As Terras Devastadas (eBook)

As Terras Devastadas (eBook) Stephen King
Stephen King
Stephen King

Resenhas - As Terras Devastadas

Vitorcfab 30/01/2022

As Terras Devastadas
Esse livro pode ser dividido em dois principais arcos. No primeiro, o pistoleiro e sua equipe devem encontrar uma forma de trazer o garoto Jake para o Mundo Médio, enquanto Jake, em seu próprio mundo, também está tentando encontrar formas de contactar Roland. No segundo arco, a equipe deve desbravar o mundo onde estão, e descobrir seus mistérios atravessando as "Terras Devastadas".

Esse é um daqueles livros que me agradou em absolutamente todos os aspectos, mas principalmente no desenvolvimento dos personagens.

King explora cada um dos protagonistas de forma individual e profunda, mergulhando fundo em seus psicológicos e fazendo com que confrontem seus maiores sentimentos, principalmente os medos e arrependimentos.

Individualmente, os personagens já são excelentes, mas em equipe eles se tornam maravilhosos. Cada relação ou dinâmica desse grupo é perfeita, e proporcionam chances para que todos evoluam juntos. Os sentimentos de amizade entre eles é forte, dá para sentir esse amor quase brotando das páginas, quase como se todos eles fossem reais. Não sei explicar o quanto estou amando esse elenco de personagens.

A história também ganha proporções muito maiores, principalmente no aspecto sobrenatural, com uma ótima mistura de fantasia e ficção científica. Descobriremos mais sobre esse mundo e sua "mitologia", onde tudo ficará mais complexo. Teremos algumas respostas para os mistérios já apresentados, mas é possível que algumas respostas gerem mais perguntas.

Gosto muito de como esse livro trabalha com dois arcos completamente diferentes, mas igualmente interessantes e satisfatórios. O primeiro arco, que envolve trazer Jake para o mundo de Roland, é mais focado na parte sentimental e no desenvolvimento dos personagens. Já o segundo arco, consiste em uma aventura deliciosa por lugares novos, desconhecidos e imprevisível, deixando o livro cheio de ação e possibilidades.

Sei que é óbvio dizer que a escrita de Stephen King é excelente, mas preciso dar destaque para a fluidez de sua escrita nesse livro. Particularmente, acho que esse foi um dos livros mais gostosos e fluidos do autor, que dosou o desenvolvimento dos personagens, a aventura, a ação e os mistérios de uma forma que me pareceu perfeita.

A escrita também trabalha com muitos detalhes os sentimentos dos personagens, explorando a fundo desde os sentimentos mais simples até os mais complexos, me fazendo acreditar e sentir por cada um dos personagens.

Teremos vários momentos marcantes e cheios de ação, narrados com muita criatividade e habilidade, principalmente os capítulos finais de cada arco. São momentos onde muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, mas não me senti confuso em momento algum, e consegui visualizar com perfeição tudo que o autor queria transmitir.

Na reta final, o autor dividirá os personagens em pequenos grupos, criando algumas histórias paralelas que ajudam a deixar a leitura ainda mais rápida e emocionante. O desfecho desse livro levará os personagens para um momento muito importante, mas encerrará a história com um enorme cliffhanger.

--- Os Personagens ---

Roland. Está em constantes conflitos emocionais por conta de Jake, ainda sentindo por tê-lo abandonado, e sem saber se seu encontro com o garoto (no primeiro livro) realmente aconteceu, já que conseguiram impedir sua morte. Vemos um lado muito mais sentimental e amoroso dele, um lado que eu amei conhecer. O sentimento de culpa fica cada vez mais forte, quase levando-o à loucura. Dá para sentir seu arrependimento e sofrimento. Seus sentimentos em relação a Eddie e Susannah também estão mais fortes, como se fossem irmãos.

Jake. Podemos ver esse personagem em seu próprio mundo, como uma criança comum, tentando se destacar e entrar em um bom colégio. Ele tem uma forte ligação mental com Roland, que não compreende a princípio e acredita estar enlouquecendo. Durante o primeiro arco, sua mente é mais confusa, cheia de sonhos e intuições, por vezes com dificuldades para separar o real do imaginário. No segundo arco, se torna o mais jovem, indefeso e inocente membro do grupo, mas que tem um forte senso de proteção e amor. Ele faz amizade com um cachorro chamado "Oi", e os dois são capazes de arriscar a vida para proteger um ao outro. Seu relacionamento de pai e filho com Roland é uma das coisas mais lindas do livro.

Susannah. É quase como uma nova mulher, uma mistura ou equilíbrio entre as personalidades chamadas Detta e Odetta, juntando o melhor das duas. Se torna uma pistoleira habilidosa, possivelmente a personagem mais habilidosa do bando. Por vezes, precisa deixar Odetta assumir o controle, em momentos onde a selvageria e coragem inconsequente dessa personalidade são úteis. É a mais séria e fria do grupo, demonstrando força de formas diferentes, algo que é muito útil principalmente no primeiro arco, quando Eddie e Roland estão passando por problemas e não conseguem pensar de formas coerentes.

Eddie. Veremos mais de seu passado, sua história com o irmão, como era apegado a ele, o admirava e amava. É o personagem mais leve e engraçado do grupo, mas não é menos sentimental ou menos profundo, ainda que tenha dificuldades para demonstrar. Ele superou o vício em heroína e a morte do irmão, mas agora precisa superar outra coisa, talvez seu pior inimigo, que são suas próprias inseguranças. Isso rende um desenvolvimento maravilhoso, onde ele deve enfrentar seus sentimentos mais confusos. Esse desenvolvimento também proporciona alguns diálogos maravilhosos entre Eddie e o grupo, principalmente com Roland, momentos carregados de emoção. Seu romance com Susannah fica mais estruturado, concreto e intenso.

Blaine. Uma inteligência artificial que controla um trem, responsável por levá-los até as "Terras Devastadas". Um ser inteligente e que sempre tenta ser racional em tudo, mas tem muito mais personalidade do que esperavamos, o que pode ser complicado, uma vez que não está acostumado a lidar com seres humanos. Por vezes parece uma criança mimada, que quer tudo do seu jeito, e está disposto a matar quem o contrariar. É uma espécie de aliado e inimigo ao mesmo tempo, com um bom humor agressivo e potencialmente perigoso.
03/03/2022minha estante
Que resenha incrível, concordamos em praticamente tudo! ?

Jaquelline.S. 29/01/2022

Mais ou menos
Esse achei maçante também. Tem algumas partes eletrizantes, dá um nervoso, um desespero. Mas a maior parte achei maçante. Vamos ver o próximo.

Dani Carrara 26/01/2022

"O mundo realmente continua seguindo adiante, e cada vez mais depressa. Ao mesmo tempo, tudo está se desgastando... desmoronando..."

Daniel Alberto 18/01/2022

Amei mais do que o 2
É incrível como o King consegue prender a gente do começo ao fim da leitura, levei menos de 4 dias para concluir a leitura desse terceiro volume e confesso que a cada livro a história fica ainda melhor!

tiamaly 25/12/2021

O terceiro volume tem seus altos e baixos, mas o desenrolar trouxe muitos bons momentos. A apresentação dos personagens foi muito bem feita e me fez criar grande carinho por um deles em especial.

O feito de produzir uma grande e épica jornada sobre a Torre Negra faz a história ser cansativa em alguns trechos, principalmente no livro I (quase inteiro) e em partes do livro III, que ficou arrastado em alguns momentos.

Há muitas perguntas sem resposta e muitas respostas soltas. Mas digo que está valendo muito a pena acompanhar a saga.

2022 vai se iniciar com o livro IV e estou muito animada. :)

Edy 21/12/2021

Well well well
É daqueles livros q serve mesmo pra unir dois pontos d uma jornada, da sentido ao final do último livro, introduz alguns conceitos novos e por fim cria alguns ganchos para o próximo livro.

Laura 11/12/2021

O melhor da série até agora é o que mais tem "vibe" de fantasia mesmo, embora os elementos de horror sejam bem.fortes.em.alguns pontos da história (é King né). Mas a trama é muito interessante, as ameaças vem tanto de dentro quanto de fora, e a sensação de absoluta confusão que temos no primeiro e no início do segundo livro não aparece tanto aqui, já que já estamos acostumados com esse estranho mundo de Roland.
Gostei bastante e tô empolgada pra continuar a série.

Marcelo Ricarte 30/11/2021

Somos todos pistoleiros em busca da torre
Nunca optei por ler qualquer saga com um livro em sequência do outro...

Isto até iniciar essa, estou fascinado tal como os personagens, e esse livro foi incrível.

Ariel S 03/10/2021

Leitura interessante
A história nesse terceiro livro começa a ficar cansativa e você só quer chegar ao final do livro para dizer que terminou de ler.