O que é Sociologia

O que é Sociologia Carlos Benedito Martins

Resenhas - O que é Sociologia

sam_sllvn 11/07/2023

Um pouco maçante, lento, mas extremamente detalhado e didático, cumpre com o papel prometido, mas com certeza não é uma leitura para uma singela tarde de chuva.

Joy Barreto 20/06/2023

Uma visão ampla sobre a sociologia
O autor traz uma visão ampla sobre as teorias sociológicas. Fala sobre o surgimento e desenvolvimento da sociologia. Para o autor a sociologia é a manifestação dos pensamentos modernos, de forma atemporal.

Ricardo Silas 25/04/2014

O que é Sociologia - Primeiros Passos
Este é o segundo livro que leio da da coleção Primeiros Passos. Devo assegurar que, como a proposta do livro é elucidar claramente temas básicos que germinam em nossa sociedade moderna, o autor cumpre com plausibilidade a dissertação.

Além disso, o livro traz as principais correntes filosóficas dos sociólogos que perpassaram o processo de ascensão do monopólio capital burguês, que é o fato nevrálgico fomentativo da elaboração da Sociologia como ciência autônoma. Cronologicamente, o autor sequencia laconicamente os primeiros aspectos históricos que ensejaram o processo da construção anatômica da ciência moderna, tendo como base o empirismo, experimentação, observação, reprodução, etc.

Por conseguinte, encontramos alguns pensadores que, inspirados em ideias liberais ou conservadores arraigados na Revolução Francesa, trazem à luz um corpo teórico que visa identificar, compreender e solucionar fenômenos emergentes nas sociedades ocidentais, principalmente.

Com isso, vemos a latente influência de Saint-Simon, que influenciou o positivismo comteano, e se ramificou por diversas vias racionalistas pautadas nos princípios incipientes que estruturalizavam a Sociologia clássica.

Embora o livro trate de uma disciplina amplamente discutida e complexa, o autor condensa e expõe apenas os principais sistemas teóricos que engendraram a nossa atual compreensão sociológica. Para os que apreciam o depreendimento da extensa rede de estudos socais, esta leitura se faz muito relevante. Sem dúvidas, são os primeiros passos de longas caminhadas.

Giovana Varotti 14/09/2019

Claríssimo!
Sempre tive preguiça de ler livros didáticos, mas depois desse agora eu tenho curiosidade.
Carlos faz uma linha do tempo da história da sociologia, contando como os acontecimentos do mundo influenciaram em suas definições.
Além disso, o livro não tem aquela narrativa técnica, ela se assemelha muito ao livro de história do ensino médio por exemplo.
São pouquíssimas as citações diretas de algum pensador. Carlos, prefere falar indiretamente, com suas palavras e explicando o que, pra mim que não é acostumada a leituras instrutivas, foi uma mão na roda que manteve o interesse aceso.
Sensacional!

Marcelo Purificação 15/03/2020

Boa introdução
É um bom bê-a-bá de sociologia, origem e um breve desenvolvimento histórico.

Kamilla 23/05/2021

Instrutivo!
Este livro é um livro acadêmico, da área de ciências humanas (sociologia/história), logo temos termos e linguajar específicos. É um livro muito bom, porém por trazer suas informações de maneira condensada (é um livro fino) pode ser cansativo/difícil em certos momentos. O livro descreve o surgimento, formação, consolidação da ciência social e suas mudanças enquanto profissão ao longo do tempo, com isso temos contato com ideias de vários pensadores no decorrer da leitura, no final tem muitas indicações para se aprofundar no tema.