Os Canibais

Os Canibais Álvaro do Carvalhal Sousa Teles

Resenhas - Os Canibais

Leticia 29/04/2023

Oh tosquice!
Também li para aula de literatura portuguesa kkkkkkk. Eu gostei muito da cena do baile, marquei muitas passagens entre a Margarida e o Visconde, mas quando a história muda para o ponto de vista do D. João eu fiquei extremamente confusa, só me situei já na cena do quarto. Eu dei três estrelas e meia, mas tive que tirar uma quando a professora revelou o que de fato o Visconde era, literalmente, OH TOSQUICE! (O conto tem uma opera portuguesa dos anos 80, disponível no YT, que mostra exatamente o que ele é). Porém, gostei do sentido da última frase do conto, a turma inteira ficou chocada.

Clio0 04/01/2023

Não é desconhecido o fato de que autores lusitanos adoram escancarar a alma do povo português e reproduzí-la da forma mais honesta (e tragicômica) possível. Embora seja um conto gótico com os amores fadados e o clima de terror, é fácil relacioná-lo com outra obra improvável: Tito Andrônico.

Em ambas, famílias são despedeçadas por valores sociais-governamentais e uma jovem é destroçada física e emocionalmente falando. Deixarei de me referir ao final mesmo o tal sendo bem previsível pelo título.

Apesar de todo o horror que a história evoca, Carvalhal se esmera no humor negro como se quisesse arrancar do leitor risadas politicamente incorretas ao mesmo tempo que o choca com o tema.

É uma leitura diferente que pode ser aproveitada mesmo por quem nunca leu Shakespeare.

Gu Henri 27/06/2019

Só pude ter contanto com este texto, não digo um conto, porque é deveras diferente de um conto comum, por meio do filme de mesmo nome "Os Canibais" de Manoel de Oliveira, embora o filme deriva indiretamente do escrito de Carvalhal, já que o filme é o roteiro, ao que parece, de uma opereta realizada tendo como base seu texto.

É por demais curioso este texto, o narrador se faz personagem, e se acaso fosse num teatro, teria quebrado a quarta parede, porém não fica somente nisto; é irônico, critica até mesmo quem escreve o texto, porém o texto por vezes soa demais erudito, e o narrador mesmo o diz, há inúmeras referências literárias. É daquele tipo de literatura que me atrai, pois foge sempre do lugar comum, é um exercício de liberdade. Sem contar que há implicado uma bela de uma crítica social bem pertinente.
Pude ler o conto procurando na internet, fica aí a fica a quem queira lê-lo, basta procurar pelo conto seguido do nome do autor.