apaixonantes ^^?

Uma história leve apesar do tema.

Lilica 28/12/2021

A maneira como tratou o assunto a dor e mostrou a reflexão sobre a vida e a morte as pérolas de sabedoria

ana luisa 20/07/2022

razoável
a proposta do livro é excelente. o problema é a maneira rasa que o autor trabalhou o suicídio, dando a entender que é uma coisa simples de se resolver.

Bia 21/11/2021

Poderia melhorar em muitos aspectos, mas Eloah salva
É difícil avaliar um livro nacional de forma ruim, mas é necessário fazê-lo quando temos críticas construtivas. A primeira delas que preciso ressaltar com meu olhar mais técnico sobre a escrita é que o livro começa de um jeito e termina de outro. Quando acompanhamos Angelina e Otávio parece um livro infanto-juvenil com diálogos fracos e truncados quase sem passar nenhuma noção de verossimilhança com a realidade. Já quando chegamos em Eloáh é que as coisas mudam. Eloáh foi a melhor personagem que Felipe descreveu e sendo sincera, eu dei 5 estrelas apenas para ela. Se o livro fosse inteiro de Eloah, valia a pena ter dado nota máxima. Foi em Eloáh que eu vi a escrita de Felipe de verdade. Foi em Eloáh que eu vi um suicida, uma pessoa que de fato sente depressão, que se sente mal, que planeja o ato de acabar com a própria vida porque esta é horrível para ser vivida. Foi apenas por Eloáh que eu dei 3 estrelas para o livro.
Um segundo ponto que me incomodou demais foi a falta de diálogos críveis. Como no início, coisa que se manteve até o final, tudo acontecia de forma esquisita e os personagens sempre aceitavam as situações que passavam com Angelina, era sempre ?para fulano a resposta foi o suficiente?. Caramba, claro que não era o suficiente, podia ter se criado mais ali, envolvido mais o leitor e o personagem que sofre.
A coisa que mais me irritei e que me fez quase abandonar o livro foi a competição com a morte. Completamente desnecessária e confusa, essa richa nem precisava existir porque a morte mesmo tinha dito que ela não era culpada e do nada Angelina precisa ir contra o tempo pra salvar as pessoas da morte e evitar que os corpos sejam colhidos? Eu hein, botei fé nisso não.
De qualquer forma, Felipe é um autor com muito potencial e escreve bem, só precisa trabalhar melhor nos diálogos, na semelhança da realidade com a ficção (porque a situação de vários personagens nada se parecia com um suicida ou com alguém que esteja deprimido) e na forma como organiza a história. Pra mim ele é o rei do marketing e espero que continue assim e me de umas diquinhas também ??