Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Engress 18/01/2023

Uma viagem pela vida e morte
É interessante parar pra pensar no que acontece depois de morrer (ou nesse caso, se matar) e isso fez eu me interessar muito por esse livro, pra entender qual seria a possibilidade de um suicida conseguir ajudar outros quando não conseguiu nem se ajudar.. E foi uma experiência interessante, houve momentos em que senti que era parte da vida dos personagens, que eu era um pedaço de um quebra-cabeça de suicidas que tentam, todos os dias, encontrar motivos para estar vivo.

Confesso que o final não me agradou mas que já era algo esperado, acredito que fui enganada por minhas próprias expectativas.

No mais, não é uma leitura que possa ser recomendada sem antes saberem os gatilhos que contém no livro.

Edson Camara 12/04/2021

Excelente leitura que nos impulsiona a reflexão sobre nossa vida e dos que convivem conosco.
Este livro além de ser uma leitura boa para entretenimento também passa uma mensagem séria sobre o tema do suicídio.
Quando o coloquei na minha lista de leitura fazia outra ideia do enredo, achava que a personagem iria enfrentar um lugar, ou dimensão e as consequências do suicídio diretamente.
Ao invés disso, Felipe Saraiça oferece uma linda história de amor, dedicação e compaixão onde até a morte se comporta de forma elegante.
Após uma tentativa frustrada de suicídio, Angelina, a personagem principal recebe 6 missões onde o objetivo é fazer as pessoas desistirem do suicidio, fazendo isso, ela teria seu lugar no encaminhamento para a morte propriamente dita.
A historia é contada de forma rápida, ágil, com capítulos curtos e sem meias palavras, nela acompanhamos Angelina em sua persistente luta contra a morte, dos outros, e de sua salvação.
No final o autor ainda nos mostra que o assunto suicidio não é tratado de forma aberta na sociedade e nas famílias e que isso contribui para o suicida levar seu plano adiante.
É uma excelente leitura que nos impulsiona a reflexão sobre nossa vida e dos que convivem conosco.
Ana Martins 12/04/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Vou incluir na minha lista.

Edson Camara 12/04/2021minha estante
Você vai gostar

Nattacha.Iank 05/04/2021

Quase tudo acaba bem...
Uma abordagem interessante sobre um assunto que tentam evitar. Angelina é carismática e o reflexo do que muitos jovens são. Vários personagens são envolventes e esperamos saber mais sobre eles ao longo da leitura e o mais interessante é saber que as coisas acabam bem ou quase bem, depende do ponto de vista.
Eu particularmente não gostei do fim, não achei romantizado de forma alguma, mas confesso que esperava por uma lição para a própria Angelina ou algo do tipo. Enfim, é uma boa leitura.

antiquariel 27/12/2022

Não superou as expectativas
Uma capa linda. Um enredo bacana e super instigante, para o desenvolvimento ser fraco. Eu acho que o autor poderia ter desenvolvido melhor a história, que aí ela ia ficar super bacana. No início ainda dava pra ir, mas depois da primeira pessoa que a Angelina salvou, os que vieram depois foram rápidos demais, ao ponto de eu sequer entender ao certo o que estava acontecendo, ou entender o motivo daquilo tudo. Bem decepcionante.

Bruna 16/10/2021

Tem uns poemas super lindos e emocionantes no início de alguns capítulos. Apaixonantes ^^?

Uma história leve apesar do tema.

isabellamolkoli 25/05/2020

Suicídio não deve ser tratado como um tabu.
O livro nos conta a saga de Angelina, uma jovem suicida que no além se depara com um desafio enorme : convencer várias pessoas a não tomar a atitude que ela tomou, e em troca o descanso eterno (que ela tanto queria) se dá.
Vários desafios no caminho, dando margem pra várias lições e mensagens lindas e não piegas nesse livro muito bem escrito pelo Felipe Saraiça.
Recomendo.
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Olá, Isabella. Fico muito feliz que tenha gostado de minha história e por ter deixado seus comentários sobre ela. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/11/2022

Magnífico e emocionante!
Esse livro me impactou demais, fiz diversas marcações de trechos (inclusive, se alguém quiser ver esses quotes é só olhar no meu Seeds) e Achei muito emocionante e reflexivo, indico para todos!

Gatilhos: Suicídio, Transfobia, Luto.

Tiemi 09/04/2022

muito interessante
Esse livro aborda de uma maneira simples problemas bastante complicados, e eu gostei de como tudo foi feito.
Angelina, após uma tentativa de suicidio chega no submundo e é enviada por Ixtab, deusa maia dos suicidas, para impedir o suicidio de outras pessoas.
Conseguimos ver as vivências de várias pessoas, e ver que não existe uma fórmula para isso, cada pessoa é diferente, e tem sua história, e seus motivos. Muitos fatores podem desencadear esse tipo de pensamento, e é preciso estar muito tempo.
Acredito que foi feito de uma maneira responsável, mas recomendo que pessoas que possuam gatilhos relacionados não leiam esse livro.
Como no final o autor destaca, o suicídio precisa ser mais abordado e não ser um tabu entre as pessoas. Ainda há muita desinformação sobre isso, e quanto mais isso for abordado, mais pessoas irão se conscientizar sobre.

ALLAN 22/02/2021

Para Onde Vão Os Suicidas
Um livro que fala de esperança e amor, apesar de não parecer. Uma história diferente de muitas outras. Encantadora, profunda e leve ao mesmo tempo.

O autor tem uma escrita excelente o que faz da história leve e encantadora mesmo se tratando de um assunto tabu e as vezes um tanto triste. Falar de suicídio precisa deixar de ser proibido, pois disso dependem muitas vidas.

Acompanhamos a história de Angelina que entre o mundo e o submundo tem a missão de salvar vidas. Inclusive a sua. Personagens encantadores e bem desenvolvidos te levam por esta trama. O único defeito é que te deixa querendo mais.

Nota ?????

Mabel 07/02/2022

"Morte: Ausência definitiva de alguma coisa"
"A natureza é cheia de vida e cor, ganhava aspecto cansado com o fim do dia. "assim como as pessoas". A diferença é que quando o dia recomeça a natureza retorna a seu aspecto natural, já as pessoas elas podem viver uma vida inteira de noite intermináveis."

Fabi Pimentel 08/05/2020

[...] Eu colhi flores no jardim
De diversas cores e tamanhos
E as reguei,
Mantendo assim, vivas, as lembranças sobre ti.

Há vezes em que o fim é necessário, assim como a desistência e a mudança de planos. É preciso aceitar que não há mais saída, pois, somente dessa maneira, é possível recomeçar.
A vida é um abismo alto e íngreme e, por muitas vezes, nos mantemos á sua beira, apenas aguardando que algo ou alguém nos empurre e acabe logo com isso tudo. Porém, em certos momentos isso é exatamente o que precisamos, pois o empurrão e a queda nos fazem lembrar que ainda há chão para se cair e para se levantar novamente.
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Esse é o meu trecho preferido da história, mas sou suspeito para falar, rs. Agradeço muito pelos comentários Fabi. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

Ikaro Uzumaki 06/03/2021

Leitura Interessante
O livro trata de um tema importante que é o suicídio. Em relação a isso tenho que dizer que esse tema foi muito bem abordado, mostrando o quão importante esse assunto é.
O que eu senti falta foi o desenvolvimento dos personagens. O livro tem 160 páginas e traz cinco personagens diferentes, com historias de vida diferentes. Achei tudo muito corrido. Em menos de 10 páginas os problemas já eram. Angelina está fazendo em um dia o que psicólogos fazem em anos. Não consigo entender isso.
Mas é um livro até que bom.