1492

1492 Felipe Fernández-Armesto

Resenhas - 1492

manu 27/07/2022

Este Mundo É Pequeno
Fiz a leitura do primeiro capítulo para a aula de História Moderna; o autor desenvolve de forma fluída e descomplicada a concepção de que o mundo seria pequeno, apresentando fontes nas crenças e profecias e também na experiência de navegação de até então. Algo que me chamou a atenção logo de início foi a apresentação se uma suposição e logo em seguida a antítese da mesma, mostrando qual seria a versão que mais se aproxima da verdade. Muito bom!

Carlos531 25/07/2022

1492 Fernandez-Armesto
Um panorama global do século XV que as grandes transformações se iniciaram. O início das grandes navegações, o começo dos intercâmbios continentais, os descobrimentos, as rotas marítimas. Através desse historiador ficamos sabendo que tanto o Musk como o Bezos juntos não chegavam no chinelo de um determinado rei de um reino completamente improvável nos dias de hoje. Uma leitura que explica o mundo em que vivemos hoje e dá uma ideia para onde caminha a humanidade. Vale a pena ler este livro, escrito de forma dinâmica por este magnífico historiador.

Leandro.Santana 05/07/2020

Um recorte horizontal sobre o fim do século XV
Felipe Fernández-Armesto é um historiador britânico com origens espanholas que leciona na University of Notre Dame, mas com passagens pela Tufts University e University of London. Em livros de história, é comum que o autor se aprofunde em um determinado evento ou sociedade durante um determinado período de tempo. A Revolução Francesa, a Primeira Guerra Mundial ou o Brasil Império. A proposta de Fernández-Armesto é um pouco diferente, mas não menos interessante. Ele faz um recorte relativamente superficial cobrindo o mundo inteiro durante os anos em torno de 1492. Ano escolhido pelo marco da chegada de Cristóvam Colombo à América, mas o trabalho não se restringe a ele.

O livro possui 10 capítulos nos quais são abordados: 1) a construção dos primeiros globos terrestre; 2) a tomada de Granada pela Espanha, que culminou na expulsão das últimas comunidades muçulmanas da Europa; 3) a disseminação do Islã pelo norte da África; 4) a inquisição espanhola; 5) o declínio dos Médici na Itália; 6) a consolidação do Império Russo e da Igreja Ortodoxa na Europa Oriental; 7) os preparativos para a grande viagem de Critóvam Colombo à América; 8) a centralização dos governos da China, Japão e Coreia; 9) a ascensão e queda das navegações chinesas no Oceano Índico, e os impactos disso para as comunidades do extremo oriente e sudeste da Ásia; 10) a chegada de Cristóvam Colombo à América e as consequências para os povos locais. Naturalmente, que nenhum desses temas é tratado com grande profundidade, mas a leitura permite chegar a algumas conclusões:

a história desse período vai muito além da história eurocentrista ensinada normalmente.
até essa data, a Europa era um canto pobre e conflituoso do mundo.
a região mais afluente era o extremo oriente e o sudeste da Ásia, seguido pelo subcontinente indiano e a África oriental.
o início das grandes navegações foi o ponto da virada no equilíbrio entre oriente e ocidente.
o continente americano era desconhecido e a chegada dos europeus teve consequências devastadoras para os povos ameríndios.
grandes impérios nascem, consolidam seu domínio, entram em declínio e morrem, sem exceção..
a história da humanidade vai muito além dos últimos 100 ou 200 anos, e o equilíbrio de poder pode mudar.

Os dois últimos deixam o alerta que o domínio econômico e cultural do ocidente pode não durar para sempre.