Alvorada

Alvorada Bia Carvalho

Resenhas - Alvorada

Totta 10/09/2021

Surpreendente
A história é cheia de mistério, a cada capítulo é jogado mais alguma coisa, mais um segredo que te faz querer devorar a história. São muitos segredos a serem desvendados por Cecília e Rodrigo. O passado sempre rondando. E o mais divertido é que eu criei inúmeras teorias sobre os mistérios e errei todas. E isso foi ótimo, pois nada foi previsível, sem contar que o final me abalou um pouco. Adorei e pretendo ler mais livros da autora.

Cia da Leitura 20/03/2021

Eu só tinha lido um conto da autora e confesso que não imaginava o quanto seria surpreendida com a dinâmica dessa trama.

Cecília está de volta à cidade de Solário, onde viveu até sua adolescência quando teve que se mudar. Mas sua volta foi por necessidade, necessidade de exorcizar as marcas do passado e tentar recomeçar. Assim que chega descobre que sua melhor amiga de adolescência faleceu em um acidente, pouco depois de ter lhe enviado uma carta.

Decidida a prestar apoio à mãe de sua amiga, ela se vê receosa com as teorias dessa mãe que ainda sofre demais pela perda da filha, e não acredita que ela iria sair com uma pessoa que ela não se dava bem nos últimos tempos, Andreia.

Andreia ficou totalmente paralisada após o acidente, mas ela e seu irmão Rodrigo sempre tiveram uma ligação diferente. Além de serem ótimos nadadores, são campeões de apnéia e descobriram que enquanto um deles estiver submerso, eles conseguem se comunicar por telepatia, mesmo após o acidente.

Quando Rodrigo toma ciência das desconfianças de Cecília, eles decidem investigar o tal acidente, mas com isso, se colocam em perigo, afinal , o culpado não quer ser descoberto, mas nem as ameaças fazem com que Rodrigo e Andreia deixem de seguir as pistas que vão encontrando.

Alvorada foi uma grande surpresa, confesso que esperava ser uma leitura leve e com muito romance, já que eu não tenho o costume de ler sinopse. Minha grande surpresa foi encontrar em meio a uma história de perdas e recomeços, um grande mistério e um pequeno toque de sobrenatural.

Logo de início o mistério por trás do acidente me prendeu à história. Uma história que nos faz refletir no poder de nossas decisões, que muitas vezes não atingem só a nós, mas quem está ao nosso redor. E principalmente, se questionar sobre qual rumo teria tido a história se os personagens tomassem outras decisões?

Alvorada aborda a profundidade do amor e da ligação de irmãos, e o amor como cura, como recomeço de corações despedaçados.

Adorei a escrita da Bia, a fluidez e uma narrativa envolvente e cativante.

Rai 14/05/2020

Romance e mistério deram uma ótima combinação...
Gostei bastante do livro, apesar de na metade eu ficar meio parada na leitura e me arrastar um pouco para ler, mas no final fiquei bem empolgada a continuar a leitura. Acho que oque mais me prendeu nesse livro foi a curiosidade, ele me deixou super curiosa desde o início, além de quem gostei muito do romance dos dois personagens principais. Achei a dinâmica deles legal. Gostei de como cada um tem seus traumas e se reconhecem em meio dessas mágoas se ajudando, fazendo um laço muito forte e que eu gostei muito de ler. Além de que eu fiquei bem comovida com a história da irmã, me fazendo pensar no desespero que era estar na situação dela, e na do irmão por não poder fazer nada e não querer sacrificar a própria irmã. Enfim, gostei do livro, apesar de me forçar um pouco durante um tempo, não dava nada por ele, mas me surpreendi ao me ver super querendo saber oque ia acontecer.

Mia Fernandes 04/05/2020

Alvorada - Bia Carvalho - volume único
Claro, que não foi Bia Carvalho que inventou a fórmula romance+mistérios. Seria muita pretensão minha pensar isso. Nem a própria autora deve se achar isso. Mas, definitivamente esta fórmula é muito boa e bastante explosiva. Porque qualquer erro pode debandar para o lado clichê na historia. Mas, estamos falando de uma autora que soube deixar Rodrigo e Cecília contar a sua vida, mostrar o encontro de duas almas despedaçadas que podem, juntas, dar uma nova chance a vida e ao amor.
“Lá estávamos nós, unidos por um propósito e pelas cicatrizes de nossas almas.”

Tendo a cidade paradisíaca de Solário, como um plano de fundo para um acidente inexplicável que mexera com os seus habitantes. Fora um trágico acidente de barco ou uma tentativa de assassinato que sofrera Andreia, irmã de Rodrigo? O caso nunca foi levado a sério pela polícia local, restando somente a Rodrigo e a mãe da outra jovem que estava com Andreia, às especulações sobre o ocorrido.
“Você não acha que quando a verdade parece muito absurda, nós preferimos acreditar em mentiras?”

Cecília, fugindo do seu passado traumático, acredita piamente que voltando para a sua cidade natal, Solário, poderá curar as suas feridas e ficar longe de problemas. Só que problemas são como imã para esta garota. Ao se lembrar da sua amiga de infância, ela acaba entrando na história da morte da jovem, e trazendo uma nova luz para o caso. Além de revirar a sua “infância”, Cecília acaba se deparando com Rodrigo. Dizer que ambos se encantaram um com o outro, não é clichê. Porque, realmente percebe a ligação logo que acontece. Existe literalmente faíscas rolando entre eles.
Faíscas, reviravoltas, casos de assassinatos e romances. Todos esses ingredientes estão fermentando no caldeirão de emoções que é Alvorada.

xoxo
mia fernandes.

Miireexs 01/03/2020

Alvorada
Me deixou curiosa demais, passei raiva tbem

Bi Faria 27/01/2019

Capa perfeita! E foi uma leitura cheia de mistérios e amor. Favorito de 2018!
A cidade de Solário no Rio de Janeiro passou muitos traumas, a morte de uma moça linda da cidade e a forma como a outra fora deixada, abalaram todos ao redor.
Rodrigo e Andreia eram inseparáveis, irmãos gêmeos e com gostos iguais. Arrasavam nas águas, eram campeões de apneia, com capacidade sobrenatural de permanecer debaixo d'água.
Até um acidente acabar com tudo isso, e Andreia ficar totalmente paralisada e sem falar. E seu irmão conseguir conversar com ela somente por telepatia, quando está submerso.
Cecília chega a Solário para encontrar paz, passou momentos terríveis no passado. Mas assim que se instala na casa da avó recebe a notícia que sua amiga de infância havia falecido. Elas não tinham contato há muitos anos, a não ser por um e-mail recebido antes do acidente.
Ela fica abalada, e resolve se encontrar com a mãe de sua amiga que lhe diz que não foi acidente, foi assassinato. Então ela resolve investigar, e nesse meio tempo conhece Rodrigo, juntos eles resolvem investigar... E no meio desse envolvimento coisas ruins começam a acontecer... O que aconteceu com as amigas? Foi acidente ou assassinato? E quem foi o responsável? O que aconteceu no passado de Cecília? Será que ela e Rodtigo se envolverão? "Não conheço nada mais perigoso do que nossas memórias." "Quero você. Quero tudo o que envolve ter você comigo. Sejam lágrimas, beijos ou silêncio. Quero que desabafe ou que apenas use meu peito para chorar." "Éramos almas partidas, cada uma a seu modo, fechadas em nossa sociedade secreta, esperando que a alvorada nos proporcionasse algum tipo de esperança." @biacarvalhoautora @qualiseditora

Aster Verbatim 06/09/2018

Surpreendente!!!!!!!
LIVRO: ALVORADA
Autora: Bia Carvalho
Editora QUALIS

Rodrigo e Andreia são irmãos inseparáveis e compartilham uma ligação inexplicável com o mar. Campeões de apneia, instrutores de mergulho e exímios nadadores, eles têm uma capacidade sobrenatural de se manter debaixo d'água por longos períodos de tempo. Além disso, quando um deles está submerso, ambos conseguem se comunicar telepaticamente, mesmo depois de Andreia ter sofrido um acidente que a deixou completamente paralisada, sem falar e se movimentar. Quando Cecília, uma jovem com passado traumático e um grande segredo, chega na cidade paradisíaca de Solário, algumas dúvidas a respeito do acidente de Andreia surgem, trazendo à tona a suspeita de tentativa de assassinato. Enquanto Rodrigo e Cecília tentam, juntos, curarem suas almas despedaçadas, descobrem-se em perigo quando o assassino ressurge disposto a encobrir seus rastros, custe o que custar.

Alvorada conta a história dos irmãos Rodrigo e Andréia, que amam o mar e são campeões de apneia. Se passa no Rio de Janeiro na cidade de Solária. Por ser uma cidade pequena, já sabem, né, todos sabem de todos, mas isso não quer dizer que alguem não tenha um segredo por traz da manga.
Cecília uma jovem de 21 anos que passou por uma situação terrivel e para procurar um pouco de paz, se muda para a cidade onde nasceu, Solária. Quando chega descobre que sua amiga de infancia Karine faleceu e que a mãe de sua amiga é considerada louca.
E é a partir daí que se inicia a história de romance entre Rodrigo e Cecília.

Se você gosta de romance com suspense e uma pitada de sobrenatural, esse livro é para você. Não é um livro grande e é de fácil leitura. Esse é um livro que te faz refletir sobre as suas atitudes, será mesmo que vale tudo para conseguir o que quer? Conhecemos verdadeiramente a pessoa que nós convivemos e que estão ao nosso redor, todos os que se dizem amigos são mesmo? O suspense desse livro em saber sobre o falecimento de Karine e o desenrolar da investigação irá te prender do início ao final da trama.
Alvorada fala muito sobre o relacionamento entre irmãos (sendo o foco principal) e amizades, além do romance, claro. O final é surpreendente e, sinceramente, eu não esperava.

Recomendo e não deixem de ler.

site: https://asterverbatim2015.blogspot.com/2018/09/alvorada-bia-carvalho.html

Duda Razzera 17/07/2018

Um suspense sobrenatural com uma escrita subliminar
Alvorada é um livro que contém tudo o que você precisa para se esbaldar em uma boa leitura. Bia Carvalho, autora do bestseller Horas Noturnas, nos presenteia com muito suspense, sobrenatural e romance. Quer uma fórmula melhor do que essa?

Alvorada é um livro tocante. Mesmo tratando de suspense e sobrenatural, também nos faz pensar sobre as difíceis decisões que temos que tomar ao longo da vida. É um livro que fica com a gente mesmo depois do término da leitura. Você fica se pensando: será que se eu tivesse decidido por outro caminho as repecurssões seriam diferentes?

Alvorada é uma história sobre irmãos e sua ligação inexplicável
Quem tem um irmão ou alguém que é como um irmão, sabe o quanto a ligação é inexplicável. Um sabe o que o outro está pensando, mesmo sem dizer. Mas, e se você pudesse escutar os pensamentos do seu irmão, mesmo após um acidente que deixa o seu irmão incomunicável com o mundo externo? Em Alvorada, é exatamente isso que acontece.

Sinopse: Rodrigo e Andreia são irmãos inseparáveis e compartilham uma ligação inexplicável com o mar. Campeões de apneia, instrutores de mergulho e exímios nadadores, eles têm uma capacidade sobrenatural de se manter debaixo d'água por longos períodos de tempo. Além disso, quando um deles está submerso, ambos conseguem se comunicar telepaticamente, mesmo depois de Andreia ter sofrido um acidente que a deixou completamente paralisada, sem falar e se movimentar.
Quando Cecília, uma jovem com passado traumático e um grande segredo, chega na cidade paradisíaca de Solário, algumas dúvidas a respeito do acidente de Andreiasurgem, trazendo à tona a suspeita de tentativa de assassinato.

E esse perigo é o que nos faz ficar vidrado na história até as últimas páginas de Alvorada, querendo entender os mistérios por trás da cidade paradisíaca de Solário.

Até onde você iria por justiça?
Como ponto negativo, destaco alguns erros de revisão no livro. Eles não comprometem a leitura e não me incomodou nenhum pouco. Além disso,  diagramação também é mais clean, não contém muitos detalhadas. E sei que tem leitores que gostam desse requisito.

Mas, a capa é maravilhosa e passa realmente o sentimento que tem por detrás do livro. Essa história marcante, que te deixa com a pulga atrás da orelha e faz com que você se apaixone pela narrativa madura, os personagens intensos e a história profunda, que é muito mais do que um romance sobrenatural com um pouco de mistério. É um livro que te faz refletir sobre tudo. Questionar suas crenças. E pensar até que ponto você iria por amor, por curiosidade, por justiça.

Sem sombra de dúvidas, Alvorada foi um livro que deixou um gosto de quero mais. Gostaria de saber a história de Andreia e dos outros personagens de Solário.

Se você gosta de suspense, sobrenatural e uma escrita de subliminar Alvorada é o livro certo para você!

site: https://www.burnbook.com.br/noticias/livros/alvorada-bia-carvalho/

Lina DC 07/06/2018

"Alvorada" conta a história de Rodrigo, Andreia e Cecília. Rodrigo e Andreia são irmãos que amam o mar e suas vidas giram ao redor dele. Conforme a sinopse explica, são campeões de apneia, instrutores de mergulho e possuem uma habilidade única: a de se comunicar quando submersos. Além disso, a resistência respiratória deles embaixo d'água é inexplicável.

O prólogo se passa em janeiro de 2013. Narrado em primeira pessoa através da perspectiva de Rodrigo, o acidente que incapacitou sua irmã.

"Dentro do carro, sem nem ter chance de dar a partida para começar a procurá-la, senti uma terrível agonia, como se parte do meu coração estivesse sendo arrancado do peito, dilacerando minha alma. Compreendia, bem lá no fundo, que o elo fora quebrado definitivamente. Algo havia mudado para sempre." (p. 10)

Três anos se passam e estamos em junho de 2016 em Solária, no Rio de Janeiro. Cecília é uma jovem de 21 anos de idade que passou por uma situação terrível e precisa de um refúgio, escolhendo assim a casa de sua avó para se recuperar emocionalmente. Solária é uma cidade paradisíaca, mas pequena onde os morados se conhecem e sabem a história de todos. Quando a jovem esbarra em dona Solange, mãe de uma amiguinha de infância, Cecília descobre que Karine (a amiga de infância) faleceu. E mais do que isso: dona Solange é vista como louca por todos, mas insiste que sua querida filha foi assassinada.

Em paralelo vemos Rodrigo. Após o acidente da irmã ele se isolou, focando apenas em sua rotina. Os amigos, que antes estavam sempre perto, acabaram se distanciando. Então Rodrigo divide o seu tempo entre o mar, o trabalho e Andreia. Durante uma de suas idas à praia, ele encontra uma jovem com tanta dor em seus olhos quanto ele.

O destino dá um jeito de aproximar os dois e juntos, eles vão mergulhar em uma investigação mortal sobre o que realmente aconteceu com Andreia, ao mesmo tempo que irão lidar com seus traumas e quem sabe, poderão conseguir algo de positivo no final de tudo isso.

Esse não é o primeiro livro da autora Bia Carvalho que tenho a oportunidade de ler e fico espantada com sua sensibilidade e delicadeza ao criar os personagens e construir o enredo. A obra é muito bem escrita, com personagens complexos, humanos e emocionantes. Cada personagem inserido no livro tem um papel a cumprir e a autora não força a barra com romances relâmpagos ou paixões imediatas. Tudo é muito bem construído, de forma que o leitor embarque em cada emoção apresentada.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Qualis realizou um trabalho excepcional. A capa é belíssima e possui elementos que combinam com o enredo. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo nas páginas 32 e 34, mas nada que interfira na compreensão do texto.

"Apesar de tudo, mais uma vez, eu tinha sobrevivido. Quantas vezes era possível enganar a morte?" (p. 134)

site: http://viajenaleitura.com.br/

Thamy Montez 20/05/2018

Apavorada um dos melhores livros que li na vida
#resenhadathamy

O livro conta a história do Rodrigo e Andreia, irmãos inseparáveis e campeões de apneia. Os dois conseguem ficar muito tempo debaixo d?agua e têm uma capacidade sobrenatural de se comunicarem telepaticamente quando estão submersos, até mesmo depois do terrível acidente que deixa Andreia completamente paralisada.

Até que aparece na cidade (Solário) Cecília, uma jovem com um passado obscuro que traz à tona alguns motivos para o acidente da Andreia ser uma tentativa de assassinato.
Enquanto Rodrigo e Cecília tentam descobrir o que realmente aconteceu nesse acidente, se vêem em perigo quando a assassino aparece tentando encobrir o que ele fez custe o que custar, não importando quem apareça no caminho.
Opinião de leitora: O livro te prende do começo ao fim e faz ficar desesperado para saber o que realmente aconteceu. O casal do livro é incrível, fiquei apaixonada e pensando em reler para vivenciar tudo novamente.

Nota: 5/5 ?

Lorena.Siqueira 01/10/2017

Incrível
Amei o livro, com certeza indicaria para todo mundo!! A Bia Carvalho está sempre surpreendendo a todos nós com suas tramas! Adoro

Cris Valori 18/09/2017

Maravilhoso...
Sem dar muito spoiler.
Eu adorei essa história. Entre os dois (Cecília e Rodrigo), lógico que gostei mais dele. Ela me pareceu um pouco chata e, em certos momentos, tive raiva dela. Mas compreendi os motivos da resistência e dos medos demonstrados. Por essa razão, ela conquistou a minha simpatia. A parte do sobrenatural (estranhamento) ficou perfeita. A autora não deixa para margem para interpretação ou dúvidas. (Entra no realismo mágico com maestria). A escrita é deliciosa e os diálogos são excelentes: sem exageros ou tão longe do coloquial. As cenas de sexo, ficaram do jeito que eu gosto: nem muito e nem pouco. Confesso que estava com medo do final. Porém, a autora ganhou o meu respeito com os acontecimentos que criou. As cenas entre os dois irmãos são singulares e na... foi emocionante.
Deixo qui a minha indicação de leitura e, com certeza, Bia Carvalho ganhou outra fã.