Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Medeiros 22/02/2022

O Final de Artur
Em geral a trilogia inteira melhora a cada livro, e esse é a melhor conclusão que poderia ter, é perfeito o equilíbrio entre a realidade histórica e a fantasia, em toda a série isso é feito de um jeito incrível que deixa os leitores se perguntando sobre as diversas situações de Merlin. Artur talvez não tenha existido, mas certamente sua figura histórica existiu, e assim como Derfel paga para escrevem histórias de Tristan e Isolda, qual mal uma lenda de um herói poderia fazer ao mundo? Uma lenda que perdura até hoje. Esse livro é incrível não somente pela genialidade do Cornwell de misturar a realidade com a ficção, e sim por contar uma história nem sabemos se é real, mas inspirar contando essa história, nos situando em período histórico da Grã-Bretanha onde ?Artur? foi a figura mais importante e incrível que existiu, eu amei essa série pela história mais ?realista? possível dessa lenda, e de como as pessoas não são perfeitas, nem Artur era perfeito, mas ele era sim um Rei, um rei de seus homens e guerreiros que acreditavam no poder das pessoas, acreditavam em um homem que acreditava no poder dos homens, o poder de entregar justiça e paz ao seu território. Esse livro fecha perfeitamente a saga de Derfel e seu querido senhor Artur, e de longe, pelo menos até agora, a melhor saga que eu li de Bernard Cornwell.

Gustavo Rodrigues 22/02/2022

Excalibur é o melhor livro da trilogia, sem dúvidas. Pra quem tá acompanhando, sabe que dei 5 estrelas e favoritei os dois anteriores, então isso já mostra como esse livro é ABSURDAMENTE bom! Por ser o último livro de uma trilogia que já vinha melhorando, claro que eu esperava um excelente livro, mas confesso que me surpreendi positivamente. Aqui a história de Artur é finalizada de forma sublime, impecável, irretocável.

Aqui o leitor não tem um segundo de paz, porque em todo capítulo tem alguma reviravolta importante que tem o poder de mudar o rumo da história. Porém, nem de longe essas reviravoltas são jogadas de qualquer forma só pra surpreender quem tá lendo. Tudo faz sentido e encaixa com o desenrolar da história desde o primeiro livro. Não tem ponto sem nó, nada jogado sem explicação, tudo tem uma base.

A trilogia toda tem tramas políticas, guerras e religiões que disputam o poder, e em Excalibur não é diferente, mas aqui tem o melhor equilíbrio entre todos (por mais que soe, não é uma critica aos anteriores, já que eles tiverem ritmos excelentes pra o andar da história). Incrivel perceber como o Bernard criou tantos personagens que tem fome de poder e são capazes de tudo pra conseguir. De rei a bispo, todo mundo quer ocupar o trono, ou pelo menos ser aliado de quem o ocupa.

Esperei até o último livro pra falar da construção dos personagens pra não ser precipitado ou me arrepender depois, mas agora posso falar com propriedade que ela é muito bem feita. Não há como não se apegar aos personagens e torcer por eles. E falando dos vilões, são asquerosos e repulsivos ao ponto de você vibrar com suas derrota/mortes.

Dentre todos os personagens, obviamente Artur tem o protagonismo, mas é impossível não falar mais sobre Derfel. Talvez um dos melhores personagens que já vi, representando um ser humano ímpar. Derfel não seria nada sem Artur, mas acho que o contrário também é válido. Artur dependia muito de Derfel.

Elogiar a escrita do Bernard é chover no molhado, mas não posso deixar de exaltar a excelência dele nesse quesito, principalmente na descrição das batalhas. É muito prazeroso ler sobre um combate com 3, 4 ou 5 exércitos, mais de 1000 homens, cavalos, feiticeiros, mulheres, crianças, cachorros, e mesmo assim conseguir entender e visualizar tudo de forma muito clara. E pra dificultar mais, tudo isso acontece em áreas geograficamente extensas, mas em nenhum momento o leitor pode ousar dizer que se sente perdido ou desnorteado quanto ao que tá acontecendo.

Eu só tenho elogios, tanto ao livro quanto a trilogia. Pegar registros históricos bem distintos entre si, pesquisar tudo minunciosamente e disso tudo tirar uma história tão rica como essa não é pra qualquer um. Se Artur foi metade do homem que Bernard retratou, ele já foi gigante.
Rodrigo.Macedo 22/02/2022minha estante
To no primeiro e gostando

Bastos 22/02/2022minha estante
Nossa eu tenho essa trilogia aqui na estante faz tempo, suas resenhas me deram uma puta vontade de ler logo kaka

Aline Michele 22/02/2022minha estante
Aí Meo Deos Gustavo, agora quero terminar a trilogia tipo amanhã kkk

Roberta 22/02/2022minha estante
Rapaz, estou morrendo de vontade de ler essa trilogia!!!

Gustavo Rodrigues 23/02/2022minha estante
Leiam o quanto antes! Vale a pena de verdade.

Cacauzinha1 20/04/2022minha estante
Sinceramente para mim Derfel é o verdadeiro herói desse livro .

emiliapsouza 16/11/2022minha estante
Tua resenha me deu vontade de reler a trilogia! Fiquei com saudades!! Hahahah mas embarquei nas Crônicas Saxônicas, pra conhecer mais do Cornwell.

Pedro.Guardiola 16/11/2023minha estante
Terminei meus amigos, que saga

KakáKrause 19/02/2022

Estou muitíssimo feliz com está leitura, a escrita impecável, consegui mergulhar e ver as cenas como se eu estivesse dentro da história.
A descrição das guerras chega a ser poético de tão fantástico.
E a cada parte achava que o livro já tinha me surpreendido e que a história ia seguir leve, mas não, a cada parte fiquei mais surpresa com o desenrolar de tudo.

Vinicius.Chaves 17/02/2022

Trilogia encerrada de forma magistral
Depois de dois livros, estava com medo que as batalhas ficassem repetitivas, que a história ficasse arrastada. Mas nada disso. Aqui a história manteve a energia e ainda foi incrementada por ser o último livro da trilogia, que nos faz temer ainda mais pelo futuro de cada personagem. As últimas páginas são bem emocionantes. Incrível!

Doug 25/01/2022

Leitura maravilhosa
Livro cheio de ação, com lutas épicas e estratégia. Personagens cativantes. O livro e obra prima. Muito fatos históricos. Derfel me ensinou sobre lealdade e amizades.

Yan Guilherme 23/01/2022

Perfeito do início ao fim.
Sem botar nem tirar, essa trilogia é uma obra magnífica! Como assim as pessoas não falam com frequência sobre as crônicas de Artur!?
Nem grande demais, nem pequeno o suficiente pra deixar lacunas, o autor nos faz seguir a jornada do Derfel ao lado do "seu senhor" Artur de forma empolgante. Por vezes estive dentro da muralha de escudos lutando ao lado daqueles caras obstinados, por vezes durante a leitura senti o hálito de hidromel dos lanceiros antes da batalha.. e nossa, quantas batalhas boas houveram nessa história!!
Foi uma aventura, um deleite viver nesse mundo imerso de uma mágica obscura, subentendida nos druidas como Merlin, em personagens como a tão bem aprofundada Nimue. Foi bom ver o cristianismo se alastrando aos poucos pelo Britânica e as batalhas políticas pelo poder dessa terra.
Confesso que correu uma lágrima no final desse último livro, porque é difícil aceitar que não haverá mais histórias contadas sobre a visão do grande lanceiro de Mitra, Derfel Carden.
Leiam, é um apelo que eu faço... Leiam essa história!!
Apaixonem-se e odeiem Guinevere, admirem Artur, conheça Lancelot.. sobretudo entrem na viagem. Garanto que não há como se arrepender.

Paulo.Cesar 16/01/2022

Uma trilogia épica
Dificilmente encontramos uma trilogia na qual a qualidade de todos os livros se mantém constante. O que é o caso das crônicas de Artur.

O desenvolvimento chega ao fim com mais uma obra épica, bem escrita e deslumbrante.

Conspirações políticas, traições, juramentos e "magia", conduzem a narrativa dessa série, na qual é contada uma das mais reconhecidas adaptações da suposta vida de Artur, aquele que sempre colocou sua honra em primeiro lugar. Aquele cuja integridade surpreendeu até mesmo a seus inimigos, além de conseguir ter um controle emocional em uma situação que homem nenhum conseguiria lidar com lucidez.

Derfel é o outro pilar dessa história, e que assim como Artur era íntegro, justo e fiel. Mas não posso deixar de mencionar personagens marcantes como Merlin e suas aparições de impor respeito até mesmo em reis, Morgana e Nimue.

Uma obra de fantasia de impor respeito.... simplesmente memorável.

Igor 13/01/2022

Final da Saga de Artur
Um final maravilhoso para uma trilogia maravilhosa.
Excalibur encerra a trilogia das Crônicas de Artur de maneira excepcional. Acredito que seja a melhor saga de ficção histórica já escrita.
Acompanhamos a tentativa de Merlin de trazer os Deuses de volta a Britânia, vivenciamos batalhas sangrentas e ferozes, viajamos por florestas e cidades, reencontramos amigos e inimigos, e nos despedimos deles também, vemos novas alianças sendo formadas, e novas traições surgirem, vemos magias e maldições.
Tudo isso narrado pelo nosso grande Derfel, personagem carismático e que parece ser um amigo pessoal nosso.
Pessoalmente falando, foi difícil terminar esse livro. Foi como me despedir de alguns amigos, sabendo que não vou ter mais notícias deles. Essa sensação que o livro me deixou é o que me dá a certeza de que essa leitura foi uma linda jornada.
Recomendo a trilogia das crônicas de Artur a todos os amantes de ficção histórica, aventura, guerras e magias, mas acima de tudo, recomendo aqueles que amam uma boa leitura.

Qnat 12/01/2022

E chegamos no fim da saga
Derfel é um personagem incrível.
Artur foi bastante complexo também.

Alías, todos os personanges foram tão bem construídos que sentirei saudades de todos - até dos que amei odiar!

Alessandra @euamolivrosnovos 07/01/2022

Instagram @euamolivrosnovos
A antiga Britânia está longe de voltar a ser o que era. A apatia dos deuses antigos é uma das evidências de que a guerra contra os saxões pode ter um desfecho trágico.

Derfel já não é mais o garoto de outrora, porém será sempre um dos melhores guerreiros de Artur, capaz de feitos indeléveis quando o sonho de paz e prosperidade é colocado em seu caminho.

Diante de tantas ameaças fica a grande dúvida: será possível triunfar perante o maior desafio de suas vidas?

O que achei?

Uma conclusão digna de uma grande história, que cimentou a minha opinião de que Bernard Cornwell é um escritor espetacular.

Com batalhas e personagens memoráveis, Excalibur foi um livro sagaz e com muita carga dramática. O autor conseguiu, mais uma vez, explorar de forma única essa trama que já foi contada de diversas maneiras e soube inovar até o fim.

Embora possua um encerramento que gere muitos questionamentos, acho que foi a escolha certa, pois manteve o mistério sobre Artur e sua trajetória.

Uma das melhores partes é a batalha do Mynydd Baddon, que exigiu de cada personagem grandes atos de coragem, mas que, também, trouxe perdas e muito sangue britânico.

Vivi múltiplos sentimentos com essa trilogia, porém tenho certeza de que jamais esquecerei esse história. É impossível não reconhecer a grandiosidade desses livros e não se emocionar com a narrativa de Derfel.

Portanto, se você precisa de um romance histórico de alto nível, não perca tempo e venha conhecer As crônicas de Artur!

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Roniele1 07/01/2022

Uma saga épica
Que trilogia foi essa, sem dúvidas foi uma das melhores experiências já vividas como leitor. com certeza vou voltar pra esse universo novamente pra reencontrar meus amigos e leais guerreiros. porque o destino é inexorável.

Thaís Matt 31/12/2021

O começo de uma lenda!
Terceiro e último livro das Crônicas de Artur!
Eu simplesmente adorei como a história terminou. Fiquei com aquela sensação de "quero mais", de saudades de personagens com os quais convivi durante todo esse ano (que foi o tempo que levei para ler os livros).
Derfel estará para sempre entre um dos meus personagens favoritos!

Nesse último volume das Crônicas, nos deparamos com uma das melhores batalhas narradas entre os três livros, de novo, na minha humilde opinião! A batalha de Mynydd Baddon foi daquelas que me deixaram receosa a princípio, mas que depois se tornaram daquelas que a gente gostaria de estudar nas aulas de história!

A escrita de Cornwell nos transporta para dentro da batalha. A maneira como ele descreve as paredes de escudo e como os homens se batiam uns com os outros ali, nos faz sentir a força, o suor e o medo que rondavam todos aqueles combatentes.

Sem dúvida, junto com os outros dois livros da trilogia, entraram para o rol das leituras favoritas!

Paloma 27/12/2021

Talvez seja eu
Esse volume deixou com preguiça da história... embora isso talvez tenha mais a ver com quem lê do que com a história em si. Mas também não elimina o fato de eu ter gostado da história como um todo e principalmente o prazer de acompanhar a narrativa de Derfel, um dos melhores personagens e mais queridos que já li.
CPF1964 29/12/2021minha estante
Vou enviar o número da minha conta corrente para o devido reembolso....

Paloma 30/12/2021minha estante
????

Karina599 24/12/2021

Rei dos Reis!
A saga de Artur foi mais que uma simples história. Foi uma viagem no tempo para uma época de reis, rainhas, cavaleiros e druidas.
É o reino da mais puta fantasia como gênero.
Excalibur e o Rei do Inverno competem entre si pelo pódio de melhor livro. O primeiro apresenta esse glorioso universo e suas surpresas em uma trama rica e personagens profundos.
Mas Excalibur é o supra sumo. É o ápice das batalhas e como o autor faz parecer delicioso o som de espadas e escudos em uma batalha!
É genial o trabalho dele com as palavras, até que no final, elas simplesmente deixam de ser palavras: infiltram-se tão profundamente que se tornam imagens, sons e cheiros.
É uma obra-prima e espero relê-lo sempre que possível.
Guinevere, como menciono nas outras resenhas, é uma deusa em profundidade e é uma das personagens mais complexas da literatura. É tão real e humana que podemos imagina-la ao nosso lado, linda e imponente.
E Derfel, ah Derfel! Contador dessa história magnífica, foi meu companheiro e amigo ao longo dessa trajetória: minha e dele.
Batalhas travadas, mais vitórias que derrotas, mas feridas espalhadas por aí que só nos fortificaram.
Aos amantes do universo arturiano, celta e viking, essa é uma das obras que não pode faltar.

JP_Felix 06/12/2021

O fim de uma história, o começo da lenda
Simplesmente fantástico. Um misto incrível de história e ficção, um elenco absurdamente vasto e gostável uma trama que se justifica a cada instante.

Toda a construção é muito bem trabalhada, mostrando pontos políticos que motivam os personagens, tudo muito bem elaborado e desenvolvido. Compro completamente a ideia das traições e redenções, as vitórias improváveis, as estratégias imprevisíveis e todo o resto. Em toda a trilogia nos sentimos dentro das batalhas e as vemos acontecer de uma forma que imaginamos cada golpe e cada respiração.

A única coisa de que não gostei muito foi a quebra da mística sobre a magia, que antes era dúbia e questionável, mas aqui se mostrou tão clara e objetiva que não há mais aquele sentimento de dúvida que nos intriga sobre se é ou não real.

Um final digno para uma história digna, e o sentimento ao ler o final foi de tristeza, solidão e curiosidade, pois há tanto mais que gostaria de ver.