Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Marlon.Abel 18/11/2022

É sempre sobre classes
Tem uma alegoria bem legal que mostra a relação das pessoas com aqueles que são excluídos socialmente e de como o simples ato de você enxergar e interagir ou ter empatia com um alguém nessa situação, te coloca ao olhar alheio no mesmo julgo e patamar, podendo então sofrer das mesmas consequências, afinal, empatia é da sua classe para com a sua classe, e por mais que você não saiba, a sua classe é a dos excluídos e uma hora você vai saber, mesmo que não queira.

"? Se você faz parte da Londres-de-Baixo ? disse Door para Richard, em tom de voz normal, enquanto caminhavam lado a lado para entrar na próxima sala ?, eles geralmente nem percebem que você existe, a não ser que fale com eles. E, mesmo assim, eles se esquecem de você bem rápido."

Vanessa 02/08/2021

Esquecível
Sou uma grande fã dos livros do Neil Gaiman, amo a escrita e o desenvolvimento das histórias, porém achei Lugar Nenhum fraco em comparação aos outros.

Alini10 20/08/2021

A história é bem desenvolvida, com personagens muito interessantes, tanto que acabam não evoluindo na história. De toda forma o livro é um prato cheio para quem curte fantasia. O livro também trás nas entrelinhas uma certa crítica social.

MelodyHoly 22/05/2021

Lugar Nenhum é um livro de narrativa ok, plot previsível e até meio fraco, e construção de mundo fantástica.

Foi a minha segunda leitura de Neil Gaiman (a primeira foi Coraline, que eu amei), e é realmente um livro bom. Não MUITO bom, mas é uma leitura que vale a pena e nem sequer pode ser considerado perda de tempo.

A história segue Richard Mayhew, um homem que tem uma vida bem ok, com emprego, casa e uma noiva, ele entende ter tudo o que poderia querer (embora não esteja exatamente feliz). Em um momento, enquanto está indo a um jantar com sua noiva, Jessica, eles se encontram com uma garota jogada na rua, claramente machucada e ensanguentada; enquanto Jessica quer ignorar a garota e seguir para o compromisso, Richard decide ajudar e, quando a menina pede para não ir ao hospital, ele a leva para casa e cuida de seus ferimentos.

A garota, Door (sim, literalmente porta, e sim, isso faz sentido), está sendo perseguida por dois homens, o Senhor Croup e o Senhor Vandemar, que deixam bem claro tanto para o leitor quanto para Richard as intenções que têm com ela (lê-se: assassinato).

Depois que Richard consegue ajudar Door a fugir, procurando por um conhecido da garota e lidando com estranhezas como ter que se desculpar com um rato, ela vai embora de sua casa e ele se prepara para continuar com sua vida comum.

Porém, entretanto, todavia, Richard se vê em uma situação onde é como se ele simplesmente não existisse em sua vida em Londres. Ninguém o vê ou o ouve, seu apartamento não é seu nem seu trabalho está lá, seus amigos e até Jessica não o conhecem e Richard não vê outra opção a não ser procurar ajuda a partir de uma pessoa que consegue vê-lo.

Richard consegue se reencontrar com Door e Marquês de Carabas, o homem que havia ajudado Door a ir embora, e a partir daí a aventura de Richard pela Londres-de-Baixo segue.

O livro traz reflexões interessantes sobre a relação coisas-que-a-gente-acha-que-quer-mas-na-verdade-não-quer e sobre a situação de moradores de rua também. A fantasia, toda a parte da Londres de Baixo e como as coisas funcionam por lá e tudo muito interessante e quase que visível enquanto se lê. Foi a minha parte favorita.

Sobre o enredo, eu pessoalmente achei um pouco fraco e corrido demais, além de várias partes serem confusas ou deixadas de lado. Confesso que desanimei quando vi que uma informação que eu estava super ansiosa pra saber não ia ser trabalhada no livro.

Eu gostei da construção dos Senhor Croup e Senhor Vandemar. Apesar de não mudarem em nada da primeira aparição até a última, eu gosto como eles são consistentes; o nível de sinistro deles é muito bom ?

De modo geral, ainda é Gaiman e eu não me decepcionei do que esperava para uma fantasia adulta. É sinistro e divertido ao mesmo tempo, com passagens esquisitas, algumas nojentas e algumas esquisitas.

Suelen.Hornung 06/06/2023

Gaiman nunca falha.
Richard e Jéssica encontram uma garota incomum que por fraqueza acaba caindo bem na frente deles. Richard resolve ajudá-la, contra a vontade de Jéssica, que briga. No dia seguinte, já em casa, ele descobre algo estranho: ele não existe mais e ninguém, absolutamente ninguém, consegue vê-lo.
???
Eu amo esse livro, amo a Londres de baixo, amo a ambientação escura e fria. Os personagens são muito bem desenvolvidos, e para os fãs de fantasias urbanas e de Neil Gaiman, certamente é uma das várias leituras "obrigatórias".

Bruno 28/02/2020

Navegando na Londres de baixo
Interessante acompanhar a história entre Richard e Door e a inversão de papéis (clichê) entre o cavaleiro e a donzela.

Frank 15/09/2021

Lugar nenhum surgiu inicialmente como roteiro para uma série de tv. O autor adptou e transformou nesta obra. Se passa em Londres, para onde o personagem Richard Mayhew se muda em busca de opprtunidade de emprego. Ele possui uma vida normal, até se deparar com uma menina maltrapilha ferida chamada Dooe (porta) e decidir ajudá-la.
A partir deste encontro a fantasia começa a se desenrolar e ele descobre que existe uma Londres de cima e uma Londres de baixo, invisível, mas presente.
A premissa da cidade invisível é interessante ao se analisar que ela nada mais é que a cidade dos miseráveis, mendigos, doentes, que são "invisíveis" para as pessoas ao redor. Quantas vezes não passamos por pessoas em situação de rua que fingimos não existir, ou no máximo damos um trocado.
Toda a história de fantasia se passa nesse mundo, onde Gaiman cria uma mitologia complexa e original.
A obra é divertida e lembra um pouco o humor inglês do Guia do Mochileiro. A Leitura é fluída e rápida, dá pra terminar em um dia inteiro.
Vale a leitura.

Djeison.Hoerlle 14/03/2023

Neil Gaiman é indiscutivelmente um dos meus autores favoritos. E se tratando de um leitor pouco afeito à fantasia, isso não é pouca coisa.

O início da relação deu-se por meio de Sandman, e acho que essa série dispensa palavras. Pelo menos no meu caso, já que tantas vezes falei sobre ela. Aí vieram os romances como Os Filhos de Anansi e Oceano no Fim do Caminho. Este último, em especial, construído a partir das memórias do próprio autor, é uma das mais fiéis representações da melancolia que já lembro de ter experimentado. Uma melancolia viral e contagiosa, a qual se mostrou uma das melhores leituras que fiz no ano de 2020, embora tendo algumas ressalvas quanto à parte fantástica - as quais eu suspeitava serem, sobretudo, produto do meu desinteresse pessoal pelo gênero - mas que não me impediram de abrir cada livro do autor com certa animosidade e expectativa.

Mas depois de um mês de intensos confrontos entre meus olhos e as páginas de Lugar Nenhum, posso lamentavelmente dizer que esta animosidade esvaiu-se por completo.

Lugar Nenhum é, para o leitor de histórias mundanas, uma armadilha. Pois Gaiman sabe nos entreter com seus personagens atrapalhados e perdidos em suas vidas ordinárias, as quais não raramente nos identificamos, enquanto transitam por locais reais. Gaiman sabe também nos entreter com as descrições destes locais e suas contradições, que costumam ser o ponto de partida de suas histórias. Mas aí vem a fantasia. O mundo desconhecido. A magia. E no caso de Lugar Nenhum, ela consiste em uma Londres subterrânea marcada pela presença de seres mitológicos, fantásticos e misteriosos, oriundos das mais diversas culturas. E os locais que compõem esta Londres subterrânea foram pensados a partir de piadas com os nomes de locais reais da capital inglesa. O parque Ravenscourt, por exemplo, é em sua contraparte subterrânea literalmente uma corte de corvos. Genial, não?! Não, nem um pouco.

Somado a isso, há uma dinâmica bem lugar-comum entre os personagens, compostos por um humano "normal", o qual parece ser o mesmo protagonista de várias das outras histórias de Gaiman, uma elfa, uma guerreira e uma espécie de ladino. Acompanhar esta comitiva é desinteressante, e os pontos de virada, de sua jornada, também.

Não posso negar que o final da saga de Richard Mayhew, o protagonista, sendo devolvido ao lugar de onde pensava. Nesse ponto, onde o fantástico encontra o real - antes de tomá-lo por completo - é quando Gaiman brilha. O drama de Richard, sem saber se as coisas que viveu foram de fato vividas, ou apenas imaginadas, me tocou, mesmo não tendo sido tocado por suas vivências. Isso inevitavelmente me fez fechar o livro com uma sensação de satisfação. Mas não o suficiente para esquecer o tédio da Londres subterrânea.

Manifesto, aqui, o desejo de ver Gaiman dedicando-se mais à parte baixa de sua fantasia do que qualquer outra coisa. Não construindo mundos inteiros, mas pontes que unam o nosso, ordinário e já totalmente desbravado, com as fronteiras da imaginação e do mágico, mas sem perder-se nos clichês que nele habitam.

Chenzo 07/06/2022

Através de uma Porta
Sabe a sensação de ler algo e pensar:
"Não é possível que não tenha uma câmera me gravando pq o protagonista sou eu em todos os níveis" ?
Foi isso que eu senti ao ler Lugar Nenhum. O Livro é curto, fácil de ler e como qualquer coisa que o Neil Gaiman escreva é impressionantemente cativante.
Cada personagem tem uma personalidade marcante e bem desenvolvida. Além de um desenvolvimento de mundo melhor que muitas obras grandes por aí.

É o tipo de livro que quando se termina fica a sensação de ter perdido um amigo sabe?

Thatiana 27/05/2022

De maneira geral eu gostei desse livro. O universo criado pelo autor é incrível, ele descreve tudo de maneira que o leitor crie na mente e isso faz a gente querer saber sempre mais.
Senti que o autor deixa muitas linhas soltas e lendo outras resenhas percebi que é uma característica da escrita dele, mas é algo que não me agrada. Outro ponto é ele ter jogado personagens aleatórios que não influíram nem contribuíram para nada da história.
Não sei se a ideia do Neil Gaiman era escrever uma continuação e inserir melhor esses personagens e explicações que faltaram. Se isso acontecesse eu ia amar pois esse universo precisa ser explorado ao máximo.

Patty Pizarro 15/06/2022

??
Lugar Nenhum nasceu como uma série feita para BBC. Como o que Gaiman via nem sempre lhe agradava, decidiu escrever o livro para que suas expectativas em relação a história fossem supridas. Essa edição é de 2016, mas a primeira é de 1997. Essa também é a edição preferida do autor, ela foi revisada, para que pudesse se expandir e ganhar maior profundidade.

"O protagonista se chama Richard e ele está de partida para Londres, onde conseguiu um trabalho na área de finanças. Ao sair do bar onde comemora com os amigos sua partida, conhece uma velha senhora que diz que ele tem um longo caminho pela frente e que a Londres que ela vê em seu futuro não é a Londres que ela conhecia. Ela estava certa. Quando o caminho de Richard cruzou o caminho de Door, ele foi puxado para uma Londres desconhecida. Sua vida pacata e entediante mudou completamente, fazendo com que permanecer vivo se tornasse uma missão bem complicada."

Ahhhhh Neil Gaiman meu amor, tudo que você escreve é extraordinário e esse livro não poderia ser diferente. A Londres de Baixo tem tudo que um amante da fantasia espera, personagens cativantes e determinados, assassinos impiedosos, bestas assassinas, anjo e até ratos "falantes". Falando assim não faz sentido, mas quando a leitura começa as peças vão se encaixando e quando você pensa que entendeu algo, tudo muda, e quem parecia ser do bem você descobre ser a encarnação do mal e quem você pensava ser do mal (mesmo que até seja um pouco), é digno o suficiente para ir a extremos somente para cumprir uma promessa feita. Na última parte meio que fiquei com o coração apertado, mas o final foi o que tinha que ser. Será que é possível se manter o mesmo depois de viver algo extraordinário? Talvez Richard possa nos responder.

cnovais 19/01/2021

It's not my cup of tea
Não consegui me envolver com nenhum dos personagens, não consegui comprar a história.

Eline 11/11/2020

Livro interessante, uma fantasia nova. Sem grandes sustos, um livro relaxante.

mystxxrio0 25/02/2021

Sentirei saudades da Londres de Baixo
Lugar Nenhum conta a história de Richard, que vê sua vida mudar completamente ao se encontrar com a Door e conhecer, a partir dela, uma Londres subterrânea que até então ele não sabia que existia.

A história, que me prendeu muito, possui traços típicos das narrativas do Neil Gaiman. Tem seus momentos sérios e alívios cômicos com as percepções de Richard acerca da Londres de Baixo e das participações mais que irreverentes dos senhores Croup e Vandemar e do inesquecível marquês de Carabás. Aliás, amei o conto no fim do livro que conta a história de como o marquês recuperou seu casaco e queria MUITO um livro só dele.

O livro é pequeno e, por isso, deixa aquela sensação de que a história poderia ser melhor aproveitada. Senti que o passado de Hunter, por exemplo, poderia ser explorado mais vezes. Isso, porém, não tira a grandeza da narrativa em si. É um livro mais que recomendado e que com certeza terá uma releitura.