O Imperador - Os portões de Roma

O Imperador - Os portões de Roma Conn Iggulden

Resenhas - Os Portões de Roma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dy 01/10/2010

O livro "Os Portões de Roma" aborda uma fase da vida de Caio que não consta em muitos livros ou documentários. Acompanhamos o menino virar homem. Iggulden dosa muito bem a violência, a paixão e a comédia com os relatos Históricos.

Além de Caio e Marco, diversos personagens inspiram. Alexandria, claro, e Matela também. Mario é simplesmente fantástico - e Sila também, porque não. E Otto - incrível!

Vivi 13/08/2010

Tá querendo ler um espetáculo?
Esse primeiro volume narra os primeiros anos de Caio Júlio até se juntar às legiões de Roma. A história é romanceada, é claro, apesar de Iggulden relatar exatamente o que é ficção e o que é conhecido pelos estudos e pesquisas.

Sua nota histórica é absolutamente necessária; diversos personagens e escolhas do jovem Júlio são diferentes do que é conhecido até os dias de hoje e Iggulden explica impecavelmente o motivo de cada mudança feita propositalmente em seus livros.

Esse homem é fantástico. Sei que não é nenhuma novidade ter a nota histórica como apoio, já que muitos autores usufruem dessa prática há anos, vide Bernard Cornwell em praticamente todos os seus livros, risos. Aliás, AMO CORNWELL!

Até então tudo era novidade para mim, nunca havia estudado nada sobre a infância de Júlio César e não vou negar que conheço pouco da história da Antiga Roma, infelizmente. Fiquei surpresa com a facilidade do autor de transparecer a vida dos personagens, como se tivesse narrando a própria vida.

O livro é mais do que sensacional. É um espetáculo do início ao fim!

Adrya_Daewen 12/08/2010

Sempre tive muita curiosidade de ler essa saga do Imperador do Conn Iggulden e adorei quando a Record resolveu lançar os livros em edições mais baratas de bolso. Gostei da idéia da saga, mas esse primeiro livro não me animou muito. Claro que não se sabe muito da vida de César na infância, mas acho que Conn inventou coisa demais. Muitos personagens ficticios, a história ficou muito cheia de rupturas temporais, e o mais legal do livro que seria a Batalha em Mário e Sila foi resumida em poucas páginas. Continuo sendo fã do autor e esperando pelos volumes seguintes, mas ainda continuo preferindo a saga do Conquistador a essa de Júlio Cesar.

Paulo Brito 30/07/2010

Fantástico!
Simplesmente sencasional esse 1º volume da Série O Imperador, Iggulden nos transporta a Roma antiga com maestria e nos apresenta ao futuro grande Imperador Júlio César.

Quem gosta do Cornwell não pode deixar de ler esse livro!

Alexandre 09/12/2009

Reconstituição da vida do imperador Caio Julio César e do império romano da época.

Marcos 19/06/2009

A vida de Julio Cesar narrada como um filme de aventura
Acho que o título resume a resenha. Você não encontrará diálogos rebuscados, mensagens filosóficas, nada do gênero. É um livro de leitura fácil, porém de altos e baixos. JC é descrito como um herói romântico, um cara realmente destacado, ao lado de seu amigo Brutus.

Posso dizer o que me incomodou por vezes foi a introdução de dois personagens que influenciaram muito a estória, mas que são fictícios. Um deles ainda apresenta um suposto lado místico. Pra quem esperava uma descrição mais fiel da vida de JC, isso pode decepcionar. Porém, há de se compreender que provavelmente não havia muito material sobre a infância e a juventude de JC e o autor precisou usar sua criatividade para torná-la aparentemente interessante, utilizando-se de recursos fantasiosos.

Outro ponto negativo é que determinadas passagens parecem repetidas. O autor se utiliza dos mesmos elementos de narrativa para descrever passagens diferentes, então parece que você está lendo a mesma coisa. É possível que seja falta de experiência, ou simplesmente uma tradução mal feita.

Falando agora das coisas boas, o autor consegue manter um nível satisfatório de ação do começo ao fim. Mal posso me lembrar de tantos conflitos que são descritos ao longo do livro. Os personagens principais são interessantes, os coadjuvantes deixam a desejar. Os romances são bem descritos, assim como a vida de Roma e suas intrigas.

No balanço geral, digo que os mais intelectuais e críticos não vão gostar e é um livro que vale a pena pra quem só quer uma leitura fácil e se divertir.

Claudinei 27/05/2009

No começo não dava nada por este livro, pensei comigo mesmo "bom não vou comprar a continuação pelo jeito!". Me enganei de uma hora para outra o ritimo da história muda, de uma certa forma que me vi preso a leitura, não consegui parar de ler...agora a continuação desta saga está na minha lista. Com certeza o recomendo pra quem gosta de aventura e história romana, muito bom este livro!!!

#Arthur# 12/05/2009

Mais um romance histórico?
Sim, mais um romance histórico e esse é dos bons! O personagem ajuda bastantee, afinal quem não se interessa pela vida de Julio Cesar?

Comprei por indicação de um atendente da Livraria Martins Fontes da Av. Paulista e não me arrependi, uma semana depois já estava de volta a loja para comprar o segundo volume.

A descrição da vida de Cesar começa na infancia, detendo-se em detalhes bacanas como as aulas particulares com tutores gregos, a pratica de esportes, namoricos e a sua preparação para se tornar legionário e, claro, cidadão de Roma.

Tenho uma preferencia por esse tipo de leitura, logo sou suspeito, mas recomendo firmemente.

Eduardo 30/04/2009

Uma história empolgante como a soberania de Roma
Para quem já conhece a história (e quem não conhece), esta obra nos apresenta César e Brutus, personagens centrais. Seu ritmo não é dos melhores, mas não deixa de ser muito bom. No final, senti que o Iggulden põe as peças na mesa, para a ação realmente começar. Quem gosta de Cornwell deve curtir muito este livro, como eu curti.

Wanderlei 16/04/2009

Uma boa surpresa e um bom páreo para o Cornwell . Aqui a história é aquela que todo mundo sabe, sobre um dos maiores personagens do mundo antigo: Júlio César. Neste volume, ainda é um moleque e cresce vendo o furacão que é Roma República.Eu achei um livro realmente bom, descreve a primeira parte da vida de um dos maiores guerreiros da história, embora seja verdade que acaba muito no começo da estória. Por outro lado, aumenta as expectativas para o segundo e terceiro e quarto livros da serie com uma leitura empolgante que nos transporta a Roma antiga, cidade dos sonhos e de pesadelos.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Excelente obra de ficção-histórica!
Com incrível precisão de detalhes e fruto de intensa pesquisa, Conn Iggulden nos conta a impressionante história de Caio Júlio César desde a sua infância até a sua morte. Imperdível!

Tulliu Cardia 28/01/2009

Adorei, mas confesso que esperava um pouco mais. Os primeiros capítulos são lentos, mas aos poucos o livro vai melhorando. Achei ele muito político, e com pouca ação.
Mas recomento totalmente!

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia