A Sorte de Morgan

A Sorte de Morgan Colleen McCullough
Collen Mccullough

Resenhas - A Sorte de Morgan

Simone de Cássia 19/10/2020

Que tristeza eu sinto quando termino um livro desses!!! Ai que vontade de que ele tivesse o dobro do número de páginas!! Fantástico! Linda história de resiliência, determinação e caráter. Richard Morgan, personagem real da história da colonização da Austrália, é mostrado aqui com toda a sua exuberância...Ah se tivesse havido um Richard Morgan na colonização do Brasil, talvez nossa condição hoje seria outra...E o mais interessante de tudo é saber que o marido da autora do livro é descendente, em quarta geração, dessa figura magnífica! Descrições sofridas das prisões inglesas, do transporte marítimo desumano, detalhes da natureza exuberante que se permitia explorar... ahhhh tudo lindo, surpreendente, inspirador! Coração apertadim de ter terminado...

José Carlos 11/07/2018

Final excelente!!!
O motivo para ter começado a ler este livro, foi a curiosidade sobre a colonização da Austrália! De início lento, com grande parte do livro transcorrendo na Inglaterra, quase desisti da leitura! Que sorte tive por ser persistente! Que pessoa mostrou-se o grande Richard Morgan! Que caráter! Que mundo fantástico viveríamos de existissem muitos Richard Morgans por aí! Final excelente! Recomendo! Não abandone por achar o enredo lento!

Elena P. 23/07/2011

"A Sorte de Morgan" é um livro incrível, mas que só se mostra realmente depois das primeiras cento e tantas páginas, e se não insistirmos na leitura, corremos o risco de não descobrir isso. A história começa na Bristol do final do século XVIII, nos introduzindo à vida da personagem principal, Richard Morgan. Conhecemos sua família, seus sonhos, seus medos, e um pouquinho de seu caráter, embora este só venhamos a conhecer a fundo no decorrer da história.

Devido à tragédias e armações (das quais não falarei aqui para não soltar spoilers), Richard é preso e enviado para colonizar, juntos a centenas de outros condenados, Botany Bay, atual Austrália. E é a partir daí que percebemos o potencial dessa história, nos anos de viagem e colonização, dos quais ninquém se esquecerá, nem condenados, nem leitores.

Considero "A Sorte de Morgan" um excelente livro por dois motivos; a pesquisa história é profunda e isto transparece nos ricos detalhes e nas informações precisas sobre o sistema jurídico inglês, na formação familiar da classe média, na vida cotidiana, nas especificidades médicas e higiênicas e etc, o que o transforma numa leitura muito interessante; e também o carisma das poucas personagens das quais nos aproximamos, principalmente Richard, que passa de um bristoliano comum, mediano, para um homem forte, experiênte, inteligente, sofrido, e extrememente necessário por onde quer que passe. Impossível ler esse livro sem o admirarmos, especialmente por ter sido baseado numa história real.

Leitura recomendadíssima!

Madelyne 16/12/2009

Foi Dificil, mas...
Foi dificil avançar na leitura deste livro, pois até quase a metade é uma desgraça atras da outra, e drama não é o meu genero de leitura, mas a medida que a o livro se desenvolve, começa também haver uma reação por parte do personagem central, que luta por sua sobrevivencia sem perder-se na autocomiseração, nem perder seu senso moral. O livro vale também por sua abordagem histórica relatando de forma ficcional o inicio da colonização da Austrália.

robertablo 07/05/2009

um grande presente
Ganhei este livro de presente e a sorte, além de ser de Morgan, foi minha também.

Foi assim que conheci Colleen McCullough (não, não foi com pássaros feridos, se bem que não o pude deixar de ler após 'a sorte de m.').

enfim, o que me encantou realmente foi a parte da colonização australiana, e o próprio Morgan em si, que mostrou coragem, inteligência, amor, determinação, etc.

recomendo muito, e não se deixem assustar pelo tamanho!