Vidas Muito Boas

Vidas Muito Boas J.K. Rowling

Resenhas - Vidas Muito Boas

Cláudia - @diariodeduasleitoras 21/12/2017

Vc sabe do que se trata essa obra?
Bom, a resenha de um dos últimos lançamentos da Editora Rocco, vamos conferir?

Vidas Muita Boas, fala sobre medo, sobre sua infância, sobre depressão, sobre os problemas que enfrentou até chegar onde está no momento. A edição está fofinha, com frases em destaque, além de ilustrações lindas. Como o livro é bem pequeno, o preço também é ótimo, e não levará mais que 15 minutos - máximo - para ler.

NO ENTANTO, ENTRETANTO, TODAVIA...
sou obrigada a soltar um Spoiler que eu gostaria de ter recebido antes de comprar:

ESSE LIVRO É O DISCURSO QUE A J. K. ROWLING FEZ COMO PARANINFA NA FORMATURA DE HARVARD, O QUAL ESTÁ DISPONIBILIZADO - YouTube - GRATUITAMENTE, COM SOM E IMAGEM DE QUALIDADE.

Vou ser sincera e dizer que é emocionante o discurso, ainda mais para os potterheads de plantão, mas eu não sabia que era o discurso, erro somente meu, óbvio, por comprar sem ler sinopse.. melhor levar Spoiler do que comprar e levar decepção né.. ah, pelo menos é bonitinho e de capa dura.. rsrsrs!
@bardoriano 21/12/2017minha estante
Genteeeeeeee tu ahaza diva... ???????????

Cláudia - @diariodeduasleitoras 21/12/2017minha estante
Kkkkkk Tentando avisar os coleguinhas para não fazerem compras equivocadas kkkkk.

Babi 21/12/2017minha estante
SOCORRO, EU NÃO FAZIA A MÍNIMA IDEIA DISSO ATÉ LER SUA RESENHA, ACHAVA QUE ERA UM LIVRO COM CONTEÚDO INÉDITO, PERDI ATÉ A VONTADE DE ADQUIRIR O LIVRO?

Babi 21/12/2017minha estante
null

Cláudia - @diariodeduasleitoras 21/12/2017minha estante
Oh amiga, desculpa ter tirado sua ilusão mas é melhor assim do que deixar vc gastar 20 temers né.. pq eu tb achava q tinha conteúdo histórico.. até pq lendo resenhas por aqui me fez pensar isso.. enfim, por isso até brinquei um pouquinho no início.. o discurso é muito bonito, não sei se vc conhece.. mas não é isso que eu aguardava no livro kkkkk. Isso pq vc não viu ele por dentro kkkk 10 folhas de escritos.. kkkk

Domi 18/12/2017

O livro passa uma mensagem muito bonita, porém trata-se apenas de um discurso feito pela autora durante a formatura de uma turma de Harvard, coisa que só descobri após comprá-lo - e talvez por isso tenha ficado um pouco decepcionada!
Janarybd 20/12/2017minha estante
Mas decepcionada pq? A mensagem perdeu força com isso? Li um livro exatamente assim, mas do Neil Gaiman, que era um discurso para uma turma. mas eu achei muito bom (só que eu já sabia do que se tratava).

Domi 20/12/2017minha estante
Bom, justamente por não saber do que se tratava! A mensagem não perdeu sua força, claro que não, mas com certeza não compraria o livro sabendo ser apenas a transcrição de um discurso... erro meu mesmo por não ter me informado antes. Só acho totalmente diferente você se propor a ler um ?livro? e ler um ?discurso?...

Janarybd 21/12/2017minha estante
Ah sim, isso com certeza. Até pq em se tratando de um discurso você poderia ter achado na internet 0800 hahahahahaha mas tem livros bons sobre isso, tenho um que é excelente: Eu não vim aqui fazer um discurso, do Garcia Marquez, que faz uma compilação de vários discursos ao longo da vida dele e cada um mais incrível que o outro!

Domi 21/12/2017minha estante
Não conheço esse, mas deve ser interessante

Filyppe.Saraiva 07/10/2017

Sobre Fracasso e Imaginação
Estava bastante ansioso por essa obra, apesar do vídeo da palestra estar disponível legendado na internet há anos. Acontece que as coisas que a JK põe no papel, fazem a magia acontecer de um jeito indescritível. Esse não é apenas mais um livro de palestra motivacional, ou não é apenas mais um livro da JK Rowling, autora de Harry Potter, premiada centenas de vezes, prestigiada milhares...

Esse livro é uma carta aberta a todo ser humano que tem medo. Que não sabe o que o destino revela. Que tem medo de dar errado ou de dar certo, que tem receio de ser uma farsa dentro de si mesmo.

Nesse sentido o discurso de JK lembra o famoso Erros Fantásticos, do Neil Gaiman (que ficou famoso como "Faça Boa Arte").

Ambos são geniais em tocar feridas que nunca vão cicatrizar. Acontece que eles não estão pregando a favor da ausência do medo. Eles pregam a favor da presença da ação!

Tem medo?
Tenho!
Foda-se, dá seus pulo e faz assim mesmo, que quem cai sete vezes levanta oito.

Quando você deixar de temer o fracasso, é aí, e só aí, que ele vai te pegar de surpresa.
Mari 08/10/2017minha estante
Adorei sua resenha!! :D

Filyppe.Saraiva 12/10/2017minha estante
Oi Mari, muito obrigado. Feliz que gostou!

Natiele Soares 20/10/2017minha estante
Ai, deu muita vontade de ler esse livro !

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/11/2022

"É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que vocês vivam com tanto cuidado que acabem não vivendo de verdade - e, neste caso, vocês fracassam por omissão."
Transcrito de um discurso para formandos de Harvard, em 2008, as seguintes palavras ditas por J. K. Rowling, conhecida escritora e roteirista britânica - principalmente por seu trabalho com a saga Harry Potter - são dignas de serem apreciadas. Oriundas de uma experiência árdua de quem começou bem após sua graduação e, inesperadamente, precisou recomeçar a vida, divorciada e sendo mãe solo, somos capazes de admirar a humildade com quem a autora expõe seus verdadeiros sentimentos aos formandos.

Na qualidade de formanda, senti a necessidade de ler este livro. Apesar de ter o registro deste discurso no Youtube, a edição trabalhada pela editora Rocco é impressionante. Todo o capricho encontrado nas artes a cada página, de forma a representar cada frase marcante dita pela escritora, bem como, capa e diagramação capazes de fornecer uma experiência melhor ainda.

Logo no começo, encontramos uma possível polêmica, na qual, J. K. Rowling faz uma referência sobre determinada personagem de Harry Potter e diz que a mesma personalidade carrega em si a representatividade LGBTQIA+. Como trata-se de um fato nunca mencionado anteriormente, nem durante sua famosa e fantástica saga, tampouco deixando quaisquer indícios, tal declaração tornou-se razão para críticas, as quais dizem que a oradora usou da representatividade apenas para alavancar mais popularidade à Harry Potter.

Apesar deste ponto, é um livro que vale a pena ser lido não apenas a quem está prestes a se formar, mas também por aqueles que, em qualquer momento da vida, encontram-se indecisos sobre qual caminho seguir, quais decisões tomar. Independente de idade ou situação. Ainda, mesmo que contenha 80 páginas, é um belo exemplar para estante e reconfortante de forma atemporal. Com certeza já deixei meus post its por aqui.
Evellyn @2.beijos 23/12/2022minha estante
Qual a personagem que ela está se referindo? Fiquei meio perdida quando ela diz isso

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 24/12/2022minha estante
Ela não cita abertamente nesse discurso, apenas faz essa menção da representatividade. Mas em entrevista ela chegou a mencionar o Dumbledore

Tamires 19/01/2018

Vidas Muito Boas e os bons livros de autoajuda
Eu sempre digo que não gosto muito de livros de autoajuda. E não gosto mesmo. Mas antes de fazer essa afirmação categórica, passei anos lendo livros que visavam transformar a minha vida assim que eu terminasse de ler a última palavra e fechasse o volume. Desde casos reais que me colocariam no caminho da riqueza, até fábulas que me fariam bem sucedida. Alguns deles, indicados no curso de Administração que eu larguei faltando pouco menos que metade dos créditos para colocar as mãos em um fabuloso diploma que, eu percebi no decorrer do curso, não me levaria ao lugar que eu sonho para o meu futuro. No geral, livros de autoajuda ajudam mesmo ao autor e as editoras, que efetivamente ganham com as inúmeras reimpressões desses livros. Muitos títulos não trazem uma mensagem consistente, apenas o pare o que está fazendo e faça o que eu digo.

Em Vidas Muito Boas, J. K. Rowling segue na contramão desses livros, e por isso a edição lindinha da editora Rocco torna-se um presente (ou um alerta) para ler ocasionalmente. O texto é, na verdade, o discurso para os formandos do ano de 2008 da Universidade de Harvard, e já foi amplamente divulgado na internet.

Talvez você esteja se perguntando por que uma pessoa que não gosta de livros de autoajuda comprou um livro justamente de autoajuda que já foi amplamente divulgado na internet. Compra compulsiva? Edição bonitinha? Para simplesmente escrever esse texto? A resposta é um pouco de tudo isso, e mais: palavras como essas de Vidas Muito Boas são necessárias em nossa vida, eventualmente. São para ouvir, ler, falar e também presentear. Aqui não temos fórmulas mágicas para amar, enriquecer ou ser o CEO magnífico top das galáxias. J. K. Rowling fala sobre suas experiências de fracasso e de como tudo o que ela passou refletiu e ainda reflete em sua vida. Não a toa que o subtítulo do livro é As vantagens do fracasso e a importância da imaginação. Ela não ensina a tirar leite de pedra, mas mostra que, se for necessário, nós conseguimos.

Recomendo muito a leitura desse discurso. Você pode começar a se inspirar assistindo ao vídeo no Youtube. Particularmente, acredito que o destino do meu exemplar de Vidas Muito Boas será o mesmo que os vários que eu comprei de Faça Boa Arte, de Neil Gaiman: presentear pessoas especiais a fim de que elas lembrem, de tempos em tempos, que está tudo bem cair e levantar de vez em quando. O importante é não esquecer que podemos sempre erguer a cabeça e ir em frente.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-vidas-muito-boas-de-j-k-rowling/
Ingrid Arend 21/01/2018minha estante
Concordo com cada palavra escrita aqui. É um livro pra ser lido e relido com carinho, e para presentear as pessoas amadas e compartilhar com elas cada lição aí contida.

Tamires 22/01/2018minha estante
Obrigada, Ingrid!

Alê 02/03/2020

Inspirador
Acredito que é um destes livros que é necessário tomar certo tempo pra conseguir absorver tudo que foi dito.
Talvez eu volte aqui depois para conseguir explanar tudo que senti, mas acredito que quando isso acontecer, vou querer reler pra sentir tudo de novo.
Italo Bernardo | @wesleyliterario 15/04/2020minha estante
Tem meu amor todinho

Ivylla.Bezerra 29/05/2020

É sempre um prazer ler td q a JK escreve
Esse livro traz um discurso da JK muito inspirador numa edição muito linda da rocco, amei!!
Ivylla.Bezerra 07/06/2020minha estante
Reitero minhas palavras acrescendo que foi um desprazer ler os tweets preconceituosos da jk rowling

Super Ci 16/12/2017

Resenha do Elefante Voador
Se eu pudesse classificar o livro com apenas uma frase seria: Um verdadeiro presente aos fãs. J.K. Rowling abre o coração em seu discurso de paraninfa e relembra momentos difíceis de sua vida para que sirvam de inspiração aos formandos de Harvard (e agora, para todos nós).

No discurso, ela aborda as vantagens do fracasso e a importância da imaginação. Mas não de uma maneira clichê.

Ao falar do fracasso, J. K. Rowling fala sobre seu sonho de escrever romances. O sonho que, aos olhos de seus pais, era uma loucura. Por terem uma origem muito pobre, a família da escritora desejava que ela escolhesse uma carreira que lhe garantisse um futuro confortável e estável.

Ela acabou optando por estudar clássicos e comenta que sete anos após sua formatura, o fracasso definitivamente a alcançou. Depois de um casamento curto, J.K. Rowling teve sua pior fase: desempregada, mãe solteira, passando por extremas dificuldades financeiras.

Foi quando ela percebeu que seu maior medo tinha se tornado realidade, mas ainda sim, ela ainda estava vida, tinha uma filha, uma máquina de escrever e uma grande ideia. Ou seja, ela mostra que estar no “fundo do poço” foi sua base para reconstruir sua vida..

Sobre a imaginação, a autora ressalta a importância de nos imaginarmos no lugar do outro. Neste momento ela compartilha um pouco de sua experiência em trabalhar no departamento de pesquisa africana da sede da Anistia Internacional em Londres. Onde ela presenciou histórias tristes e desesperadoras.

Essa experiência fez com que ela prensasse muito sobre como era estar na pele do outro. Usar sua imaginação para este fim a tornou mais humana. Ela percebeu que o poder da empatia humana pode salvar vidas.

Ao falar da imaginação, J.K. Rowling diz o quando nossa conexão com o mundo externo nos faz influenciar a vida dos outros. Seja como votamos, como vivemos, como protestamos… Tudo o que fazemos pode influenciar positiva ou negativamente a vida de outras pessoas. Nós temos esse poder.

O bacana é que além do discurso – que por si só já é maravilhoso -, Vidas Muito Boas é cheio de ilustrações e detalhes que deixam o livro ainda mais bonito. Uma ótima opção de presente de Natal para aquele seu amigo Harry-Potter-Maníaco!

É bem interessante para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida da escritora e também um pouco sobre seus pensamentos e ideais. Só posso pensar em como esses formandos foram sortudos ao terem a rainha J.K. Rowling como paraninfa. Aposto que foi um momento inesquecível na vida de todos eles.

Resenha completa no Elefante Voador

site: www.elefantevoador.com
Lary.Momentolitera 09/03/2018minha estante
Mds que resenha gostosa de se ler, você citou alguns aspectos que me deixou muito interessada em ler essa obra, e Lerei! Confesso que sua resenha está de uma forma favorável, para quem quer ler (uma simples estória sobre a vida da autora ou uma biografia) você expôs esse lado, e achei muito interessante!!! Me deixou com um gosto de quero mais. E Detalhe, já vou adicionar na minha lista de leitura. Obg

Gus | @escritavo 10/10/2017

Tocante
Esse livro é um discurso muito tocante feito pela J.K. Rowling. Ela fala sobre o fracasso e a imaginação. Como tirar o lado bom de cada situação, como melhorar como ser humano pensando em outros seres humanos. O livro é curtíssimo, em poucos minutos você lê ele, mas a mensagem que ele passa ficara gravada por muito tempo.

Tamara Dias 25/10/2017

Incrivel!
A única critica que esse livro merece é o que de que ele é pequeno demais! Adorei! Um texto super inspirador, que nos faz refletir demais sobre a nossa capacidade, sobre a forma que nós mesmos... enfim nos ajuda a fazer uma autocritica!! Vale super a pena fazer a leitura! Recomendo demais! :)

Mari 26/10/2017

"Agora, só preciso respirar fundo algumas vezes, olhar para as bandeiras vermelhas e me convencer de que estou na maior reunião da Grifinória do mundo."

Inspiração. Essa é a primeira palavra que vem na minha mente quando o assunto é J.K. Rowling. Para muitos ela é "apenas" a autora recordista e multipremiada que é adorada por fãs no mundo inteiro e vendeu mais de 450 milhões de exemplares em 80 idiomas. Entretanto, para qualquer pessoa que tenha a oportunidade de escutar suas palavras ou simplesmente acompanhar seus comentários pelo Twitter, por exemplo, essa mulher é uma imensa fonte de incentivo, luz e conselhos. Me lembro emocionada de meu primeiro encontro com Harry Potter, aos 8 anos, e, com humildade singular, J.K. alcança cada vez mais pessoas ao redor do mundo, os incentiva a ler e, mais do que isso, mostra o poder das palavras e da imaginação.

Toda essa introdução provavelmente serviu para mim do que para vocês, leitores. Contudo, após ler um discurso tão verdadeiro e tocante, senti a necessidade de ser, talvez, um pouco menos profissional e iniciar essa resenha com um pouco de emoção. Afinal, quem não gosta de colocar para fora sentimentos bons como admiração? E tenho certeza de que todos os que estavam presentes durante o discurso de paraninfa da autora na Universidade de Harvard, em 2008, sentiram exatamente isso. Tal discurso foi tão significativo que se tornou livro e, agora, Vidas Muito Boas está pelas livrarias do Brasil com diagramação e ilustrações impecáveis.

"O que eu mais temia na idade de vocês não era a pobreza, mas o fracasso."

Autorrealização, sucesso, fracasso e imaginação são alguns dos temas abordados por J.K. em seu discurso. A autora fala da importância de assumir riscos, de lidar com obstáculos e de ser capaz de imaginar uma realidade melhor. Ela faz declarações sobre situações que teve que enfrentar em sua vida pessoal e profissional, além de mostrar um lado permissivo e humanitário como se fosse amiga de cada um que a está lendo/escutando. Ela é sincera, compreensiva e capaz de nos fazer refletir sobre nossa própria vida a cada nova frase.

"Se eu tivesse um vira-tempo, diria a meu eu de 21 anos que a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisição ou realizações. [...] A vida é difícil, é complicada, está além do controle total de qualquer um, e a humildade de saber disso permitirá que vocês sobrevivam a suas vicissitudes."

Quantas vezes nos sentimos inseguros e angustiados a ponto de questionar nossas próprias atitudes e decisões? Quantos dias esquecemos a importância de viver o agora para remoer o passado ou cobiçar o futuro? Quantas pessoas passam por nossa vida diariamente sem que lhes dediquemos o mínimo de atenção? É sobre isso, sobre pequenas atitudes, que J.K. Rowling nos faz pensar do início ao fim de Vidas Muito Boas. Ela mostra o diferencial que é se colocar no lugar do outro, valoriza a coragem dos que se arriscam, e nos influencia a seguir em frente e sempre transformar o fracasso em uma lição.

"Não precisamos de magia para transformar nosso mundo; todos já temos dentro de nós o poder de que precisamos: o poder de imaginar melhor."

Eu poderia ficar falando sobre tudo o que Vidas Muito Boas me fez sentir durante horas, mas, mesmo que você tenha assistido ao discurso ou livro vários comentários a respeito do mesmo, nada apagaria a intensidade e o poder de persuasão de J.K. Rowling. O que posso dizer que é, de verdade, espero que todos os que entrem em contato com esse livro sejam capazes de enfrentar seus medos e lidar com feridas da maneira como Rowling nos inspira a fazer. Mudem de atitude, comecem a agir por um futuro melhor e mostrem gratidão por cada momento, cada conquista. Essa é uma leitura de poucos minutos que te fará refletir por horas. E, assim como a autora, "desejo a todos vocês vidas muito boas".

site: http://www.magialiteraria.net/2017/10/resenha-vidas-muito-boas-jk-rowling.html

Eduardo1994 12/06/2024

Discurso importante sobre não ter medo da sua imaginação, não acho nota máxima por ser um discurso em si, mas não deixa de ser um bom discurso.
"A vida é como uma história: o que importa não é o tempo que dura, mas o quão boa ela é!"

Guilherme 25/11/2017

Encontre seu poder
Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei muito feliz em ter esse livro, pois o ganhei em um dos sorteios realizados aqui no Skoob! Obrigado ao site e à Editora Rocco pela doação.

O livro “Vidas Muito Boas” foi lançado originalmente em 2015, porém no Brasil sua primeira edição teve lançamento somente em 2017 pela editora Rocco. Ele é uma transcrição, na íntegra, de um discurso que a J.K. Rowling fez para formandos de um curso em Harvard, no ano de 2008.
Ela fala logo no início que gostaria que seu discurso fosse de alguma forma memorável, pois pessoalmente ela não lembrava de nada do discurso feito pela paraninfa da sua turma de graduação. Bom, o discurso da J.K. acabou se tornando um livro, lido por milhões de pessoas, então o medo de “esquecimento” claramente foi à toa...

--- “A pobreza significa mil humilhações e pequenas dificuldades”

A ilustre autora da saga “Harry Potter” fala um pouco das incertezas que possuía na época em que era uma jovem universitária – incertezas principalmente quanto à escolha do curso de graduação e futura carreira profissional (pois certamente jamais imaginaria que se tornaria uma das maiores escritoras dos últimos tempos). O que mais me agradou no livro foi justamente conhecer algumas coisas da vida pessoal da autora quando ela estava em um período similar ao que estou vivendo em minha vida. Isso mostrou que ela foi “gente como a gente”; como qualquer estudante de qualquer universidade, era uma pessoa com sonhos, questionamentos e que nem sempre tinha motivação pelas disciplinas do seu curso, mas que sabia que tinha em si um potencial para fazer algo grande.

--- “O que eu mais temia na idade de vocês não era a pobreza, mas o fracasso”

O subtítulo “As Vantagens do Fracasso e a Importância da Imaginação” são dois importantes tópicos que a autora abordou em seu discurso, utilizando-se de exemplos de experiências diretas ou indiretas da sua própria vida. Os fracassos vividos pela autora serviram como oportunidades para autoconhecimento, crescimento e reconstrução, pois alguns dos seus piores medos acabaram se tornando realidade, e após não desistir e conseguir superá-los, concluiu que poderia enfrentar qualquer coisa.

--- “O fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual reconstruí minha vida”

O livro traz uma crítica reflexiva sobre a nossa sociedade egoísta e indiferente ao sofrimento e problemas alheios. A autora diz que a maioria de nós possui um “poder”, que não é o poder mágico do universo Harry Potter, mas sim um poder real, que é a possibilidade de defender ideais e se impor; e esse poder tem força necessária para causar revoluções e mudanças para melhor. Entretanto, muitas pessoas simplesmente ignoram o privilégio que possuem, que é essa possibilidade usar sua voz em prol do próximo.

--- “A felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações”

O livro é recheado de ilustrações bonitinhas referentes a trechos dos parágrafos, porém como o texto em si foi baseado em um discurso, pessoalmente acredito que não teria necessidade de tornar o discurso em um livro propriamente dito, tendo em vista que todo o conteúdo do livro de 71 páginas provavelmente caberia em uma ou duas folhas A4 frente e verso com fonte Times New Roman tamanho 12. Acredito que seu lançamento funcionou mais uma forma de arrecadar dinheiro para (editoras e) instituições de caridade fundadas pela autora, como a Lumos.

Com certeza eu iria amar ter alguém como J.K. Rowling como paraninfa da minha turma de graduação da faculdade. Obviamente foi uma honra para todos aqueles alunos formandos da prestigiada Universidade de Harvard, que são considerados “os melhores dos melhores” – a própria autora reconheceu isso, porém também os advertiu para aproveitar toda essa visibilidade e inteligência que possuem para o bem ao próximo.

E ao finalizar seu discurso, a autora diz à turma de formandos: “Desejo a todos vocês vidas muito boas”. E acredito que esse desejo da autora não serviu para somente os formandos de 2008, mas também para todos que leram o livro ~no futuro~ e se sentiram motivados pelas suas palavras – que felizmente não ficaram esquecidas no tempo.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/12/2017

Motivador.
Very Good Lives (2015) é o mais novo livro da J.K. Rowling (livros da escritora resenhados no blog AQUI) publicado no Brasil, mas na verdade não é algo inédito, pois se trata de um discurso da escritora para uma turma de Formandos em Harvard feito no ano de 2008.

J. K. Rowling é de uma graciosidade ímpar em seu discurso e utiliza seu próprio exemplo de vida para inspirar os formandos: mostra como ela não tinha nada, apenas sonhos e aos poucos conseguiu realizá-los.

É neste discurso/livro que ela fala de duas coisas importantes na vida: o fracasso e a imaginação, já que ela experienciou essas coisas e sabe que foram ambas que a tornaram na mulher que é na atualidade.

Rowling apenas relata que foi dos piores momentos de sua vida que tirou forças para seguir em frente e lutar pelo que acreditava além de tomar decisões que a moldaram e mudaram completamente.

Se eu pudesse dizer apenas uma palavra para descrever este livro seria: INSPIRADOR, pois é essa também a intenção da oradora: inspirar o público, motivar e dar uma recarga em todos, pois nem sempre sabemos o que será do futuro, mas caminhamos para chegar nele.

Outro ponto que vale a pena citar aqui é que a edição está linda e trabalhada com desenhos bonitos, a capa dura com jacket dá um toque ainda mais especial! SIM, ESTAMOS APAIXONADOS!

site: www.delivroemlivro.com.br