Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Anônima 29/03/2022

"Há vezes em que o fim é necessário, assim como a desistência e a mudança de planos. É preciso aceitar que não há mais saída, pois, somente dessa maneira, é possível recomeçar. A vida é um abismo alto e íngreme e, por muitas vezes, nos mantemos à sua beira, apenas aguardando que algo ou alguém nos empurre e acabe com isso tudo. Porém, em certos momentos, isso é exatamente o que precisamos, pois o empurrão e a queda nós fazem lembrar que ainda há chão para se cair e para se levantar novamente." (Pág, 107).
Uma história que eu acho que todo mundo devia ler, com muitas críticas sociais (afinal um livro que fala de um tema tão, podemos dizer, polêmico, tem que ter crítica social), mas um ótimo livro. Estava enganada sobre o seu desfecho e admito que prefiro o jeito que terminou.
As quatro histórias divergentes sobre diferentes idades, com situações únicas para fazerem suas protagonistas cogitarem o suicídio, são muito bem trabalhadas e, apesar de, de certa forma, serem rápidas, impactam e empatizam o leitor. Recomendo.

Carol Grayshadow 01/05/2023

Reflexivo
"A vida mata. Ela cria o cotidiano, os problemas, as intrigas. Eu só recolho os corpos".

Para onde vão os suicidas é um livro que trata um assunto que ainda é considerado um tabu entretanto não deveria ser, pois o ato em si já ocorre em todas as idades, como assim diz o autor.
No início do livro nos é apresentada Angelina, uma menina que carrega suas dores e medos em uma gaveta da vida chamada angústia, decide por um fim em tudo o que sente e em um ato de coragem (sim é preciso coragem para ceifar e clamar pela ceifadora de vidas), atenta contra a própria vida.
É à partir desse ocorrido que Angelina se encontra com Ixtab (deusa dos suicidas) e com a Morte (ceifadora de vidas), na qual lhe é dada uma tarefa para que ela possa seguir para o mundo dos mortos, tarefa essa que ela aceita como um grande desafio.
Nessa tarefa ela tem que impedir que a Morte, dona do jogo, seja chamada antes do tempo que lhe é dado para ceifar vidas.
No decorrer da história nos deparamos com diversas vidas e reflexões sobre Morte e Vida: Qual o sentido? Por quê pessoas decidem abreviar seu tempo? Quais são as dores que são escondidas pelas máscaras que usamos na sociedade?
Por meio das dores, frustrações, perdas e falta de empatia vamos acompanhando Angelina em cada vida tocada por ela.
Um livro que me tirou lágrimas em vários momentos de pura reflexão e no final ainda mais, devido ao rumo que a história seguiu e eu não esperava (não queria na verdade!)
O autor trabalhou de maneira muito delicada com o tema e trouxe a tona que:
"Há inúmeros suicidas não declarados que esperam apenas um ato de coragem para ceifar a própria vida", portanto sejamos atentos e por mais que a correria, rotina e stress possam imperar em nossas vidas, mesmo que o tempo tenha se transformado em uma mercadoria e que produtos sejam mais importantes do que o ser humano, sejamos apenas HUMANOS uns com os outros.
Que as histórias de Otávio e Clarisse, Heloíse e Lunna, Eloáh, Dante e da própria Angelina possam tocar bem fundo em vossos corações, assim como tocou o meu.

Engress 18/01/2023

Uma viagem pela vida e morte
É interessante parar pra pensar no que acontece depois de morrer (ou nesse caso, se matar) e isso fez eu me interessar muito por esse livro, pra entender qual seria a possibilidade de um suicida conseguir ajudar outros quando não conseguiu nem se ajudar.. E foi uma experiência interessante, houve momentos em que senti que era parte da vida dos personagens, que eu era um pedaço de um quebra-cabeça de suicidas que tentam, todos os dias, encontrar motivos para estar vivo.

Confesso que o final não me agradou mas que já era algo esperado, acredito que fui enganada por minhas próprias expectativas.

No mais, não é uma leitura que possa ser recomendada sem antes saberem os gatilhos que contém no livro.

EvelynKaren 21/08/2021

Bom, por onde começar?
A história em si é boa para uma ficção pois a vida real é bem mais complicada do que tudo que vemos no livro.
Depressão é uma doença que a pessoa carrega pela vida toda, tem fases que a pessoa pode estar melhor mas a depressão não tem cura.
Senti que o autor não soube falar muito bem sobre isso e sobre o pensamento de um depressivo suicida, não é uma frase de conforto que vai fazer com que a pessoa desista e não pense mais sobre o suicídio.

Uma pessoa suicida não quer acabar com a vida, mas acabar com a dor por isso é um processo longo para ela mudar de ideia.

A história foi narrada de um jeito "bonitinho" e confortável e tudo estava resolvido com frases feitas, mas a realidade é bem diferente.

Bom, é isso, ao fim da leitura fiquei com um sentimento estranho, como se faltasse muitas coisas na história.

Talvez se o autor focassem em apenas uma história e se aprofundasse nela poderia ser muito mais desenvolvida .

Vanny 18/07/2022

Não foi o que eu esperava
Luto contra a depressão faz um ano e meio e sou suicida. Quando peguei o ebook para ler esperava me ver compreendida nas palavras do autor, mas tudo que encontrei foram soluções razas e apressadas para um problema muito sério. O que digo com muita tristeza, é uma pena. Pois bem que eu gostaria que fosse tão fácil assim, como o autor coloca em seu livro, dissuadir alguém a tirar a própria vida.

Edson Camara 12/04/2021

Excelente leitura que nos impulsiona a reflexão sobre nossa vida e dos que convivem conosco.
Este livro além de ser uma leitura boa para entretenimento também passa uma mensagem séria sobre o tema do suicídio.
Quando o coloquei na minha lista de leitura fazia outra ideia do enredo, achava que a personagem iria enfrentar um lugar, ou dimensão e as consequências do suicídio diretamente.
Ao invés disso, Felipe Saraiça oferece uma linda história de amor, dedicação e compaixão onde até a morte se comporta de forma elegante.
Após uma tentativa frustrada de suicídio, Angelina, a personagem principal recebe 6 missões onde o objetivo é fazer as pessoas desistirem do suicidio, fazendo isso, ela teria seu lugar no encaminhamento para a morte propriamente dita.
A historia é contada de forma rápida, ágil, com capítulos curtos e sem meias palavras, nela acompanhamos Angelina em sua persistente luta contra a morte, dos outros, e de sua salvação.
No final o autor ainda nos mostra que o assunto suicidio não é tratado de forma aberta na sociedade e nas famílias e que isso contribui para o suicida levar seu plano adiante.
É uma excelente leitura que nos impulsiona a reflexão sobre nossa vida e dos que convivem conosco.
Ana Martins 12/04/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Vou incluir na minha lista.

Edson Camara 12/04/2021minha estante
Você vai gostar

Flor de Lótus 22/07/2022

Simplesmente magnífico ?
Uma leitura é rápida e marcante, construída a partir de uma narrativa delicada e poética fazendo com que a gente reflita e sinta suas mensagens! Com personagens profundos e cheios de cicatrizes.

Uma frase do livro que mais marcou:

"Há vezes em que o fim é necessário, assim como a desistência e a mudança de planos. É preciso aceitar que não há mais saída, pois, somente dessa maneira, é possível recomeçar. A vida é um abismo alto e íngreme e, por muitas vezes, nos mantemos à sua beira, apenas aguardando que algo ou alguém nos empurre e acabe com isso tudo. Porém, em certos momentos, isso é exatamente o que precisamos, pois o empurrão e a queda nos fazem lembrar que ainda há chão para se cair e para se levantar novamente."

Nattacha.Iank 05/04/2021

Quase tudo acaba bem...
Uma abordagem interessante sobre um assunto que tentam evitar. Angelina é carismática e o reflexo do que muitos jovens são. Vários personagens são envolventes e esperamos saber mais sobre eles ao longo da leitura e o mais interessante é saber que as coisas acabam bem ou quase bem, depende do ponto de vista.
Eu particularmente não gostei do fim, não achei romantizado de forma alguma, mas confesso que esperava por uma lição para a própria Angelina ou algo do tipo. Enfim, é uma boa leitura.

Marquesca 19/08/2020

Que leitura mais profunda e impactante!
Chorei, torci, me emocionei e me entreguei a essa leitura. Suicídio um tema tão necessário, mas tão pouco falado.  O livro me fez reviver muitas dores. É impossível colocar em palavras o que sentimos em momentos que não conseguimos mais achar força para continuar. Tem momentos em que a dor é tão forte que não tem mais o que fazer, não tem um remédio que faça essa dor ir embora e única saída que você consegue enxergar é o fim.
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Que lindo, Marquesca. Fico imensamente feliz que tenha gosta e com as emoções que o livro te trouxe. Agradeço muito por ter tirado um tempo para dizer o que achou, pois isso ajuda bastante.
Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

kissylasky 12/10/2020

Novo mundo
Tinha recentemente adquirido um leitor digital, e passeando entre as "estantes" me deparei com essa capa.
No leitor ela não tem cores, mas me fascinou tanto que abri no aplicativo do celular só para ver melhor.
Linda, linda demais.

Eu precisava de uma leitura significativa, com enredo bem construído e cenários que me levassem a um novo lugar.
Lendo a sinopse, parecia tudo o que eu queria.

Resolvi comprar o livro e assim consegui me surpreender ainda mais!

O cenário inicial já arrepia. As agruras da personagem principal comovem... E tem tanta reviravolta e boas surpresas nesse livro que pra mim o clímax é ler tudo de novo!
É aquele tipo de leitura que cativa, comove e acalenta.

Com certeza, um dos meus favoritos, que indico sem ressalvas!! ?

Daocalia 14/12/2020

Lindo
Livro tão lindo, tão profundo, tão real, tão importante e tão pesado, foi uma leitura muito tranquila, apesar das lágrimas inevitáveis !! Meio que você sabe como o livro vai acabar, ainda assim os acontecimentos são como um tapa, eu amei a leitura !!

Ruiva dos Livros 26/02/2021

Um livro bom com uma temática importante, mas que não conseguiu me empolgar enquanto lia, na verdade continuei lendo apenas porque queria acabar logo e não necessariamente era uma leitura que me empolgou.

alexpizziolo 09/01/2021

Decepcionante
Não vejo muito sentido em perder meu tempo escrevendo coisas ruins na internet, mas além da história ser simplória e o desenvolvimento ser tão ruim, o que mais me irritou no livro é que ele estava cheios de erros de ortografia, frases sem pontuação e um monte de erros que só me fazem pensar no extremo desleixo com que foi feito o livro. Decepcionante.