Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Gabi Porne 27/08/2021

Dica de leitura para o setembro amarelo (e para a vida)
"Para onde vão os suicidas" é uma história linda, repleta de referencias e imagens riquíssimas e com uma narrativa super sensível fluida. Acredito muito que todos precisem guardar sua mensagem nos corações: "(...) seja sempre gentil e você não está sozinho." Além disso, essa edição da Pendragon está puro luxo de tão linda!

mundo1 06/05/2021

Um tapa bem dado.
Se você tivesse que participar de um desafio, aonde apenas a morte tem acesso à todas as respostas... Você aceitaria? Apenas para ajudar as outras pessoas a não terem o mesmo destino que o seu, e conseguir - finalmente - se livrar da culpa que carrega? Angelina não tem tanta certeza de que vai conseguir... Mas ela precisa!
"Para onde vão os suicidas?" é um livro que sem dúvidas nenhuma acaba te marcando, você se apega na história e fica ansioso para saber como tudo vai acabar... A jornada de Angelina, além de nos mostrar que não existe idade para que as pessoas cometam (ou tentem) suicídio, também nos ensina a olhar mais ao redor e tentar ajudar todos aqueles que pudermos.. Afinal, você nunca sabe se está ou não ao lado de um suicida.
A escrita do livro te prende mais a cada página, os poemas colocados no início de alguns capítulos nos trazem um pouco sobre a história do personagem que tem pensamentos suicidas, para que assim, possamos entender os seus motivos para tentar tal ato, além de que os capítulos são curtos e bem estruturados o que acaba deixando a leitura mais fluida e pouco cansativa, os personagens são extremamente carismáticos e você consegue entender a dor que eles estão passando; O livro é apaixonante desde a primeira linha, e sinceramente? É difícil você o largar até ter acabado.
Admiro muito a forma como o autor abordo alguns assuntos como: homofobia, mutilação, e claro... Suicídio. Acho importante como ele descreveu a mente de um suicida sem tornar a leitura maçante ou extremamente pesada;
Com toda a certeza este é um livro que vale MUITO a pena de ser lido, já que além de rápido ele vai com toda a certeza te marcar de uma forma inesquecível, te dar um tapa na cara, fazer você acordar pra vida e começar a enxergar as coisas de outra forma... Principalmente com o seu final doloroso porém, já esperado.

Jenni 06/01/2023

" Lembre-se: seja gentil".
Que livro necessário , realmente muito emocionante e com uma história forte , todos deveriam conhecer essa obra. Trata-se de dores reais , que muitas pessoas passam e sentem vergonha de dizer , porque pensam que vão ser julgadas e existem muitas pessoas que realmente julgam a dor alheia invés de estender uma mão amiga . A história da Angelina é tão inspiradora porque é real , muitas pessoas escondem seus problemas, para não trazer fardos para os outros e acabam se sentindo desesperadas , não querem acabar com a VIDA , só com aqueles sentimentos que estão sentindo no momento , esse livro lembra a todos que ninguém está sozinho, ninguém está sozinho na sua dor , nela achamos a união.

lary 03/02/2023

O título me chamou atenção
O maior motivo de eu ter lido esse livro, foi o título. De X maneiras me chamou atenção e quando eu comecei a ler me deixou cada vez mais curiosa, até o momento que eu não gostei mais :/

Eu acho os personagens bons, com grandes chances de serem explorados junto com sua depressão e vontade pelo suicídio mas depois do Otávio, parece que tudo desandou

Na Heloise eu tive uma ideia de que o autor trataria cada estágio da depressão em um personagem mas não foi o que aconteceu. A história começou a ficar corrida e FÁCIL demais

Não consegui me conectar e entender como cada suicida teria algo que a Angelina sentia falta/nunca teve

O livro tem boas reflexões mas trata a depressão de forma rasa e superficial, o que me decepcionou :(

191 22/11/2022

Nao dá cara, é a segunda vez que tento ler isso daqui, mas o livro não me pega. A história é boa, bem desenvolvida e traz uma mensagem boa, mas eu não consigo terminaaaaar ? sinto muito, Felipe Saraiça, vc me parece um ótimo escritor e me sinto culpada por ter que abandonar está obra

Davi L. 14/01/2021

Uma leitura que vale a pena.
Uma narrativa bem tranquila e fluida que em nenhum momento se torna monótona. Personagens carismáticos e de fácil identificação, que geram empatia em pouco tempo de leitura. Sempre fico grato ao encontrar um livro que trata de assuntos tão delicados e sérios sem a romantização que ocorre por aí em tantas obras que acabam fazendo sucesso ao abordarem essas questões de maneira impertinente e puramente comercial. "Para onde vão os suicidas?" tem seus erros não só de narrativa como de algumas maneiras adequadas de lidarmos com pessoas que tem ideação suicida, porém, são minoria. O livro triunfa em nos causar as mais diversas reflexões acerca de variados assuntos que são importantíssimos e que nos atravessam a todo momento, não só épocas específicas da vida, mas no nosso cotidiano. Sentimos cansaço, apatia, medo, tristeza, indignação e revolta, mas também sentimos alegria, esperança, determinação e paz, tudo isso através dos personagens que nos são apresentados ao longo dessa história, cada passando por um momento completamente diferente da vida, em condições diversas, mas ainda assim, experienciando sentimentos semelhantes que os conectam entre si e entre tantas outras pessoas que nós mal poderíamos imaginar. Enfim, achei uma leitura muito agradável apesar do tema abordado, e acredito que as reflexões propostas consigam agregar bastante aos que estiverem mais sensíveis a questões delicadas e complexas como o suicídio.

#Caju 27/05/2022

Que livro perfeito e necessário
Ainda me encontro muito emocionada para descrever a tamanha sensibilidade do autor em abordar este tema tão denso e tão rotineiro atualmente. Ele nos envolve de tal forma, nos cria expectativas, nos faz sentir diversas emoções. É um livro que indicarei a todes pois em seu final ele convida a todos a sermos gentis uns com os outros pois não sabemos das dores e as lutas que as pessoas enfrentam diariamente dentro delas. Simplesmente, ammmmmei!!!!
Adri.Souza 02/06/2022minha estante
Amei ...Amei ...Gratidao pela maravilhosa indicação. Amei mesmo.

Lilo.soares 20/10/2020

Suicídio não é brincadeira
Esse livro é incrível eu ri e chorei, me conectei demais com os personagens, torci pela Angelina. Todo o espaço os personagens são super bem construídos eu fico até sem palavras. Ainda estou desnorteada com esse livro e vou correndo ler a história do Eloáh pois amei. Confesso que queria mais da história do Dante kkk mas mesmo assim o livro não tem defeitos.

Larrosa 14/01/2022

Eu estava com esperanças de que o livro tratasse o tema suicídio com o cuidado que esse assunto merece. Mas n foi o que recebi.

Não vou dizer que não teve sentimento, mas pareceu que o foco estava em frases bonitas ao invés de estar realmente na questão de superar as dificuldades.

E o que mais me chateou, foi como o desejo de suicídio foi abolido pela personagem, como se palavras simples de "seja forte" fizessem com que alguém deixasse de querer cometer suicídio.

Um livro sem responsabilidade e sentindo.

A.Jares 08/09/2020

Foi m livro que me prendeu do início ao fim, mesmo eu achando que o final não foi da mesma sensibilidade que o começo foi uma leitura que conseguiu me forçar a pensar um pouco na minha própria existência e como meus atos poderiam afetar outra pessoa.
Felipe Saraiça 15/09/2020minha estante
Olá, Andressa. Fico imensamente feliz que tenha gosta e com as emoções que o livro te trouxe. Agradeço muito por ter tirado um tempo para dizer o que achou, pois isso ajuda bastante.

LivroAleatorio 25/04/2023

Sensível, representativo, importante
Gostei do livro. Dentro dele acompanhamos histórias diversas sobre a vida humama. Nossos amores, nossas dores, nossas angústias e as nossas alegrias. Porque como humanos, nós estamos sujeitos a todas as experiências humanas e a dor faz parte.
"A vida mata. Ela cria o cotidiano, os problemas, as intrigas. Eu só recolho os corpos."
Cada uma das histórias de vida apresentadas nos mostram as dores e a coragem necessária para enfrentá-las. Nos mostram as faltas e as ausências, tão comuns a nós. Nos aproxima da angústia, mas também da esperança.
Achei um livro bastante sensível, com temas difíceis e doloridos, mas bem escrito, necessário e tocante.
Obs: Chorei um bocado.

nvrlsnd 19/02/2023

Porque vida e morte andam lado a lado.
"Sabe, Otávio, não há nada de errado em se sentir triste por um dia ou um ano inteiro. Isso não te tornará mais frágil ou inferior a ninguém."

Angelina precisava salvar outras pessoas de si mesmas antes de finalmente poder descansar.

O que me chamou a atenção nesse livro foi o título. E então, quando eu li a sinopse, me interessei um pouco mais. A história fala sobre um assunto muito delicado e importante, mas eu senti que não foi tratada direito.

O plot é bom, eu gostei da ideia. Mas achei que a história de cada personagem foi passada muito rápida, como se o autor estivesse com pressa para acabar de escrever, principalmente a dos últimos dois personagens. Não tive tempo de sentir apego por eles.

Além disso, uma coisa que também me incomodou foi a escrita. É rápida e fluída, mas parece que o autor comia algumas palavras. Muitas vezes eu fiquei confusa pois não sabia a quem uma fala pertencia.

Minha experiência de leitura não foi boa, talvez por eu ter colocado muita expectativa em cima desse livro.

Ana 14/05/2020

Imprevisível
Sim, esse livro tem muito cliches, mas também sua linguagem simples e jovem nos faZ pensar em coisas tão óbvias que deixamos de lado. Recomendo.
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Oi, Ana. Muito obrigado pela recomendação. Ela ajuda muito. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

Ana 11/10/2020minha estante
Imagina! Obrigada você por tê-lo escrito!

Adriana1407 23/05/2020

Emocionante.
Me surpreendi com esse livro. Estava no KU e vi que eram poucas páginas, e fui com a cara do livro rs. Mas ao ler...me deparei com um assunto muito pesado porém tratado de uma maneira tão delicada. Me emocionei diversas vezes e achei lindo demais! Recomendo essa leitura!!!!!
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Agradeço demais a recomendação, Dri. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.