Vozes Femininas no Início do Cristianismo

Vozes Femininas no Início do Cristianismo Rute Salviano Almeida

Resenhas - Vozes Femininas no Início do Cristianismo

Mari 23/10/2022

Um livro muito necessário
O livro trás a história de mulheres que contribuiram para o cristianismo ao longo da história. A obra é de extrema importância no contexto cristão que se afoga em polêmicas sobre o papel que mulheres devem desempenhar tanto na igreja quanto em suas vidas.
O livro soa como um tapa de luvas diante de discussões sobre complementarismo/igualitarismo, mostrando que enquanto os homens discutem questões teológicas, as mulheres estão de mangas arregaçadas trabalhando na obra de Cristo, sem se importar se serão reconhecidas humanamente pelo que hão de fazer.
Outro aspecto relevante é o conceito ao longo da história do que é ser uma "mulher de Deus". Enquanto no sec XXI cristãos afirmam que o padrão biblico de feminilidade está no casamento e maternidade, a autora mostra que na história houveram momentos em que o "padrão feminino" era o celibato. Conhecer a história de forma clara nos faz compreender que muito do que dizemos estar na Bíblia na verdade trata-se da nossa leitura com óculos culturais.
Vale a pena ler e divulgar.

Jéssica Libranumo 18/02/2022

Mulheres, simples mulheres, mas mulheres cristãs que não se acovardaram, não temeram desafiar governantes ímpios e não deixaram de exercer uma influência benéfica.