Our Mutual Friend

Our Mutual Friend Charles Dickens

Resenhas - Our Mutual Friend

iarakessia 06/06/2024

Retold
Seems like Dickens but in the end it?s a little far away from him. But has his magic on it.
A crime was committed and the lives of people are changed because of it. In the end all is going to be fine.

Vanessaliteraria 02/04/2024

Já escutou aquela frase sobre ir com muita sede ao pote ? Então ... Foi o que aconteceu aqui kkkkkk
Amo os livros do Charles Dickens não é de hoje, e desde o ano passado venho devorando alguns livros dele. Mas esse daqui que eu achei que ia ser o ápice do negócio me broxou ?
Nosso amigo em comum é uma obra prima! Mas pensa num livro com trocentos personagens ? Manooo eu terminei de ler o livro sem entender quase nada kkk Não consegui me conectar com os personagens ...
O livro já começa com um mistério super envolvente, um corpo que é achado no Rio tâmisa e até aí beleza, teve pitada de romance, teve gente tomando um sacode, teve gente usando 3 nomes diferentes ,mas depois disso a leitora aqui ficou mais perdida que cego em tiroteio ??????
Salvei algumas citações que achei lindas ??

" Ninguém é inútil neste mundo, quando alivia o fardo de outra pessoa qualquer."

"Ninguém que saiba ler observa um livro, mesmo que esteja fechado na estante, da mesma maneira que uma pessoa que não saiba ler."
Enfim gente , eu pretendo reler ele em algum outro momento e ser mais minuciosa na leitura , talvez tenha sido esse o motivo de terminar sem entender nada. É melhor do que pensar que sou burra demais né ????????
Se você já leu esse livro é aproveitou 100% sua leitura vem cá me contar o que achou e me fazer entender o que rolou lá ??

Thayamaral 31/03/2024

É o amor, é o amor que faz o mundo girar.
Não gosto de escrever se o livro é bom ou não;afinal, só o autor sabe o que quer transmitir e só o leitor pode interpretar e reter o necessário, cada um no seu momento, cada um da sua maneira. Esse é meu primeiro do Dickens e já estou animada para ler os próximos. Alguns capítulos (os que envolvem a alta sociedade) são enfadonhos, mas merece ?????????? porque creio que era essa a intenção do autor;mostrar o quanto os "ricos" são superficiais. Mas cada história é cativante e reflexiva, cada personagem nos trás uma lição importante.
Espero que todos tenham a oportunidade e o prazer de ler uma obra prima dessas.

Toshiko.Pri 27/03/2024

Nosso Amigo Em Comum
Em nosso amigo em comum, Dickens nos apresenta uma variedade de personagens que nos deixa até um pouco perdidos no começo, mas aos poucos tudo vai se encaixando.
O livro se inicia com um mistério a ser resolvido, o corpo de um homem que foi encontrado no rio. Após descobrirem quem era o falecido, precisam descobrir quem foi o assassino.
Mas esse mistério não é o foco na trama do livro.
Dickens deixa de lado as investigações e nos apresenta mais personagens, alguns cativantes que nos fazem suspirar, e outro que nos fazem querer entrar dentro da trama e dar alguns safanões neles. E digo que foram muitos.
Alguns personagens que para mim não faziam sentido até eu ter chegado no final do livro.

E assim como era marca registrada do autor, ele faz uma crítica à sociedade da época.
O livro teve seus altos e baixos, quando me faziam não querer parar de ler, ou quando me faziam dormir em cima do livro de tão chatinho que estava aquela cena.

Mass, foi uma grata experiência ter podido ler essa obra, que eu quase não adquiri, por saber que enquanto Dickens escrevia esse livro, ele sofreu um acidente de trem onde quase morreu, e que estava acompanhado de sua amante e a mãe dela. Me chamem de chata, mas sim, saber que um autor que escreveu obras com cunho cristão tinha uma amante, me decepciona. 😛.

Mas deixei isso de lado, e aproveitei a leitura e curti.

E pra você saber quem é o nosso amigo em comum, só você lendo...hihi
Mariana 28/03/2024minha estante
Quero lerrrr!! Adorei amiga, tá demais!!! Arrasando!!! Essa parte da amante???... masss seguimos

Toshiko.Pri 28/03/2024minha estante
Pois é, quebra as pernas essa informação né?! Kkkkkk
Quando puder, compre ele, é um pouco salgado o preço, mas vale a pena, raridade na estante??

tiadodudu 26/03/2024

Um novelo sem embaraço
Dickens é Mestre na arte de criar personagens em quantidade e qualidade com peculiaridades engraçadas e às vezes vilanescas. No começo ficamos perdidos mas com o desenrolar da narrativa tudo se conecta.

Claire Scorzi 18/01/2024

Aparências
Publicado pela primeira vez em 1865, Nosso Amigo em Comum foi o último romance que Charles Dickens conseguiu terminar. Um romance extenso que repete, em diferentes níveis, um tema: o das aparências.
Temos personagens que assumem mais de uma identidade ao longo do livro; temos um falso vilão, que serve ao propósito de ocultar o verdadeiro vilão; temos amor real que precisa passar por provações, amor que não é amor, porém obsessão, amor que não se reconhece como tal, abafado por convenções e preconceito. Aparências.
Se a princípio o leitor iniciante em Dickens pode espantar se e até ficar desnorteado com a apresentação de tantos personagens logo nos capítulos iniciais, quando Dickens parece saltar de um ambiente para outro, pode tranquilizar se: Dickens não se perde. Ele irá amarrar grupo a grupo, conectando diversas figuras através de suas peripécias.
Reviravoltas, drama, uma arguta percepção social, ironia, toques sombrios, quase góticos, em determinadas passagens, Nosso Amigo em Comum é um dos mais extraordinários romances do autor de Oliver Twist e Grandes Esperanças. Uma comprovação,se era preciso, do grande poder desse escritor vitoriano que era, como escreveu a autora inglesa Doris Lessing, um gênio.

Alessandro232 03/01/2024

Um dos melhores romances de Charles Dickens
"Nosso Amigo em Comum" talvez seja um dos romance menos conhecidos de Charles Dickens porque tem poucas publicações no Brasil. Mas, em uma iniciativa corajosa da editora Pedrazul. finalmente, os leitores puderam ter acesso a este livro.
Que livro! Dickens estava muito inspirado quando escreve a trama de "Nosso Amigo em Comum". Neste romance volumoso - mais de oitocentas páginas! há temas recorrentes na escrita do autor, tais como a sátira social, a orfandade, a pobreza e a miséria dos pobres em contraste com a ostentação e a futilidade dos ricos, a importância da educação, a inveja, a cobiça e até mesmo um pouco de sentimentalismo. Também neste livro, o autor também investe logo no início, na atmosfera, com pinceladas góticas de mistério e suspense. - como ele havia feito em "A Casa Sombria". Sendo assim, "Nosso Amigo em Comum" começa com uma morte misteriosa que está relacionada com uma herança de uma fortuna de um homem sovina conhecido ironicamente como o lixeiro dourado. É a partir dessa situação que Dickens começa a desenvolver uma trama intricada, na qual destaca-se uma grande galeria de personagens. Alguns deles durante a leitura tornam-se inesquecível a exemplo da bela, inteligente e muito bem humorada - são dela as melhores tiradas, Bela Winfer, o bondoso casal Bonfin, uma anã muito esperta que trabalha como costureira de bonecas, um professor que enlouquece depois de não ser correspondido por uma moça e o misterioso John Rokesmith - o nosso amigo em comum que dá título a obra.
Como outros livros do autor, "Nosso Amigo em Comum" é longo, mas nunca é aborrecido, porque está cheio de situações dramáticas ou de mistério/ suspense, momentos de humor e muitas reviravoltas, e uma delas é surpreendente e inesperada. Ou seja, "Nosso Amigo em Comum" é um livro da maturidade do autor que demonstra estar em plena forma em sua escrita. Sobre ele devo concordar com Ítalo Calvino. É a última grande obra-prima do autor em sua construção narrativa equilibrada e muito bem elaborada - quando você termina dá impressão que Dickens pensou em tudo para "amarrar" muto bem a história. É um livro tão marcante que quando termina parece deixar um vazio no leitor. Para mim sua leitura foi muito prazerosa e, sem dúvidas, pode ser que seja uma das melhores no ano. Ou seja, para quem gosta de Dickens é um livro obrigatório que vale muito a pena ser mais conhecido e lido - é lamentável que outras grandes editoras não tenham dado a devida importância para essa obra-prima da literatura inglesa que, felizmente por iniciativa da Pedrazul está disponível em português para os leitores.
Sobre a edição: A Pedrazul caprichou na edição. Ela tem capa dura, folhas amarela e fitilho. A tradução também é muito boa, até mesmo um pouco superior a de outros títulos da editora.

Thiago662 31/12/2023

O submundo da Era Vitoriana
Dickens descreve a sociedade inglesa da Era Vitoriana como poucos, dos salões dos lordes aos lixões e pessoas que viviam do que catavam no Tâmisa! Mas os clássicos dos séculos XVIII e XIX parecem cair no excesso: de páginas, personagens, tramas e subtramas e chegam alguns momentos em que a leitura se torna pesada, cansativa! Segundo a Pedra Azul, são 85 personagens! Alguns nem tão bem construídos.

Como em outras obras de Dickens aparecem o substrato do homem: ganância, inveja, avareza, orgulho, loucura, chantagem, moral, preconceitos, ciúme e raiva, ingratidão, egoísmo, paixões avassaladoras, mas também o lado bom, sincero e desprendido das pessoas. Na realidade, o personagem central é o dinheiro e aquilo que ele pode causar de bom ou ruim nas pessoas!

O pano de fundo é uma herança e um herdeiro aparentemente morto, encontrando boiando no Rio Tâmisa. A partir daí muitas subtramas se desenrolam. A bondade dos Boffins que herdam uma fortuna que não queriam e não precisavam. A ganância dos que os rodeiam (Wegg, o grande exemplo). A vida de aparências da sociedade inglesa (sintetizada com o casal Lamle e o casal Veneering). A crítica ao tratamento aos pobres na perspectiva de Betty, cujo maior temor era parar num alojamento de indigentes! O judeu bom, Riah, uma mea culpa de Dickens pelo malévolo judeu de Oliver Twist!

Pontos fracos: impossível compreender a paixão avassaladora do professor por Lizzie. Ou o desprendimento de Rokesmith. A mudança tão rápida de Bella Wilfer.

Necessário para conhecer o lado escuro da Era Vitoriana!

Marcos606 08/06/2023

O melhor romance de Charles Dickens
Seu último romance completo, combina sua melhor sátira e sua mais aguda critica social, é essencialmente uma crítica dos valores monetários e de classe vitorianos. Londres é retratada como mais sombria do que nunca, e a corrupção, complacência e superficialidade da sociedade “respeitável” são ferozmente atacadas. O romance também é notável por causa do retrato simpático de Dickens de um personagem judeu chamado Riah.

S.Paz 04/07/2021

Perfeito, favoritado!
Fui pra cima deste livro sem muitas expectativas. Achei que seria entendiante (ah, o preconceito com histórias escritas antes de 1900) e que só me renderia algumas novas palavras no meu vocabulário em inglês.
Resultado? Amei! Uma leitura incrível e resumida com maestria nesta edição super linda da Macmillan Readers!
Me rendeu um entendimento maior de algumas estruturas gramaticais, me apresentou diversas palavras e expressões novas e também me fez cair de amores por Charles Dickens, com certeza lerei outros livros dele.
A história é incrível e te prende do início ao fim. Várias revelações inesperadas que te fazem pular de surpresa junto com os personagens, se prepare para vários Plot Twists intensos e surpreendentes!
E aqui deixo registrado que "Our Mutual Friend" já tem lugar especial no meu coração.

Dominique.Auler 26/12/2019

Esta história de Dickens, como seu famoso Conto de Natal, trata principalmente da ganância humana.

O motivo que traz o protagonista John Harmon de volta para sua antiga casa é a herança do pai. Mesmo que não esteja tão interessado na fortuna, é o testamento que lhe faz se interessar pela jovem Bella Wilfer, com quem deve casar para receber a herança.

Bella se torna mimada pelo dinheiro ao morar com os Boffin, cuidadores da casa. É só ao ver a crescente ganância do próprio Sr. Boffin que ela percebe seu erro e muda.

O dinheiro também motiva inicialmente Roger Riderhood a mentir, entregando um inocente para conseguir a recompensa oferecida por um caso de assassinato.

Mesmo a luta pelo amor da jovem Lizzie Hexam é travada por dois homens que tentam pagar por sua educação. Um dos pretendentes ainda é extorquido também por Riderhood para que não revele seus atos.

No fim, o autor nos mostra a felicidade daqueles que conseguem superar ou resistir a essa ganância, enquanto mostra a queda dos que se afundam nela.