Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Beatriz3345 28/12/2018

É terrivelmente difícil escrever sobre autores contemporâneos, ainda mais sobre um assunto tão delicado como o que é tratado nesse livro.
Eu quase pude visualizar os dois locutores frente a frente debatendo e expondo suas opiniões que, deixam um nó na cabeça de quem (como eu) ainda não tem opinião formada sobre religião e ateísmo.
Ás vezes tive a impressão que o arnal buscava mais um embate do que um debate e o Padre Fábio de Melo arrasou em tudo o que disse rs.
O prefácio do Cortella foi muito importante também pois aguça a curiosidade de saber o que vai acontecer nesse "encontro de Titãs".
Ótimo livro, li porque fiquei pasma com os autores quando fui cadastrar o livro aqui na loja e não me arrependi nem por um segundo, aprendi muito também.
Tami 28/12/2018minha estante
Já quero ler!!

Paulo 28/12/2018minha estante
Estava pensando em ler esse livro, apesar de ter me decepcionado um pouco com o último livro do Carnal que li, então muito obrigado pela recomendação. Quem sabe um livro um um pouco menos filosófico possa te servir de plano de contra ponto, nesse caso recomendaria o Sapiens do Yuval Harari

Beatriz3345 30/12/2018minha estante
-Paulo - o sapiens é um dos meus livros favoritos, é uma ótima base tbm, concordo. Mas ainda não achei o livro que me inspire realmente em ?tomar um partido? rs

Beatriz3345 30/12/2018minha estante
-Tami - se você ler me fala o que achou se puder :)

Rozane 28/03/2019minha estante
Excelente livro, me pareceu em muitos momentos revelador. com muita intelectualidade os autores, revelam os motivos da sua crença ou descrença. Um debate rico, cortês e bem humorado. Amei. Recomendo muito!!!!!!

Su 11/01/2022

O livro na verdade é uma conversa entre um padre e um ateu. Bem interessante o contraponto entre eles, sobre fé, religião, morte?
Matheus 11/01/2022minha estante
Ele é tipo um tentando provar que o outro está errado e ele está certo? É tipo isso?

Victor.Gabriel 11/01/2022minha estante
Fiquei até com vontade de ler kk

Su 12/01/2022minha estante
Eles não tentam provar nada e tb não tentam convencer o outro, apenas expõem suas opiniões e vivências sobre os assuntos abordados. ?

Matheus 12/01/2022minha estante
Entendi. Obg

Gabriel 19/10/2017

Polaridades em um ensinamento de como debater
Interessante ler esse livro na época que estamos vivendo, onde é tudo polarizado.
Não existe meio termo: ou você pensa igual a mim ou você está errado!

Karnal e Pe. Fábio mostram que isso é possível num debate muito gostoso de se ler. Pe. Fábio é a atualização do pensamento da igreja católica (desfere algumas criticas inclusive) e Karnal, um ateu que entende muito, muito mesmo sobre religião e seu rituais (elogia muito e enaltece a importância da religião na história humana).

Uma conversa esclarecedora.
Bianca.Lopes 26/03/2020minha estante
oii, como a gente faz para abrir e ler o livro?

Luciana.Zequim 19/10/2022minha estante
Seu comentário continua extremamente atualizado ?

Lores / @lores.oliveira 19/12/2020

Leitura fora da zona de conforto, mas surpreendente!
Leandro Karnal e padre Fábio de Melo dispensam apresentações, duas pessoas inteligentíssimas que se reúnem para falar nesse livro, sobre visão de mundo, teologia, filosofia e questões humanas. Não é um embate para saber quem tem mais razão, mas uma conversa sobre fé e crenças entre dois amigos, e que no final, quem ganha somos nós, leitores, com a partilha desses conhecimentos conosco.

Mesmo sendo ateu, Karnal é um profundo conhecedor dos ritos católicos, então é com muito respeito que essa conversa se estende, mesmo em trechos em que há divergência de opiniões. Padre Fábio é sempre muito lúcido e humano em suas palavras e indagações Já era grande admiradora do trabalho dos dois, mas depois da leitura, e dos aprendizados que tive, virei fã.
Apesar das divergências, em uma coisa eles concordam: Jesus é legal, o que ferra é o fã clube!

Ganhei esse livro há uns 3 anos,iniciei a leitura e pouco tempo depois abandonei. Não se se foi falta de empenho para ler ou se realmente não era o momento certo para mim.

Esse ano recoloquei ele na minha meta de leitura e quão grande foi a surpresa e a satisfação de ter lido esse livro. Acho que esse momento foi perfeito para o aprendizado e as lições que eu tirei a partir dessa leitura.
Vivi 17/06/2021minha estante
Deu vontade de ler!

Lores / @lores.oliveira 17/06/2021minha estante
É uma leitura interessante. Não é fácil, mas me trouxe muito aprendizado!

Mayra.Lima 15/02/2018minha estante
Exatamente o que eu diria!

Priscilla Akao 04/09/2018minha estante
Huahuahuah !!! Adorei seu comentário : "Uma conversa recheada de tapinhas nas costas, elogios gratuitos e musculação de egos. Não há a colocação de ideias diferentes, algo que até mesmo os autores reconhecem em certo momento do livro ("Então o que eu questiono de forma mais dura ? porque a conversa está muito simpática, mas deveria ser o embate entre dois universos").
Não houve embate algum. Não há argumentos para o título do livro. Crer é bom, não crer também é bom . Tudo muito politicamente correto.

Sabrina 01/08/2023

Conversa franca e respeitosa sobre religião - e a falta dela
O livro é muito interessante, rico em conteúdo religioso e filosófico. Um padre e um ateu expõem seus pontos de vista, em forma de diálogo, acerca de 7 temas, como fé x ciência, o papel da igreja, morte, etc. A ideia central do livro não é estabelecer ou tentar convencer as pessoas se devem crer ou não, mas sim de como é possível encontrar pontos em comum entre pessoas com ideias tão contrárias, mantendo o respeito, a empatia e exercitando a capacidade de ouvir, acima de tudo.
Chrisley.Cartaxo 02/08/2023minha estante
Já me falaram dessa livro e dessa conversa.

Rosangela Max 03/01/2021

Gostei muito!
Este livro resultou de uma conversa entre dois homens inteligentíssimos e profundo conhecedores do tema abordado. Não tinha como dar errado. :)
Só senti falta das considerações finais de ambos.
Os Glossários ao final do livro são um show a parte.
Carlinha PPinto 05/01/2021minha estante
Tb adorei o debate.

Leilane 11/04/2020

Iluminou minha ignorância
É muito legal ver tamanho respeito entre duas pessoas com crenças diametralmente opostas - tai um ponto do livro com que todos devíamos aprender. O livro é muito bom, e me iluminou sobre o tamanho da minha ignorância em assuntos como filosofia, teologia e religião. Muitas das citações, passagens e comparações restaram incompreendidas. Mas entendi a essência do diálogo e isso já me rendeu boas reflexões. Inclusive me levou a refletir melhor sobre minhas próprias crenças. Recomendo a leitura para expandir a mente, qualquer que seja sua crença.
Gabriel Gomes Passos 11/04/2020minha estante
??????

Isabela.Vieira 07/01/2018

Duas pessoas extremamente inteligentes, respeitosas e conhecedoras dos temas abordados. Um livro fácil e gostoso de ler, principalmente por se tratar de uma conversa. Senti que ambos evitaram entrar em conflitos por diversas vezes e muitas das respostas poderiam ter sido mais aprofundadas. Mas ainda assim vale a pena a leitura.
Allen Iacara 27/08/2018minha estante
tive a mesma impressão :/

Carlinha PPinto 14/11/2022

Um bate papo
Foi muito bom acompanhar essa conversa. Era pra ser duelo mas a inteligência e os fins são os mesmos, logo doi um bate papo animado e profundo.
Admiro muito os dois e identifiquei-me com ambos na crença e na descrença.
Siga em frente e desfrute também.
Jardim de histórias 19/11/2022minha estante
Eu li acho que em algumas horas, na verdade eu o devorei, como se quisesse participar desse diálogo entre os dois magnífico. Eu recomendei muito para alguns amigos. Sensacional!

Satiro 02/08/2022

Um bate papo carregado de reflexões
Karnal e Padre Fábio na obra buscam discorrer sobre um assunto espinhoso e polêmico, porém usando de uma linguagem mais acessível e no formato de um bate papo para convidar os leitores a refletirem sobre. Entretanto, essa linguagem não chega a ser tão acessível já que os dois abordam muitos elementos e conceitos teológicos e filosóficos, restringindo um pouco a imersão do leitor ao longo do livro.
Ainda assim a obra cumpre muito bem o que se propõe: não dar exatamente uma resposta a essa questão essencial do indivíduo e da sociedade, e sim propor que a cada frase, parágrafo e capítulo o leitor consiga refletir e racionalizar (acredite se quiser) sobre o tema e assim fundamentar sua posição, independente de qual ela seja.
Obra válida para quem busca um primeiro contato nessa discussão tão contemporânea!
DANILÃO1505 02/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Robson Furtado 03/12/2018

Impressões
Tu olha um livro sobre uma conversa entre um padre católico e um historiador ateu a respeito da crença e descrença no sobrenatural e pode pensar que se trata de uma tentativa de ambas as partes de converter o outro ou então da exposição de argumentos sobre o porquê é certo ou errado cada uma das posturas. Bom, não é disso que se trata esse livro. O que existe é uma conversa muito respeitosa e bem humorada na qual são debatidos diversos pontos onde cada um fala a partir de sua ótica, sempre de forma muito elegante e desenvolta. Apesar de serem personalidades com vasta bagagem intelectual e de não se privarem de apontarem diversas referências, o diálogo não cai num debate técnico ou teológico conceitual. A leitura é fácil, divertida e ao mesmo tempo rica. Ao terminar de ler este livro é provável que você não passe de ateu para crente ou o contrário, mas certamente vai sair com mais conhecimento sobre a crença ou descrença do seu diferente e, espero, também com mais empatia para com ele. Enfim, continuo mais ateu do que nunca, mas com uma maior esperança de que o mundo comporte crentes com uma fé mais consciente e ateus com discursos menos bobos e mais compreensivos com a fé alheia.
Recomendo muito a leitura!
Renan 26/01/2019minha estante
Ótima reflexão

Lex 04/12/2017

Crer ou Não Crer
Para mim foi um debate muito repeitoso, um livro agradavel, facil de ler, mais acho que nehum dos dois parece que defende firmemente suas ideias e pensamentos.Ponto positivo para o Glossário!

Gregory.Olegario 19/05/2024

?O nosso problema não é a falta de Deus?
Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, tolerância. Quando o discurso religioso recai sobre um ser humano absolutamente carente de tudo isso, qualquer conversa passa a servir. E aí que entra a questão que você, Karnal, dizia antes. É um pequeno grupo. Porque o discurso que facilita a adesão nem sempre provoca o desconforto da vida interior. Religião como entretenimento. Ou como instrumento de alienação, que não gera mudança de mentalidade, inserção qualificada na vida social, senso de justiça. Religião é constante êxodo, deslocamento que me leva ao que já alcancei de mim para algo muito melhor. Essa é uma metáfora muito significativa. Ir para um lugar onde as exigências são maiores. Sair do lugar do meu conforto para ir a um lugar que me desafiará. Ledo engano pensar que a terra prometida seria o lugar do sossego para o povo de Israel. Ela era a metáfora do caminho, da busca, da con-quista. Um caminhar que nunca termina.?

QUE LIVROOOOOOOOOOOOOOO

Leilinha @homeopatialiteraria 17/01/2018

"Crer ou não crer" é escrito em forma de debate, ou melhor, é escrito em forma de conversa, mas não uma conversa qualquer... aquele tipo de conversa filosófica deliciosa!
Imaginei os dois sentados numa mesa de bar - por mais difícil que seja imaginar um padre numa mesa de bar - conversando sobre religião, fé, morte, ciência... o livro também traz algumas críticas sobre a religiosidade e sobre algumas tendências teológicas.
Eu não tinha muita expectativa pelo livro, mas realmente me encantei com a leitura!
É difícil sintetizar esse tipo de livro porque não tem enredo com início, meio e fim. Então vou deixar alguns quotes pra que vocês vejam um pouco do que esse livro riquíssimo traz:
?"Costumo dizer que a tristeza tem cheiro de arruda e manjericão. Eram as ervas que adornavam as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos."
?"As pessoas customizam a religião, a experiência de Deus. É emblemático o que ouvi de uma pessoa muito célebre. Ela disse: 'eu sou tão católica que em outra encarnação devo ter sido freira'. Ou seja: ela se anuncia católica e esquece que a reencarnação é definida como heresia desde o papa Pio X."
?"As pessoas se desobrigaram da pertença fiel. Não estão muito interessadas em definições dogmáticas. Querem a religião que funcione naquele momento."
?"Nada nem ninguém pode oferecer o consolo a não ser a religião. Você não pode chegar a um enterro e usar a ciência para consolar uma mãe. Eu não posso chegar pra uma mãe que perdeu um filho e dizer que seu filho é feito de uma unidade de carbono, e que toda unidade de carbono tende a desaparecer."