O que é Sociologia

O que é Sociologia Carlos Benedito Martins

Resenhas - O que é Sociologia

Victor o russo 15/04/2012

O livro é bem interessante, principalmente os dois primeiros capítulos. Mas, quando chega o 3º, o autor começa a defender o socialismo e atacar ferrenhamente a sociologia realizada nos países capitalistas a partir da 2ª grande guerra. Achei essa visão muito exagerada.

Maria 14/09/2022

Ótimo
É um livro introdutório, bem didático e certeiro em tudo que vai discorrendo. Linguagem simples, bem gostosinho de ler.

alana 06/03/2024

Uma ótima introdução!
Esse é o primeiro livro que eu leio para a faculdade e o primeiro livro que eu li para a disciplina de sociologia. Acho que foi uma ótima instrução do professor já que o livro explica de maneira simples e em três capítulos como surgiu, se formou e está hoje em dia a sociologia e o trabalho do sociólogo na sociedade capitalista. Recomendo muito.

Lary 01/01/2021

Conciso e direto.
Recomendo muito a leitura da obra para os iniciantes na sociologia que buscam conhecer essa ciência humana desde sua fundação até os primeiros passos de seu desenvolvimento para começar a tomar a forma como a conhecemos hoje.

Helô 30/11/2020

Informativo
Uma trajetória social e histórica pelo surgimento, formação e desenvolvimento da Sociologia. Bem geral e coeso, mas um tanto raso. Estava esperando que falaria um pouco sobre a Sociologia no Brasil e me decepcionei. Fora isso, a análise histórica é bem pontual.

Samael 23/08/2020

Uma boa introdução
Particulamente, achei o livro muito bom. É um material conciso que aborda o nascimento da Sociologia e seus desdobramentos de maneira rápida e simples, não procurando esgotar o tema, e abrindo possibilidades para futuras leituras

Lairys 06/04/2024

Direto e enriquecedor.
O livro é simples e o conteúdo elucidativo. O contextos histórico apresentado no início é colocado de uma forma bem ajustada e sem desperdícios, tornando a experiência didática para pessoas (eu) que não possuem muita bagagem.
A análise é especialmente rica por mostrar, criticamente, duas faces da sociologia: uma conservadora, que visa manter os padrões já estabelecidos; e uma revolucionária encabeçada pelos tão conhecidos Marx e Engels.
Apesar de ser uma leitura tão curtinha e não aprofundada no tema, não deixa a desejar exatamente pela seção ao final que se dedica a indicar obras (boníssimas!!!) para continuar o estudo.

Lucas 21/10/2016

Um livro excelente para ter um conhecimento melhor sobre o surgimento, desenvolvimento e diversos direcionamentos da sociologia, discutindo sobre sua real função e sua função atual, a visão de vários socíólogos de acordo com a época e a situação social em que estão inseridos, tudo numa linguagem acessível e de fácil entendimento, usando de muitas citações e indicações de obras que podem ampliar o conhecimento da área. Livro básico para quem quer conhecer mais sobre as ciências sociais.

sam_sllvn 11/07/2023

Um pouco maçante, lento, mas extremamente detalhado e didático, cumpre com o papel prometido, mas com certeza não é uma leitura para uma singela tarde de chuva.

Láiza 10/08/2023

*eu li por causa da faculdade*
o livro é bem legal, de fácil entendimento, então dá pra ler em poucas horas

Ana Duarte 02/11/2021

Livro introdutório
Livro simples que aborda desde a gênese da sociologia, diferenciando-a das demais ciências sociais, até a consolidação da disciplina como científica.

Gostei da leitura, embora acho que o livro esteja um pouco desatualizado, mas vale a pena a leitura, caso tenha interesse no tema.

Rita0 16/05/2022

Introdutório.
É um bom livro para conhecer mais sobre os três sociólogos, mas é preciso ser um pouco familiarizado com os termos e tudo mais, ou acaba se perdendo (como eu).

julianazlopes 31/08/2022

👊
''Durkheim acreditava que a raiz dos problemas de seu tempo não era de natureza econômica, mas sim uma certa fragilidade da moral da época em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos...''

Mariana113 14/03/2024

Ótimo livro. Falou sobre os principais nomes da sociologia de forma neutra e objetiva, apresentou outros autores além dos que eu já conhecia. Sempre aprendi que o fundador da sociologia foi Comte e agora aprendi que foi Saint Simon.