Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

lcsfagundes_ 08/02/2024

Um dos livros já feitos.
O início deixa muito envolvido. O autor propõe uma espécie de País das Maravilhas para adultos, mas não é o que acontece. Está mais para um País das Maravilhas com incoerências e referências londrinas. Poderes que aparecessem somente quando é conveniente, ou que aparecem depois, mas poderiam ter sido usados para resolver problemas prévios. Além de ser cheio de soluções fáceis que são explicados com "porque sim". O final, quando ele volta para o "mundo real" é mais fantasioso que a cidade governada por ratos, com anjos e monstros.
Neil Gaiman é um autor competente, que apesar dos pequenos problemas, que talvez sejam subjetivos, me deixou envolvido e permitiu a continuidade da leitura. Talvez para os fãs de fantasia, seja um grande mousse.

Belle.justin3 04/02/2024

DEVERIA TER MAIS RECONHECIMENTO!
Esse livro ele é: ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL.

No começo, ele pode parecer meio chato e sem sentido, vc começa a ficar confuso, mas conforme o livro for rolando, vc vai começando a entender e a se apegar aos personagens esquisitos que aparecem.

Ele é uma fantasia sombria, parecido com Alice no País das Maravilhas, só que mais obscuro.

O protagonista tem um ótimo desenvolvimento, ele é meio burrinho e trouxa no começo, mas no fim? Ele se torna completamente diferente. Ele deixou de ser inseguro, ele não tem mais medo de falar o que pensa e é ele quem coloca ordem nas coisas. Mas tbm né, ele sofreu horrores durante o livro, da até dó ? ele aprendeu muita coisa e se tornou outra pessoa, mas de um modo bom.

A história é perfeita, ela te vicia e o universo é único e meio realista. O Neil Gaiman acertou horrores nesse livro, pq ele é simplesmente incrível e merece muuuito mais reconhecimento.

Leticia 23/01/2024

Um livro para jovens leitores
Leiturinha gostosinha, descompromissada. Um YA de fantasia do Neil Gaiman. É isso, em resumo.

Pouca violência, nenhum romance, bastante fantasia

Recomendo, com ressalvas quanto às expectativas do leitor.

Gio 20/01/2024

Lugar Nenhum | @agalaxiadoslivros
Eu achei o livro bem confuso e na maior parte do livro eu não entendi para onde essa história estava indo. Eu entendi as críticas sociais que o livro trata, mas acho que, apesar da boa narrativa, a fantasia nao funcionou para mim. Eu adorei as mulheres que ele criou, mas eu queria saber mais sobre as histórias individuais de cada uma.

Sophia1432 19/01/2024

Uma delícia de história, neil gaiman nunca falha em criar universos extremamente cativantes. gostei muito da maioria dos personagens, alguns pontos foram previsíveis mas nada que reduzisse tanto a qualidade da leitura. em geral, pensei que ia se tornar um favorito, mas continua sendo um excelente livro!

clara.acalegari 15/01/2024

Não sei muito o que dizer. Não é um livro genial ou algo do gênero, mas é divertido. Tenho um certo apego emocional por ter sido um livro que uma amiga me deu antes de falecer. É bem rápido de ler. O Neil Gaiman tem muita criatividade, mas acho que faltou alguns elementos nesse livro. Os personagen são interessantes, mas acho que poderia serem mais... complexos? Não sei, acho que queria entender um pouco mais sobre a história dos personagens, não me apeguei tanto a eles. Não explica absolutamente nada sobre a Londres de Baixo, você só aceita que as coisas são daquele jeito. Acho que seria um livro muito maior também se explicassem tudo, então tudo bem. Nada de extraordinário, mas também não é um livro péssimo.

Acarmota 05/01/2024

Impossível parar de ler essa história... ela te prende e você só sossega quando chega ao fim!
Os personagens são muito bem construídos e cheios de personalidade e detalhes!
O conto no final sobre o casaco do Marquês é igualmente maravilhoso!
Enfim, Gaiman né!

Robert Venancio 05/01/2024

Esperava mais
Decidi ler por conta de uma indicação dos melhores livros do autor, sinceramente, esperava bem mais, um aspecto positivo da história é sua ambientação, mas a narrativa beira um filme da sessão da tarde, as soluções são muito simples e não passam a sensação de perigo, os personagens são muito superficiais e você termina o livro sem se importar com eles.

Nathalia 04/01/2024

Conheci Neil Gaiman através de um pequeno excerto dos quadrinhos do Sandman. Tive vontade de ler um dos seus romances e comecei por esse. Não é à toa que Gaiman é famoso pela sua construção de universos fantásticos. É um estilo bem diferente dos universos fantásticos que a gente tá acostumado a ver com Rowling, Lewis e Tolkien. Tem um toque sombrio, um peso psicólogo que se equilibra muito bem com um humor sarcástico e uma apresentação divertida dos personagens. A trama se desenrola super bem, sem dar voltas demais, dando fluidez para a narrativa. Apesar de apresentar muitos personagens e lugares, eu não fiquei confusa em nenhum momento, porque é sempre muito bem escrito. Acredito que a tradução também tenha mérito nisso. Quanto à edição mais recente, achei ótima, porque tem umas partes adicionais muito interessantes.
Thairini1 04/01/2024minha estante
Que resenha boa, fiquei com vontade de destrinchar a história... Próxima leitura da minha lista? Ele mesmo.

ArthurmalariA 31/12/2023

Lugar nenhum conta a história de Richard Mayhew, um cara legal e de bom coração que tem sua vida transformada depois de ajudar uma garota ferida. Da noite para o dia perde tudo em sua vida e se encontra esquecido e destinado a viver na Londres de baixo, em um mundo fantástico dentro de túneis abandonados e esgotos de Londres. Esse foi o primeiro romance de Neil Gaiman, foi lançado em 1997 a partir de um roteiro para uma série televisiva. A escrita de Gaiman é bem humorada, fantástica e caótica, todos os personagens desse livro são interessantes (com exceção da noiva de Richard) sua jornada é incrível e te prende ao livro. A forma que Gaiman nos apresenta a tantas pessoas esquecidas numa clara referência à invisibilidade de pessoas em situação de rua é genial e o livro te prende a ponto de ser impossível abandonar sua leitura. 8/10

Liparini 27/12/2023

Primeiro romance de Neil Gaiman, escrito a partir do roteiro pra uma série de TV. Acompanhamos um homem comum, com uma vida comum que é transformada após ajudar uma jovem ferida em um beco de Londres. De um dia para o outro, o homem se torna invisível e deixa de existir no mundo que sempre conheceu e para recuperar sua vida, ele tem de explorar um mundo diferente, uma cidade subterrânea, habitada por monstros, criaturas, assassinos e mistérios. Bom livro, e simples também. Apesar do protagonista clichê, meio perdido e totalmente confuso (meio que pra simbolizar a gente na situação), a história corre bem e ter personagens interessantes. O Gaiman constrói muito bem um mundo fantástico novo, numa "fantasia urbana/contemporânea" que funciona. Não foge muito de tudo que eu já li do homem, mas eu gosto mesmo assim

Ariane 30/11/2023

Meh
Ai, que livrinho chato. Achei a história tão superficial, sem muitas reviravoltas (só duas na vdd, e olhe lá) com personagens também rasos e chatinhos... Demorei uns bons 2 meses pra terminar de ler esse livro e só insisti porque não gosto de terminar o que comecei. Mas pensei várias vezes em parar. É inegável a criatividade e a fluidez na escrita do Gaiman. Só que me pareceu tudo bobo demais e não me conquistou. Enfim, a história não me pegou. Já li outros dois livros do Gaiman dos quais gostei bastante, mas esse não deu.

Rosa254 10/11/2023

Fantasia urbana
Acredito que tenha sido o meu primeiro contato com um livro do gênero.

Como toda ficção inglesa, há referências aos ambientes e a cultura britânica que são bem particulares, o que torna bem agradável para aqueles que já estão acostumados.

Embora os diálogos íntimos sobre as tolices e descobertas que o protagonista tem sejam muito boas, vejo Lugar Nenhum como um livro puramente simbólico - é discutida a ideia de escuridão, presente no submundo ao qual o protagonista não tinha noção de que existia na Londres que vivia, assim como todo o conceito de caminho a ser perseguido, levando a busca por aquilo que já é conhecido e, inevitavelmente, não chegando a...lugar nenhum.

Ver o quanto o rapaz consegue bagunçar a própria vida, perdendo total controle, entrando em estado de loucura por não saber o que fazer com aquilo que passa a ter acesso na "Londres de baixo" - anjos e assassinos, de onde é levado a firmar que todo mundo é perigoso. O nosso protagonista tem um bom coração, mas já não é mais o mesmo...

Não é o tipo de leitura de minha preferência, mas recomendo para todos que gostam de fantasia urabana.

Caroline.Mangegali 09/11/2023

Quando uma boa construção de mundo e bons personagens de encontram.
Neil Gaiman, reizinho!
O livro segue o clique da jornada do herói, nada de novo sobre isso.
Porém a construção de mundo e os personagens elevam muito o livro, ainda com espaço para fazer a gente se questionar (e se sentir culpado) com a invisibilidade das pessoas marginalizadas e em situação de rua.
Acredito que se Gaiman se esforçasse a Londres de Baixo facilmente renderia uma trilogia, quero saber mais dos monges, dos pastores, do povo do cogumelo, quero voltar a acompanhar o Marquês de Carabás e do homem dos pássaros.
Não é perfeito, mas é muito, muito bom!

alpaco 08/11/2023

Lugar Nenhum
História chata e um dos protagonistas mais antipáticos e sem carisma que já conheci ( e parece que era pra ser o herói). Não é uma narrativa surpreendente como se propõe, pois no começo é dito que será como contos de fada para adultos. Acho um pouco problemático o jeito que é colocado, pois ao final da leitura fica a impressão de um mundo romantizado sobre a população sem teto. Não foi do meu agrado.