Sally e a Sombra Do Norte

Sally e a Sombra Do Norte Philip Pullman

Resenhas - Sally e a Sombra do Norte

Andreza.Zimbaldi 20/02/2024

E a Sombra do Norte
Philip trás no segundo livro uma aventura 7 anos após os acontecimentos do 1° livro, o começo reapresenta novamente alguns personagens, e trás uma narrativa dos avanços dos personagens ao longo desses anos, mas, fiquei bem triste com as pontas soltas do primeiro livro não são resolvidas no segundo. Ao decorrer do livro, são apresentadas mistérios e histórias interligadas que vão dando o envolvimento a trama, partes que são legais de ler e também trás uma certa crítica social, principalmente por conta da época em que a história é narrada. Conforme vai passando o livro percebemos um Philip Pulmam um pouco cruel com o seguimento dos personagens (sem spoilers), Finais felizes? Kkk pra quem leu a Bússola de ouro sabemos que Philip só brinca com nossos sentimentos. Bom, gostei do livro, não foi meu favorito, mas, a história é boa. Bora dar seguimento a saga.

Jucimia 17/02/2024

Sally e a Sombra do Norte escureceu tudo depois que passou
Meu livro favorito da série, o desenvolvimento dos persongens é algo gostoso de se ler. Os personagens não são mais tão jovens como no primeiro livro e é tão agradável ver o desenrolar das relações de cada um entre si.
Acredito que nunca chorei tanto lendo um livro quanto chorei nesse, uma perda terrível e dolorida acontece e essa dor se da justamente pela habilidade que o autor teve se cativar os personagens com os leitores. Amei cada letra, vírgula e página.

Pedro 14/08/2023

Demorei, mas terminei
O começo da história é monótono e lento, o meio começa a ficar dinâmico e o final é emocionante, (mesma coisa q o primeiro) não é um livro ruim mas tbm não é um livro ótimo, não sei se lerei os outros livros dessa saga, provavelmente não, mas tudo pode acontecer, enfim é um livro de 3,5 estrelas pra 4

Zoi puxado 23/06/2023

Esse final...
O livro é bom mas tem q ter paciência pq em quase td o livro vc fica meio perdido e so o final te prende a ponto de n querer largar, .as é bem o final mesmo. Acredito q tds os livros dessa série sejam assim

Mary 13/04/2023

Preferi o primeiro livro
Nem de longe é tão bom quanto o primeiro livro da série. A história deixa algumas pontas soltas de "Sally e a Maldição do Rubi" que não foram esclarecidos neste livro. Sally e a Sombra do norte gira em torno de um empresário mal intencionado e de um ilusionista medroso. O início do livro é meio monótono mas ao desenvolver da história vai ficando mais emocionante e prendendo mais a atenção. A morte de um dos personagens me trouxe bastante tristeza foi meu primeiro grande luto literário. No geral é um livro razoável.

juliana 23/10/2022

O livro se passa seis anos depois de Sally a a maldição do rubi, não existe muita continuidade desse livro com o primeiro mas isso não estragou a leitura. Sally continua forte e independente e uma mulher muito inteligente, as ações de Sally nesse livro me deixam sem palavras. Recomendo a leitura do livro para aqueles que gostam de uma aventura e de uma vingança.

elle3 21/10/2022

Em relação ao primeiro livro, esse não me prendeu tanto no início. Os primeiros capítulos foram muito entediantes, e do meio pro final da leitura é que tudo esquenta de uma vez só. Esse livro põe em teste a empatia que sentimos, pois são vários momentos que encontramos Sally em situações difíceis. Foi uma leitura boa, apesar de tudo. Recomendo.

MarcosQz 20/03/2020

Trágico
O segundo livro da série é melhor que o primeiro, mais complexo, carregado, enredo mais sombrio e muito mais trágico. Se passa 6 anos após o primeiro livro, o que não atrapalha em nada, achei interessante o tempo entre um e outro, não gosto de acontecimentos, digamos, anuais em séries.
Achei o final trágico, apesar de alguns acontecimentos felizes, mas fiquei triste com algumas mortes que não esperava.

Romildo 01/04/2018

Sally e a sombra do norte - Philip Pullman
Nesse segundo livro a história vai se passar seis anos após ser desvendado o caso em volta do pai da principal Sally Lockhart; sendo agora uma jovem adulta de 22 anos, que tem seu próprio escritório de consultoria e sua independência. Ela e seus velhos amigos vão embarcar em um novo mistério que vai envolver tragédia, romance, e ocasionado confrontos com o perverso Axel Bellmann, o homem mais rico da Europa e que não calcula as consequências dos seus atos. O que será que vai acontecer?? Todos vão estar vivos até a última página??
Minha opinião: uma leitura divertida, misteriosa e um desenvolvimento gostoso de se ler. Mas tem seus pontos fracos, principalmente na parte em que o rapaz morre por um acontecimento tão trivial(na hora fiquei tipo: simmm ele morreu?? O que foi isso?? Ele deve tá sonhado...), e um final para o vilão muito sem desenvolvimento, parecia até que ele queria terminar ligeiro o livro. Tendo uma última página bem interessante, que chama a atenção e a curiosidade do leitor para o próximo livro; uma informação que faz com que ultrapasse a página e deixe você feliz junto com eles. No geral gostei do desenvolvimento e da história.

Lyn 22/03/2018

Ambientada na Londres de 1878, uma cidade fervilhante com seus teatros de variedades e lar de ricos e suas propriedades, de pobres sem nem ter o que comer, e é nessa cidade que encontramos Sally, uma contadora, mas que tem como hobbie investigar crimes.

Nessa história, Philip Pullman ( o autor de A bússola de ouro) , nos joga em um mundo envolto por mistérios ligados à espiritualismo, a ganância e o poder, sem deixar de lado as características de um bom romance, sempre com cenas rápidas e dinâmicas.

Tudo começa com o naufrágio do navio à vapor Ingrid Lindie, o que provoca uma reação em cadeia afetando vários investimentos tidos como sólidos, e é aí que Sally percebe, que tudo estava dando errado não por conta própria, mas que alguém estava manipulando tudo para que houvesse benefícios.

Aos poucos, ela se envolve a uma trama que envolve assassinatos, roubo de patentes e milhões de libras, onde cada movimento pode ser a morte ou a vida de alguém.

Sally conta com apoio de seus velhos colegas, Frederick Garland e Jim Taylor que dão início a investigações que confrontam o poderoso Axel Bellmann, o homem mais rico da Europa, que gerou sua riqueza de maneira suspeita.

Apresenta um bom nível de mistério, sempre dando vontade de continuar devorando o livro.
É garantido emoções que vão desde raiva, a alegrias, garanto que até mesmo lágrimas podem rolar (digo porque eu mesmo chorei em certa parte), garanto uma boa leitura.

site: https://electronicmaze.wordpress.com/2016/09/27/a-critica-sally-e-a-sombra-do-norte/

Mylena 05/10/2013

AINDA NÃO ESTOU CAINDO NA REAL
Bom, de inicio, pensei que o livro fosse a continuação do primeiro, o autor da algumas explicações do que aconteceu durante os seis anos que se passaram porem fica uma coisa meio vaga, chorei muito principalmente quando ocorre o inesperado, imaginei um final totalmente diferente desse,a historia de Sally me prendeu muito, principalmente pelo fato dela ter sido independente em uma sociedade liderada por homens, me senti muito proxima dela e dos seus amigos, o que me deixou mais abalada ainda com o final.

Juliana Cohen 03/07/2013

Muito bom, porém triste, chorei absurdamente.
Fiquei com muita dó da Sally, ela sofreu muito no livro.
A minha sensação quando terminei de ler esse livro foi bem parecida quando terminei A Luneta Âmbar: achei o livro muito bom, muito bem escrito, com críticas ótimas, e ao mesmo tempo muito triste.
O mistério é ótimo, e adorei a crítica feminista, sobre o ingresso da mulher no mercado de trabalho. A Sally é uma verdadeira sherlock holmes do sexo feminino.

MENINALY 11/03/2013

Meu coração ficou em pedaços
Mais um volume da serie Sally ..foi bacana, misterios, aventura, romance e....lagrimas, sim este livro esta recheado de momentos tristes...Realmente o Sr Pullman é um ser sem coração (mas continua sendo um dos meus autores favoritos). Sally esta com 22 anos e muito mais esperta! Estou louca pelo proximo volume.