As bruxas de Eastwick

As bruxas de Eastwick John Updike

Resenhas - As Bruxas de Eastwick

Lah 09/01/2024

Feitiçaria
Eu estava super empolgada pra ler As Bruxas de Eastwick! Lembrava um pouco do filme (que só vi uma vez), que achei muito interessante quando vi. Mas o livro é diferente. Claro, o filme é uma adaptação, nunca ia ser igualzinho ao livro. Porém, o filme parece melhor que o livro. É, é um desses raros casos. Achei o livro bem ok. A terceira parte foi minha preferida, acho que se o livro fosse todo igual a terceira parte ia ser 10/10. Mas eu gostei de acompanhar as vidas de Alexandra, Sukie e Jane, e como a chegada de Darryl Van Horne abala as vidas das três bruxas.
????

ThayAvalon 31/12/2023

A adaptação é melhor que o livro , aqui está um exemplo de que as vezes para a tela fica melhor, menso maçante!
A adaptação em si brilha com a Cher, mas ao mesmo tempo que possui fala feministas e as três mulheres solteiras tem que enfrentar os olhos da cidade, também tem tudo ao redor de um homem, no final, as atuações pra época acredito que foram maravilhosas, mas hoje em dia seria um filme de centavos kkk, gostei da história mas não me prendeu de modo algum, não me importei com nenhuma delas, e a parte mística , ficou só mesmo pro final não tem aquele mistério antigo ou algum conceito elas nem mesmo sabem e a gente não entende so fica subentendido que talvez elas tenham algum poder , em fim, 3 estrelas n pretendo continuar o segundo livro.

Julinho 10/07/2023

Pela temática, o livro me lembrou "da magia à sedução: principalmente pelo plot, no final, das três bruxas, cada uma, conjurarem um homem "perfeito" para si mesmas. Porém, inegavelmente, é um livro sobre assuntos femininos contado de um ponto de vista masculino: toda a rivalidade entre as personagens mulheres, mesmo que ao fim se mostrasse uma rivalidade inútil, demonstra esse viés. "As bruxas de Eastwick" é uma sátira - a magia o exagero maior dela - do universo feminino e das suas questões.

Odiei e amei todas as três protagonistas, em momentos diferentes, são personagens humanas e muito bem construídas. A escrita do autor é poética, original e impactante, também me prendeu bastante.

Caroline1402 18/05/2023

7/10
Eu tive dificuldade em me adaptar a essa leitura, demorei um pouco para pegar gosto. É uma linguagem antiga e mais difícil, com
muitas informações específicas que as vezes me deixava perdida .. mas depois começou a fluir e ficando mais fácil de imaginar toda a história.
O livro conta a história de três mulheres maduras, que ao se encontrarem em uma cidade pequena, afloram seus poderes psíquicos e, em um dado momento, são "atormentadas" por um novo cara, que as deixa cheia de fogo na saia...
O final não ficou muito claro pra mim, mas gostei com o que aconteceu com cada uma delas...
Agora vou atrás de As viúvas de Eastwick...

Ritcharla 31/01/2021

Sobre auras femininas que carregam Eastwick
A obra ?As Bruxas de Eastwick? tem como um assunto principal falar sobre três bruxas, amigas, divorciadas, que vivem na cidade amarga de Eastwick quando conhecem o irreverente Darryl Van Horne, um solteirão forasteiro de Nova York que emana ostentação e autenticidade. Logo, essa trama vira uma verdadeira ?salada mista? e eles vivem em um ?quadrado? amoroso...
A gente pensa que o livro fala só sobre essa orgia, mas NÃO! Updike nos da tantos detalhes/sentimentos/sensações sobre as personagens que parece até mesmo que fazemos parte do ciclo.
Além disso, tem uma crítica ácida maravilhosa sobre religião, machismo, e como a cidade parece não aceitar o sagrado feminino das bruxas, mas ainda sim, se sucumbe à elas.
Maravilhoso! Recomendo.

Gabriela 19/07/2020

Esperava mais...
Não é uma história de todo ruim, mas se perde na metade do livro e deixa de ser interessante.

Zeka.Sixx 09/04/2018

Divertido e inteligente
Um título que pode até parecer "enganoso" à primeira vista, já que a bruxaria é tratada de maneira bem leve e satírica no livro. Uma novela que aborda de maneira muito inteligente e sutil os dilemas femininos à medida em que a meia-idade se aproxima, com personagens bem construídos e sacadas excelentes. Gostei!

Nessa 12/10/2012

Ele foi abandonado, mas pretendo voltar a ler.

Percebo que é um livro excelente, uma visão dos desejos e da força feminina. O que me levou a abandonar foi a linguagem, explicativa demais,em geral, não gosto de livros assim.

Paola 17/06/2011

Resenha aqui:

Marcelo 21/01/2011

Bruxas de ontem, bruxas de hoje
O livro de John Updike é excelente. Fala de como as mulheres precisam sobreviver se tiverem que arcar com suas escolhas. Escolhas essas que não estão restritas à tríade "marido-casa-filhos". As chamadas bruxas de Eastwick são três moradoras dessa pacata cidadezinha litorânea da costa leste americana que não se contentam com o papel que a natureza e a sociedade lhes reservou. São as divorciadas Jane, Sukie e Alexandra que são unidas na prática da magia (uma forma de matar o tempo que passa mais devagar em Eastwick) e no quesito avaliação dos homens. Quem viu o filme (como eu) deve tratar de esquecê-lo (o que é difícil). Impossível não pensar em Cher ao ler a descrição de Alexandra, considerada a mestra do trio de feiticeiras. Mas, cinema é outra plataforma, estamos no terreno da leitura, de onde veio a história original. Updike, às vezes, descreve com muitas minúcias desnecessárias. Mas, o legal é que ele encadeia a narração com o fluxo de pensamento de cada bruxa. Algo impossível de se sentir numa tela de cinema. Bem, o que você vai ler em sua maior parte não tem nada a ver com a adaptação para as telas, com o Jack Nicholson no papel do forasteiro misterioso de Nova Iorque que chega para apimentar mais a convivência de Sukie, Jane e Alexandra e os feitiços que elas adoram experimentar. A história é também um tapa na cara da hipocrisia norte-americana, que sempre acha que o mundo será um lugar melhor se todos... forem americanos. No final das contas, as bruxas nos ensinam que o melhor mesmo é não ter medo de ser o que se é. Vale a pena mexer nesse caldeirão.